Pular para o conteúdo principal

Perspectiva Codlux® 2023


Olá! A Codlux® apresenta para você o Perspectiva Codlux® 2023

Nesta terceira edição, mostraremos as principais tendências apresentadas por respeitadas fontes como LEDinside, Livingetc, Sensyst, LightNow Blog, HGtv, The Spruce, Vogue, Pinterest, Architectural Digest, House Beautiful, Apartment Therapy, Furniture Lighting & Decor, Trendstefan, Designboom, 9toMac, The Verge, Insider e CNN Style para os temas abordados abaixo. 
  
-CASA
-ESCRITÓRIOS

-ILUMINAÇÃO
-TECNOLOGIA


Este nosso 'farol para o design' em 2023 o guiará no sentido de antenar-se quanto ao que marcas e profissionais buscam e apostam para dentro de nossas casas e empresas, ao desenvolverem suas soluções criativas, ousadas, sustentáveis e não menos altamente tecnológicas - inclusive para o próprio mercado da iluminação.

Em 2022, diferentemente das edições passadas as informações nas fontes consultadas foram mescladas entre si e, seus créditos nos cabeçalhos estão agora suprimidos para melhor coerência nas propostas de tendências apresentadas, evitando assim dúvidas, desvios de raciocíneo ou possíveis divergências e incoerências na interpretação dos textos. Idéias de design similares foram devidamente agrupadas nesta publicação para criar uma 'elasticidade criativa' na cabeça dos leitores, fazendo-os navegar visualmente pelas dicas mediante o sentimento dos seus próprios desejos e anseios para 2023. Se você acompanha alguma destas fontes com regularidade, perceberá estas citações. 

Portanto, informe-se bem quanto as tendências de interiores que estarão por vir ano que vem. Veja se estas recomendações 'batem' com aquilo que você tem em mente. Mantenha o seu projeto no caminho desejado, aprimorando nele alguns detalhes sugeridos aqui que poderão sim, deixá-lo ainda mais atual!  

Uma boa leitura a você e que, em 2023 os projetos da sua casa e empresa decolem com o que há de melhor também na tecnologia LED para a iluminação dos ambientes! 



AS TENDÊNCIAS NO INTERIORES 
CASA

PAPÉIS DE PAREDE 
Eles continuarão firmes em 2023. 
O tom agradavelmente quente deste papel de parede da Kirkby, foi inspirado no 'efeito de vários aviões de papel dobrados em voo', num arranjo de formas geométricas básicas que cria um design geral complexo e bastante hipnotizante. 
Também as bordas decorativas estão de volta, acrescentando linhas às cores da sala de estar. Elas surgem horizontalmente em uma parede até dobrarem e 'quebrar' segmentos no espaço. Esta linha de bordas de papel de parede do Studio Atkinson tem cinco padrões clássicos modernizados, prontos para percorrer a sala em cores vivas e escalas inesperadas. 
O design biofilico em 2023 estará presente nos revestimentos de parede, como no papel inspirado em Alpes japoneses, da AB Concept. 

CONVERSADEIRAS
Quando os designers de móveis viram uma oportunidade de reunir novamente as pessoas em casa ou nas ruas, a nova era no design de movelaria ressurgiu com uma seleção de opções de assentos que incentivam ainda mais a arte da conversação pessoal. Este modelo é o Hémicycle Vis à Vis, de Ligne Roset. 


BANHO AO AR LIVRE
Os designers têm pensado cada vez mais em maneiras de se criar um sentimento de natureza na decoração. Agora, temos o retorno do 'chuveiro ao ar livre' no design biofilico residencial juntando-se a este estilo de vida em 2023. Tudo num ambiente desses porém deve ser resistente às intempéries e bem durável para adequar-se aos verões mais escaldantes e invernos úmidos. Uma paleta mais natural também ajuda a harmonizar com os demais materiais e cores no exterior. 
As tendências de design de casas pós-pandemia em geral para 2023 refletirão a necessidade de mais fluidez e natureza também a outros ambientes. 


ARCOS 
As portas e acabamentos em arco nas ampliações e reformas estão 'suavizando as arestas endurecidas' que proliferam há tempos no interiores. Remetendo a época romana, os arcos se parecem muito contemporâneos de repente, como na reforma deste banheiro em 2022. E eles vão te deixar relaxar melhor nos espaços em 2023, com suas belas bordas curvas. 
Combinando bem ainda nesta tendência, os móveis curvos podem adicionar um ótimo nível de conforto visual. Principalmente se escolhermos para eles as cores certas: em vez dos típicos beges, cinzas ou pretos, optar por tons suaves como azul, verde calcário ou vermelho barro fará com que as pessoas sintam-se mais descansadas em suas casas - onde os móveis curvos contribuirão melhor para isso. 


CONCRETO COLORIDO
O concreto colorido está tendo um momento muito especial, sendo visto em cozinhas, no exterior paisagístico ou em pisos. Ele permanecerá como um dos materiais favoritos no mundo do design em 2023, por seu pigmento 'percorrer todo o caminho' sem lascar ou deixar marcas aparentes. 
Dar acabamento nestes banheiros com azulejos coloridos em meio ao concreto também será uma ótima maneira de adicionar dimensão a eles. 
 

TETOS PINTADOS 
Muitos usam as paredes como uma extensão do seu 'espaço quente e aconchegante' mas, essa ideia não termina por aí: 2023 também verá a ascensão do teto pintado. Ele será tratado como como a sua 5ª parede e, dependendo do espaço, pintar o teto poderá sim criar uma sensação ótima de coesão. 


AS CORES DO ANO EM 2023 
Pantone, Behr Paint Company, Benjamin Moore, Akzonobel, Sherwin-Williams, HGTV Home, Coral, Lukscolor, Suvinil, PPG/Renner, Graham & Brown, WGSN & Coloro. Estas foram as marcas que anunciaram as suas 'cores referência' para o ano de 2023. 

Na publicação especial de nosso Blog, você confere o significado de cada uma delas para aplicar ao seu design de interiores no ano que vem! Leia AQUI


SUSTANTABILIDADE
"Se não quiser, não desperdice!" 
Este é um dos motes para 2023. O termo muito usado hoje será cada vez mais ouvido ano que vem na boca dos designers, que estão tendo maior conscientização sobre os efeitos do consumo irracional. Considerar o impacto ambiental de um simples produto que seja e as suas possíveis implicações ambientais, será um fato real em 2023 que provocará mudanças na maneira em como projetamos: em vez de nos preocuparmos apenas com o ciclo de vida de útil de um produto, a verdadeira sustentabilidade também direcionará o nosso olhar para todo o nosso entorno e convívio, como por exemplo no 'consumo passivo' de energia, tratamento de resíduos industrializados e pegada de carbono nas edificações em geral. Os designers estarão cada vez mais dispostos em 2023 a aproveitar e reaproveitar insumos  recicláveis, além de fomentarem fortemente as economias locais: móveis e materiais de fornecedores mais próximos que entrarem em seus projetos, ajudarão a reduzir o carbono nos edifícios e com isso, incrementarão ainda mais a economia circular no ano que vem. 


