Pular para o conteúdo principal

Floresta Viva (Josefina)

Olá! A Codlux® apresenta para você nesta publicação, o projeto luminotécnico desenvolvido para o restaurante Josefina, hoje conhecido como Floresta Viva Pizza Bar e Restaurante.


Acompanhe logo após o video intro, todo o desenrolar de mais este case Codlux® nas palavras de nosso lighting designer e responsável pelo projeto de iluminação, Marcos Britto

Veja, leia e inspire-se, como nós! 




Marcos Britto, Codlux® 

A Augusta de Andrade Arquitetura & Interiores solicitou a nossa colaboração neste projeto de iluminação.
Ele não era de budget muito alto então, não tínhamos muita intervenção na especificação a ser aprovada pelo cliente. Porém no andar inferior, um teto em laje somado ao fato de se trabalhar com iluminação pontual foi de execução um pouco mais complicada, a princípio. Ali, tivemos que acrescentar alguns pontos de luz, mas não todos os que realmente gostaríamos de ver no ambiente: enquanto o profissional instalador trabalhava no local, encontrou obstáculos na infraestrutura que impossibilitaram a aplicação completa dos pontos de luz especificados por nós no projeto original. Isto incorreu em uma revisão do projeto luminotécnico para só então, podermos trabalhar no piso de baixo com spots sobrepor para lâmpadas LED dicroicas nos pontos elétricos disponíveis neste teto em laje. E nós conseguimos fazer isso muito de acordo com a proposta luminotécnica!  


PISTA QUENTE 
O projeto de iluminação andou muito bem, inclusive para o momento em que na pista quente, nos períodos que ela funcionasse como self-service variado, também 'não perdesse o timing' para os outros serviços oferecidos, como a tradicional hora do almoço. 



Pendente Linear 

Esta pista quente tem um pé direito de formato peculiar: altura dupla e com cobertura metálica em policarbonato curvo. Logo, não tínhamos uma base rígida fixa exclusiva e apropriada para instalar uma iluminação LED acima do buffet quente. 




Então, todos nós juntos tivemos a ideia de criar uma barra presa à estrutura metálica na extensão do teto para poder descer o equipamento até a pista quente, onde a peça LED ficou instalada parte sob o pé direito alto, parte sob o pé direito baixo.




Desta estrutura de 6 metros criada no pé direito, descem cabos de aço e de elétrica para a iluminação LED direta pensada sobre a pista quente - que avança ainda para o espaço do caixa e do buffet. 







Nesta imagem, conseguimos ter uma visão do pendente LED com os cabos de aço bem discretos, onde se enxerga mais os cabos da elétrica junto à peça por causa de sua espessura.



Mas, apesar disso os cabos de aço deixaram a peça LED muito leve, flutuante, com corte quase perto na linha dos olhos e terminando bem onde começa o pé direito baixo.






Neste zoom, vê-se como a estrutura da peça LED foi montada no teto alto. 




Buffet 

Na pista quente o móvel planejado para o buffet foi criado pelo pessoal de marcenaria e teve também o envolvimento da equipe de mecânica (quente/frio), que já enviou o equipamento iluminado. 



A iluminação no nicho do buffet é feita em fita LED 3000K, que aparenta este tom quase âmbar por causa da proximidade do diodo com a madeira, criando este belo efeito. 





Scutum Satellite

Como o pendente LED linear avançou para o pé direito baixo em laje rígida, criamos então outro pendente LED linear - este agora, anexo ao 'corpo oco' de uma luminária sobrepor quadrada junto à área de pizzaria. 



O equipamento, trata-se de uma versão adaptada especialmente feita para o projeto do restaurante: nosso perfil Scutum Satellite




Desta luminária sobrepor quadrada oca, sai o cabo da energia para alimentar tanto o novo pendente LED linear da pista quente quanto um pendente LED linear duplo instalado na pizzaria. 



Fizemos um furo na lateral do sobrepor oco para que o novo pendente LED linear tivesse acesso à eletricidade na rede pela caixinha. Nela, um cabo elétrico acende a iluminação LED direta difusa no perfil e o outro, acende os spots LED direcionáveis na mesa de serviço do buffet quente. 



Aliás, estes spots LED têm acendimento mecânico por um botão adaptado na lateral de seu perfil. Assim, quando o buffet quente não está em uso, um funcionário pode desligar prontamente os spots LED na própria peça, através do botão dedicado - mantendo porém acesa a luz LED indireta no perfil e ainda, evitando gastos desnecessários de energia sobre a mesa. 



