Pular para o conteúdo principal

O teste da luz difusa



Olá!

Nós da Codlux® amamos projetos!

Amamos tanto, mas tanto, que fazemos exaustivos testes luminotécnicos com os equipamentos em Led especificados nos projetos de iluminação encomendados por nossos clientes.

Quando há muitas dúvidas quanto ao tipo e alcance da luz em Led a serem aplicados nos ambientes, demonstramos (sempre que possível) "in loco" o efeito que a peça fará quando instalada. Isto ajuda muito a enxergarmos se era esta mesma a ideia inicial  que o cliente tinha em mente ou, se o que estamos propondo no projeto, concilia com o realmente desejado.

Aqui por exemplo, temos imagens de demonstrações quanto aos efeitos tanto da luz difusa quanto da luz focal em ambientes.


Nestas fotos, vemos a incidência de uma luz difusa vinda do piso, que nos mostra como a sua refletância nas paredes e teto preenche o espaço. Aqui foi usado um spot hibrido em Led para trilho eletrificado de luz focal, porém com um "filtro" especial difusor em seu bocal que encobre o diodo aparente do equipamento - este originalmente responsável por um ângulo mais fechado e de maior alcance na iluminação. 


Agora, temos o mesmo spot sem o mesmo filtro especial difusor: criou-se no teto o chamado "efeito lanterna", que concentra mais a luz em uma determinada área/alvo para destacar elementos ou espaços decorativos. 



Estes perfilados de aço galvanizado instalados no teto de laje, servem para fixação de vários tipos equipamentos de iluminação em Led - luz direta, luz indireta, luz focal, luz difusa etc. São muito usados no "design industrial" para decoração de ambientes. Nesta foto, temos instalado dentro de sua canaleta, PCBs (um tipo de fita led metálica rígida) na temperatura de cor branca fria (6000K) voltados para cima, que servem para refletir suavemente a forte emissão da luz no ambiente, sem causar ofuscamento. 


Posicionamos dois spots para trilho eletrificado voltados na parede, com temperatura de cor 3000K.


O spot da frente tem o seu diodo (bolinha amarela no centro) exposto naturalmente, como deve ser para este tipo de equipamento. Já no spot de trás, colocamos o filtro especial difusor. 



Repare a ação dos dois equipamentos acesos simultaneamente. Ambos tem a mesma potência em Led (no caso, 30W cada). Só que, o primeiro spot (com o diodo aparente) concentra mais a luz, formando um halo bem nítido que cria penumbra ao seu redor. É o desejado "efeito focal de destaque". 


No segundo spot (com o filtro especial difusor), a luz espalhou-se mais e criou um halo "esfumaçado", não definido, que tem menos força porém, maior alcance na parede (o que não causa ofuscamento no observador). Agora, e se acendermos também os perfilados? O que acontece? 


Isto! Temos a refletância da luz 6000K auxiliando na luz de serviço (no caso deste ambiente, concentração para o trabalho) com a luz de apoio dos spots 3000K sendo acesas somente quando for necessário. Infelizmente como já sabemos, a foto obtida por celular não faz justiça a verdade: o local está realmente muito iluminado! E não há nada aqui que precisemos dar algum destaque: as paredes são lisas, sem ornamentos e na cor "off white", não pedindo necessariamente uma iluminação focal mas sim, difusa. Só que estes spots 3000K tem um diferencial: alcance focal direcional, que não interfere na suavidade então planejada, ao mesmo tempo que insere uma "luz quente" quando for preciso. 


Para entendermos melhor este conceito de focal e difuso, repare neste spot em Led para trilho eletrificado de 7W: colocamos a sua frente uma tira do filtro especial difusor para demonstrar como a sua real função de luz focal é completamente modificada com o uso dela. Toda a quina da parede foi iluminada. 


Agora, sem a tira do filtro especial difusor, o spot mostra todo o seu poder focal na quina da parede: sob esta luz, poderia estar uma textura, um quadro, um vaso de flores, um aparador, um hall de passagem ou qualquer outra necessidade sua de "luz fechada". 

Normalmente quando você compra um equipamento em Led como spots hibridos (que já vem com o led embutido) de luz focal, caso arrependa-se por achar que eles estão ofuscando sua vista ou mesmo, apresentam uma luz muito forte, terá então que trocá-los (algo não muito fácil de se conseguir nas lojas de iluminação "convencionais", onde o pós-venda geralmente termina quando você põe o pé na calçada ou pior, no Código de Defesa do Consumidor) e mesmo, comprar outros equipamentos para solucionar os problemas.

Na Codlux®, detalhes assim são resolvidos de maneira simples e com um custo adicional ínfimo. Sabemos exatamente quais materiais usar para as mais diversas soluções. Seu investimento estará sempre protegido com a "Adequação e Desenvolvimento" da Codlux® - disponível a todos os projetos luminotécnicos desenvolvidos - assista no video abaixo, uma explicação didática de nosso diretor Marcos Britto a seu cliente sobre o assunto:



Esta é só mais uma amostra dos muitos diferenciais que fazem da Codlux® hoje, a marca preferida em projetos de iluminação em Led realmente acessíveis aos mais diversos profissionais da área e clientes finais!

Consulte-nos sem compromisso:

codlux.com/contato

Robson Giro - especial para a Codlux® Luz em Led

Codlux® - Luz em Led

Luz é Função! Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM 
A Luz na Arte

Dicas para destacar e proteger a sua coleção 

Comentários

  1. Luz é função em todos os detalhes e as possibilidades de transformar um equipamento pontual em difuso possibilita ter na mesma cena o destaque e o fluxo necessários para o ambiente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu recado

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.