E este apelo ao sustentável não precisará ser necessariamente cizudo em 2023. A beleza do design escandinavo por exemplo, está nos detalhes - móveis sem complicações que celebram os materiais e podem ser incorporados a qualquer casa. Mas, no seu tradicional mar de tons neutros, a Finlândia está emergindo como líder na criação de designs que colorem fora das suas tradicionais convenções. A Helsinki Design Week deste ano nos deu uma visão detalhada disso: artistas e marcas celebraram a economia circular e honraram os elementos naturais dando espaço para que conceitos mais inovadores crescessem. A Finarte por exemplo reinventou os têxteis nórdicos tradicionais com tecidos vibrantes que ganham mais vida. Sua nova linha chamada Blending é uma colaboração com a artista Minni Havas, feita com retalhos e matérias-primas. Eles se fundem num resultado de 'sinfonia de cores' criadas por designers tecelões indianos. Uma divertida introdução ao mundo da vanguarda, onde não há regras! Esta missão de sustentabilidade da marca traz questionamentos ao mundo de hoje quando fazemos qualquer produto novo. 
Mais bons exemplos de suatentabilidade para 2023 não faltaram este ano. No final de Setembro, ocorreu a Singapore Design Week (Cingapura, China), onde durante 10 dias designers locais e internacionais enfrentaram as ameaças ambientais com muita criatividade por um incentivo maior a economia circular no design de interiores. Vejá só o que foi mostrado no evento produzido com insumos reaproveitados e que mais nos surpreendeu! 

Alto-falantes domésticos de esterco da vaca


Conjunto de mesa feitos em filtros de café de papel usados


Móveis de lixo plástico


Ventilador de piso em resíduos de ferro de fábricas 

 
Tapete em pelo de cachorro

Realmente, 2023 promete! 

FOLKLORE FUSION 
2023 também trará escolhas de design mais ousadas e criativas depois das pessoas terem se sentido tão reclusas na pandemia. O resultado, é uma tendência chamada Folklore Fusion, segundo a IKEA. Cores de blocos e padrões geométricos simples de décadas anteriores serão os favorecidos, numa mistura eclética de combinações contrastantes como vermelhos, mostardas, azuis ​​e verdes - bem equilibrados por tons brancos e cremes. A incorporação destes blocos de cores se dará em diferentes formas, com padrões simples em tecidos e até em móveis de madeira tingida, para criar um aconchego emocionante e atraente sem parecer porém tão confuso como numa estética maximalista. Veremos no ano que vem mais pessoas abraçando esta 'diversão' em casa, com peças ousadas expressando a personalidade criativa individual. 
Dominique Fluker do site Insider por exemplo, 'decretou' em Outubro de 2022 que:

"O minimalismo às vezes pode ser apenas um código para 'chato'...

Eu acho que as casas devem parecer habitadas e ter algum caráter. Seu espaço deve refletir uma história bem trabalhada, com design diferenciado e camadas maximalistas para ajudar nisso. Você pode começar a adicionar dimensão introduzindo um toque de cor ou, investindo na arte que você mais gosta". 



PINTEREST PREDICTS 2023 
A gente já sabe que o Pinterest é hoje a melhor rede para se buscar inspirações e tendências no mundo da moda e design. E, as pessoas usam o Pinterest também para planejar o futuro, saber o que vai acontecer na decoração de ambientes. A Codlux® por exemplo, usa o Pinterest para 'direcionar' os seus clientes e leitores do Blog com o que está em voga hoje ou, estará amanhã nas especificações de seus projetos de iluminação. Segundo a rede, 80% das tendências previstas pelo Pinterest nos últimos 3 anos se concretizaram. Os relatórios abaixo do Pinterest mostram o que 'ainda não é tendência' mas, pode muito bem vir a ser em 2023, abrindo uma janela para o futuro onde as pessoas poderão planejá-lo melhor. Todas as tendências do Pinterest este ano vêm de dados globais de pesquisas comparativas compreendendo o período de análise de Setembro de 2020 a Setembro de 2022. Bem, mas o que 2023 reserva então para nossos lares, segundo o Pinterest Predicts? 


Dando um banho 
Banheira é bom, mas quem disse que um banho relaxante num chuveiro decorado e perfumado não pode ser ainda melhor? A ideia dessa tendência é transformar o velho banho de chuveiro num verdadeiro ritual de autocuidado - tudo com soluções simples e toques de decoração. Chuveiros dignos de um spa vão roubar o lugar dos longos banhos de banheira, graças a um interesse global pela economia de água e à necessidade de aproveitamento dos espaços. Principalmente entre a geração X e os boomers, os rituais de banho estarão em alta.  

