Pular para o conteúdo principal

Lighting Product Design 2021

Olá! Tudo bom com você? Esperamos que sim!

O design de produtos de iluminação chegou a 2021. Vamos hoje aqui neste post destacar alguns deles, como de produtos de iluminação com design premiados ou inovadores em suas propostas até os mais genialmente simples. Porque o luminotécnico também pode passar por afirmações e provocações além das conhecidas propostas na construção de novos produtos. Aproveite as dicas: acreditamos que assim, você pode inspirar-se ainda mais nas 'escolhas finas' decisivas para o seu projeto, ampliando também os horizontes com estas surpreendentes possibilidades na iluminação de ambientes. 



DESIGN CIRCULAR

A categoria Born Classic da Stockholm Furniture & Light Fair é uma colaboração da renomada feira de móveis e iluminação com a casa de leilões Bukowskis. Os prêmios concedidos por ela vão para um novo item de mobiliário ou iluminação, que sejam considerados um clássico ou 'design potencial do futuro'. O objetivo aqui é reconhecer e incentivar um bom design que também, possa ser sustentável. 

Clássicos do Design de Amanhã  
Nomeado 2021 


Jenny Nordberg, “Accumulations”, Olsson & Gerthel 

O ambicioso processo de reciclagem que levou a este brilhante produto, deu-se por meio de uma collab (colaboração) muito bem-sucedida onde a luminária em estilo coluna está indo agora para produção em pequena escala na Suécia. Este é um grande exemplo do processo de design cuidadoso de Jenny Nordberg e também, de como os designers podem empurrar o mercado de design da iluminação para uma produção mais circular. O resultado é uma peça ousada, que incorpora em muito a urgência de nossos tempos atuais. 

A coleção de luminárias de porcelana 'OHM' do estúdio sueco Kauppi & Kauppi continua a se expandir com esta lançamento para 2021. O design do novo modela apresenta uma figura de vidro transparente grande e brilhante sob medida para lâmpadas compatíveis com soquetes E27. A instalação pode ser feita em paredes, tetos e mesas. 



Também lançada durante a Stockholm Furniture & Light Fair 2021, o design de Kauppi & Kauppi celebra a porcelana como material e a herança centenária do único produtor de porcelana para impressão úmida da Escandinávia. O design contribui com formas suaves que acrescentam uma dimensão sensorial e tátil, vivida manualmente. Espalhando uma luz quente e acolhedora, os novos modelos também recebem agora a opção para lâmpadas do tipo E27. A produção, é feita com uma perspectiva de longo prazo, onde as luminárias são projetadas e construídas de uma forma que se permita as peças serem desmontadas e substituídas se necessário, como na Economia Circular - juntando-se assim com a própria durabilidade do material porcelana, que têm condições de atingir um ciclo de vida excepcionalmente longo -potencialmente mais longo até do que muitos edifícios: nem vento, nem água e nem luz forte do Sol alterarão a superfície esmaltada do produto. 

A StressCrete ampliou sua linha de postes públicos decorativos com uma atualização do modelo K124 Paragon. 

Ele tem proporções elegantes e remete a uma época histórica, com iluminação superior para atender aos exigentes padrões atuais. Seu sistema óptico LED avançado oferece excepcional qualidade de luz, vida útil longa e alto nível eficiência energética. O design decorativo inclui tampo de alumínio sólido, vários anéis e escoras, capitéis, remates e braços do poste fiéis a época.

Por que amamos este novo e moderno modelo de poste público antigo? Simplesmente porque, ele nos remete a nossa memória afetiva para os antigos postes públicos da empresa Light, na cidade de São Paulo. Lembram deles? Hoje, eles estão abandonados a própria sorte! Mas, com algum esforço é possível ver alguns ainda inteiros, bem tratados e funcionando. 




Foto: Robson Giro, Janeiro de 2016.

Voltando para o K124 Paragon: suas lentes podem vir em acrílico ou policarbonato (onduladas). Outra excelente característica é a compatibilidade com controles, antenas e outras tecnologias para Smart City. O globo inovador com tecnologia Rotolock™ facilita a manutenção e, é confeccionado em polímero termoplástico de última geração. O acabamento KingCoat™ oferece qualidade superior na exposição ao ar livre contra intempéries e também, excelente proteção contra corrosões. LEDs (diodos emissores de luz) de alta potência da Cree X-Series são montados em um dissipador de calor vertical multifacetado em alumínio altamente condutor.



A grande novidade nisso é que, é possível fazer um retrofit completo em postes antigos com os próprios insumos criados na fabricação do K124 Paragon por exemplo! Isto porque, os diodos do modelo são montados em placas de circuito removíveis, de forma que fiquem em contato térmico total com o dissipador de calor vertical - que é aberto na parte inferior e ventilado na parte superior, para fornecer um resfriamento adequado pelo fluxo de ar que percorre o LED. Os defletores óticos do LED são construídos em termoplástico ABS, com superfície reflexiva metalizada a vácuo de precisão sobre cada diodo. A certificação ISO 9001 com IP66 completa os recursos embarcados, como as temperaturas de cor em 3000k e 4000K; IRC de >70 e 100.000 horas de funcionamento - tudo isso, podendo operar a temperaturas externas que variam dos 40°C negativos até os 70°C positivos. As cores disponíveis são: strobe white, brown metal, marina blue, gate gray, Chicago bronze, standard gold, standard black, federal green e rain forest. A garantia do produto chega a 7 anos. 

