Pular para o conteúdo principal

Dia da Tecnologia e da Alimentação: um panorama em descompasso

Dia 16 de outubro é o "Dia da Tecnologia" e também o "Dia Mundial da Alimentação"



Nunca esta coincidência esteve tão em evidência como nos dias de hoje.
A produção mundial de alimentos atualmente não acompanha o pleno consumo, gera enorme desperdício e desigualdade no planeta e causa prejuízos gigantescos, que ajudam a ampliar ainda mais o número de famintos no mundo.
Nesta "Semana do Consumo Consciente", vamos agora falar também do quanto os nossos maus hábitos consumistas afetam e ameaçam a permanência da humanidade na Terra. Vamos falar sobre Alimentação.

Brasil e o mundo



O Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam comida na Terra - os dados são da FAO (ONU), que cuida da alimentação e da agricultura e analisam desafios e oportunidades de negócios sociais no setor de alimentação. 50 milhões de brasileiros não tem acesso a alimentação de qualidade no país. Mais de 40 mil toneladas de alimentos são desperdiçados no Brasil diariamente (!) - o que seria suficiente para alimentar 25 milhões de pessoas por dia! Sobras de alimentos são jogadas no lixo por 46% dos brasileiros.



No mundo o desperdício de alimentos ocorre em maior parte na cadeia produtiva - 54% na manipulação e armazenamento após a colheita e 46% nas etapas de processamento, distribuição e consumo. Muitas vezes, por questões bobas como "estéticas" (ah, não tava com uma cara boa!), bons alimentos são simplesmente descartados pelo consumidor na hora da compra. Se o desperdício de alimentos fosse um país, ele seria o 3º maior emissor de gases nocivos a camada de ozônio do planeta!  750 bilhões de dólares é o preço do prejuízo anual causado pelo desperdício de alimentos no mundo.

Tecnologia e fome 

Uma "Guerra" ao desperdício de alimentos está aumentando lucro de algumas empresas e poupando recursos no planeta. A empresa israelense Wasteless busca reduzir o desperdício de alimentos e economizar dinheiro do consumidor, num momento em que mais companhias tentam reduzir a perda de alimentos diante do aumento da fome global. Ela vende um software para supermercados que gerencia estoques, possibilitando cortar o preços dos alimentos à medida que o prazo de validade deles se esgota, reduzindo desperdício e aumentando lucros. O desperdício de alimentos é cada vez mais visto como antiético e ambientalmente destrutivo (com despejo em aterros onde apodrece, liberando gases de efeito estufa). No mundo, um terço de todos os alimentos produzidos - no valor de 1 trilhão de dólares - são jogados fora a cada ano, segundo pesquisadores da Organização das Nações Unidas - a projeção é para um aumento de até 2,1 bilhões de toneladas em 2030. Todo este dinheiro seria mais que suficiente para livrar países inteiros da fome, como o Iêmen, que está enfrentando a maior fome dos últimos 100 anos.

O número de pessoas em situação de fome no país pode atingir 12 milhões - uma situação tão grave que 18 milhões de pessoas já não sabem de onde virá sua próxima refeição e 8 milhões delas são "consideradas à beira da fome eminente". Segundo a ONU, pelo menos 50% das crianças deste país são raquíticas e o número de crianças que sofrem de desnutrição aguda grave aumentou 90% nos últimos três anos.

Dieta Ecológica que promete 
O mundo precisa limitar o impacto do aquecimento global mudando seus modelos de produção e consumo de alimentos, reduzindo pela metade até 2050 as práticas agrícolas nocivas e adotando uma dieta "flexitariana". Mas o que é isso? Ser um flexitariano significa comer principalmente alimentos de origem vegetal - como frutas, verduras, legumes, grãos, nozes e produtos de soja - mas não exclusivamente isso.


Carnes podem ser consumidas ocasionalmente. De acordo com pesquisadores, para auxiliar no combate (e redução a metade dos gases e fezes animais) ao aquecimento global é preciso diminuir a produção e consumo de carne bovina na ordem de 73% e, para a carne de porco, quase 90% a menos. Esta mudança global com esse tipo de dieta manterá a meta do aquecimento global abaixo de 2ºC, se não de 1,5ºC - que é a meta atualmente estabelecida. Mas não para por aí não: pesquisadores do Centro de Ação contra a Resistência aos Antibióticos, da Universidade George Washington, nos EUA descobriram, ao analisarem a carne de aves vendida em alguns supermercados (para identificar se elas continham bactérias resistentes a antibióticos), a existência de bactérias do tipo Escherichia Coli (E. Coli) - um grupo de bactérias que normalmente habita tanto o intestino humano quando o de alguns animais. Alguns tipos são tão nocivos que causam gastroenterite, caracterizado pela infecção urinária e intensa diarreia com catarro e sangue. Alarmantemente, as características genéticas destas bactérias resistentes aos mais poderosos antibióticos indicam que elas ocuparam primeiro as vísceras das aves para depois, se adaptarem aos humanos. A descoberta confirma a suspeita de que o uso de antibióticos nas fazendas transmitem bactérias perigosas de animais para os seres humanos. Se quisermos parar de prejudicar o planeta e também ter uma fonte sustentável e saudável de alimentos para o nosso futuro, "é urgente precisar mudar agora", dizem os pesquisadores.

Quer saber mais? Leia também a respeito da relação entre a Iluminação em Led e a produção de alimentos AQUI.

Fontes: G1, Terra, R7,   

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.  

LEIA TAMBÉM

O Led e o Sabor

Veja como os seus pratos podem ficar ainda mais destacados 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.