O que as pessoas andaram procurando no Pinterest para banho?  
-Estéticas de rotinas do banho +460%
-Chuveiros incríveis tipo box +395%
-Sais efervescente de banho +90%
-Spa caseiro no banheiro +190%
-Ideias para box sem porta +110% 
Planeta Água 
As pessoas querem viver de um jeito mais verde e, pra isso, tem uma coisa que não poderá faltar em 2023: a água. Pensando nisso a geração X e os boomers estão de olho em soluções sustentáveis para poupar e reutilizar esse precioso recurso também dentro de casa, como nos projetos arquitetônicos com coletores de chuva para quintal. As pessoas perceberam que é possível reduzir a pegada ecológica sem abrir mão da beleza. Elas estão unindo a elegância dos materiais naturais a soluções para proteger a casa contra a seca e outros desastres naturais.  
O que as pessoas andaram procurando no Pinterest para água?  
-Arquitetura com aproveitamento de águas pluviais +155%
-Paisagismo tolerante à seca +385%
-Ideias de barris de coleta de chuva decorativos +100%
-Drenagem com corrente de chuva +35%
-Paisagismo com pedras para drenagem +70%
Casa com história
Mais do que conforto ou praticidade, a decoração em 2023 vai se concentrar nas histórias e nas atmosferas que elas forem capazes de criar. Nessa busca, vale tudo: recriar um quarto antigo tradicional, misturar peças vintage de várias épocas - muitas delas herança de família - ou, usar móveis antigos combinados a peças novas. De olho em jeitos de deixar a casa com a sua cara, os boomers e a geração X estarão preferindo móveis e objetos vintage a itens mais novos. O resultado? Espaços cheios de personalidade e história pra contar.  
O que as pessoas andaram procurando no Pinterest para história?  
-Decoração de interiores vintage eclética +850%
-Combinação de móveis modernos com antigos +530%
-Janelas antigas reaproveitadas +50%
-Decoração vintage maximalista +350%
-Estéticas de quarto antigo +325% 
Decorgumelos 
Chega de bege. Xô, frases de autoajuda. Cadê aquele mural psicodélico de cogumelo vermelho? No ano que vem, mais gente vai decidir mostrar o seu lado excêntrico e artístico na decoração da casa. Principalmente entre os boomers e a geração Z. Buscas como “quarto weirdcore” e “faça você mesmo: decoração de cogumelos” estão crescendo bastante no Pinterest. Durante o isolamento social, as pessoas precisaram encontrar formas criativas de se expressar dentro de casa. Foi assim que elas começaram a ir além do básico para buscar ideias diferentes na sua decoração. Essa busca por uma casa mais divertida e até psicodélica, só tende a crescer no ano que vem.  
O que as pessoas andaram procurando no Pinterest para cogumelos?  
-Arte fantástica de cogumelos +170%
-Decoração vintage de cogumelos +35%
-Decoração descolada +695%
-Quarto weirdcore +540%
-Decoração artesanal de cogumelos +77%
De frente com a gente 
Espaços como o quarto, o escritório e a lavanderia já ganharam atenção de sobra nos últimos anos. Em 2023, os boomers e a geração X vão decidir que é hora de encarar a decoração de frente e pensar em melhorias para a entrada da sua casa ou apartamento. Nesse processo, varandas, halls e portas vão mudar totalmente de cara. Depois de outros cantinhos, em 2023 mais gente vai querer decorar a entrada da sua própria casa. As reformas que vão da porta à varanda podem não parecer hoje tão importantes mas, farão toda a diferençaem 2023. Afinal, dizem que a primeira impressão é a que fica.  
O que as pessoas andaram procurando no Pinterest para frentes?
-Ideias de decoração para o hall de entrada +190%
-Pórtico da entrada principal +40%
-Transformação da porta da frente +85%
-Entrada da casa com jardim frontal +35%
-Varanda de trailer de viagem +115%


CASACOR SP 2023 

Corpo & Morada 
Este é o tema da CASACOR SP para 2023, a ser realizada novamente no Conjunto Nacional da Avenida Paulista entre os dias 30 de Maio e 6 de Agosto. 
A mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas virá repleta de novidades, como mais de 11.000m² de área construída ocupando inclusive o mezanino e o terraço aberto do edifício, numa configuração totalmente nova. Resquícios da pandemia,  guerra na Ucrânia, crises econômicas fortes e pouco tempo que resta para se combater as mudanças climáticas, fizeram crescer a percepção de que o mundo adoeceu muito por falta de zelo. Em 2023 a atenção, o afeto e o cuidado devem permear as relações com o corpo, a mente, o outro, a casa, o consumo, a cidade e o planeta. Além da constatação deste 'mundo em ebulição', a 36ª edição da CASACOR SP propõe uma chamada ao afeto baseada na ancestralidade, na tolerância, na diversidade e na empatia. Como isso tudo se traduzirá no design de interiores em 2023 é o que a Codlux® também irá conferir para você, a exemplo do que também fizemos em edições anteriores da CASACOR SP destacadas aqui no Blog. 


HOME OFFICE
O trabalho em casa continua em 2023 porém, com menor escala do que visto nos anos pandêmicos. E isto rearranjará o interiores na sua casa, onde as estações de trabalho domésticas inteligentes poderão agora ser disfarçadas despretensiosamente, parecendo-se então como um armário de bebidas, uma escrivaninha ou até mesmo, um modesto armário. Mas o que elas realmente 'esconderão' de verdade em 2023 serão todas as 'tensões' do trabalho home office de anos atrás - inclusive papéis e equipamentos conectados. Marcas como a Porada estão criando uma nova e elegante versão contemporânea da cômoda clássica como a Davenport, de David Irwin. Ela é linda em sua simplicidade, um home office completo em lâminas de carvalho maciço, apenas com três alças de latão. Tem espaço interno suficiente para uma tela de computador onde abaixo, poderá acomodar ainda todos os cabos e depois, funcionar como mini um bar para os seus drinks depois expediente.

Quem quiser ousar ainda mais no Home Office em 2023 poderá 'escondê-lo' num lugar antes muito improvável durante a pandemia: o vão da sua escada ou dispensa!


ESCRITÓRIOS

Empresas e mais empresas se deram conta de que é urgente o retorno dos seus funcionários ao ambiente de trabalho presencial. Lemos sobre isso a todo momento em 2022 nos sites de notícias. Agora nos projetos para 2023, os designers deverão então capitalizar uma maior onda de entusiasmo pós-pandemia, com as forças de trabalho 'ansiosas' por se adaptarem este novo começo. As atuais tendências no design de escritórios estarão seguindo este modelo tentando atrair os talentos de volta ao local de trabalho através de um  aumento no seu bem-estar. O brasileiro Nubank por exemplo (imagens abaixo), adotou em Novembro um modelo híbrido de trabalho chamando “Nu Way of Working”, onde funcionários irão ao escritório pelo menos uma vez a cada sete ou oito semanas. 

Seu novo prédio com 10.000 metros quadrados na Vila Leopoldina, zona sul de São Paulo, já está em fase de testes para capacidade máxima em 2023. 
Muitas das tendências de design em 2023 oferecerão algo inventivo e emocionante para que os funcionários possam então se [re]animar de verdade. Por outro lado, os empresários poderão ainda capitalizar essas tendências com o fortalecimento da imagem de suas marcas e filosofias empresariais, ao buscar atrair os novos talentos adotando tendências de interiores como:  

1-) ESPAÇO FLUTUANTE 
Esta é uma tendência de design para escritórios que abandona a noção de espaços de trabalho fixos tradicionais em favor de uma abordagem mais versátil, onde os funcionários que trabalham principalmente dispositivos como notebooks, tablets etc não precisarão se prender muito a um assento específico ou mesmo, estação e trabalho convencional (workstation). Em vez disso, eles poderão levar o seu trabalho para outras partes do 'escritório aberto', como num lounge, na recepção, em salas de reuniões e outros espaços que seriam tão menos óbvios a produção. Para acomodar essa     'filosofia flutuante', será preciso planejar um local de trabalho onde móveis e outros ativos facilitem a movimentação e produtividade livre dos usuários. Esta mudança de cenário em 2023 fará maravilhas para a mente, especialmente numa época em que alguns funcionários ainda sofrem com o estresse e nervosismo pós-pandemia. 