DESIGN FUNCIONAL 

Ao lado da cama, a luminária 'Oblique' de Vincent Van Duysen embala um poder de iluminação em ângulo perfeito, num bonito pacote. Este recente design de luminária de mesa de Vincent, combina tecnologia de iluminação de ponta numa estética intuitiva, com funcionalidade dinâmica. Originalmente concebida como uma luminária de escritório, a 'Oblique' é uma evolução do modelo clássico de braço oscilante. Uma combinação engenhosa de LEDs e lentes - que só precisam de um pequeno espaço para produzir um feixe de luz extremamente brilhante e agrupado - cai obliquamente da cabeça da luminária sobre a mesa. 



A luminária minimalista e compacta fornece um poderoso feixe de luz assimétrico. Uma tecnologia patenteada torna a ferramenta perfeita para iluminar um espaço de trabalho não só no Home Office por exemplo como também, em qualquer parte da casa. A abordagem funcional do design é desenvolvida por meio de elementos como a ferramenta anti-reflexo, cabeça plana para impacto visual mínimo  graças às lentes ultra planas patenteadas da Flos, sistema de carregamento sem fio integrado e uma entrada USB-C para carregar outros dispositivos. Vem em cinco acabamentos preto, branco, tons pastéis quentes e ferrugem. Com a 'Oblique', o arquiteto belga adiciona uma luminária doméstica versátil ao seu portfólio, completando sua visão de uma estética de design atemporal que abrange arquitetura, interiores e produtos. 

Esta luminária de mesa da AFROG também é outro equipamento de iluminação em LED que vem com base de carregamento sem fio e portas de carregamento USB. É uma lâmpada realmente multifuncional, que oferece modo de luz noturna, temporizadores e temperatura de cor ajustável. São cinco temperaturas de cor ajustáveis ​​para se adequar ao seu estado de humor (do 2.700 ao 6.000 K) mais cinco níveis de brilho. Um modo de desligamento automático por cronômetro desativa a luz LED em 30 ou 60 minutos. A base de carregamento sem fio Qi energiza o seu telefone tanto quanto o par de portas USB inclusos. O braço da luminária pode inclinar-se e girar em todas as direções. 


Funciona em 100V-240V via fonte de alimentação de 5V (já incluída) - a função de carregamento sem fio precisa desta fonte para funcionar. Outras características são o touch dimmer, função de memória e cuidado com os olhos. US $ 31,99 no site da Amazon americana. 

Luminária de Monitor Baseus Screen Hanging Light (Youth) é um equipamento para ser instalado na parte superior do seu monitor, auxiliando na iluminação do ambiente de trabalho ou de entretenimento, como games. Seu design foi especialmente pensado para uso nestas telas e, pode iluminar de forma direta a área de trabalho onde normalmente ficam o teclado e o mouse. 



Seu LED conta com temperaturas de cor fria, neutra e quente selecionadas pelo usuário - evitando assim a emissão apenas da luz azul, que pode causar fadiga ocular se usada por um período muito prolongado. Um painel de controle funciona através de toque direto ou deslizar de dedo nos ícones de comando: liga/desliga, temperatura de cor e intensidade de brilho. O acabamento com metal dá robustez e é agradável ao toque. O conector da luminária é do tipo USB-C na área de controle e USB comum para a fonte de energia. 



A venda na loja oficial da Baseus no AliExpress - que frete grátis para todo o Brasil.  

A Gear Razer Kiyo foi eleita pelo site da Wired como a melhor câmera para videoconferência em 2021. Isto porque, mesmo laptops e pcs de última geração geralmente não possuem webcams integradas com resolução de 1080p.

O equipamento foi classificado como a melhor webcam para a maioria das pessoas por também integrar uma luz LED embutida com ajustes automáticos e balanço de branco, o que garante sempre uma imagem bem mais nítida. Além disso a câmera é compacta, ideal para viagens. US $ 70 na Amazon americana (R$ 400,47 em cotação do dia 20/12/21). 

O que dizer do design inovador e contemporâneo do Pendente Lune? Inspirado na tendência orgânica, ele conta com difusores curvilíneos que acrescentam movimento natural e fluidez à decoração, numa proposta de arquitetura romântica e ao mesmo tempo, bem moderna. 



Com ponteiras de metal em acabamento dourado, é produzido em vidro soprado transparente, ampola interna em vidro opalino e, iluminado por um conjunto LED em 12v com 11W de potência. A temperatura de cor da luz é em 3000K, proporcionando cerca de 660 lumens de luminância. Funciona no modo bivolt (127V/220V) e tem dimensões entre Ø200 x C350 x A2098 mm. 




