Pular para o conteúdo principal

Dia da Tecnologia e da Alimentação: um panorama em descompasso

Dia 16 de outubro é o "Dia da Tecnologia" e também o "Dia Mundial da Alimentação"



Nunca esta coincidência esteve tão em evidência como nos dias de hoje.
A produção mundial de alimentos atualmente não acompanha o pleno consumo, gera enorme desperdício e desigualdade no planeta e causa prejuízos gigantescos, que ajudam a ampliar ainda mais o número de famintos no mundo.
Nesta "Semana do Consumo Consciente", vamos agora falar também do quanto os nossos maus hábitos consumistas afetam e ameaçam a permanência da humanidade na Terra. Vamos falar sobre Alimentação.

Desperdício



A imagem acima é do fotógrafo Gregg Segal e representa não só o pensamento dele como o de muita gente: "...Estamos vivendo uma crise de consumo desenfreado, em que as pessoas nem se dão mais conta da quantidade de lixo que produzem". Já tratamos sobre este seríssimo problema em várias postagens aqui no blog. E este desperdício insano também atinge os alimentos e tem de ser cortado pela metade: as atuais práticas agrícolas precisam melhorar e se tornar mais eficientes, pois hoje elas esgotam a água doce e contribuem para a poluição por meio do uso excessivo de nitrogênio e fósforo - pressionando o planeta para além de seu limite em "representar um espaço operacional seguro para a humanidade com um sistema estável da Terra" - segundo especialistas que, também afirmam: "o tempo para acabar com o aquecimento global está se esgotando". Um estudo veio a público poucos dias depois do impressionante relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, da sigla em inglês) ser revelado, alertando que "nosso tempo é a última chance de salvar o mundo de uma catástrofe climática".

Brasil e o mundo



O Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam comida na Terra - os dados são da FAO (ONU), que cuida da alimentação e da agricultura e analisam desafios e oportunidades de negócios sociais no setor de alimentação.
50 milhões de brasileiros não tem acesso a alimentação de qualidade no país. Mais de 40 mil toneladas de alimentos são desperdiçados no Brasil diariamente (!) - o que seria suficiente para alimentar 25 milhões de pessoas por dia! Sobras de alimentos são jogadas no lixo por 46% dos brasileiros.



No mundo o desperdício de alimentos ocorre em maior parte na cadeia produtiva - 54% na manipulação e armazenamento após a colheita e 46% nas etapas de processamento, distribuição e consumo. Muitas vezes, por questões bobas como "estéticas" (ah, não tava com uma cara boa!), bons alimentos são simplesmente descartados pelo consumidor na hora da compra. Se o desperdício de alimentos fosse um país, ele seria o 3º maior emissor de gases nocivos a camada de ozônio do planeta!  750 bilhões de dólares é o preço do prejuízo anual causado pelo desperdício de alimentos no mundo.

Tecnologia e fome 

Uma "Guerra" ao desperdício de alimentos está aumentando lucro de algumas empresas e poupando recursos no planeta. A empresa israelense Wasteless busca reduzir o desperdício de alimentos e economizar dinheiro do consumidor, num momento em que mais companhias tentam reduzir a perda de alimentos diante do aumento da fome global. Ela vende um software para supermercados que gerencia estoques, possibilitando cortar o preços dos alimentos à medida que o prazo de validade deles se esgota, reduzindo desperdício e aumentando lucros. O desperdício de alimentos é cada vez mais visto como antiético e ambientalmente destrutivo (com despejo em aterros onde apodrece, liberando gases de efeito estufa). No mundo, um terço de todos os alimentos produzidos - no valor de 1 trilhão de dólares - são jogados fora a cada ano, segundo pesquisadores da Organização das Nações Unidas - a projeção é para um aumento de até 2,1 bilhões de toneladas em 2030. Todo este dinheiro seria mais que suficiente para livrar países inteiros da fome, como o Iêmen, que está enfrentando a maior fome dos últimos 100 anos.



O número de pessoas em situação de fome no país pode atingir 12 milhões - uma situação tão grave que 18 milhões de pessoas já não sabem de onde virá sua próxima refeição e 8 milhões delas são "consideradas à beira da fome eminente". Segundo a ONU, pelo menos 50% das crianças deste país são raquíticas e o número de crianças que sofrem de desnutrição aguda grave aumentou 90% nos últimos três anos.

