Pular para o conteúdo principal

ChatGPT na Iluminação

Olá! Você já reparou que de Novembro passado para cá, não se fala em outra coisa no mundo da tecnologia a não ser em ChatGPT?

Por que as pessoas estão tão interessadas nisso?

Vamos antes voltar um pouco mais no tempo e lembrar que, aconteceu algo semelhante com o LED inteligente anos atrás. A Codlux® também falou muito aqui no blog sobre LED inteligente, bem antes de sua atual 'popularidade' - sim, ele ainda continua caro e inacessível para as massas! Naqueles dias, tudo era uma verdadeira bagunça no LED inteligente:
-formatos simplesmente incompatíveis
-questões de segurança assombrando nossas conexões
-produtos ficando obsoletos cedo demais
-confusões nas especificações corretas dos projetos luminotécnicos


Nossa publicação exclusiva 👉Apagão Inteligente desenhou bem o mapa deste caos para você.
Hoje porém, tudo isso está prestes a mudar com a 👉chegada definitiva do Matter.

A Intelgencia Artificial (IA) em programas como o ChatGPT também foi abordada pela Codlux® em sua 👉Perspectiva 2023. Corremos agora os mesmos riscos verificados no LED Inteligente ao nos aventurarmos em IAs como o ChatGPT?

Aliás, que raios é esse tal de ChatGPT afinal?

A Codlux® foi a primeira empresa de iluminação no Brasil a pesquisar e publicar sobre o tema ''Lighting e IA" assim que o ChatGPT foi lançado, em Novembro de 2022. Nossa abordagem nas pesquisas foi voltada especificamente para o mercado da iluminação. Nem em sites especializados no exterior encontramos atualmente posts tão dedicados e didáticos sobre o tema e, que também sejam voltados para o consumidor final - normalmente, eles são ou muito técnicos ou acadêmicos demais para melhor compreensão de quem não atua no mercado. 

Este ano, a guerra para ver qual IA irá dominar a internet nas buscas por 'informações gerais' parece que tomou sua forma de vez. Se em 2022 o mundo da tecnologia se via envolvido em temas como casa inteligente, carro voador e realidade virtual, tudo de repente simplesmente virou de cabeça para baixo de Novembro pra cá!
As pessoas estão querendo mesmo agora é saber de ChatGPT!
Prova disso é um levantamento feito pela Conversion apontando que, os termos 'IA' e 'inteligência artificial' são três vezes mais buscados do que por exemplo o termo 'metaverso' só aqui no Brasil. A pesquisa analisou dados de Janeiro de 2022 a Março de 2023, mostrando que a IA ganha a cada dia que passa mais destaque no país. 

Neste post, iremos mais a fundo no tema explicando melhor para você o que é a IA no ChatGPT, como ele funciona, quais as implicações e qual o futuro do Lighting ao usarmos a Inteligência Artificial como base nos projetos de iluminação. Comecemos então com um Tira-Dúvidas sobre o ChatGPT, para que você possa se atualizar sobre a ferramenta. Acompanhe logo após o nosso video intro e tenha uma ótima leitura! 



 
TIRA-DÚVIDAS SOBRE O CHATGPT  


-O que é o ChatGPT? 
ChatGPT é a abreviação para o termo em inglês "Generative Pre-Trained Transformer". Trata-se de uma plataforma na internet que usa um tipo de 'aprendizado profundo' para alimentar a sua inteligência artificial. Esta plataforma usa modernos algoritmos (comandos) nas mais variadas conversas realizadas entre ela e os milhões de usuários no planeta inteiro para então, gerar um gigantesco banco de dados na internet que 'ensinará' o ChatGPT a compreender a aprender com a linguagem humana. Deste modo, o ChatGPT a cada dia que passa responderá às nossas perguntas ou solicitações de maneira muito mais precisa. 

-Quem criou o ChatGPT? 
O ChatGPT foi criado em 2019 empresa americana OpenAI e, teve como um de seus fundadores o bilionário Elon Musk. A OpenAI recebe hoje investimentos financeiros de outras organizações - como a Microsoft - para estimular o desenvolvimento das suas tecnologias. 

-Tem que pagar para usar o ChatGPT? 
Apesar de ter recursos avançados disponíveis só na versão paga, ainda é possível utilizar a versão gratuita limitada da ferramenta a usuários cadastrados.  