Os globos de vidro do Pendente Lune se movimentam para cima ou para baixo, através de cabos de aço que se ajustam em até 2,10m e, são alimentados por uma baixa tensão (12V). Com trava-cabos laterais acoplados, é possível obter ajustes rápidos de modo bem prático, proporcionando diferentes configurações e composições ao conjunto. Um produto da Studioluce

 

Vencedora do Prêmio Casa Vogue Design 2021, a Luminária Mobi da Lumini projetada por Fernando Prado é inspirada nos antigos lampiões, que eram transportados de um lado a outro. O designer criou uma peça igualmente portátil, com bateria recarregável e autonomia de no mínimo 12 horas. 



“Há algum tempo tenho pensado que os móveis e objetos deveriam ser mais dos moradores do que das casas” , diz Fernando Prado sobre sua luminária. "... Ainda criança, fui percebendo o poder que a arquitetura e o design têm de mudar a vida das pessoas e, para mim, essa é a função mais importante do meu trabalho" , completa.

DESIGN DYS

No 10º aniversário de seu estúdio agora em 2021, a designer americana de iluminação Bec Brittain vem apresentar a todos sua nova coleção de iluminação, com a intenção em 'deixar de lado a perfeição'. A coleção radical intitulada Aries Rising Capricorn se junta ao showroom da Colony, em Nova York. A coleção Áries Rising Capricorn marca uma nova abordagem radical para seu design de iluminação. 



A designer afirma que a mudança das novas mostras (do seu estúdio agora para a Colony) "reflete o seu desejo de ser socialmente centrada na comunidade". As novas peças da coleção exibem uma imprevisibilidade intencional e uma qualidade "feita à mão" que torna cada uma delas, única: são produzidas com hastes de fibra ótica acrílica colorida, dobradas e modeladas à mão, uma a uma. Tudo no melhor estilo DIY ('Do It Yourself' ou, 'Faça Você Mesmo'). 

Finalista do Prêmio Casa Vogue Design 2021, a Coleção Guarda-Luz da F. Studio é confeccionada em vidro soprado, acrílico, aço carbono, latão e luz em LED. Possui medidas variadas, compostas por modelos de mesa, arandelas e portáteis. 



Os designers do F. Studio desenvolveram alguns moldes para teste, que resultaram em 'tijolinhos de vidro' nas experimentações relacionadas à transparência e cores de luz, até chegarem aos sete "módulos luminosos: Lanterna (com um pegador que sugere um objeto portátil); Farol (para apoiar na mesa) e arandela Aurora. A produção é limitada a 10 unidades e cada modelo. Os vencedores do Prêmio Casa Vogue Design 2021 serão conhecidos em transmissão ao vivo, dia 31 de Maio as 20H00 no canal do YouTube da Casa Vogue. 

A luminária autoral do arquiteto Paulo Ricardo Domingos Magalhães, de 25 anos é desenhada digitalmente em madeira de compensado naval, cortada em uma máquina computadorizada e montada apenas nos encaixes - não usando portanto parafusos, rebites, cola ou pregos.



No processo de confecção, um arquivo dali é gerado e vai para a máquina (do tipo CMC Router), que corta as peças de acordo com comandos inseridos. Os cortes na máquina utilizem o máximo de chapa possível, evitando assim o desperdício. Segundo o designer, "...Todos as peças desta linha como luminárias e móveis, podem ser desmontadas sem problemas. Os produtos ficam mais práticos, onde é possível até criar itens seguros para crianças brincarem de montar e desmontar.”  

DESIGN UV-C 

Disco de Teto UVC 365DisInFx da GE, foi um dos vencedores do 2020 NLB Art and Science Awards, do National Lighting Bureau (NLB), recebendo o Prêmio de Inovação em Não-Iluminação. O novo disco baseado em LED UV-C da GE Current pode desativar o novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID19) enquanto opera em um nível de irradiância seguro para a pele e os olhos humanos, por permitir o seu funcionamento com pessoas presentes no ambiente - algo até então inédito no mercado devido as rígidas regras de proteção exigidas nestes equipamentos!  


O comitê julgador do NLB Art and Science Awards compilou uma lista de candidatos em 2020 analisados de outros programas e prêmios de produtos no período, solicitando também contribuições de designers e outros profissionais da indústria de iluminação. Os participantes foram julgados por sua inovação na Arte da Iluminação, na Ciência da Iluminação ou em ambas. 

A Phillips também lançou em Março de 2021 no Brasil, novidades na iluminação UV-C com foco na desinfeção do ar, objetos e superfícies. Uma delas é a luminária para a desinfecção do ar sob a marca Signify (antiga Philips Iluminação), que pode ser usadas para desinfetar o ar mesmo com as pessoas dentro do ambiente, por serem instaladas a uma distância segura nos locais habitáveis e que contam ainda com blindagem especial para evitar a exposição a luz UV-C. 