2-) A CABINE 
Na adoção do modelo de escritório aberto em 2023, muitos funcionários ainda exigirão certa privacidade ao participarem do Zoom ou Google Meets. O conceito 'cabine telefônica' é uma solução para isso onde, sua versão atual vem com algumas opções como aquelas projetadas para abrigar pequenas equipes. A implementação das opções de cabines customizadas economizam espaços e também podem funcionar como áreas onde os funcionários trabalhem por conta própria e sem muita interrupção. 



3-) PEGADA TECNOLÓGICA
Dos assistentes de voz às telas de streaming, passando por máquinas de produtividade e até de café inteligentes, haverá muitas maneiras em 2023 para se aproveitar a tecnologia e criar um local de trabalho mais atraente e eficiente. O truque será apoiar-se apenas no que as equipes precisarem e certificar-se de que elas estarão utilizando as tecnologias de uma maneira que façam sentido para todos. 



4-) DESIGN BIOFÍLICO 
Apesar dos locais de trabalho se tornam cada vez mais tecnológicos, 2023 também aumentará a demanda por um retorno ao elemento humano. Quando o funcionário procurar por um lugar para relaxar, sempre virá à sua mente locais que tenham presença de plantas, boa iluminação natural e cores e odores agradáveis, capazes de melhorar a saúde e garantir o bem-estar. Muitos arquitetos e designers investirão nesse movimento em 2023 para resgatar nos ambientes corporativos um pouco da Natureza externa perdida com a pandemia. A tendência do biofílico no escritório só vai acelerar em 2023, seja com boas doses de verde em plantas e árvores ou, com belos tons de tinta nas paredes  para melhorar a sensação desse 'exterior saudável' nos funcionários.

O máximo de luz solar natural entrando no escritório mudará completamente o bom humor das equipes ano que vem. Porém, se não for possível conseguir isso, descartar o uso de antigas lâmpadas fluorescente e passar a usar luzes LED entre o 4000k e o 5500K, realmente simulará bem qualquer falta da luz natural. Apesar da simplicidade no seu uso e aplicação, a importância e os benefícios do design biofílico no local de trabalho nunca devem ser subestimados. 


5-) SUSTENTABILIDADE
Reduzir a 'pegada de carbono' na empresa em 2023 irá além de simplesmente eliminar o uso de papel na impressora: agora, abrangerá também o tipo de insumos que estará se trazendo ao construir o local de trabalho. Materiais recicláveis ​​são um grande sucesso entre os funcionários e, em alguns casos, pode até economizar muito dinheiro para a empresa na hora de revestir e decorar.

Será sempre muito bom saber tanto publicamente (clientes) quanto internamente (funcionários) que uma marca estará de fato fazendo a sua parte na sustentabilidade do planeta em 2023! Isto ampliará o radar de consciência ecológica nas equipes e lhes trará enorme satisfação e motivação na busca por melhores resultados! Além disso, todo material reaproveitado numa economia circular para aplicação no interiores corporativo pode ser 'retransformado' em um design atraente, elegante e colorido no escritório. 


6-) OUSE, OU VÁ PARA CASA
Houve um tempo em que 'discreto' era mantra entres designers de escritório. Hoje em dia isso se inverteu, especialmente à medida que entra 2023. Paredes de destaque e peças de arte vêm ganhando espaço nos locais de trabalho em todo o mundo há quase uma década.

Mas, nunca antes houve um esforço tão grande para que elas agora sejam mais 'ousadas'. Desenhos LED neon em cores vivas, pinturas deslumbrantes e adornos de design descolados estão agora na ordem do dia para dar vivacidade ao espaço de escritório. E se, usada da maneira inteligente e criativa, a dose certa de usadia pode criar uma atmosfera diferente de qualquer outra, aumentando a criatividade, o entusiasmo e consequente, a produtividade nos funcionários.

AS TENDÊNCIAS NA ILUMINAÇÃO 

TRACK LIGHT 
A iliminação modular linear magnética ou via esforço mecânico ganhará mais impulso no Brasil ano que vem depois de ser 👉amplamente divulgada aos lighting designers nos vários eventos ocorridos em 2022. Depois destes pré-releases, a compreensão do seu funcionamento e devidas aplicações em projetos luminotécnicos ficou bem mais clara para nós, com cada empresa agora defendendo o seu formato para a modalidade.

Mas, em 2023 fique de olho bem aberto: seja qual for a solução que você escolher, entenda que o acompanhamento do profissional especializado em luminotécnica será sempre fundamental na sua execução, para que o projeto de iluminação não desande em erros grotescos - que muitas vezes já ocorrem na instalação de produtos LED bem mais simples, que dirá em equipamentos tão complexos como no caso dos track lights. 


COLUNAS
Designers italianos continuarão trazendo para 2023 algumas cadeiras de acento no estilo anos 60. Elas têm algo em comum: inspiradas nas linhas, materiais e cores da década de 1960, são o creme de la creme para 'terminar de se vestir rapidamente e depois sair'.

A cadeira Copine Bergere, da Porada, ficou linda neste ambiente iluminado por uma sóbria coluna de luz indireta. Seu design moderno tirou deste interiores qualquer atemporalidade e vício de projeto datado. Os modelos de colunas para 2023 seguirão cada vez mais por este caminho. 


BRANCO SUBSTITUI A COR
Eliminar completamente a cor no corpo de luminárias em 2023 enfatizará bem a sua forma. Esta é uma das apostas da luminária Visier 642 por exemplo. Ela é feita de alumínio pintado de branco frio, num claro exemplo da tendência no design de interiores ano que vem. Ela também é uma peça de escultura, parecendo um ovni chegando à terra - uma luminária futurista que resistirá bem ao teste do tempo. 
O branco 'quase absoluto' também está presente nesta iluminação inspirada em Gunnar Asplund para a nova loja da marca de roupas minimalista Totême, inaugurada este ano no SoHo, Nova York. 
Em Melbourne, Austrália, o designer Brahman Perera transformou artisticamente esta pensão da era vitoriana também usando o branco como identidade única na iluminação. Tem volume mas, é branco! Chique para 2023.