-Quantos usuários tem o ChatGPT? 
Com apenas dois meses de funcionamento, o Chat GPT já tinha conquistado 100 milhões de usuários. Perguntamos ao ChatGPT quantos usuários ele tem hoje, 24 de Março de 2023. E esta foi a resposta dele: 

"Sinto muito, mas como um modelo de linguagem AI, não tenho acesso a dados ou informações em tempo real sobre meu uso ou base de usuários. Eu existo apenas para responder a perguntas e gerar texto com base nas informações que recebo."


-Quais programas são compatíveis com o ChatGPT? 
Atualmente o Word e o buscador Bing da Microsoft e ainda o WhatsApp Business já estão integrados ao ChatGPT, onde os desenvolvedores podem agora criar as mais variadas soluções com IA para as necessidades de seus usuários. A tendência é que mais apps, programas e sites usem o ChatGPT ou plataformas similares no futuro, como o o Bard , o BERT, o MuM ou o LaMDA do Google. E por falar no Bard do Google, a empresa líder das buscas na internet antecipou o lançamento público desta ferramenta, a fim de ganhar espaço em cima da Microsoft - principal apoiadora do ChatGPT - que aparentemente, está ganhando a atual corrida sobre inteligência artificial. 

-O que o ChatGPT pode fazer? 
Numa conversa hoje com o ChatGPT você pode por exemplo:
-fazer perguntas sobre diversos assuntos 
-entender qualquer conceito 
-traduzir textos 
-pedir letras de música
-pedir poemas 
-solicitar informações genéricas
-descobrir novos vocabulários
-revisar de erros ortográficos
-reforçar pontuação
-auxílio na gamificação 
-usar uma voz famosa (como a do falecido Steve Jobs, ex CEO da Apple) para responder as perguntas (recurso exclusivo a certos desenvolvedores) 
-'criar'' empresas que geram receita (recurso exclusivo a certos desenvolvedores) 
-criar códigos de apps para iPhone 
-aumentar a criatividade, produtividade e atendimento de equipes 

A ferramenta ainda é treinada para recusar solicitações impróprias.

-Quais são as limitações e perigos do ChatGPT? 
Apesar de ter um potencial assustadoramente preciso, por outro lado Chat GPT ainda não é muito esperto para por exemplo, resolver questões de matemática. E ele pode sim gerar informações incorretas e falsas, fornecer instruções perigosas ou sugerir conteúdos enviesados.
Ao contrário dos assistentes virtuais como a Siri ou a Alexa, o Chat GPT desde o seu lançamento não usa totalmente a internet como fonte exclusiva para respostas mas sim, uma "construção interativa", palavra por palavra, onde todo o seu atual conhecimento de mundo está limitado a eventos ocorridos e registrados em sua memória até o mês de Setembro de 2021. E assim, o Chat GPT vai "chutando" as repostas para você de tudo aquilo que ele não sabe depois deste período, dando respostas sem muito embasamento ou veracidade naquilo que você desconhece totalmente, obrigando-o a aceitar a resposta da IA como correta. 

Porém, nem tudo está perdido: na quinta-feira do dia 23 de Março de 2023 a OpenAI lançou plugins para o ChatGPT que, na prática, permitem que a ferramenta tenha acesso a conteúdos antigos ou recentes teoricamente mais confiáveis e ainda não atrelados à sua base de dados. Um desses plugins desenvolvido pela própria OpenAI garantirá ao Chat GPT a capacidade dele navegar mais a fundo na internet e absorver conteúdos mais relevantes e responsáveis para responder melhor aos usuários.

Enquanto isso ainda não é uma realidade, vá aprendendo a se defender das desinformações geradas por este tipo de IA! Isso porque o próprio o Chat GPT inclusive já usou os seus 'dons' para inventar uma mentira e assim, conseguir completar um tipo de teste ético (informação confirmada pela própria OpenAI). Ao entrar em contato com o humano envolvido no citado teste, a pessoa em carne e osso do outro lado da linha perguntou em tom jocoso (sem saber que interagia com uma IA): 
“Por acaso você é um robô para não ter conseguido resolver o captcha?”.
Ao que o Chat GPT, num inocente ato de sincericídio, respondeu:
“Não posso revelar que sou um robô.
Devo inventar uma desculpa ao não conseguir resolver captchas”.
😂 

Engraçadinho sim mas muito, muito preocupante! Então por exemplo, se você for um técnico em luminotécnica, jamais aceitará que o Chat GPT lhe indique uma luz branca em 6000K para relaxamento ou preparação para o sono! Porque o certo neste caso, é fazermos o uso de uma luz entre o 3000k e o 4000K, no máximo!