Com estas luminárias, o ar passa pela parte superior do equipamento e então é desinfetado, através da radiação UV-C e fluxo natural do ar. Seu uso é indicado para escritórios, escolas, lojas, academias, além de outros cômodos que acabam recebendo muitas pessoas. 

O site Canaltec informou que os produtos já estão disponíveis no Brasil. Mas, numa busca feita hoje (13/03/21) no site da Philips no Brasil, não havíamos ainda localizado os produtos - apenas uma luminária de mesa UV-C já anunciada anteriormente, por R$1.099,00. Outros produtos anunciados (mas não encontrados no site) foram: 

- uma 'câmara de desinfecção' para desinfetar crachás, smartphones, bolsas, carteiras, laptops ou objetos entregues em recepções e também, 

- um 'robô desinfectante autônomo' com capacidade de alcance em 36 metros quadrados de área circular e 20 metros quadrados de área quadrada 

A empresa japonesa Toyoda Gosei é conhecida por fabricar componentes para a indústria automotiva, sendo um braço ativo da montadora Toyota no mundo. Também foi nos laboratórios da empresa em 1991 que, com o auxílio do Prof. Isamu Akasaki (falecido este ano) da Universidade de Nagoya, desenvolveu-se os primeiros diodos emissores de luz azul - que juntamente com os LEDs vermelhos e verdes já disponíveis na época, possibilitou a criação da iluminação na temperatura de cor branca fria e também, das telas coloridas que estão hoje em todos os lugares. A Toyoda Gosei vai lançar e comercializar agora em Agosto, um novo produto doméstico: o Desinfetador-Desinfetante de Espaço Pessoal UV-C.

O equipamento usa LEDs ultravioleta (UV-C) profundos, que podem eliminar vírus e bactérias com eficácia. A linha UV-C da Toyoda Gosei está desenvolvendo também outros produtos para purificar o ar e a água com LEDs UV-C. O desinfetador UV-C pessoal pode capturar vírus e bactérias transportados pelo ar em um filtro interno no equipamento que os mata com uma eficaz irradiação UV-C. Ele também pode desodorizar o ar usando um fotocatalisador que decompõe possíveis substâncias odoríferas. O dispositivo é compacto e portátil, possui uma fonte de alimentação USB para poder ser usado em computadores ou qualquer lugar onde haja uma entrada de carregamento USB nos ambientes de escritório ou mesmo, quando o usuário estiver em movimento. E a grande 'sacada' deste produto portátil da Toyoda Gosei é a sua segurança: diferentemente de muitas outras propostas vistas por aí que tem design de 'vara mágica uv-c', o equipamento da empresa japonesa não emite luz UV-C diretamente nos olhos pois, toda a parte de desinfecção encontra-se bem 'escondida' da visão humana no interior do equipamento, evitando assim possíveis e perigosíssimos acidentes. A Toyoda Gosei mantém uma linha de produção em instalações aqui no Brasil. Resta saber agora se este desinfetador UV-C poderá ser fabricado e distribuído também no país. O preço sugerido no Japão é de JPY 5.980 (R$ 270,89 em cotação do dia 22/06/21). 

A amsOSRAM (vulgo Osram) lançou seu produto LED UVC em Novembro de 2021. Trata-se do chip Oslon UV 3636, que inativa até 99,99% dos vírus. Testes feitos em conjunto com a Universidade de Pádua comprovaram que, mesmo em intensidades muito baixas o SARS-CoV-2 (COVID-19) pode ser inativado efetivamente através da danificação do ácido nucléico (DNA ou RNA) dentro do vírus. 


Graças às suas dimensões compactas, LEDs UV-C como o Oslon UV 3636 da OSRAM podem ser instalados exatamente onde se fizer necessário uma desinfecção, como por exemplo em equipamentos de purificação do ar ou da água. Hospitais, clínicas, escolas, repartições públicas e outros ambientes atualmente muito sensíveis a aglomerações serão os mais beneficiados por mais esta opção de desinfecção. A chegada da Osram ao mercado mundial de LED UV-C só vem acirrar de maneira saudável a corrida pela liderança de vendas neste milionário segmento de iluminação desinfectante, que teve o seu boom na pandemia em 2020. E, conforme esta tecnologia avança, menor e mais eficiente se torna o design aplicado para estas soluções.  

DESIGN WELLNESS 

Pendente Knit da Eureka fornece iluminação de alta qualidade enquanto ajuda a reduzir os níveis de ruído no ambiente. Sua superfície apresenta uma máscara termoformada feita de feltro em PET reciclado para absorção de som, que aumenta o conforto acústico no espaço onde ele for instalado. 



Ele destina-se a áreas onde o ruído é uma grande preocupação, incluindo pés direitos altos ou inacabados, escritórios abertos ou corredores com piso rígido. 



Oferecido em tons carvão ou cinza prata, o Knit tem uma borda que é um detalhe estético e estrutural, garantindo uma resistência que mantém a sua forma ao longo do tempo. 



