Pular para o conteúdo principal

Lighting Product Design 2021

Olá! Tudo bom com você? Esperamos que sim!

O design de produtos de iluminação chegou a 2021. Vamos hoje aqui neste post destacar alguns deles, como produtos de iluminação com design premiados ou, inovadores em suas propostas. Porque o luminotécnico também pode passar por afirmações e provocações além das conhecidas propostas na construção de novos produtos. Aproveite as dicas: acreditamos que assim, você pode inspirar-se ainda mais nas 'escolhas finas' decisivas para o seu projeto, ampliando também os horizontes com estas surpreendentes possibilidades na iluminação de ambientes. 



DESIGN CIRCULAR

A categoria Born Classic da Stockholm Furniture & Light Fair é uma colaboração da renomada feira de móveis e iluminação com a casa de leilões Bukowskis. Os prêmios concedidos por ela vão para um novo item de mobiliário ou iluminação, que sejam considerados um clássico ou 'design potencial do futuro'. O objetivo aqui é reconhecer e incentivar um bom design que também, possa ser sustentável. 

Clássicos do Design de Amanhã  
Nomeado 2021 


Jenny Nordberg, “Accumulations”, Olsson & Gerthel 

O ambicioso processo de reciclagem que levou a este brilhante produto, deu-se por meio de uma collab (colaboração) muito bem-sucedida onde a luminária em estilo coluna está indo agora para produção em pequena escala na Suécia. Este é um grande exemplo do processo de design cuidadoso de Jenny Nordberg e também, de como os designers podem empurrar o mercado de design da iluminação para uma produção mais circular. O resultado é uma peça ousada, que incorpora em muito a urgência de nossos tempos atuais. 

A coleção de luminárias de porcelana 'OHM' do estúdio sueco Kauppi & Kauppi continua a se expandir com esta lançamento para 2021. O design do novo modela apresenta uma figura de vidro transparente grande e brilhante sob medida para lâmpadas compatíveis com soquetes E27. A instalação pode ser feita em paredes, tetos e mesas. 



Também lançada durante a Stockholm Furniture & Light Fair 2021, o design de Kauppi & Kauppi celebra a porcelana como material e a herança centenária do único produtor de porcelana para impressão úmida da Escandinávia. O design contribui com formas suaves que acrescentam uma dimensão sensorial e tátil, vivida manualmente. Espalhando uma luz quente e acolhedora, os novos modelos também recebem agora a opção para lâmpadas do tipo E27. A produção, é feita com uma perspectiva de longo prazo, onde as luminárias são projetadas e construídas de uma forma que se permita as peças serem desmontadas e substituídas se necessário, como na Economia Circular - juntando-se assim com a própria durabilidade do material porcelana, que têm condições de atingir um ciclo de vida excepcionalmente longo -potencialmente mais longo até do que muitos edifícios: nem vento, nem água e nem luz forte do Sol alterarão a superfície esmaltada do produto. 

DESIGN FUNCIONAL 

Ao lado da cama, a luminária 'Oblique' de Vincent Van Duysen embala um poder de iluminação em ângulo perfeito, num bonito pacote. Este recente design de luminária de mesa de Vincent, combina tecnologia de iluminação de ponta numa estética intuitiva, com funcionalidade dinâmica. Originalmente concebida como uma luminária de escritório, a 'Oblique' é uma evolução do modelo clássico de braço oscilante. Uma combinação engenhosa de LEDs e lentes - que só precisam de um pequeno espaço para produzir um feixe de luz extremamente brilhante e agrupado - cai obliquamente da cabeça da luminária sobre a mesa. 



A luminária minimalista e compacta fornece um poderoso feixe de luz assimétrico. Uma tecnologia patenteada torna a ferramenta perfeita para iluminar um espaço de trabalho não só no Home Office por exemplo como também, em qualquer parte da casa. A abordagem funcional do design é desenvolvida por meio de elementos como a ferramenta anti-reflexo, cabeça plana para impacto visual mínimo  graças às lentes ultra-planas patenteadas da Flos, sistema de carregamento sem fio integrado e uma entrada USB-C para carregar outros dispositivos. Vem em cinco acabamentos preto, branco, tons pastéis quentes e ferrugem. Com a 'Oblique', o arquiteto belga adiciona uma luminária doméstica versátil ao seu portfólio, completando sua visão de uma estética de design atemporal que abrange arquitetura, interiores e produtos. 