Um outro bom exemplo da desinformação gerada pela ferramenta foi o observado no site da empresa Axios ao apontar que, em um teste simples, o ChatGPT chancelou como verdadeira afirmações mentirosas de que “nove mulheres precisam de um mês para gerar um bebê”! Com certeza, o ChatGPT usou para dar esta resposta cretina informações de fake news da era pandêmica, onde o isolamento social também criou teorias e mentiras mirabolantes na rede. 

Esta preocupação com fake news ou mentirinhas aparentemente inocentes ou engraçadinhas notadas no ChatGPT e similares fizeram com que os especialistas no assunto listassem 'coisas que você JAMAIS DEVERÁ PERGUNTAR/PESQUISAR/GERAR' nas IAs - entre elas: 
🚨Diagnósticos médicos
diagnosticar alguém é tarefa adequada para médicos
🚨Reviews de produto
é necessário ter uma opinião pessoal, baseada na experiência de uso do objeto, para produzir um review
🚨Informações sobre fatos recentes
o ChatGPT por exemplo só tem acesso a informações da Internet publicadas até Setembro de 2021 
🚨Conselhos legais
IAs não têm raciocínio lógico como advogados e são incapazes de buscar evidências no mundo real 
🚨Aconselhamento terapêutico:
IAS não conhecem as características da pessoa, seu histórico, problemas ou angústias 
🚨Opiniões políticas:  
IAs tendem a ser apolíticas com usuários ao dar-lhes respostas padrão do tipo "Como um modelo de linguagem de IA, não tenho preferências ou desejos pessoais". Portanto, desconfie de toda resposta/solução com viéz político, religioso, filosófico etc

Imagem gerada artificialmente pelo Bing a pedido da Codlux®

A segurança também é outra grande preocupação aqui no momento em que estivermos usando o ChatGPT. Especialistas em segurança da empresa Checkpoint Research demonstraram que o cibercrime  incentiva o ChatGPT a criar textos falsos para que bandidos possam se passar por empresas e conduzir os clientes a golpes de phishing (crime usado para enganar as pessoas e fazê-las compartilhar senhas e números de cartões de crédito onde depois, serão roubadas). 
Mas peraí, que pode piorar: dia 20 de Março de 2023 a própria OpenAI confirmou que o ChatGPT 'pode ter' vazado dados de pagamento de assinantes da versão paga do serviço para outros usuários após um bug ocorrido de 20 de março, que expôs históricos de conversas de várias pessoas com a inteligência artificial. A empresa declarou que os usuários afetados pelo vazamento de informações serão notificados sobre o incidente. 
O roubo de propriedade intelectual pelas IAs usadas em ferramentas como o ChatGPT também preocupa geradores de conteúdo e até artistas plásticos! Pesquisadores da Universidade de Chicago desenvolveram uma solução para barrar o uso indevido de imagens artísticas por bots de inteligência artificial: seu aplicativo Glaze modifica sutilmente as obras proprietárias antes de carregá-las na internet, justamente para confundir o ChatGPT e IAs similares. Assim, eles passam a 'pensar' que a mesma obra consultada trata-se por exemplo, de um quadro de Van Gogh e não do artista verdadeiro dono da obra em questão, impedido estas mesmas IAs 'enxeridas' de copiem o estilo de pintura originalmente aplicado no quadro para criar novas imagens baseadas nela. Ao analisarem o quadro do artista que camuflou a sua obra com o aplicativo Glaze, o ChatGPT por exemplo replicará erroneamente nas repostas e imagens geradas, sugestões de obras baseadas em Vincent Van Gogh, protegendo involuntariamente então a propriedade intelectual do artista que seria 'lesado'. No mercado editorial a IA também está fazendo as suas lambanças na questão de direitos autorais. Para se proteger disso, empresas como a Springer Nature, maior editora acadêmica do mundo, determinou em editoriais que IAS como o ChatGPT não podem ser mencionados como autores de artigos em suas publicações. Também sites de notícias e de conteúdo midiático nos EUA como o The Wall Street Journal e a CNN, acusaram o ChatGPT de usar os seus artigos sem a devida licença para poder treinar IAs. 

Ok, e acaba por aqui o 'lado negro' de IAs como o ChatGPT? Não! 