AREANDELAS 
Tom Dixon disse recentemente ao site Livingetc da importância do 'wall washing leve' usando arandelas para acender as paredes com luz, em vez de apenas irradiá-las com pendentes do alto.

Não é coincidência que agora, arandelas estejam se tornando cada vez mais esculturais e 'roubando' a cena no interiores, avançando esta tendência para 2023. O modelo acima em cerâmica da Bosphore tem tons terrosos em formato cilindrico e incorpora-se como jóias cobiçadas no ambiente. 


CERÂMICA CÁ, CERÂMICA LÁ 
O trend hunter Stefan Nilsson caçou as novidades de iluminação apresentadas em Outubro na feira Light & Building sediada em Frankfurt, Alemanha. E, um dos seus destaques foi algo que também vimos e adoramos aqui na Expolux 2022: lindas luminárias com corpos em cerâmicas super leves e coloridas! A foto abaixo é de Stefan Nilsson para o site Trendstefan. 
Já as peças em cerâmica abaixo foram captadas por nossas lentes na Expolux 2022, expostas no estande da Smalti: 
Alguma dúvida de que falamos de uma bela tendência para 2023?
Veja 👉AQUI a coleção completa da Smalti apresentada na Expolux 2022!


VIME
Móveis de vime têm tido uma escalada constante de popularidade este ano e, em 2023, as pessoas estarão adorando incluí-los no visual boho-chic - tanto em ambientes internos quanto externos. Para o ano que vem, luminárias feitas em rattan ou com outras fibras naturais harmonizarão ainda mais esta tendência, como as peças da Biasa apresentadas este ano na Expolux👈.  




CANDELABROS EXTERNOS
Passar cada vez mais tempo no quintal ao cair das noites de 2023 poderá ser uma experiência bem mais animadora na companhia de um destes modernos candelabros LED portáteis. A Lucerna Lamp de Luca Nichetto é um acessório ao ar livre que adorna mesas de verão ao estilo de lâmpadas de jardim mas, na vibe do 'novo luxo' - produtos que incorporam um pouco do passado e do futuro em sua maquiagem. Ela remete às antigas lâmpadas de óleo romanas, só que com iluminação LED, bateria dupla recarregável e corpo em metal anodizado à prova d'água. 
Sem cabos e atuando como uma âncora luminosa, não é surpresa que as lâmpadas sem fio tenham crescido em popularidade e continuem tendência para 2023. Dispostas numa prateleira na cozinha, no banheiro para dar sensação clubber ou estilizando uma mesa de jantar, estas  novas maneiras de viver as lâmpadas LED portáteis fornecerá uma flexibilidade de uso geral bem necessária ano que vem. Já a Musa de Tala, da Farrow & Ball (abaixo) é um candeeiro LED portátil com estética divertida e elegante. Concebido para dentro ou fora de casa, ele pode ser utilizado no jardim por até 24 horas, além de contar com carregamento sem fio. Boa dica para 2023! 

E a italiana Ethimo também lançou um abajur recarregável para sua coleção Gaia, com tons de linho coloridos que dão um contraste inesperadamente rústico à tecnologia inteligente associada às lâmpadas portáteis.
DECORATIVA
Os designers também prevêem um aumento nas peças de iluminação decorativa em 2023. Peças de apelo mais figurativo do que para iluminação propriamente dita serão mais incorporadas aos espaços residenciais ano que vem. 
Neste sentido, adicionar um pouco de textura ao seu ambiente com abajures de tecido em cúpulas rugosas também preencherão os interiores em 2023 de maneira muito mais aconchegante.  



BORDAS RECORTADAS  
A suavidade fresca das bordas recortadas torna o interiores elegante com seus detalhes de design. 

A alegria desta tendência em 2023 se encaixa bem com as atuais sugestões de cores para a sala de estar. Mas na verdade, um desses pendentes caberia em qualquer lugar da casa no ano que vem: acima da mesa de jantar, no corredor ou mesmo no alto vão da escada. Este da foto é o Pingente Sinamay, de John Lewis. 


ESPELHADO 
A opulência do lustre espelhado é remanescente do art déco que, agora em 2023, devolve todo o seu glamour para a sua casa. Revivendo estilos passados ​​​​amados por muitos, o art déco é considerado um favorito da indústria e, com o interiores se afastando do minimalismo, veremos ano que vem um aumento neste estilo decorativo que envolve belos detalhes ornamentados, padrões geométricos, simetria e cores mais brilhantes.

E embora elementos desta tendências tenham voltado às peças da sala de estar nos últimos anos, é hora de abraçar de vez os 'discos de latão' iluminados uns aos outros, refletindo a luz pela sala de modo dramático e teatral, como reflexos brilhantes no Lago Torsa na Finlândia - inspiração de design para o belo pendente da foto. 


MONOCROMÁTICO NA COZINHA
Se na sala de estar a cor amplia a alegria, manter a decoração e os móveis da cozinha em monocromático também pode definir bem este espaço em 2023. Obter um interior monocromático em uma única tonalidade será uma boa escolha, onde você poderá usar diferentes tons da cor principal para deixar que as formas e texturas criem um efeito visualmente interessante. 
Isso inclui a iluminação: a Codlux® por exemplo há anos oferece em seus projetos luminotécnicos a opção de se mudar a cor nos corpos dos equipamentos especificados, caso a paleta desejada pelo cliente esteja disponível em nossos pintores parceiros. E o monocromático na cozinha ou na sala, agradece! 


SUSTENTÁVEL, DIVERTIDO, MODERNO!
Quem disse que o design sustentável precisará morar no lugar comum em 2023? A Linear LEGO Luminaire por exemplo, é um divertido caleidoscópio de cores feito inteiramente de peças LEGO reaproveitadas. Seu LED linear difuso embutido com 7W junto a moldura vibrante, emana um capricho exuberante ao espaço. Esta luz pode ser suspensa no teto como um pendente ou, apenas apoiada verticalmente no chão como uma peça escultural decorativa. A Linear LEGO Luminaire faz parte da gama Symphony do estúdio Ambience e, recebeu elogios em várias premiações internacionais de design como no London Lighting Design Awards e, mais recentemente agora em Novembro de 2022, no LIT Design Awards. Seu enorme apelo de sustentabilidade e economia circular servem de inspiração alegre e divertida ao redirecionarmos o olhar em 2023 para como as coisas simples que nos rodeiam podem 'ganhar vida nova', sem tirar indevidamente do planeta mais recursos naturais preciosos do que já gastamos! 


