Pular para o conteúdo principal

A Cor do Ano Pantone 2020

Olá! E já saiu a cor do ano Pantone para 2020. Ela foi apresentada hoje: a "Cor Pantone do Ano 2020" é o PANTONE 19-4052 Classic Blue.



Segundo a Pantone, o tom é um matiz azul atemporal e duradouro, elegante em sua simplicidade. Inspirado no céu ao entardecer, as qualidades tranquilizadoras do "Classic Blue" oferecem promessa de proteção e destaque ao nosso desejo de uma base confiável e estável naquilo que pretendermos construir. À medida que cruzamos o limiar para uma nova era, a Pantone traduz este tom como uma experiência multissensorial, alcançando uma maior diversidade de pessoas e oferecendo a elas a oportunidade para que todas se envolvam com esta cor, explorando a sua visão, som, cheiro, sabor e textura, tornando assim a "Cor do Ano Pantone 2020" uma experiência de cor verdadeiramente imersiva para todos.

POR QUE "COR DO ANO"?



Quando a Cor do ano é anunciada, não é obrigatório você alterar todas as cores nas paredes de sua casa - mas é uma tendência de decoração que está por vir. Muitas das principais empresas de tintas e cores já escolheram a sua própria cor do ano 2020 em algum momento de 2019. As escolhas de algumas empresas têm mais influência do que outras mas, qualquer cor do ano escolhida é (pelo menos em parte) um sinal do que está por vir no próximo ano. Até 2020 agora, as cores e as tendências de tintas sugeridas serão os azuis (com no máximo um toque de rosa pálido) em grande parte. As cores de tinta azul representam três das seis cores de tinta do ano anunciadas pelas empresas que pretenderam se antecipar a Cor do Ano 2020. As cores não azuis são tons mais suaves e bem mais suaves - não exatamente pastéis mas, com a mesma aparência relaxada de algumas tintas de giz de cor. No geral porém, todas as cores anunciadas até agora serão sobre a construção de um ambiente mais calmo e reconfortante em sua casa, o que indica que a criação de uma casa confortável, que energize e reabasteça, pode ser um tema importante no próximo ano. Se você planeja pintar parte de sua casa em 2020, essas cores do ano podem ajudá-lo a orientar suas decisões de cores ou até, ajudá-lo a escolher um esquema de cores para o seu espaço a ser atualizado. Se você não está planejando grandes atualizações, ainda assim nunca é demais prestar atenção às cores de tendência para 2020.

COMO HARMONIZAR A COR DO ANO 2020 COM OUTROS TONS 

A "Cor do Ano Pantone" orienta Designers, Arquitetos, Luminotécnicos, Estilistas, Chefs de Cozinha e entusiastas a colorizarem a matéria bruta de suas criações com as inspirações de cor mais atuais daquilo que ocorre no mundo da moda, culinária, cultura, tecnologia e até política, como a onda de protestos em Hong Kong, Espanha, França etc. Estes desejos (como os de paz e tranquilidade) são captados pela "Equipe da Cor" Pantone e repassados anualmente a cada mês de Dezembro com uma enorme expectativa. Quando definida, a "Cor do Ano Pantone" é harmonizada com outros tons oficiais da Pantone para um máximo aproveitamento da proposta. Escolha a sua harmonização preferida e entre de vez no clima da nova cor para 2020!

HARMONIZAÇÃO PONDER


HARMONIZAÇÃO SNORKEL



HARMONIZAÇÃO DESERT TWILIGHT 


HARMONIZAÇÃO EXOTIC TASTES 


HARMONIZAÇÃO UNTRADITIONAL 


AS INSPIRAÇÕES NA HARMONIZAÇÃO DA COR DO ANO 2020 

A esta tendência fora da curva nos tons quentes, você pode adicionar então um pouco do espírito do mar ao seu espaço. Use as suaves e vibrantes cores Pantone acima para destacar sua casa e empresa. Aqui estão alguns interiores para inspirar você:









INCORPORANDO A COR DO ANO AO SEU ESTILO DE VIDA EM 2020

Para aqueles que desejam usar a Cor do Ano 2020 na moda, recomenda-se peças dos tons Classic Blue em um cachecol, pulseira de relógio ou, na decoração, um vaso ou vela para sua casa ou local de trabalho.