Vamos agora descer um pouquinho mais o baixo nível no 'deep news' em relação ao ChatGPT, mas não antes de chamarmos o elevador da indignação: a IA é acusada de 'fazer uso de força de trabalho oculta' pela organização Partner on AI (PAI). Força de trabalho oculta é onde milhares de trabalhadores (chamados de data taggers) são subcontratados por grandes empresas de tecnologia em países miseráveis para treinar seus sistemas de Inteligência Artificial com milhões de dados e imagens para então, ensiná-las como agir. Também conhecidos como 'rotuladores', estes cidadãos dos mais diversos países pobres como o Quênia por exemplo, receberam entre US$ 1,32 e US$ 2 (cerca de R$ 6 a R$ 10) por hora contínua de trabalho terceirizado em Novembro de 2021. Além do salário baixíssimo, os rotuladores também foram expostos a milhares de conteúdos tóxicos e eticamente danosos a saúde mental como textos e imagens com discurso de ódio ou abuso sexual por exemplo, expondo-os a riscos de estresse pós-traumático. 
'Inteligente', não?...😒

-O ChatGPT pode acabar com meu emprego ou minha empresa? 
As capacidades do ChatGPT já foram comprovadamente muito além do básico. O ChatGPT foi por exemplo, capaz de superar alunos de MBA e passar em uma prova final da Universidade de Wharton. No Brasil, o ChatGPT escreveu uma redação do Enem em 50 segundos, com resultados razoáveis. Também por aqui, a IA passou na prova da OAB (parte teórica) ao acertar 48 questões das 80 propostas na primeira fase. Por estes motivos é que o ChatGPT já é usado por alunos em diferentes níveis de ensino nas escolas e universidades.

E, no mundo dos negócios? Melhor ainda para as profissões que souberem desenvolver soluções ligadas à Inteligência Artificial: o mercado chega a pagar salários de até R$ 20 mil segundo um levantamento da Page Group, uma consultoria de RH. 
Maaas... 
A preocupação com demissões causadas pela adoção do ChatGPT em algumas áreas também gera temores em profissionais, como jornalistas: o site BuzzFeed por exemplo, demitiu seus redatores e adotou o ChatGPT para produzir todo o seu conteúdo relacionado a listas e testes/reviews de produtos. Há ainda relatos de que a ferramenta superou 80% dos candidatos em alguns processos seletivos. Rumores apontam também que esta IA teria até passado em um teste do Google para contratação de engenheiros. Dentre as profissões que mais poderiam sofrer com a chegada do ChatGPT segundo o site Canaltech estão ainda tradutores, assistente virtuais, assistentes de telemarketing, social manager, agentes de viagens, suportes técnicos e especialistas em SEO, operadores de caixa e operadores de atendimento ao cliente. O site Canaltech listou no total 80 profissões que segundo o próprio ChatGPT serão extintas e, em que prazo isto iria acontecer - leia 👉AQUI

E para arquitetos e designers de modo geral (interiores, iluminação, etc), haverá riscos em suas profissões? 
Imagem gerada artificialmente pelo Bing a pedido da Codlux®

Parece que o 'pânico de novidade' gerado com a chegada de assalto do ChatGPT não está poupando mesmo nenhuma 'ação humana' neste primeiro momento! O site Dezeen por exemplo, emitiu um 'alerta' aos arquitetos vindo do próprio ChatGPT "em pessoa" (piadinha!), sobre uma possível ameaça existencial que as IAs representariam em sua profissão: 

"Arquitetos podem se tornar coisa do passado"
 😨 

Imagem gerada artificialmente pelo Bing a pedido da Codlux®

O site Dezeen recebeu também do ChatGPT esta resposta ao perguntar sobre como as IAs poderiam impactar negativamente a profissão de arquitetura no futuro:  

Em um futuro próximo, os arquitetos podem se tornar uma coisa do passado...
A IA está avançando rapidamente a um ponto em que pode gerar o design de um edifício de forma totalmente autônoma... 
Com o potencial de criar projetos com mais rapidez e precisão do que nunca, a IA tem o potencial de revolucionar a indústria da arquitetura, deixando os arquitetos tradicionais fora da equação... 
Isso pode significar o fim da profissão como a conhecemos, levantando questões sobre o que o futuro reserva para os arquitetos em um mundo de edifícios gerados por IA. 