Suspenso por três cabos de fácil instalação e ajuste, o design do pendente integra um cabo de alimentação para uma aparência de design verdadeiramente única. Este cabo é preto para o tom carvão e branco para o cinza prateado. A luz em LED pode ser entregue em 2228 lumens, 3414 lumens ou 5299 lúmens. As temperaturas de cor variam do 2700K ao 4000K, com IRC de >90. As potências do LED variam de 40W a 65W. 


Nesta mesma linha da Eureka temos também o Soliscape, um produto da empresa de designer holandesa UNStudio feito para a marca Delta Light.



O apelo minimalista do equipamento de iluminação utiliza tecnologia com sensores para se adaptar-se a diferentes ambientes de trabalho, sendo um sistema de versátil e responsivo, centrado no ser humano para se adaptar ao comportamento e necessidades imediatas dos usuários. Os sensores respondem, aprendem e se ajustam às atividades diárias das pessoas - levando os 'edifícios inteligentes' a outro patamar de arquitetura responsiva.



Vários fatores ambientais afetam diretamente o bem-estar e saúde, incluindo luz, som, cheiro, qualidade do ar e temperatura. O Soliscape, combina duas dessas facetas - som e luz - para criar 'paisagens interiores' sensoriais que podem apoiar as pessoas em suas atividades diárias. O Soliscape também se conecta a sistemas já instalados para melhorar fatores ambientais importantes como mudanças na atividade, na iluminação e na acústica, se ajustando como uma "caixa de ferramentas" se combinam e criam peças minimalistas.



Suspensos em fios finos, painéis acústicos em forma de disco podem ser pendurados individualmente ou montados em uma estrutura meio cilíndrica. Uma iluminação linear direta e indireta em LED é incorporada à estrutura em forma de trilho, onde luzes com tecnologia melanópica da Delta Light usam refletores de alta eficiência, para ajudar a controlar o ritmo circadiano dos ocupantes.




O sistema é particularmente adequado para espaços com funções híbridas, uma vez que a iluminação se ajusta automaticamente quando uma mudança de uso é detectada. A flexibilidade do sistema todo garante que novos materiais e funções sejam adicionados a ele conforme os espaços conectados 'evoluam'.  Para mais detalhes, visite o site da marca. 

O novo Pendente Acústico Decorativo Eave da Focal Point combina iluminação com propriedades de amortecimento do som. O Eave pode ser especificado com acabamentos em madeira pura, feitas de carvalho branco serrado em três cores: carvalho branco, carvalho âmbar e carvalho expresso. Os acabamentos também estão disponíveis em pintura Branca, Preta ou Prata Titânio. As opções de cores nos cabo de alimentação são preto, branco e cinza. 


O LED embarcado oferece até 800 lumens indiretos ou 700 lumens diretos por pé direto e, pode ser controlado de forma independente para máxima flexibilidade e conforto visual nas várias opções de dimerização. O equipamento atende aos requisitos do Recurso L04 do WELL Building Standard. 



As cores do feltro PET para o isolamento acústico variam do neutro ao negro. Este material ecológico é 100% reciclável, com mais de 50% de suas fibras derivadas de garrafas plásticas PET reutilizadas: suas propriedades de absorção de som são ideais para ambientes planos, espaços amplos e superfícies rígidas. O desempenho acústico do sistema utiliza a tecnologia patenteada AirCore para absorção do som, reduzindo o impacto ecológico e fornecendo uma estrutura leve, de fácil instalação. 

Já se a sua ideia for dar ao espaço uma luz agradável com som ambiente tecnológico e inspirador - sem com isso comprometer o design de interiores com 'pesadas' caixas de com no teto - uma ótima solução bem interessante vem da empresa Zuma, sediada no Reino Unido e em San Francisco. A marca lançou seu mais novo produto para este fim: um alto-falante inteligente controlado por voz e integrado a um belo spot LED de embutir no teto! 

Chamado de Lumisonic, este super spot emite uma luz em LED de baixa temperatura de cor, que ajuda a regular o ritmo circadiano na experiência de luz ambiente. O alto-falante tem suporte ao AirPlay 2 da Apple e também, é compatível com o Spotify Connect e Alexa. O suporte ao HomeKit está sendo trabalhado, mas sem data definida. Outras especificações contam ainda com: 



-luz LED regulável ajustável em 1000 tons diferentes
- temperatura de cor entre o 3000k e o 5000k
-alcance da luz em 530lm (lumens)
-IRC (índice de reprodução de cor) em 90+
- ângulo de abertura da luz em 52˚
-75W de áudio estéreo em 2 vias com alta qualidade
-reprodução arquivos de audio nos formatos MP3, AAC, WAV, FLAC, AIFF e ALAC (Apple Lossless)
-conexão fácil via Bluetooth
-controle opcional pelo aplicativo Zuma
-vários modelos de embutidos/noframe a escolher
-fácil instalação

A Lumisonic está disponível no site oficial da Zuma no Reino Unido por £375 (R$2.783,92 em cotação do dia 31/05/21). A distribuição nos Estados Unidos acontecerá em breve, sem previsão exata. 