Mas, incorporar a Cor do Ano em nossas vidas pode ser algo muito mais rico se também adicionarmos a ela alimentos azuis à dieta diária.



Alinhando-se à crescente onda saudável, os alimentos e bebidas de cor semelhante à do Classic Blue são ricos em antocianinas que, acreditam as pesquisas recentes, reforçam a defesa do corpo contra doenças como as cardiovasculares e mesmo, proliferação de células cancerígenas.



10 ANOS DA "COR DO ANO PANTONE"

E você, ainda se lembra quais foram as últimas "Cores do Ano" da Pantone? Veja abaixo - de 2011 a 2019



O LED NA COR DO ANO 2020



Cor do Ano 2020 na iluminação artificial com tecnologia Led pode ser integrada com a Função da Luz de maneira equilibrada, seguindo algumas dicas relativamente simples. Você, que já acompanhou em várias postagens aqui do Blog Codlux® a real aplicação de cada tipo temperatura de cor (K=kelvin) para as mais diversas atividades humanas e decoração em um ambiente, descobriu por exemplo onde usar corretamente a luz branca quente (3000K), branca neutra (4000K) e branca fria (6000K), além das suas variantes e também RGBs (multicoloridas). Procuramos sempre em nossas dicas, harmonizar a cor escolhida no Design de Interiores com a Luminotécnica, diminuindo assim os riscos de conflitos e consequentemente, erros de projetos. A definição de Cor do Ano infelizmente não leva em consideração a iluminação artificial, principalmente no Led. E aí, ao fazermos uso de uma Cor do Ano sem considerar um projeto correto de iluminação, podemos fazer com que nossos olhos vejam cores que não correspondam a verdade ou, o que é pior, não se ajustem como desejado a verdadeira proposta da Cor do Ano aplicada. Senão, vejamos: 



A Cor do Ano 2020 quer remeter-nos a um estado óbvio de quietude, contemplação, tranquilidade e reflexão. Não, não é uma proposta depressiva - apesar de ser um blue. O Pantone 19-4052 Classic Blue nos fará parar e repensar. Como podemos trazer isso também para a iluminação em Led? Como já dissemos aqui várias vezes, tons frios pedem para o seu destaque, uma luz fria. O 6000K seria obviamente a luz ideal para A Cor do Ano 2020: um wall washing na parede pintada com o Classic Blue ficaria perfeito! Mas, destacaria demais o seu pigmento azul, fazendo o ritmo circadiano do usuário/observador ficar mais alerta que o proposto para a aplicação da Cor do Ano 2020. Como podemos resolver isso?



Muito simples: opte por uma luz em Led com temperatura de cor entre 5000k (imagem acima) e 4000k (imagem abaixo) no máximo. Atenção: estamos falando aqui de paredes extensas que façam uso da Cor do Ano 2020 em ambientes amplamente habitados (não de elementos decorativos), pois nestes casos específicos a temperatura de cor 4000K por exemplo tem a enorme vantagem de não puxar muito para o espectro da luz azul (que interfere em nosso relógio biológico a ponto de nos acelerar) e não "mancha" o tom azul da parede com um amarelado horrível se fosse usada por exemplo uma luz 3000K que, além de esteticamente desnecessária, relaxaria demais e tiraria o sentido "reflexão" da Cor do Ano. E o 4000K ainda combina com todas as harmonizações de cores sugeridas lá em cima pela Pantone! 



Aliás, podemos então aqui com esta dica já elegermos a primeira Luz do Ano para uma Cor do Ano: a temperatura de cor 4000K para o Pantone 19-4052 Classic Blue, sem medo algum de errarmos. Aplique-a neste caso com toda a segurança. Lembrando que, todos os outros ambientes e situações que fujam do uso extremo da Cor do Ano 2020 continuarão pedindo um projeto luminotécnico dedicado, pois terão que ser estudados caso a caso. 