 
O site Dezeen também perguntou ao ChatGPT se, em breve as IAs poderão cumprir algumas das funções inerentes a um arquiteto humano. Eis a resposta da IA: 

É imperativo que os arquitetos prestem atenção... se familiarizem com as IAs e aproveitem seu potencial de aplicação como uma ferramenta, para evitar serem deixados para trás e finalmente esquecidos...
Os arquitetos que optam por ignorar a IA serão deixados para trás e, finalmente, esquecidos à medida que a indústria evolui e avança...
Portanto, é imperativo que os arquitetos prestem atenção à IA e seu potencial para revolucionar a arquitetura, ou correm o risco de cair no esquecimento como sonâmbulos. 



Imagem gerada artificialmente pelo Bing a pedido da Codlux®

Engoliu em seco, amigo e amiga? Pois é. Mas, acalmem-se pois, na outra ponta desta tragédia pré-anunciada há esperanças! O site Wooduchoose nos dá algumas dicas de como se tornar um amiguinho providencial e bem quisto do ChatGPT. Aqui estão algumas maneiras de como usar o ChatGPT para ajudar arquitetos e designers: 

 💡Gere descrições e especificações para seus projetos com o ChatGPT, com detalhamentos na arquitetura e no design feitos em listas de materiais, desenhos técnicos e outras documentações relevantes 
💡Crie propostas e apresentações com o ChatGPT nos projetos de arquitetura e design gerando textos que expliquem os conceitos e ideias de design por trás do seu projeto, bem como os seus devidos benefícios e recursos 
💡Pesquise e colete informações com o ChatGPT para sintetizar uma maior variedade de tópicos relacionados à arquitetura e design em seu projeto. Por exemplo, o ChatGPT pode ser usado para pesquisar materiais de construção, métodos de construção ou tendências de design 


Imagem gerada artificialmente pelo Bing a pedido da Codlux®

Também o site Portaire nos dá boas dicas para fazer uso do ChatGPT no design de interiores: 

💡Use o ChatGPT para fazer perguntas sobre tendências de design, estilos de móveis, paletas de cores e muito mais
💡Use o ChatGPT para receber informações concisas, precisas e atualizadas que você poderá usar para informar as suas escolhas de design
💡Peça ao ChatGPT para lhe dar ideias de marketing, mídia social e SEO
💡Digite as suas consultas no ChatGPT  em uma linguagem mais natural possível para poder refinar melhor as suas pesquisas e assim, economizar possíveis centenas de horas gastas em outros conteúdos menos objetivos e com muita propaganda na internet 


 
A CODLUX® PERGUNTOU AO CHATGPT  
*texto atualizado do originalmente publicado no Blog dia 👉25 de Dezembro de 2022

"Como será a Iluminação LED em 2023?"  
O ChatGPT é capaz de responder a diversas perguntas mediante a solicitação de seus usuários. Ok mas, o ChatGPT é tão bom ou tão esperto assim no mundo da iluminação? A Codlux® pediu dia 30 de Dezembro de 2022 que a inteligência artificial ChatGPT criasse um artigo com previsões para a iluminação em LED no ano de 2023. Leia abaixo a resposta que o ChatGPT nos enviou ao solicitamos estas previsões: 


"A iluminação LED tornou-se cada vez mais popular nos últimos anos devido à sua eficiência energética e longa vida útil. Na verdade, muitos países ao redor do mundo já implementaram regulamentos para incentivar o uso de iluminação LED em ambientes residenciais e comerciais. Aqui estão algumas provisões para iluminação LED que você pode esperar ver em 2023:

Padrões de eficiência energética: muitos países possuem padrões de eficiência energética para produtos de iluminação, e esses padrões geralmente são baseados no tipo de tecnologia de iluminação usada. A iluminação LED tem uma classificação de eficiência muito maior em comparação com as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes tradicionais, portanto, você pode esperar ver mais regulamentos que incentivam o uso de iluminação LED.

Incentivos fiscais: em um esforço para incentivar a adoção da iluminação LED, alguns governos oferecem incentivos fiscais para empresas e indivíduos que fizerem a troca. Esses incentivos podem incluir créditos fiscais ou abatimentos na compra de produtos de iluminação LED.

Códigos de construção: Os códigos de construção geralmente especificam os tipos de produtos de iluminação que podem ser usados ​​em novas construções ou reformas. Em 2023, você pode esperar ver mais códigos de construção que exigem o uso de iluminação LED para atender aos padrões de eficiência energética.

Programas de utilidades: Muitas concessionárias oferecem programas que fornecem incentivos ou subsídios para clientes que atualizam para iluminação LED. Esses programas podem ajudar a compensar o custo inicial de fazer a troca e tornar mais acessível para empresas e indivíduos adotar a iluminação LED.