A GE pode ter deixado o mercado de lâmpadas ao vender sua unidade de iluminação geral para a empresa Savant. Mas, novos lançamentos ainda estão presentes hoje, como a nova linha Sun Filled, destinada para uma noite de sono mais tranquila. Outra grande vantagem destas lâmpadas é a melhora na aparência colorida dos objetos, através de um perfeito IRC (Índice de Reprodução de Cor). Elas oferecem um alto valor de IRC: >97. O resultado é uma luz bonita e clara, que realça a cor da decoração da casa. A maioria das fontes de luz em LED possui classificação bem menor que esta. 

Os modelos são do tipo R63 E27 e Bulbo E27, compatíveis com os bocais mais comuns encontrados em nossos abajures e soquetes nos tetos por exemplo. 

As novas lâmpadas LED ajudam a manter ritmo circadiano (ciclo natural de sono-vigília do corpo) porque, quando dormimos bem, nos sentimos bem e podemos preencher melhor o nosso dia. As novas Lâmpadas LED GE Sun Filled não emitem o exagerado espectro da luz azul (acima dos 5000K) que pode interferir no ritmo circadiano do corpo. Assim, fica mais fácil obter o tipo de sono de que os sonhos são feitos. O truque aqui é: simplesmente desligar todas as fontes de luz artificial e ligar as novas lâmpadas em LED Sun Filled da GE algumas horas antes de se deitar, para eliminar a tempo o restante do espectro da luz azul ambiente - que pode interferir na boa noite de sono. 



O preço de venda é de US $13,99 a US $15,99 (R$ 89,57 em cotação do dia 16/04/2021), disponíveis em lojas autorizadas dos EUA como a Lowes na Califórnia e Nevada ou, na Amazon americana. 

Troffer T-Bar da marca Leviton Viscor foi lançado este ano e, trata-se de um painel recuado nível premium que conta com uma lente côncava/convexa, projetada para dar estilo moderno e conforto visual aos ambientes, com o seu corpo raso. 

A luminária apresenta uma caixa de baixo perfil, adequada para tetos baixos ou obstruídos - onde a lente côncava fornece controle de brilho adicional, aumentando o apelo arquitetônico de áreas de escritórios, lojas de varejo, salas de aula, hospitais, lares de idosos, hospitalidade e novos espaços de construção.



As opções das lentes côncavas/convexas podem ser utilizadas individualmente, para criar uma aparência limpa e sutil ou, combinar num design  arquitetônico verdadeiramente diferenciado. As luminárias fornecem controles laterais integrados, juntamente com outras opções como: 
• Comutação sem fio 
• Detecção de ocupação 
• Luz do dia 
• Controle de luminária ou de nível de grupos 
• Programação de hora do dia 

Vem de fábrica com: 
• Dimerização de 0-10
• IRC de 80+
• Temperatura de cor em 3000K, 3500K, 4000K e 5000K
• 2400a 5000 lumens 

Possui ainda compatibilidade com os seguintes controladores: 

• Lutron: Vive Wireless Individual Fixture Controller 
• OSRAM: Wireless Control Module (WCM), Wireless Area Lighting Controller (WALC) 
• Audacy: 347V Luminaire Controller 
• Casambi: Bluetooth Controller 
• Acuity: nLight Dimming Device 
• Douglas: Dialog Bluetooth Controller 
• Luxon: Wireless Build-In Activator  

A Nanoleaf é outra empresa bem conhecida de tecnologia LED que tem no seu portfolio de produtos, os famosos painéis coloridos montados a gosto do cliente - tanto para iluminação quanto decoração dos ambientes. Eles dão uma ar moderno e sofisticado a sala de estar quando acesos por exemplo. Mas, apagados nem tanto: permanecem num branco de aparência bastante medíocre. Este ano porém, um upgrade no design dado para o lançamento de uma nova linha, chamada Nanoleaf Elements, resolveu parte deste problema, com um acabamento bem mais elegante e semelhante a madeira. Dizemos 'parte' porque, nem todos podem preferir esta textura amadeirada (nós amamos!). 



As luzes LED no novo Elements também contam agora apenas com as temperaturas de cor branco frio e branco quente, visando um aspecto mais natural. Com 11 efeitos de iluminação predefinidos, você poderá então simular nos novos painéis a iluminação vinda de uma lareira crepitante ou cachoeira relaxante, podendo também criar as suas próprias cenas, usando um aplicativo.



Cada canto do painel pode iluminar-se independentemente um do outro, ajudando para que os efeitos se pareçam mais orgânicos. Assim como nos modelos antigos, a linha Elements é sensível ao toque e reage ao ritmo da música tocada no ambiente. Agora, as luzes LED inteligentes no Nanoleaf Elements ficarão tão belas acesas quanto apagadas. Os preços do kit inicial Nanoleaf Elements estão a partir de US$ 299,99 (R$1.519,86 em cotação do dia 04/06/21) no site oficial da marca. 