E se, diversão é algo tão efêmero e dura instantes, nada mais justo que seus objetos também venham daquilo que 'durou pouco'! Outra opção de design circular muito divertido para 2023 é a Light Soy, da Heliograf. Ela é uma lâmpada portátil feita com plástico oceânico coletado de locais que contribuem com até 80% do plástico jogado nos mares, como as áreas costeiras do Sudeste Asiático. Ela acende, diverte e conscientiza!

Ainda seguindo esta tendência de pegada sustentável aliada à tecnologia, vemos a impressão 3D saindo do nicho e galgando mais espaços no Brasil e no mundo. Para se fortalecer em 2023 tanto em projetos corporativos quanto residenciais, temos nesta tendência a Philips (Signify) que, também já há algum tempo oferece a impressão em 3D em suas luminárias tanto no Brasil como no exterior. Outra empresa é a MODEL NO., que anunciou em Setembro seus modelos de luminárias impressas em 3D (abaixo) para também concorrer forte neste segmento ano que vem. 
Aqui no Brasil, a Codlux® pôde prestigiar na Expolux 2022 o estande da Abajú, empresa nacional que cria luminárias com design sustentável, feitas em plástico orgânico à base de milho e fabricadas através da inovadora tecnologia de impressão 3D (abaixo). Estamos falando de um produto 100% nacional! Conheça outros modelos 3D da Abajú 👉AQUI
Reciclado, reaproveitado, reinventado! A iluminação também inspira-se na natureza para 2023, como no caso deste modelo do designer Maximilian Marchesani, cuja composição mostra galhos de árvores suspensos com 'flores' LED e bastões de luz envoltos por seda, um condutor natural de eletricidade. 
Também o artista e designer de Cingapura David Lee impressionou ao mostrar na Singapore Design Week (China), sua transformação de dutos de máquinas de lavar em modernas colunas, abajures, arandelas e até pendentes luminosos, inserindo tiras LED nestes flexíveis antes de dobrá-los em formas únicas. 

As 'lâmpadas de tubo de máquina de lavar' podem ser enroladas para dar a aparência de que estão flutuando em uma sala. A série chamada 'Ugly Ducting' é por enquanto uma coleção de protótipos em desenvolvimento mas, já nos serve como enorme inspiração para a economia circular em 2023! 



LED INTELIGENTE 
2023 promete acabar de vez com todas as confusões de compatibilidade para a luminação inteligente em sua casa ou empresa: o Matter vem aí com tudo👈!

Produtos e serviços smarts de todo o mundo estarão agora ano que vem em plena convergência de formatos para que você, ao comprar qualquer lâmpada LED moderna por exemplo, apenas a rosqueie no bocal que, imediatamente, o bluetooth de seu celular junto ao Wi-Fi de sua casa ajustarão ela sozinhos, fazendo-a funcionar na Alexa, Google Home ou aplicativo, sem você se preocupar com mais nada! Aguardemos mais este milagre para 2023 então! 

AS TENDÊNCIAS NA TECNOLOGIA 


A TrendForce anunciou suas previsões para as tendências da indústria de tecnologia em 2023. Em seu habitual comunicado à imprensa, a TrendForce detalhou o que deve ocorrer neste sentido em vários segmentos. E o Brasil no campo tecnológico é pioneiro na adoção de inteligência artificial (IA) na América Latina, segundo estudo da Statistical Analysis System (SAS). 63% de nossas companhias que utilizam dados e analytics usam a I.A. - contra 47%  nos demais países da região. 90% das empresas nacionais investem em I.A. para identificar as tendências e os padrões de consumo, enquanto nos demais mercados latino-americanos esta média é de 60%. Este hoje excelente exercício e aprendizado brasileiro, incrementará ainda mais no país ano que vem a adoção de outras tecnologias de ponta que estão em pleno desenvolvimento e implantação no mundo, como:  

Chips 

Processos de fundição avançados estão a caminho para alcançar profundamente as estruturas nos transistores com o desenvolvimento da nova geração FinFET em 16nm. Em 2023 também, os produtos TSMC 3nm por exemplo incluirão CPUs para PCs e SoCs para smartphones. A Samsung começou a introduzir esta arquitetura 3nm em um chip para mineração de criptomoedas. Em 2023, a meta da empresa será criar processos 3nm de segunda geração já para os seus smartphones de escala. Produtos com estes requisitos têm alto desempenho, diminuição no consumo de energia e redução na área interna do chip.


Veículos 

Carros autônomos exigirão SoCs (System on Chip ou sistema em um chip) de Inteligência Artificial com alto desempenho computacional, se desenvolvendo para processos avançados abaixo de 5nm (inclusive) e com poder de computação atingindo 1.000 TOPS. Esses produtos acelerarão muito a atualização da indústria automotiva global e sua neutralidade de carbono para veículos elétricos. 


Telas 

As fabricantes de painéis chinesas expandirã ainda mais a sua influência no mercado AMOLED de pequeno porte. A medida telefones celulares chineses começarem a lançar sucessivamente modelos dobráveis, surgirão oportunidades para os painéis AMOLED com a tecnologia. Neste sentido, os fabricantes de painéis chineses estão otimizando agressivamente os seus custos. 


Computadores, TVS e vestíveis 

Espera-se que os notebooks AMOLED finalizem aproximadamente 1,2% do mercado geral de notebooks em 2022 e aproximadamente 1,7% em 2023. Os planos futuros da Apple para produtos da série iPad e Macbook são os de considerar o uso de painéis AMOLED. Os fabricantes de painéis continuarão se concentrando no desenvolvimento de notebooks de tamanho médio, com sua capacidade de produção e tecnologia existentes para os próximos 2 anos criando bases para o desenvolvimento de telas maiores. 
Devido às capacidades limitadas na produção de OLED, mais de 95% das TVs de tela plana poderão ainda manter o uso da tecnologia LCD em 2023. 
Os relógios inteligentes serão a próxima onda dos displays Micro LED ano que vem. No futuro, seu design será combinado com corpo muito flexível. 


Redes 5G 

Em 2023 a proporção de smartphones 5G deve aumentar para 60%. À medida que a tecnologia avança, estima-se que a taxa de penetração de telefones celulares dobráveis ​​OLED 5G finalize 1,1% em 2022. Com o 5G FWA, redes poderão suportar aplicativos domésticos e empresariais e oferecer maior largura de banda e conexões de menor latência - uma alternativa às conexões de banda larga fixa. Atualmente 83 operadoras em mais de 45 países e regiões em todo o mundo lançaram serviços 5G FWA compatíveis com 3G. Esta implantação de serviços 5G FWA envolve menor tempo de implantação no mercado e menor custo. Portanto, os provedores de serviços podem fornecer serviços de banda larga de alta velocidade e baixa latência em um prazo mais curto por meio da integração da tecnologia 5G, tornando-a ainda mais acessível para as famílias em 2023. 