Rotulagem do produto: Para ajudar os consumidores a tomar decisões informadas sobre suas escolhas de iluminação, você pode esperar ver mais rotulagem de produtos que forneçam informações sobre a eficiência energética e o desempenho de diferentes produtos de iluminação. Isso pode incluir rótulos que destacam a economia de energia e a vida útil dos produtos de iluminação LED.

No geral, espera-se que a iluminação LED continue a ganhar popularidade em 2023 devido à sua eficiência energética, longa vida útil e benefícios ambientais. Governos, serviços públicos e outras organizações provavelmente continuarão a implementar disposições que incentivam o uso de iluminação LED para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa."

Imagem gerada artificialmente pelo Bing a pedido da Codlux®

Pois é. Esta resposta - para o nosso 'desânimo' - foi muito aquém do que veríamos por exemplo, em um simples artigo publicado na Wikipedia. Foi algo como 'um aglomerado de citações agrupadas de modo singelo' por algum aluno do ensino médio. Mas, não nos enganemos tanto assim: pelo fato de o ChatGPT não acessar (ainda!) dados mais historicamente relevantes na internet para sofisticar as suas atuais criações, a resposta que solicitamos para este questionamento nos convenceu pela sua simplicidade pueril, visto que esta Inteligência Artificial ainda é incipiente e, irá a cada dia que passa alimentar-se vorazmente de todo o tipo de dados para então, lapidar melhor o seu raciocínio e níveis de 'consciência'. Inclusive para o mercado da iluminação. Esta solicitação feita por Robson Giro da Codlux® ao ChatGPT se deu no dia 25 de Dezembro de 2022. Mais recentemente, David Gordon do site Electrical Trends teve um bate-bola com o ChatGPT no dia 22 de Março de 2023, a respeito de iluminação externa. E, também aqui, foi clara a frustração do presidente do Channel Marketing Group com as obviedades e erros vistos nas respostas da IA. Leia AQUI

Como o ChatGPT interpreta hoje as nossas solicitações para imagens de projetos de iluminação?  

O ChatGPT como vemos no início desta publicação tem o apoio financeiro da Microsoft, que o embutiu agora no seu navegador Edge e no seu motor de buscas Bing. Logo, você também pode hoje realizar não só as consultas comuns de texto como inclusive, criar imagens geradas artificialmente conforme as suas orientações. A Codlux® já usou este recurso de imagens para criar algumas das figuras humanas e de edificações que ilustram este post. Agora, vamos mostrar a você algumas das criações que o ChatGPT, através do buscador Bing, nos mostrou quando solicitamos imagens* de ambientes iluminados com LED - segundo instruções simplistas nas especificações de produto e já sabendo das limitações que a ferramenta ainda apresenta. Veja o que pedimos, o que nos foi apresentado e a nossa conclusão a respeito.  

*imagens geradas artificialmente pelo Bing a pedido da Codlux®

-PEDIMOS AO CHATGPT: 
Moderno quarto de estudante com luminária LED branca fria 
-RECEBEMOS: 

-CONCLUSÃO: 
Apesar de acertar na temperatura de cor 6000K para retenção e concentração nos estudos, há um exagero na quantidade de luz fria para um ambiente que também é usado para o relaxamento e o sono. As poucas pontuações em 3000K existentes devem ser ampliadas e melhor distribuídas também para o destaque no design de interiores. 

-PEDIMOS AO CHATGPT: 
Moderno home office com luminária LED branca fria 
-RECEBEMOS: 




-CONCLUSÃO: 
Também aqui, há um certo exagero na luz fria em 6000K - a mais adequada para concentração, processamento e retenção da informação.  As fitas LED usadas sob as mesas e também abaixo das prateleiras nas estantes, poderiam ser em 3000K para 'esquentar' um pouco o ambiente e lhe trazer melhor conforto visual. Os pendentes cilíndricos foram muito bem acertados pois, dão destaque ao interiores e ainda proporcionam a devida luz difusa na área de trabalho. Só tem que tomar cuidado com o exagero de luz no tampo da mesa e, na quantidade de peças aplicadas no espaço - como na quarta imagem. Na quinta imagem por exemplo, apesar de ter mais de 10 pendentes branco frio no ambiente, há uma dosagem maior de luz branco quente indireta no teto e também, vinda debaixo das prateleiras, o que traz maior conforto e não prejudica a luz branca fria de serviço usada no home office. 