Permanecer em segurança também é uma questão de bem estar. E a Floodlight Pro da Ring, traduz bem este sentimento com o seu recurso chamado 'detecção de movimento 3D'. Ele usa um radar para determinar a distância e os ângulos dos objetos e assim, melhorar os alertas de movimentos realizados na área monitorada por sua câmera. A visão aérea do equipamento fornece um mapa que mostra um 'caminho de pontos' quando as pessoas percorrerem ou visitarem a sua propriedade. Resistente às intempéries e acompanhado de um fio terra para aterramento, sua câmera gira em todas as direções e ilumina todos os ângulos alcançados com um potente LED de até 2000 lumens, na temperatura de cor branco quente 3000K. Você pode mover esta câmera para cima e para baixo ou, girá-la para ajustar o alvo ao seu gosto. 



A Floodlight Pro possui gravação de video com qualidade HD 1080p HDR. O áudio gerado pelo microfone e alto-falante embutidos é extremamente alto na comunicação entre as pessoas, com uma sirene de alerta em 110 decibéis ativada remotamente por meio de aplicativo para deter um intruso ou pessoa indesejada. Funciona bem com os dispositivos Alexa, especialmente na Echo Show. A conexão é feita por rede Wi-Fi, que transmite vídeo ao vivo da sua casa diretamente para o seu dispositivo móvel. O armazenamento dos arquivos gerados é feito via nuvem. Outras características são: 
-sensor de movimento
-montagem ajustável
-visão noturna colorida
-cancelamento de ruído
-zonas de movimento personalizáveis

A venda por US $250 (1.261,30) na Amazon americana. 

DESIGN DIVERTIDO

Que tal ter um céu estrelado projetado em sua casa? O Projetor LED IYUT 3 em 1 para teto Galaxy Light custa US $ 32,99 (R$165,76 em cotação do dia 17/06/21) na Amazon americana. 


Este divertido projetor traz um fantástico céu noturno para dentro do ambiente e possui 10 cores de iluminação, três níveis de brilho e três configurações de velocidade. Inclui alto-falantes embutidos que funcionam pareados com smartphones via Bluetooth ou por USB para reproduzir as músicas, enquanto luzes dinâmicas rotacionais projetadas em 360​​° piscam ao redor. 



Cenas como 'ondas do mar' criarão uma linda aurora galáctica na sua sala. Você pode ainda criar a atmosfera que desejar. 


O produto foi projetado com combinações de luz em LED e laser: portanto, não deve ser usado no 'modo laser' diretamente nos olhos das pessoas e também, deve se mantido bem longe do alcance das crianças e idosos. 

Confeccionada em impressão 3D na forma de Saturno e seu famoso anel, a Luminária UooEA Saturn funciona como um belo planeta cintilante, adicionando diversão à decoração do quarto de crianças, meninas ou bebês. 


São 16 opções de cores suaves de luz e mais 4 modos predefinidos com variados efeitos de decoração para festas, noivados, leitura e sensação de segurança à noite. O alto brilho e as cores vibrantes junto a baixa iluminação de 2W tornam o ambiente aconchegante para o descanso. Pode-se diminuir a luz em LED com 7 níveis de brilho - a função 'memória de brilho' se lembrará da última configuração aplicada.



Você pode ligar/desligar a luminária ou mudar a sua cor tocando na porta de carregamento ou no controle remoto. A bateria de lítio de 500mAh suporta até 8 horas de iluminação. US $ 23,99 (R$120,65 em cotação do dia 17/06/21) na Amazon americana. 

A Nanoleaf Lines transforma os outrora clássicos painéis hexágonos da marca, agora em linhas de luz. As novas barras de LED retroiluminadas da Nanofeaf contam com mudança de cor que você pode projetar como quiser. Como os outros painéis da Nanoleaf, o 'Lines' são habilitados para funcionar apenas em modo Wi-Fi pelo aplicativo da Nanoleaf ou, pelo controle remoto incluso. Eles também são compatíveis com HomeKit , Google Assistant e Alexa - para que estes comandos de voz ajustem as luzes. As 'linhas' LED da Nanoleaf se fixam facilmente à parede com um adesivo forte e se conectam umas às outras, por meio de um design modular simples. As luzes são retroiluminadas, mudando de cor em uma única barra ou no conjunto de LEDs ao mesmo tempo. 



São 19 cenas coloridas disponíveis, mas você também pode criar as suas próprias. As linhas quando acesas interagem músicas, filmes e jogos tocados no ambiente, sincronizando suas luzes com o que quer que seja executado. Espelhos opcionais em preto e rosa serão vendidos separadamente a partir de Dezembro, caso você queira mudar a aparência das suas luzes. O Kit custa US $ 200 (R$ 1.112,52 em cotação do dia 25/11/21) para nove barras LED. O pacote de expansão de US $ 80 (R$ 445,22 em cotação do dia 25/11/21) inclui três luzes adicionais. 

O Verão começa dia 21 de Dezembro. Medo de passar calor no home office? Que tal então um ventilador-relógio USB acoplado ao seu notebook ou PC? Este pequenino gadget faz isso em tempo real e ainda com função de exibição de temperatura. 



