Pular para o conteúdo principal

16 de Julho: o Led no Comércio


Olá!

Dia 16 de Julho é o "Dia do Comerciante". A Codlux®, também forte atuante no Comércio, parabeniza todos os clientes, empresários e profissionais do setor!

A luz é um elemento de design essencial no planejamento arquitetônico. A luz artificial ilumina ambientes como um todo ou em detalhes, criando humores atmosféricos e permitindo ao mesmo tempo, o uso ideal de um espaço. O planejamento da iluminação é tão diverso quanto as expectativas e necessidades dos seus usuários. Por exemplo, aqueles que trabalham em computadores exigem um ambiente livre de brilho excessivo, enquanto relojoeiros ou ourives precisam deste mesmo brilho direcionado em seus trabalhos. Em ambientes comerciais, o humor e as cores da iluminação são ajustados de acordo com o produto apresentado, ao passo que nos cinemas ou em cafés acolhedores, a luz suave e agradavelmente quente é a mais indicada. A iluminação artificial exterior e interior são muito importantes na arquitetura, indo um pouco mais além dos cálculos puramente técnicos: soluções inteligentes de design ajudam por exemplo a desenvolver a harmonia em quesitos como funções, tecnologia e necessidades energéticas sustentáveis de uma planta. Além destas questões técnicas, isso inclui, acima de tudo, uma compreensão maior das relações entre o uso e especificações corretas para tarefas humanas bem definidas. É portanto vital entender também o conceito de iluminação artificial como uma parte integrante de qualquer projeto - que pode ser responsável por até 20% do valor total dos seus gastos na conta de energia.



Produtos, serviços, tecnologia: tudo passa pelo comércio. Esteja ele centrado no mundo virtual ou real (físico). E quando falamos principalmente em mundo real/físico, logo pensamos nos investimentos, custos, margens, lucros e até nas perdas que temos para compor um panorama de liquidez e capital de giro saudáveis ao nosso negócio. A energia é o oxigênio para toda empresa - seja ela industrial ou comercial. Os custos da geração de energia no Brasil e no mundo vem subindo mais e mais a cada ano, onerando a produção e revenda também com aumentos de preços dos produtos acabados para o consumidor final. Como fazer para amortecer adequadamente estas despesas e ainda manter-se bem competitivo?

Economizando energia



Pequenas e médias empresas podem sim diminuir o seu consumo de energia e ainda, gerar muita satisfação a seus clientes e funcionários com uma iluminação bem mais eficiente. Algumas mudanças nos hábitos de consumo de energia podem gerar uma grande economia para o seu negócio. Substituir por exemplo suas lâmpadas convencionais (incandescentes, halógenas e mesmo as fluorescentes) por luminárias e lâmpadas com a tecnologia Led é sempre um caminho promissor a seguir, além de melhorar o ambiente e realmente impressionar os seus clientes com uma mudança drástica na iluminação. Outra dica que pode agregar mais economia ainda em conjunto com a iluminação em Led é instalar sensores de presença nos espaços menos utilizados como banheiros, freezers ou closets.

Os cuidados na instalação



Um bom equipamento de iluminação em Led pode durar mais de 10 anos quando bem instalado no seu negócio. A correta implantação da elétrica local também é primordial para o bom funcionamento dos produtos em Led: quadro de energia robusto, fiação adequada, disjuntores separados para a parte de iluminação e o uso de aterramento, são apenas alguns dos itens a serem observados com atenção redobrada na execução do projeto novo ou reforma da sua empresa. Durante a instalação, todo cuidado com as ligações dos produtos em Led na rede elétrica deve ser respeitado rigorosamente, sob risco da queima do produto e invalidação de sua garantia após constatação de mau uso pela assistência técnica do fabricante.

Melhorando a exposição de produtos



A iluminação em Led enaltece a exposição dos produtos de sua empresa como nenhuma outra. Por exemplo, num caso típico de alfaiataria ou loja de ternos, quando se fizer a mudança para iluminação em Led no local, os resultados serão imediatos. De acordo com alguns vendedores de lojas de rua consultados nos Estados Unidos, clientes que adquirem ternos azuis escuros nos pontos de venda com iluminação em Led, não precisam mais levar o traje até a janela do estabelecimento para distinguir esta cor azul do preto. Da mesma forma, a concessionária de carros pode ter um aumento nas vendas quando suas novas luzes em Led trouxeram mais brilho as cores metálicas dos automóveis em exposição. E joalherias que fizerem o retrofit (troca da iluminação) em sua loja, substituindo antigas lâmpadas incandescentes por Led, terão o seu showroom inundado por uma bela iluminação brilhante que atrairá mais clientes e reduzirá a sua conta de energia nos meses seguintes. Os supermercados (os últimos do segmento comercial a mudarem sua iluminação gastona por Led) estão tendo agora ganhos reais não só com a economia de energia na iluminação de seus enormes espaços mas também, experimentando uma espetacular oportunidade em expor melhor os seus produtos e gôndolas de ofertas aos clientes com a poderosa luz ampla e difusa que o Led proporciona.