Metaverso 

Produtos AR/VR se tornaram a base da produção para a popularização do metaverso. No mercado consumidor, em 2023 fabricantes se concentrarão em aplicativos como comunidades virtuais, jogos e transmissão ao vivo de personagens virtuais (VTubers), enquanto conferências e educação à distância podem fornecer funcionalidades de comunicação e interação mais diversificadas por meio da plataforma virtual. 
Mas, o que as grandes marcas da tecnologia - fora a própria Meta, claro - estão achando da vibe morna no metaverso? 
Phil Spencer, CEO da área de games da Microsoft por exemplo parece não ser muito fã desta ideia. Quando perguntado recentemente de sua definição para o metaverso, ele respondeu: "... é um jogo de videogame mal feito". Isto só reforça os rumores de que até agora, a Microsoft não planeja entrar nesse novo mundo virtual, seja pelo Xbox ou pelo Windows. 
Já a Apple não se atreve nem a palpitar sobre metaverso, definindo o assunto em declarações recentes de seus representantes como "[metaverso]... é uma palavra que jamais vamos usar" - mesmo com informações circulando por aí de que um possível headset de realidade virtual da Apple estaria a caminho. Tim Cook, o CEO da Apple, acha que “não se está realmente seguro sobre o que as pessoas comuns conseguem dizer sobre o que é metaverso... a ideia é difícil de se concretizar"
A Disney no entanto vai na via da empolgação com a Meta e já contratou em Junho o ex executivo de games da Apple, Mark Bozon, para sua futura divisão de metaverso, a Next Generation Storytellin. 
É esperar agora para ver como o metaverso amadurecerá em 2023.


LED 

Recentemente, surgiu um debate entre os líderes de pensamento na indústria da iluminação sobre se 'a inovação no setor diminuiu ou não significativamente'. De um lado, líderes da indústria como Mark Lien e Randy Reid argumentam que a inovação diminuiu sim, em vídeo pubicado na Light+Building. Por outro lado, a líder de pensamento Carrie Meadows da LEDs Magazine afirma que, "a inovação não diminuiu mas precisa ser redefinida". Segundo ela, "os enormes ganhos de desempenho do chip LED terminaram. 
Então, a inovação simplesmente mudou de direção e em outros sentidos: ela mudou do mero desempenho eficiente do chip para um atual desempenho da lâmpada e da luminária em si, tanto nas formas quanto nas convergências, como por exemplo:
-incorporação de grafeno em carcaças e dissipadores de calor
-pontos quânticos e outros conversores descendentes inovadores
-inovações quanto à complexidade avançada de rede tanto com fio quanto sem fio
-detecção de movimento sem sensores 
-luminárias dramaticamente menores para highbays lineares, highbays de OVNIs, luminárias de emergência, arandelas, postes de iluminação pública, holofotes, downlights etc 
-inovação profunda do driver com reduções de tamanho de 50% e duplicação das saídas de luz 
-mini e micro LEDs migrando da indústria de displays para iluminação geral, como nas lâmpadas LED de filamento 
-LEDs âmbar para iluminação pública impulsionados por preocupações com o céu escuro 
-substituição de filamentos LED para lâmpadas HID, que aumentaram a eficácia da lâmpada, tem maior controle óptico e tamanho reduzido  
-lâmpadas e luminárias sintonizáveis ​​multicanal para quase todas as aplicações, aproximando a indústria de seu futuro LED branco de mistura de cores 
-inovações orientadas à eletrificação, como carregadores de EV em postes de iluminação pública e maior desenvolvimento de luminárias CC para microrredes , incluindo PoE"
 


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO LIGHTING 
*texto atualizado em 23 de Março de 2023 


Estava demorando mas, parece que agora em 2023 ela realmente 'está entre nós'! 
Um artigo recente do site The New York Times analisou como a IA (Inteligência Artificial) irá impactar o campo dos profissionais criativos que atuam em áreas como design de interiores, design gráfico, música, cinema, videogames etc. O texto do site analisa as novíssimas ferramentas de design com recursos de Inteligência Artificial a serem usadas agora por estes grupos, como no caso de: 
-DreamStudio, gerador de imagens 
-InteriorAI – gerador de design de interiores
-Midjourney – gerador de imagens 
-Stable Diffusion - gerador de imagens 
-DALL-E 2 – gerador de imagens 

Estas ferramentas de design de interiores com Inteligência Artificial embarcada levantam algumas questões interessantes para a indústria da iluminação: designers de interiores podem ser especificadores de iluminação juntamente com designers de iluminação, arquitetos e engenheiros. 
Porém: 
1-) Se um gerador de design de interiores com Inteligência Artificial selecionar a iluminação para uma sala ou edifício, haverá implicações para fabricantes, agentes e distribuidores que forneçam os produtos na especificação? 
2-) A Inteligência Artificial então sugerirá no projeto apenas as diretrizes corretas da especificação ou, somente modelos e marcas de produtos 'embutidos' no seu algoritmo (venda casada)? 
3-) E se, ao sugerir modelos e marcas de produtos específicos de acordo com os seu algoritmo, como toda a cadeia envolvida no lighting designer venderá para esta correta especificação 'artificialmente' sugerida?
4-) Os profissionais venderão os produtos de iluminação somente para os desenvolvedores do software usado na Inteligência Artificial envolvida nestas novas ferramentas como Foyr Neo, Autodesk Maya, Autodesk 3Ds Max, Homestyler e Planner 5D? 
5-) E na indústria de design de iluminação, também existe uma Inteligência Artificial envolvida no seu processo de especificação que ainda seja padronizada com a IA usada pelos demais designers? 

Parece que tudo isso está vindo agora mesmo de repente e, de uma só vez! 