DESIGN DYS

No 10º aniversário de seu estúdio agora em 2021, a designer americana de iluminação Bec Brittain vem apresentar a todos sua nova coleção de iluminação, com a intenção em 'deixar de lado a perfeição'. A coleção radical intitulada Aries Rising Capricorn se junta ao showroom da Colony, em Nova York. A coleção Áries Rising Capricorn marca uma nova abordagem radical para seu design de iluminação. 



A designer afirma que a mudança das novas mostras (do seu estúdio agora para a Colony) "reflete o seu desejo de ser socialmente centrada na comunidade". As novas peças da coleção exibem uma imprevisibilidade intencional e uma qualidade "feita à mão" que torna cada uma delas, única: são produzidas com hastes de fibra ótica acrílica colorida, dobradas e modeladas à mão, uma a uma. Tudo no melhor estilo DIY ('Do It Yourself' ou, 'Faça Você Mesmo'). 

DESIGN UV-C 

O Disco de Teto UVC 365DisInFx da GE, foi um dos vencedores do 2020 NLB Art and Science Awards, do National Lighting Bureau (NLB), recebendo o Prêmio de Inovação em Não-Iluminação. O novo disco baseado em LED UV-C da GE Current pode desativar o novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID19) enquanto opera em um nível de irradiância seguro para a pele e os olhos humanos, por permitir o seu funcionamento com pessoas presentes no ambiente - algo até então inédito no mercado devido as rígidas regras de proteção exigidas nestes equipamentos!  


O comitê julgador do NLB Art and Science Awards compilou uma lista de candidatos em 2020 analisados de outros programas e prêmios de produtos no período, solicitando também contribuições de designers e outros profissionais da indústria de iluminação. Os participantes foram julgados por sua inovação na Arte da Iluminação, na Ciência da Iluminação ou em ambas. 

A Phillips também lançou em Março de 2021 no Brasil, novidades na iluminação UV-C com foco na desinfeção do ar, objetos e superfícies. Uma delas é a luminária para a desinfecção do ar sob a marca Signify (antiga Philips Iluminação), que pode ser usadas para desinfetar o ar mesmo com as pessoas dentro do ambiente, por serem instaladas a uma distância segura nos locais habitáveis e que contam ainda com blindagem especial para evitar a exposição a luz UV-C. 

Com estas luminárias, o ar passa pela parte superior do equipamento e então é desinfetado, através da radiação UV-C e fluxo natural do ar. Seu uso é indicado para escritórios, escolas, lojas, academias, além de outros cômodos que acabam recebendo muitas pessoas. 

O site Canaltec informou que os produtos já estão disponíveis no Brasil. Mas, numa busca feita hoje (13/03/21) no site da Philips no Brasil, não havíamos ainda localizado os produtos - apenas uma luminária de mesa UV-C já anunciada anteriormente, por R$1.099,00. Outros produtos anunciados (mas não encontrados no site) foram: 

- uma 'câmara de desinfecção' para desinfetar crachás, smartphones, bolsas, carteiras, laptops ou objetos entregues em recepções e também,
- um 'robô desinfectante autônomo' com capacidade de alcance em 36 metros quadrados de área circular e 20 metros quadrados de área quadrada 

DESIGN WELLNESS 

O Pendente Knit da Eureka fornece iluminação de alta qualidade enquanto ajuda a reduzir os níveis de ruído no ambiente. Sua superfície apresenta uma máscara termoformada feita de feltro em PET reciclado para absorção de som, que aumenta o conforto acústico no espaço onde ele for instalado. 



Ele destina-se a áreas onde o ruído é uma grande preocupação, incluindo pés direitos altos ou inacabados, escritórios abertos ou corredores com piso rígido. 



