Pular para o conteúdo principal

Novembro Azul e Movember: cuide-se man!


Olá! Novembro está chegando*. E o papo agora é com você, homem. Vamos ser diretos nesta conversa: Você sabe bem os números do câncer de próstata? Atravessamos agora mesmo o 👉Outubro Rosa só pra lhe explicar antecipadamente que:

1-) O câncer de próstata é o 2º comum entre os homens no Brasil - atrás apenas do câncer de pele não-melanoma 

2-) O câncer de próstata chega a 2 milhões de novos casos todos os anos no Brasil 

3-) Entre 2019 e 2021 mais de 47 mil homens morreram de câncer de próstata no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

4-) Em 2021 foram 16.055 óbitos neste tipo de tumor.

5-) Por dia a doença é responsável por cerca de 44 mortes.
6-) 1 em 6 seis homens com 50 anos terá desenvolvido câncer de próstata

7-) 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos

8-) Estima-se por ano, 68.220 casos (2018) com 15.391 óbitos (2017)

9-) O índice de mortalidade por câncer de próstata nos últimos 14 anos cresceu nos 25 estados brasileiros segundo dados do Ministério da Saúde em 2022. Pará, Amapá, Maranhão, Mato Grosso e Bahia tiveram o maior aumento da doença. Em São Paulo, Rio de Janeiro, DF e Rio Grande do Sul, este aumento foi menor. 

10-) Em casos não letais, o tumor na próstata pode levar até 15 anos para atingir 1 cm³

11-) A mortalidade na doença aumenta significativamente após os 50 anos

12-) Crescimento silencioso, dificuldade de urinar, diminuição do jato da urina, urinar mais vezes ao dia/noite, dor óssea, sangue na urina, infecção generalizada e insuficiência renal é a evolução para a forma letal do câncer de próstata ao longo dos anos

13-) O exame preventivo deve ser feito a partir dos 40/45 anos

14-) Transexuais femininas (pessoas que nascem com o sexo biológico masculino mas se identificam com o gênero feminino) que não façam uso de um tratamento hormonal, precisam ser submetidas ao exame de toque retal. Isto ocorre porque, apenas os indivíduos que usam hormônios para bloquear a testosterona e estimular o crescimento das mamas, acabam inibindo também o crescimento de sua própria próstata, o que dificulta o surgimento do câncer - são raríssimos na literatura médica os casos de câncer de próstata nesse grupo. Por outro lado, o tratamento hormonal aumenta o risco de câncer de mama, sendo então necessário a realização periódica de exames ultrassom e de mamografia 

15-) Se diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 90%

16-) Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado

17-) 12% dos casos de câncer no mundo seriam evitados com bons hábitos e estilo de vida saudável

18-) Praticar exercícios físicos junto a uma alimentação saudável e equilibrada auxiliam na prevenção

19-) Dosagem de PSA (exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico) e o toque retal (palpar a próstata e para ver se há nódulos/caroços e tecidos endurecidos) ajudam a identificar o estágio inicial da doença

20-) A biópsia é o único procedimento capaz de confirmar o câncer de próstata. Outros exames de imagem também auxiliam na confirmação do diagnóstico, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea (para verificar se os ossos foram atingidos)



21-) Para doença localizada (que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos) o tratamento pode incluir cirurgia e radioterapia. Para doença avançada, indica-se radioterapia ou cirurgia combinadas com tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento mais indicado é a terapia hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um. 

22-) Cirurgia robótica já é realidade para tratar o tumor característicos em homens acima de 45 anos

ATUALIZAÇÃO EM 02/11/2020 

Em entrevista ao Jornal da CBN, Geraldo Faria presidente da seção São Paulo da Sociedade Brasileira de Urologia destacou que cerca de 30 mil homens tiveram diagnóstico de câncer de próstata nos últimos sete meses, o que segundo ele é um número muito preocupante. De acordo com o médico 'a realização do exame periódico permite ao médico identificar a presença ou suspeita de tumor maligno' que, se diagnosticado precocemente, tem 90% de chances de cura. Ouça o audio completo no podcast CBN abaixo: 



Faça o download deste audio para compartilhar 👉AQUI!

"Novembro Azul" é uma campanha mundial de combate e prevenção ao câncer de próstata - o 2º tipo de câncer que mais mata humanos no planeta. 

23-) Temos também a campanha anual "Movember" (junção das palavras em inglês moustache (bigode) e November (novembro) que incentiva o crescimento de bigodes nos homens durante o mês de novembro para aumentar a conscientização sobre os problemas de sua saúde como o câncer de próstata, câncer testicular e também suicídio. 

24-) Por isso antecipamos ainda em Novembro, o combate e prevenção ao câncer de testículo - este, originalmente com campanha mais ativa em todo mês de Abril. Também aqui no caso, a informação é sempre o melhor remédio! 


25-) Portanto, não ignore os fatos nem despreze estas informações! Cuide-se sempre e deixe seu bigodão crescer para chamar bem a atenção. Quando lhe perguntarem do porque dele, explique: "Tá ligado câncer de próstata e de testículo?"


Fonte: INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER - Ministério da Saúde, CBN, Dr. Drauzio Varella (UOL), Veja  

Codlux® - Luz em LED
Luz é Função! Estamos empenhados nisso.

*originalmente postado em 23 de Outubro de 2019 

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu recado

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.