Robson Giro - especial para a Codlux® - Luz em Led

Fontes: Pantone, CNN, Freshome, Realsimple.com 

Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.


LEIA TAMBÉM:
O Paradoxo na Iluminação em Led

Na iluminação de ambientes com luz em Led, 
nem tudo pode parecer o que é! Saiba o por que.  
Erros de Projeto: precisamos conversar sobre isso

 Juntamos neste post um resumão com as melhores dicas do Blog, compiladas da experiência nos atendimentos de nossos profissionais Andre Caixeta e Marcos Britto para ajudar você a ficar alerta a alguns erros básicos que possam ser cometidos no seu projeto de iluminação!
A Luz na Arte

O efeito da tecnologia Led em sua arte, decoração e conforto como espectador
Dia do Decorador - Post Especial

Dicas para o uso da luz em Led na decoração e ainda, uma matéria super especial do The New York Times 
Dicas para o "Dia do Decorador"

Quando uso luz em Led quente, fria, não ofuscante ou pontual para a decoração de minha casa ou empresa? Leia no Blog
Semana da Decoração Codlux®

Acesse exclusivamente em seu Instagram mais 4 Super Dicas da Codlux® sobre a Luz em Led no Design de Interiores 
E a Iluminação nos Banheiros hoje? 

16 Super Dicas no uso da iluminação em Led - mais os melhores produtos da Codlux® para aplicar no seu Toilete


Postagens mais visitadas deste blog

Como evitar ERROS GROTESCOS na instalação?

Olá!
Hoje voltaremos a falar sobre Erros de Projetos. Agora mais precisamente, no tocante a instalação de alguns equipamentos especificados, principalmente aqueles que necessitarem de uma Adequação e Desenvolvimento por parte do profissional em luminotécnica quando da correta escolha dos produtos de iluminação artificial com tecnologia Led para o seu projeto !

Via de regra, grande parte das adaptações criadas pelo Light Designer responsável no projeto encomendado vão de encontro a um desejo pessoal do seu cliente. Isto consequentemente acarretará, por exemplo, em equipamentos que não harmonizarão com o desenho original da peça disponível no mercado: formas, cores, potência da luz, meios de fixação/instalação etc, tudo pode ter que ser mudado naquele equipamento "X" devido a uma escolha pessoal do proprietário do imóvel, tendo contudo que manter-se não só a qualidade na iluminação local como também, a garantia do produto. E é aí que a coisa pode começar a pegar: instaladore…

O Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo. Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava matéria especial sobre um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata, região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o Faria Lima Plaza


O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) e, tem potencial para se tornar um grande ícone do mercado imobiliário.









A localização, trata-se do último terreno vazio no Largo da Batata: com  9.000 metros quadrados (imagens abaixo) e bem ao lado do metrô Faria Lima (linha 4 …

Trilho Suspenso: Solução simples e sofisticada

Olá!



#AdequaçãoEdesenvolvimentoqual empresa em iluminação oferece isto a todos os seus clientes de maneira incondicional?
Seja em sua casa ou empresa, a Codlux® vai aonde nenhuma outra pode (ou não quer) ir: solução para aquilo que está em sua mente, adaptada as disponibilidades atuais do mercado e sem custos exorbitantes - você simplesmente não tem que pagar a mais por isto.Nosso Atendimento e Pós-venda estão fazendo a diferença para centenas de clientes atendidos, como o do caso deste video, que queria também em seu projeto um simples trilho eletrificado, pousado longe do teto, acima de sua mesa de jantar no terraço mas com sofisticação, sem cabos ou fios aparentes.

O expertise dos profissionais da Codlux® no mercado da iluminação foram fundo: do design a fabricação do produto, passando pelo conhecimento certo dos insumos para encontrar a finalização perfeita, de bom gosto e com muita resistência.

Esta é a Codlux®. Luminotécnica e design acessível a você!


Veja agora a preparação de…