Olá! A ANEEL anunciou ontem, 28 de Maio a bandeira tarifária para o mês de Junho de 2021: ela permanecerá VERMELHA, só que desta vez no patamar 2 - a mais cara no sistema de bandeiras. O custo adicional desta modalidade nas contas de energia será de R$6,24 para cada 100kW consumidos por hora em sua residência ou empresa - mais cara que a bandeira vermelha de Maio passado!
A revisão para cima na expectativa de crescimento da economia - tem analista dizendo que o PIB poderá crescer 5% - vai demandar mais eletricidade para o bom andamento do setor industrial.
Assim no Brasil como na China
O site da Bloomberg noticiou dia 30 de Maio que quase duas dezenas de cidades na principal província industrial chinesa de Guangdong, estão agora racionando eletricidade para as empresas, à medida que a recuperação econômica global e o clima quente do verão aumentam a demanda por energia. Cerca de 21 municípios na província do sul - que abriga quase 130 milhões de pessoas - estão limitando o uso da energia elétrica, cujo consumo na região cresceu 24% este ano até 29 de Maio em relação ao mesmo período de 2020, atingindo um máximo histórico em 21 de Maio.
A energia não foi afetada para residências ou serviços públicos. Negócios e fábricas foram atingidos, no entanto com alguns deles sendo forçados a fechar vários dias por semana, restringindo a capacidade de atender aos pedidos. Vários negócios passaram a comprar geradores portáteis para manter as luzes acesas. O ressurgimento da atividade das próprias empresas e fábricas, que agora enfrentam escassez, é a principal razão para a forte demanda. As altas temperaturas também estão aumentando a demanda por ar-condicionado, enquanto o baixo nivel nos reservatórios gera um fornecimento limitado de energia nas hidrelétricas. A China Southern Power Grid Co. não especificou quais municípios estavam racionando energia. O site de notícias chinês Jiemian relatou reduções no fornecimento de energia elétrica em cidades como Guangdong, Guangzhou, Foshan, Shantou e Dongguan.
Mais do que nunca agora, é hora de economizarmos toda água e energia elétrica que pudermos no país em meio a toda esta crise hídrica e pandêmica - leia nos links abaixo, como fazê-lo corretamente!
Evitando QUEDAS em Cantareira!
Motivos e Dicas para economizarmos Água
Como economizar energia elétrica?
Veja mais de 80 Dicas!
Fontes: IG, O Globo, Terra, Correio 24H, Bloomberg
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu recado