Aumentando a concentração da equipe



A iluminação em Led bem projetada especificamente para empresas que mantém internamente em suas sedes equipes técnicas, de desenvolvimento ou de vendas, traz maior desempenho nestas atividades relacionadas por ajustar o ritmo circadiano dos colaboradores a seus afazeres, sem causar fadiga ocular ou cansaço sem sentido por causa de uma iluminação inapropriada. Nosso corpo responde aos variados espectros da luz artificial de maneira diferente para cada um deles e, muitos equipamentos de iluminação em Led indicados de maneira errada, podem estar minando aos poucos a produtividade de seu negócio sem você saber realmente o motivo. Por isso, um projeto luminotécnico que inclua os devidos estudos locais para a verdadeira função da luz artificial no ambiente é fundamental para a harmonia departamental em sua empresa: um salão de vendas bem iluminado encontrará conflitos de sincronia produtiva com uma expedição iluminada erroneamente por exemplo (conflitos como potência da luz, temperatura de cor, tipo do equipamento etc).

Aproveitando o bom ânimo da economia



No Brasil estas últimas semanas, temos tido boas notícias para a economia nacional: o Acordo de Livre Comércio entre União Européia e Mercosul foi finalmente fechado na última reunião do G20 no Japão; a reforma da Previdência está caminhando no Congresso Nacional e, a inflação em junho deste ano, ficou em 0,01% - a menor desde o mesmo período em 2017 (-0,23%). Estes fatores somados fizeram até o dólar baixar dia 12/07 para R$3,75. Neste mês de Julho, o dólar já acumula uma queda de 2,32%. O acumulado do ano é de 3,20%. A própria aprovação do texto base da Reforma da Previdência em Julho, diminuiu o "risco Brasil" aos investidores estrangeiros no patamar positivo de 128 pontos - o mesmo de 2014 - que classifica o país como "grau de investimentos" pela agência de risco Credit Defaut Swap - o Brasil já é hoje o quarto destino do IED europeu (Investimento Estrangeiro Direto) em toda a América Latina. E o otimismo não para por aí: a Bolsa de Valores de São Paulo por exemplo, operou em alta nas últimas  semanas com uma variação para cima na casa dos 2%. Houve ainda no dia 31 de Julho, a redução na taxa básica dos juros pelo Banco Central na ordem do 6% ao ano (o menor patamar em mais de 3 décadas!), com o intuito de movimentar a economia - ação esta que se soma a do governo em liberar o saque do FGTS para injetar mais dinheiro na mão dos consumidores. Atualização: foi divulgado em 29 de Agosto o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil no segundo trimestre. Houve crescimento de 0,4% em comparação com os primeiros três meses do ano (num total de R$ 1,78 trilhão), o que evitou do país entrar em recessão técnica (dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Talvez por isso, o mesmo IBGE tenha divulgado neste final de Agosto uma queda no índice de desemprego no país no segundo trimestre, que ficou em 11,8%  - um recuo de 0,6% ao trimestre anterior. O comércio também teve aumento de 1,6% em suas vendas durante mês de Julho. Então, se você é proprietário de uma pequena empresa ou mesmo está planejando abrir o seu negócio agora, aproveite todos estes bons ventos a favor da economia brasileira e descubra como poder começar a economizar já a energia elétrica usada e, consequentemente, o dinheiro  gasto na conta de luz com um bom projeto para a iluminação em Led! Os profissionais da Codlux® tem atendido clientes nos mais variados segmentos do setor: bares, restaurantes, hotéis, casas de espetáculos, supermercados, cabeleireiros, joalherias, empresas de tecnologia, empresas de comunicação visual, postos de gasolina, estacionamentos, lojas de vestuário e calçados, oficinas de serviços e muitos outros. Confira alguns deles em nosso portfolio AQUI e também AQUI.

Fontes: Sacramento Business Journal, G1, Infomoney 

Consulte-nos sem compromisso:

codlux.com/contato

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

LEIA TAMBÉM 

O Led e o Sabor

Veja como os seus pratos podem ficar ainda mais destacados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.