Dieta Ecológica que promete 
O mundo precisa limitar o impacto do aquecimento global mudando seus modelos de produção e consumo de alimentos, reduzindo pela metade até 2050 as práticas agrícolas nocivas e adotando uma dieta "flexitariana". Mas o que é isso? Ser um flexitariano significa comer principalmente alimentos de origem vegetal - como frutas, verduras, legumes, grãos, nozes e produtos de soja - mas não exclusivamente isso.


Carnes podem ser consumidas ocasionalmente. De acordo com pesquisadores, para auxiliar no combate (e redução a metade dos gases e fezes animais) ao aquecimento global é preciso diminuir a produção e consumo de carne bovina na ordem de 73% e, para a carne de porco, quase 90% a menos. Esta mudança global com esse tipo de dieta manterá a meta do aquecimento global abaixo de 2ºC, se não de 1,5ºC - que é a meta atualmente estabelecida. Mas não para por aí não: pesquisadores do Centro de Ação contra a Resistência aos Antibióticos, da Universidade George Washington, nos EUA descobriram, ao analisarem a carne de aves vendida em alguns supermercados (para identificar se elas continham bactérias resistentes a antibióticos), a existência de bactérias do tipo Escherichia Coli (E. Coli) - um grupo de bactérias que normalmente habita tanto o intestino humano quando o de alguns animais. Alguns tipos são tão nocivos que causam gastroenterite, caracterizado pela infecção urinária e intensa diarreia com catarro e sangue. Alarmantemente, as características genéticas destas bactérias resistentes aos mais poderosos antibióticos indicam que elas ocuparam primeiro as vísceras das aves para depois, se adaptarem aos humanos. A descoberta confirma a suspeita de que o uso de antibióticos nas fazendas transmitem bactérias perigosas de animais para os seres humanos. Se quisermos parar de prejudicar o planeta e também ter uma fonte sustentável e saudável de alimentos para o nosso futuro, "é urgente precisar mudar agora", dizem os pesquisadores.

Quer saber mais? Leia também a respeito da relação entre a Iluminação em Led e a produção de alimentos AQUI.


Fontes: G1, Terra, R7,   


LEIA TAMBÉM

O Led e o Sabor

Veja como os seus pratos podem ficar ainda mais destacados





Postagens mais visitadas deste blog

O Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo . Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava matéria especial sobre um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata , região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o  Faria Lima Plaza .  O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo famoso escritório de arquitetura  Kohn Pedersen Fox Associates  (KPF, que tem vários 'sky scraper' marcantes ao redor do mundo) e, tem potencial para se tornar um grande ícone do mercado imobiliário. A localização, trata-se do último terreno vazio no Largo da Batata :

Trilho Suspenso: Solução simples e sofisticada

Olá! #AdequaçãoEdesenvolvimento :  qual empresa em iluminação oferece isto a todos os seus clientes de maneira incondicional? Seja em sua casa ou empresa, a Codlux® vai aonde nenhuma outra pode (ou não quer) ir: solução para aquilo que está em sua mente, adaptada as disponibilidades atuais do mercado e sem custos exorbitantes - você simplesmente não tem que pagar a mais por isto.Nosso Atendimento e Pós-venda estão fazendo a diferença para centenas de clientes atendidos, como o do caso deste video, que queria também em seu projeto um simples trilho eletrificado, pousado longe do teto, acima de sua mesa de jantar no terraço mas com sofisticação, sem cabos ou fios aparentes. O expertise dos profissionais da Codlux® no mercado da iluminação foram fundo: do design a fabricação do produto, passando pelo conhecimento certo dos insumos para encontrar a finalização perfeita, de bom gosto e com muita resistência. Esta é a Codlux®. Luminotécnica e design acessível a você!

Lar Inteligente 360º

Olá! Durante quatro semanas, especialistas e fornecedores vão apresentar virtualmente temas inéditos e soluções tecnológicas. É o  Lar inteligente 360º , um projeto online da  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial . O objetivo é difundir conhecimento e promover debates com uma audiência seletiva e de forte influencia nos processos decisórios de projetos residenciais, tanto novos como na sua adequação de uso. Em todos os dias de palestras, haverão também apresentações de projetos, produtos e soluções para casas inteligentes e conectadas.  UM ENCONTRO VIRTUAL SOBRE TECNOLOGIA E O FUTURO DE NOSSAS CASAS! De 15 de setembro a 8 de outubro   Palestrantes:  Para conhecer melhor o programa e fazer sua inscrição gratuita, visite:   https://larinteligente.com.br/evento-online A Codlux® está acompanhando tudo e atualizará oportunamente esta postagem com as novidades mais importantes mostradas no evento, aguarde! ATUALIZAÇÃO EM 14/10/20 Acesse o resumo rápido do que j