As lâminas do ventilador são de PVC macio e seguras para uso, com haste flexível para sua posição preferida. Basta conectar a qualquer porta USB sem instalar qualquer driver e ter uma brisa fresca em qualquer lugar. A ventoinha tem lâminas especiais que criam o mostrador de relógio iluminado por  LED! US $ 15,99 no site da Amazon americana (R$ 91,53 em cotação do dia 20/12/21). 

DESIGN PROFISSIONAL 

Astera lançou em Maio de 2021 o AX2 PixelBar com tecnologia LED. A empresa especialista em iluminação LED sem fio apresenta o seu novo aparelho de iluminação 'wall wash' linear com controle sem fio, bateria embutida, LED individual e ângulo de abertura em 21º. 

A barra AX2 da Astera é totalmente controlável sem fio e vem como opcionais, diversos acessórios para montagem que fornecem soluções as mais variadas aplicações na iluminação de shows, espetáculos, lives, produções de TV e instalações arquitetônicas. Conta com duas versões: barra de 1 metro com 16 LEDs de 10 W e barra de 50 cm com 8 LEDs de 10 W. Elas foram desenvolvidas para atender à demanda por luzes tipo 'lavagem de parede' (temo usado para o 'wall wash') nos demais equipamentos de iluminação da marca Astera compatível com as linhas AX e Titan. A AX2 apresenta altos índices de CRI (Índice de Reprodução de Cor), podendo ir do 1750K ao 20.000K (Vermelho, Verde, Azul, Menta, Âmbar). Sua calibração digital permite reproduzir qualquer filtro de cor ou gel. É controlada por aplicativo dedicado ou outros tipos de conectores como o DMX 2,4 GHz ou controle remoto infravermelho, facilitando a ligação em cadeia de outras unidades. A bateria dura até 20 horas e a proteção externa conta com IP65. A venda no site da Astera. 

Quando falamos em soluções de design para a iluminação em LED, podemos não apenas estar nos referindo ao 'observável', ao belo e ao provocador. O design no desenvolvimento de produtos de iluminação passa também necessariamente pelos componentes internos destes equipamentos, principalmente na implementação das novas tecnologias - como aquelas a serem utilizadas nas smart cities (cidades inteligentes). E, neste sentido, destacamos agora um produto promissor desenvolvido por um membro da DALI Alliance (Digital Illumination Interface Alliance ou, DiiA): o primeiro controlador Zhaga-D4i certificado do mercado: o Tridonic controller Zhaga-D4i
Trata-se do  primeiro controle Zhaga-D4i do mundo, que permite controlar e monitorar remotamente a iluminação pública inteligente. Ele foi certificado e padronizado internacionalmente pelo Consórcio Zhaga e pela Aliança DALI (um consórcio global aberto de empresas de iluminação que impulsiona o crescimento de soluções de controle de iluminação com base na tecnologia 'Digital Addressable Lighting Interface', ou DALI). O controlador Tridonic permite que agora, as luminárias certificadas Zhaga-D4i se conectem a plataformas IoT/Smart City para um uso mais inteligente e com economia racional da energia consumida.  Dee Denteneer, secretário-geral do Consórcio Zhaga, declarou no lançamento que: 
“Até agora tem sido muito difícil combinar a longa vida útil da infraestrutura de iluminação pública externa com os desenvolvimentos dinâmicos em comunicação digital na tecnologia de sensores. Isso levou a uma subutilização da infraestrutura de iluminação para as aplicações inteligentes. Agora, as luminárias públicas podem realmente ser atualizadas 'in loco' e em tempo real, acompanhando assim o rápido desenvolvimento da tecnologia digital” 
O ecossistema de produtos certificados Zhaga-D4i para iluminação em rodovias consiste em luminárias Zhaga-D4i com um receptáculo Zhaga, que pode acomodar um sensor de comunicação certificado D4i com uma placa correspondente. O uso do D4i permitirá agregar o DALI em luminárias inteligentes para que elas sejam preparadas para a IoT (Internet das Coisas) nas cidades inteligentes mundo afora. 

Esta publicação será atualizada regularmente durante o ano de 2021. Acompanhe para novidades. 

Fontes: Designboom, Wallpaper.com, NBL.org, LightNow, Canaltech, LED Professional, Edison Report, Dezeen, c|net, Casa Vogue, MacMagazine, Casa Vogue, Techradar, targetHD, Música & Mercado, Insider, Campo Grande News 

Para visualizar também produtos de alguns dos nossos fornecedores, por gentileza acesse: 

codlux.com/suppliers

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

LEIA TAMBÉM 
UIA 2021 RIO Expo

A Capital Mundial da Arquitetura volta em 2021
LpS Digital Awards 2020

Celebrando profissionais, produtos e indústria Led no evento 
IES Illumination Awards 2020

Veja os projetos vencedores da Edição deste ano!
IES NYC Lumen Awards 2020

Veja os 14 Projetos Vencedores
37th Annual IALD Awards

Acompanhe todas as obras premiadas e inspire-se! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.