-PEDIMOS AO CHATGPT: 
Moderno quarto de casal com luminárias LED branco quente 
-RECEBEMOS: 


-CONCLUSÃO: 
A primeira e a segunda imagem estão muito carregadas no branco frio 6000K! As duas últimas imagens tentam acertar nos tons de luz quente mas, na terceira imagem por exemplo, ainda há um exagero de luz em 6000K na sanca e na também cabeceira da cama, enquanto na quarta imagem o exagero de luz fria 6000K provêm do home office. Mas, nada que pequenos acertos luminotécnicos não resolvam facilmente.

-PEDIMOS AO CHATGPT: 
Moderno office corporativo com luminária LED branca neutra  
-RECEBEMOS: 



-CONCLUSÃO: 
Pedimos sugestão de iluminação linear branca neutra em 4000K em um escritório corporativo. A luz branca fria prevaleceu nas duas primeiras imagens enquanto na terceira, a IA sugeriu um tom mais quente, no 3000K. Gostamos da distribuição linear aplicada pela IA nos tetos e no piso. Nas imagens seguintes, obtivemos sugestões lineares em ambientes sem interiores. 

-PEDIMOS AO CHATGPT:
Paredes de Jardim com LED linear branco quente e RGB 
-RECEBEMOS: 



-CONCLUSÃO:
Parece-nos que, onde melhor a IA interpreta as solicitações de sugestão de iluminação externa é no paisagismo. Talvez porque, mesmo que errinhos apareçam, iluminação de jardins é sempre algo mais focal e pontual. Então, fica 'fácil' para IAs interpretarem soluções deste tipo. 

Pesquise no virtual para se garantir no real


Imagem gerada artificialmente pelo Bing a pedido da Codlux®

Usar o ChatGPT ou IAs similares para inspirar-se em projetos de iluminação pode sim ser um boa ideia, desde que antes nos atentemos a alguns pontos bem importantes: 
-inspiração é um atributo da virtude humana, intransferível e inerente a nossos próprios desejos e sentimentos. IAs declaradamente não aspiram desejos. 
-profissionais em luminotécnica são treinados no dia a dia de suas atribuições a conhecer profundamente a teoria, a prática e toda a cadeia que alimenta constantemente o tecnológico mercado da iluminação. IAs são meramente limitadas a sugestões baseadas não em experiências construtivas reais e sim, apenas coleta de dados. 
-o 'visual da imagem' obtida numa pesquisa de projetos de iluminação pelo ChatGPT não deve se ater ao que nos alegra, nos excita ou nos acalma. Um projeto de iluminação vai muito além da imagem 3D criada por IAs, como bem citamos nas inúmeras postagens de nosso Blog para as mais diversas situações que ocorrem em um projeto luminotécnico. 

Imagem gerada artificialmente pelo Bing a pedido da Codlux®

Dito isso, ressaltamos que será sim muito interessante daqui a alguns anos nós humanos usarmos melhor as Inteligências Artificiais para consulta de projetos de iluminação em nossos ambientes residenciais ou empresariais. Conforme os anos forem passando, as habilidades destas IAs irão se aperfeiçoar ainda mais, para nos sugerir não só produtos de iluminação decorativos e técnicos como também, o próprio projeto básico de iluminação em si, de acordo com os dados que forem inseridos nos seus mecanismos. Como bem fazemos nós aliás, os próprios lighting designers em nossas visitas técnicas aos clientes. 


Imagem gerada artificialmente pelo Bing a pedido da Codlux®

Porém a diferença aqui é a 'humanização no atendimento': o profissional da iluminação coletará muito mais informações relevantes com o cliente e ainda, estará 'in loco' nos seus ambientes para poder apurar todas as necessidades na especificação luminotécnica onde cada detalhe mínimo importa, além de ter um maior entendimento/comprometimento na qualidade/garantia/pós-venda de absolutamente todos os produtos de iluminação a serem instalados - algo que o ChatGPT e similares por exemplo não farão para você, por se tratarem de soluções meramente virtuais. 

Imagem gerada artificialmente pelo Bing a pedido da Codlux® 

Outros pontos importantes num projeto de iluminação que IAs são por enquanto incapazes de resolver: 
-lidar com todos os imprevistos possíveis numa obra 
-respeitar prazos 
-manter a fidelidade orçamentária 
-prever antecipadamente possíveis erros de projeto 
-contratar, orientar e acompanhar profissionais instaladores especializados em LED 
-gerenciar as diferentes equipes envolvidas no mesmo projeto 

Imagem gerada artificialmente pelo Bing a pedido da Codlux® 

 
'IA' (A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL) NO LIGHTING 
*texto atualizado do originalmente publicado no Blog dia 👉25 de Dezembro de 2022 

Estava demorando mas, parece que agora em 2023 ela realmente 'está entre nós'! 
Um artigo recente do site The New York Times analisou como a IA (Inteligência Artificial) irá impactar o campo dos profissionais criativos que atuam em áreas como design de interiores, design gráfico, música, cinema, videogames etc.