O novo pendente LED linear com spots para a pista quente desenvolvido e criado pela Codlux® foi instalado no mesmo nível do pendente LED linear duplo localizado na pizzaria. 





Na imagem aérea, nota-se o excelente fluxo luminoso no serviço de buffet: a pista quente está agora tão clara quanto o ambiente circundante visto pelo piso do restaurante. 


 


PIZZARIA
O teto em laje na pizzaria continha poucos pontos de acesso elétrico. Foram acrescentados outros pontos no projeto de iluminação para a instalação dos sobrepores Cubis com lâmpadas LED dicroicas. 



Importante ressaltar que, devido a orientações do arquitetônico em não realizar mais cortes no teto em laje da pizzaria, os sobrepores LED Cubis não ficaram estrategicamente posicionados sobre mesas, nem marcaram a passagem nos corredores como queríamos. Porém, o seu ótimo fluxo luminoso ainda conseguiu atender bem parte destas necessidades, sem maiores custos. 



As arandelas LED indiretas completam a ambientação no espaço, junto aos sobrepores LED Cubis. 





Um detalhe importante na pizzaria do restaurante é que, a pedido do proprietário local, usássemos lâmpadas LED tubulares dentro do perfil para uma substituição rápida caso houvesse falhas na luz - normalmente, a Codlux® usa fitas e PCBs LED para a montagem deste tipo de luminárias. 



Aqui, usamos módulos individuais de perfis que se encaixam por conexões especiais dedicadas. Eles podem acomodar uma ou duas lâmpadas LED tubulares. Abaixo, vemos uma sequência com o perfil LED duplo em L instalado na pizzaria. 





O ótimo fluxo luminoso vindo das lâmpadas LED tubulares no interior do perfilado em L contribui imensamente para a luz de serviço utilizada pelo profissional pizzaiolo. 



Observe atentamente aqui que, a temperatura de cor especificada pela Codlux® na mesa de serviço do pizzaiolo está em 4000K... 



... enquanto na mesa do serviço de buffet quente, esta temperatura de cor foi definida pela Codlux® em 3000K. 




Assim, o profissional tem o tom de luz LED adequado para trabalhar nos seus insumos e, o cliente por sua vez, tem na luz LED 'quente' a cor ideal para realçar os pratos apresentados pelo restaurante, realizando melhor as suas escolhas! 


BAR 
No Bar, também colocamos um pendente LED linear com luz direta para iluminar o balcão de trabalho. As prateleiras atrás do balcão são iluminadas com fitas LED para destacar bem o tom da madeira em carvalho escuro. 




As fitas LED instaladas no Bar têm uma potência mais fraca nas prateleiras e forte no serviço de pia, para melhor iluminação aos funcionários em serviço. 





As arandelas LED compõem o clima intimista, sem intenção em iluminar de fato. 





 
ADEGA 
A Adega do restaurante é vizinha ao Bar. 



Sua iluminação LED foi projetada pela marcenaria e fornecida pela Codlux®, com fitas LED em 3000K. 



Também foram usados no teto em laje da Adega os sobrepores LED Cubis, agora em maior quantidade devido a mais pontos de elétrica existentes no espaço para acomodá-los.





VITRINE 
A vitrine em frente à Adega abrange os dois andares do restaurante. 



A Codlux® instalou pendentes com lâmpadas LED filamento de diversos modelos e temperaturas de cor quente, em diferentes posicionamentos, que dão à fachada e entrada um belíssimo tom âmbar assim que a noite cai.





As canoplas maiores em formato 'quipá' na base dos pendentes foram usadas também para cobrir grandes furos existentes no teto em laje. 




ESCADA 
Na subida da escada com teto em laje e ponto único de elétrica, a Codlux® usou trilhos eletrificados com spots para lâmpada LED dicroica estrategicamente posicionados nos degraus, painel fotográfico, teto, corrimão, porta de acesso,  bancada com louças e corredor no piso superior. 














SALÃO SUPERIOR (fundos)  

No espaço superior, o trabalho de instalação já foi mais tranquilo porque o teto é de gesso e assim, pôde-se criar finalmente todos os devidos pontos para elétrica com lâmpadas LED dicroicas, para que o salão tivesse uma iluminação mais completa.



Neste salão superior espera-se ter um lounge, uma música tocada num instrumento de sopro ou vilão para criar um ambiente mais intimista. Ali, onde o interiores tem mais texturas em madeira, foi então aplicada uma luz LED em 3000K - notadamente mais aconchegante em relação aos outros espaços, onde a luz LED está em 4000K. 