O equipamento Maestro DMX por exemplo já está no site colaborativo Kickstarter. Ele é uma Inteligência Artificial de designer de iluminação autônoma encapsulada em uma 'caixa que toca músicas enquanto toma decisões de projetos', como se fosse um designer profissional da iluminação do mundo real. A diferença aqui é que, o humano não ficara tocando musiquinhas para você!
E, no design de luminárias em si, o desenho nos equipamentos de iluminação também será feito por uma Inteligência Artificial? 
Não há ainda uma I.A. especificamente desenvolvida para desenhar produtos de iluminação mas, alguns designers de produtos estão usando geradores de imagens com Inteligência Artificial - como no caso do software DreamStudio - para gerar 'conceito de produtos criativos' que possam ser facilmente aplicados em futuros produtos de iluminação. Logo, sem experiência em design ou habilidade técnica alguma, qualquer pessoa então poderá gerar em 10 minutos peças de iluminação como o 'cristal de cobalto' e o 'lustre de alumínio polido' logo abaixo, usando apenas as informações sugeridas pelo software DreamStudio. Para isto, basta 'brincar' nos seus prompts de comando - que são inserções de texto semelhantes ao uso de palavras-chave nos mecanismos de pesquisa da Internet. 
David Shiller, o criador das peças acima desenhadas por Inteligência Artificial declarou ao blog LightNow:

"Depois de ler meia dúzia de artigos sobre designs gerados por IA e brincar no software, minha conclusão é de que os programas de design de IA são úteis para fornecer ideias, conceitos e imagens de design criativos. Mas, eles ainda não estão prontos para deixar os designers desempregados... AINDA!"

"ChatGPT, como será a Iluminação LED em 2023?" 

A ChatGPT é uma IA lançada recentemente pela OpenIA. Ela é capaz de responder a diversas perguntas, criar poemas e até, produzir textos acadêmicos mediante a solicitação de seus usuários. 
Usada inclusive por alunos para facilitar os seus trabalhos escolares, a ChatGPT está preocupando agora não só os professores como, principalmente também, a própria Alphabet - empresa que administra todos os produtos e serviços Google. O temor é de que muito em breve, a ChatGPT substitua a Google como a principal fonte no mundo das consultas e pesquisas de internet relacionadas a praticamente tudo o que o ser humano quiser saber, criar ou pior: inventar digitalmente na grande rede computacional! Mas, a empresa americana líder de buscas já está se preparando para esta e outras futuras ameaças vindas de IAs que possam derrubar o seu faturamento com publicidade patrocinada ou ainda, que venham a contribuir na disseminação de mais fake news ao já infinito leque de mentiras plantadas na rede. 

Ok.

Então, o ChatGPT é tão bom ou tão perigoso assim?

A Codlux® pediu dia 30 de Dezembro de 2022 que a inteligência artificial ChatGPT criasse um artigo sobre as previsões de iluminação em LED para o ano de 2023. Leia abaixo a resposta que o ChatGPT criou ao solicitamos estas previsões: 

"A iluminação LED tornou-se cada vez mais popular nos últimos anos devido à sua eficiência energética e longa vida útil. Na verdade, muitos países ao redor do mundo já implementaram regulamentos para incentivar o uso de iluminação LED em ambientes residenciais e comerciais. Aqui estão algumas provisões para iluminação LED que você pode esperar ver em 2023:

Padrões de eficiência energética: muitos países possuem padrões de eficiência energética para produtos de iluminação, e esses padrões geralmente são baseados no tipo de tecnologia de iluminação usada. A iluminação LED tem uma classificação de eficiência muito maior em comparação com as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes tradicionais, portanto, você pode esperar ver mais regulamentos que incentivam o uso de iluminação LED.

Incentivos fiscais: em um esforço para incentivar a adoção da iluminação LED, alguns governos oferecem incentivos fiscais para empresas e indivíduos que fizerem a troca. Esses incentivos podem incluir créditos fiscais ou abatimentos na compra de produtos de iluminação LED.

Códigos de construção: Os códigos de construção geralmente especificam os tipos de produtos de iluminação que podem ser usados ​​em novas construções ou reformas. Em 2023, você pode esperar ver mais códigos de construção que exigem o uso de iluminação LED para atender aos padrões de eficiência energética.

Programas de utilidades: Muitas concessionárias oferecem programas que fornecem incentivos ou subsídios para clientes que atualizam para iluminação LED. Esses programas podem ajudar a compensar o custo inicial de fazer a troca e tornar mais acessível para empresas e indivíduos adotar a iluminação LED.

Rotulagem do produto: Para ajudar os consumidores a tomar decisões informadas sobre suas escolhas de iluminação, você pode esperar ver mais rotulagem de produtos que forneçam informações sobre a eficiência energética e o desempenho de diferentes produtos de iluminação. Isso pode incluir rótulos que destacam a economia de energia e a vida útil dos produtos de iluminação LED.

No geral, espera-se que a iluminação LED continue a ganhar popularidade em 2023 devido à sua eficiência energética, longa vida útil e benefícios ambientais. Governos, serviços públicos e outras organizações provavelmente continuarão a implementar disposições que incentivam o uso de iluminação LED para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa."

Pois é. Esta resposta - para o nosso 'desânimo' - foi muito aquém do que veríamos por exemplo, em um simples artigo publicado na Wikipedia. Foi algo como 'um aglomerado de citações agrupadas de modo singelo' por algum aluno do ensino médio. Mas, não nos enganemos tanto assim: pelo fato de o ChatGPT não acessar (ainda!) dados recentes na internet para sofisticar ainda mais suas atuais criações, a resposta que solicitamos para este questionamento nos convenceu pela sua simplicidade pueril, visto que esta Inteligência Artificial ainda é incipiente e, irá a cada dia que passa alimentar-se vorazmente de todo o tipo de dados para então, lapidar melhor o seu raciocínio e níveis de 'consciência'. Inclusive para o mercado da iluminação. 

2023 será um ano bem mais tecnológico para todos nós! 
Prepare-se.💡 

Feliz Ano Novo!! 🍾🥂🎉💡🍷🍸🍹🌟 🍺🍻🥃
Feliz 2023!
PAZ🌎🌍🌏🕊!
São os votos de toda equipe Codlux® à você 😁, sua família 👪 🐕 🐈 🐥 🐠 e Amigos 😎! 



Robson Giro - especial para a Codlux®

Fontes: LEDinside, Livingetc, Sensyst, LightNow Blog, HGtv, The Spruce, Vogue, Pinterest, Architectural Digest, House Beautiful, Apartment Therapy, Furniture Lighting & Decor, Trendstefan, Designboom, 9toMac, The Verge, Insider. CNN Style, Exame, Canaltech

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM
Retrospectiva Codlux® 2023

Retrospectiva Codlux® 2021

Retrospectiva Codlux® 2020

Retrospectiva Codlux® 2019

Retrospectiva Codlux® 2018
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.