Oferecido em tons carvão ou cinza prata, o Knit tem uma borda que é um detalhe estético e estrutural, garantindo uma resistência que mantém a sua forma ao longo do tempo. 



Suspenso por três cabos de fácil instalação e ajuste, o design do pendente integra um cabo de alimentação para uma aparência de design verdadeiramente única. Este cabo é preto para o tom carvão e branco para o cinza prateado. A luz em LED pode ser entregue em 2228 lumens, 3414 lumens ou 5299 lúmens. As temperaturas de cor variam do 2700K ao 4000K, com IRC de >90. As potências do LED variam de 40W a 65W. 



Esta publicação será atualizada regularmente. Acompanhe para novidades. 

Fontes: Designboom, Wallpaper.com, NBL.org, LightNow, Canaltech 

Para visualizar produtos de alguns dos nossos fornecedores, por gentileza acesse também: 

codlux.com/suppliers


Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM 
UIA 2021 RIO Expo

A Capital Mundial da Arquitetura volta em 2021
LpS Digital Awards 2020

Celebrando profissionais, produtos e indústria Led no evento 
IES Illumination Awards 2020

Veja os projetos vencedores da Edição deste ano!
IES NYC Lumen Awards 2020

Veja os 14 Projetos Vencedores
37th Annual IALD Awards

Acompanhe todas as obras premiadas e inspire-se! 

Postagens mais visitadas deste blog

Faria Lima Plaza: o Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo . Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava em matéria especial, um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata , região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o  Faria Lima Plaza .  O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo famoso escritório de arquitetura  Kohn Pedersen Fox Associates  (KPF, que tem vários 'skyscraper' marcantes ao redor do mundo) e, tem potencial para se tornar um grande ícone do mercado imobiliário. O edifício conta com 40.937 m2 (440.643 pés quadrados) de área BOMA, dis

Lar Inteligente 360º

Olá! Durante quatro semanas, especialistas e fornecedores vão apresentar virtualmente temas inéditos e soluções tecnológicas. É o  Lar inteligente 360º , um projeto online da  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial . O objetivo é difundir conhecimento e promover debates com uma audiência seletiva e de forte influencia nos processos decisórios de projetos residenciais, tanto novos como na sua adequação de uso. Em todos os dias de palestras, haverão também apresentações de projetos, produtos e soluções para casas inteligentes e conectadas.  UM ENCONTRO VIRTUAL SOBRE TECNOLOGIA E O FUTURO DE NOSSAS CASAS! De 15 de setembro a 8 de outubro   Palestrantes:  Para conhecer melhor o programa e fazer sua inscrição gratuita, visite:   https://larinteligente.com.br/evento-online A Codlux® está acompanhando tudo e atualizará oportunamente esta postagem com as novidades mais importantes mostradas no evento, aguarde! ATUALIZAÇÃO EM 14/10/20 Acesse o resumo rápido do que j

Refletores em Led: na medida para a sua calçada

Olá! Muitas pessoas se perguntam quantos Watts em Led são necessários para iluminar sua calçada. Bem, aqui no Showroom Técnico da Codlux® por exemplo (que está localizado em uma área muito movimentada do Bairro de Pinheiros - bem ao lado do coração da região, o badalado "Largo da Batata") optamos por usar em nossos mais de 5 metros de calçamento, duas peças de refletores em Led branco frio 6000K com 30W cada (em detalhes nas imagens abaixo), voltados para baixo, com a intenção de iluminar bem o passeio e dar mais segurança e visibilidade, tanto aos pedestres quanto aos frequentadores dos Bares locais. Se fosse uma residência, apenas uma peça deste refletor bastaria para iluminar a entrada de uma garagem por exemplo. Mas em áreas comerciais, quanto mais iluminação a noite melhor. Se a sua casa tiver os mesmos 5,60 metros de nossa frente, você pode optar (se desejar espalhar melhor a luz), por dois refletores de 20W cada, posicionados um em cada lado do imóvel. Vo