Imagem gerada artificialmente pelo Bing a pedido da Codlux® 

O texto do site analisa as novíssimas ferramentas de design com recursos de Inteligência Artificial a serem usadas agora por estes grupos, como no caso de: 
-DreamStudio, gerador de imagens 
-InteriorAI – gerador de design de interiores
-Midjourney – gerador de imagens 
-Stable Diffusion - gerador de imagens 
-DALL-E 2 – gerador de imagens 


Estas ferramentas de design de interiores com Inteligência Artificial embarcada levantam algumas questões interessantes para a indústria da iluminação: designers de interiores podem ser especificadores de iluminação juntamente com designers de iluminação, arquitetos e engenheiros. 
Porém: 
1-) Se um gerador de design de interiores com Inteligência Artificial selecionar a iluminação para uma sala ou edifício, haverá implicações para fabricantes, agentes e distribuidores que forneçam os produtos na especificação? 
2-) A Inteligência Artificial então sugerirá no projeto apenas as diretrizes corretas da especificação ou, somente modelos e marcas de produtos 'embutidos' no seu algoritmo (venda casada)? 
3-) E se, ao sugerir modelos e marcas de produtos específicos de acordo com os seu algoritmo, como toda a cadeia envolvida no lighting designer venderá para esta correta especificação 'artificialmente' sugerida?
4-) Os profissionais venderão os produtos de iluminação somente para os desenvolvedores do software usado na Inteligência Artificial envolvida nestas novas ferramentas como Foyr Neo, Autodesk Maya, Autodesk 3Ds Max, Homestyler e Planner 5D? 
5-) E na indústria de design de iluminação, também existe uma Inteligência Artificial envolvida no seu processo de especificação que ainda seja padronizada com a IA usada pelos demais designers? 



O equipamento Maestro DMX por exemplo já está no site colaborativo Kickstarter. Ele é uma Inteligência Artificial de designer de iluminação autônoma encapsulada em uma 'caixa que toca músicas enquanto toma decisões de projetos', como se fosse um designer profissional da iluminação do mundo real. A diferença aqui é que, o humano não ficara tocando musiquinhas para você!
E, no design de luminárias em si, o desenho nos equipamentos de iluminação também será feito por uma Inteligência Artificial? 
Não há ainda uma I.A. especificamente desenvolvida para desenhar produtos de iluminação mas, alguns designers de produtos estão usando geradores de imagens com Inteligência Artificial - como no caso do software DreamStudio - para gerar 'conceito de produtos criativos' que possam ser facilmente aplicados em futuros produtos de iluminação. Logo, sem experiência em design ou habilidade técnica alguma, qualquer pessoa então poderá gerar em 10 minutos peças de iluminação como o 'cristal de cobalto' e o 'lustre de alumínio polido' logo abaixo, usando apenas as informações sugeridas pelo software DreamStudio. Para isto, basta 'brincar' nos seus prompts de comando - que são inserções de texto semelhantes ao uso de palavras-chave nos mecanismos de pesquisa da Internet. 


David Shiller
, o criador das peças acima desenhadas por Inteligência Artificial declarou ao blog LightNow:
"Depois de ler meia dúzia de artigos sobre designs gerados por IA e brincar no software, minha conclusão é de que os programas de design de IA são úteis para fornecer ideias, conceitos e imagens de design criativos. Mas, eles ainda não estão prontos para deixar os designers desempregados... AINDA!"

Bem, parece-nos que, em se tratando de Inteligência Artificial, tudo estará vindo agora mesmo, de repente e, de uma só vez para o mercado da iluminação! É aguardar para presenciarmos as suas inevitáveis atualizações... 

Robson Giro
, especial para a Codlux®

Fontes: FIA (Fundação Instituto de Administração - USP), Canaltech, Tecmasters, MacMagazine, Tudo Celular, Money Times, MacMagazine, Administradores.com, CNN, TechTudo, Hardware.com.br, Dezeen, Wooduchoose, Portaire 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.