Pular para o conteúdo principal

BANDEIRA VERMELHA patamar 2 em Junho de 2021!

Olá! A  ANEEL anunciou ontem, 28 de Maio a bandeira tarifária para o mês de Junho de 2021: ela permanecerá VERMELHA, só que desta vez no patamar 2 - a mais cara no sistema de bandeiras. O custo adicional desta modalidade nas contas de energia será de R$6,24 para cada 100kW consumidos por hora em sua residência ou empresa - mais cara que a bandeira vermelha de Maio passado

Com uma crise hídrica em pleno curso, a conta de luz hoje com a bandeira vermelha patamar 2 este mês denuncia na verdade que, a oferta de energia no sistema gerador está bem menor. Esta crise hidrológica histórica no país revela níveis muito baixos nessa época do ano. Tanto que, o governo já havia alertado sobre uma "emergência hídrica" de Junho a Setembro em 5 Estados - isso após o período de Setembro a Maio ter registrado as piores chuvas em 91 anos nas área das hidrelétricas. Analistas projetam que as cobranças adicionais com a bandeira tarifária devem se manter até o final do ano. O Ministério de Minas e Energia disse que a situação atual é desafiadora, devido aos baixos níveis das represas e que, o foco dos trabalhos é manter o máximo possível de água nos reservatórios. Com a estiagem até o mês de Outubro, há sim a possibilidade de um racionamento de energia. A seca histórica que afeta as regiões das grandes hidrelétricas deve ampliar também a inflação de alimentos e, levar o governo a tomar decisões muito difíceis. O governo deve por exemplo, restringir o uso de água para irrigação na agricultura e o transporte hidroviário, garantindo assim água para hidrelétricas durante o período seco no segundo semestre. E ainda, o governo já decidiu que poderão ser acionadas todas as usinas termelétricas disponíveis, além de já ter autorizado a importação de energia da Argentina e Uruguai. Estas iniciativas também devem afetar o setor agrícola, destaque na economia mesmo em período de crise. 



A revisão para cima na expectativa de crescimento da economia - tem analista dizendo que o PIB poderá crescer 5% - vai demandar mais eletricidade para o bom andamento do setor industrial. 

Assim no Brasil como na China 

O site da Bloomberg noticiou dia 30 de Maio que quase duas dezenas de cidades na principal província industrial chinesa de Guangdong, estão agora racionando eletricidade para as empresas, à medida que a recuperação econômica global e o clima quente do verão aumentam a demanda por energia. Cerca de 21 municípios na província do sul - que abriga quase 130 milhões de pessoas - estão limitando o uso da energia elétrica, cujo consumo na região cresceu 24% este ano até 29 de Maio em relação ao mesmo período de 2020, atingindo um máximo histórico em 21 de Maio.

A energia não foi afetada para residências ou serviços públicos. Negócios e fábricas foram atingidos, no entanto com alguns deles sendo forçados a fechar vários dias por semana, restringindo a capacidade de atender aos pedidos. Vários negócios passaram a comprar geradores portáteis para manter as luzes acesas. O ressurgimento da atividade das próprias empresas e fábricas, que agora enfrentam escassez, é a principal razão para a forte demanda. As altas temperaturas também estão aumentando a demanda por ar-condicionado, enquanto o baixo nivel nos reservatórios gera um fornecimento limitado de energia nas hidrelétricas. A China Southern Power Grid Co. não especificou quais municípios estavam racionando energia. O site de notícias chinês Jiemian relatou reduções no fornecimento de energia elétrica em cidades como Guangdong, Guangzhou, Foshan, Shantou e Dongguan. 

Mais do que nunca agora, é hora de economizarmos toda água e energia elétrica que pudermos no país em meio a toda esta crise hídrica e pandêmica - leia nos links abaixo, como fazê-lo corretamente! 

Evitando QUEDAS em Cantareira!

Motivos e Dicas para economizarmos Água
Como economizar energia elétrica?

Veja mais de 80 Dicas! 


Fontes: IG, O Globo, Terra, Correio 24H, Bloomberg

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.