Abaixo, já percebe-se a diferença na iluminação LED do espaço pelo tom no piso: o ambiente foi especificado pela Codlux® com luz LED quente em 3000K para torná-lo mais aconchegante como num bar, onde estão previstas as montagens de pequenos palcos para apresentações musicais do tipo ‘pocket’. 



A vantagem deste teto em gesso poder comportar spots LED melhor posicionados nas mesas e corredores não pôde ser aplicada aqui, devido a 'vocação entretenimento' no espaço mudar eventualmente as posições dos móveis conforme as necessidades dos artistas. Logo, tudo foi muito bem distribuído para um fluxo luminoso contínuo. 



As arandelas LED completam o clima intimista nas apresentações, caso todas as luzes precisem ser apagadas. As distâncias entre elas se dá pelo fato de haver previsão de instalação de painéis artísticos nas paredes. 







SALÃO SUPERIOR (frente)  

O salão da frente foi bem iluminado com sobrepores Cubis em LED 4000K. O piso não tem sombras e está lavado com um bom fluxo luminoso. Temos uma peculiaridade aqui: em todo este espaço de frente, a iluminação local é em LED 4000K. Logo, a Codlux® optou preencher bem com fluxo luminoso satisfatório toda a área, onde não se nota sombras nem excessos de luz. 








Arandelas LED também completam o lighting design do espaço. 



JARDIM
Do lado direito da pista quente do restaurante foi projetado um jardim, que também funciona como um espaço gourmet. 



O paisagismo vertical foi iluminado pela Codlux® com longas hastes para spots híbridos LED externos IP67 em 3000K.








No banco de alvenaria, há previsão para uso de LED neon 3000K em sua base para a marcação do piso. 









DECK E FACHADA 
Na fachada do restaurante, a Codlux® especificou spots com lâmpadas LED AR70 em auxílio à iluminação do deck de madeira. 








Na rampa de acessibilidade, usou-se balizadores LED externos de solo com IP 67, também próprios para marcenaria. 

 


  
Pratos maravilhosos, serviços e excelência!

A iluminação LED especificada no projeto luminotécnico da Codlux®  para o restaurante Floresta Viva não só destaca agora todo o apelo visual de seus saborosos pratos servidos como também, auxilia corretamente os profissionais locais nas atividades diárias, criando ainda um clima mais verdadeiramente aconchegante e intimista ao final do dia. 






Sobre a mudança de marca 

Quando o proprietário assumiu a casa, ela já era conhecida como Josefina.
Um rebrand ocorreu há pouco tempo atrás, devido a mudanças da empresa para o seu perfil de atendimento, serviços oferecidos e público desejado no estabelecimento. 
Hoje, a casa é chamada de Floresta Viva Pizza Bar e Restaurante e está localizada na Alameda dos Arapanés, 1344 - Moema, São Paulo - SP. 

 Veja nas imagens atuais: 






A Codlux® preferiu manter o nome Josefina nesta publicação devido as imagens obtidas, quando no andamento do projeto de iluminação, conterem referências à marca passada do restaurante.
Esclarecemos porém aqui que, a atual mudança de nome e de marca realizada pelo Floresta Viva Pizza Bar e Restaurante é respeitosamente citada e reconhecida por todos nós da Codlux®. 

Sobre o arquitetônico e interiores

Augusta de Andrade é um escritório de arquitetura e design de interiores parceiro da Codlux® e com foco em execução de projetos e gestão de obras. São mais de 30 anos no mercado transformando sonhos construtivos em realidade no atendimento residencial e comercial, com acompanhamento desde a elaboração do projeto até os seus últimos detalhes. 

Robson Giro
, especial para a Codlux®



LEIA TAMBÉM: 
O LED e o Sabor
Seus pratos podem ficar ainda mais destacados e desejados
HamburGamers
Muita cor, sabor e diversão!

Posto de Trabalho
O Led na produção da cozinha comercial

Restaurante Brigadeiro
Tudo Novo de Novo!

Dona Deôla
Unidade Lapa

Genebra - Chocolates Finos
Unidade Bom Retiro

Bourbon Convention Hotels 
Unidade Ibirapuera

Hangar Pinheiros
Baixa Cardeal, Largo da Batata

Os Hit Points de Pinheiros!
Atendendo bares e comidinhas da região 

Casa Montana
Unidade Várzea Grande, MT


Gerdau


Enchendo os refeitórios de Luz (parte 1)

Enchendo os refeitórios de Luz (parte 2)

Scutum
Canaleta em barra da Codlux®

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.