Pular para o conteúdo principal

04 de Setembro, um marco na Iluminação!

Foto: Thomas Edison ao lado de um de seus dínamos Jumbo

Olá!

Em 4 de setembro de 1882, há exatos 136 anos, a Edison Electric Illuminating Company (imagem abaixo), fundada pelo inventor Thomas Edison, ligou pela primeira vez lâmpadas elétricas em uma via pública.


A primeira rua no mundo a receber iluminação elétrica foi a Wall Street (imagem abaixo), já conhecida na época como o centro financeiro de Nova York, nos EUA. A área escolhida, conhecida como Primeiro Distrito, era uma área retangular delimitada por Wall Street, ao sul, pela Nassau Street, a oeste, pelo East River, a leste, e pela Spruce Street e pela antiga Ferry Street, ao norte.
O primeiro distrito incluía grande parte do distrito de negócios do centro da cidade, a capital financeira dos Estados Unidos. Era também o lar dos influentes jornais da cidade, incluindo o New York Times.


No fim do século 19, a eletricidade não tinha tantas aplicações práticas para o consumidor final como tem hoje e, a empresa de Thomas Edison foi uma das pioneiras a incentivar a sua disponibilidade na iluminação artificial como um serviço pago em residências. Mas antes disso, Edison teve que provar que sua invenção, a lâmpada elétrica, tinha potencial para isso. Em 1881, ele demonstrou sua criação publicamente em Londres. No início de 1882, ele criou a primeira estação elétrica desenvolvida especialmente para prover a iluminação pública. Ela tinha seis dínamos a vapor (imagem abaixo) de 27 toneladas cada e que ficaram conhecidos como “Jumbo”, em homenagem a um elefante de circo famoso em Nova York.


Cada um desses dínamos era capaz de gerar 100 quilowatts de eletricidade, o suficiente para acender 1,2 mil lâmpadas da época. Antes de começar as operações, entretanto, Edison teve que abrir uma escola para formar técnicos em eletricidade, uma vez que na época, não havia tantos engenheiros que conhecessem a área em que o inventor norte-americano trabalhava. A planta foi um desafio. Edison precisava de uma elaborada rede de fiação subterrânea e tubos, os chamados conduítes - quase 40 quilômetros - a um custo de US $ 300 mil, era a parte mais cara do projeto e a cidade estava cética em relação a deixá-lo cavar a rua para instalá-lo (imagem abaixo).


Quando tudo estava pronto, o primeiro teste foi feito às 15h do dia 4 de setembro. Havia uma pequena audiência testemunhando o feito. Nas palavras de Edison:

"Eram seis dínamos a vapor de 27 toneladas cada. Cada um era capaz de gerar 100 quilowatts de eletricidade, o suficiente para acender 1,2 mil lâmpadas da época"

E em 4 de setembro de 1882, quando o interruptor foi acionado, 3.000 lâmpadas incandescentes começaram a brilhar de uma só vez. A era da luz a gás havia então acabado e uma moderna indústria de serviços públicos nasceu. Quando terminou o mês, Edison já tinha 59 clientes consumindo iluminação doméstica a partir dos serviços de sua empresa. Ao fim de 1882, ele conseguiu 513. As primeiras 400 lâmpadas em serviço no Primeiro Distrito (atendendo a menos de 90 clientes em 4 de setembro de 1882) aumentaram para cerca de 10 mil lâmpadas (atendendo a 513 clientes em um ano).

O jornal New York Post da época destacava:

“A Edison Electric Light Company, que há um ano e meio se prepara para iluminar seu primeiro distrito, delimita as ruas Spruce e Wall, Nassau Street e East River...agora uma poderosa luz pode ser vista lá. A luz é perfeitamente pura, agradável aos olhos e muito parecida com a atual gasosa que, quando coberta por um globo de vidro fosco, praticamente não se faz saber se é gás ou eletricidade. Os poderosos motores da estação Edison na Pearl Street trabalham sem o menor apuro. O Sr. Edison está na estação todos os dias, muito satisfeito com os resultados de seus dois anos de trabalho e estudando quaisquer obstáculos que possam se apresentar.”

Ao longo dos anos, o sistema de corrente contínua (DC) foi adaptado ao sistema de corrente alternada (CA), mais eficiente. O sistema básico para distribuir eletricidade em uma grande área permanece o mesmo, no entanto, a característica mais comum é a lâmpada. Hoje, os remanescentes da Edison Electric Illuminating Company sobrevivem sob o nome de Con Edison e têm três milhões de clientes nos EUA. Com todos os seus serviços, a companhia atende 10 milhões de pessoas na região de Nova York. Quanto à antiga estação de Pearl Street, um incêndio em 1890 destruiu quase todos os dínamos Jumbo. Sobrara apenas um. A fábrica foi reconstruída, mas a demanda por eletricidade era maior do que a pequena estação poderia suportar e ela fechou para sempre, sendo aposentada e desmontada em 1895. Mas não antes de se tornar o modelo para as futuras estações de energia que começariam a surgir em torno da cidade. Edison vendeu os edifícios e mais tarde, eles foram demolidos. Dos dínamos "gigantes" construídos por Edison para a Pearl Street e usinas similares, apenas o "velho número nove", um sobrevivente do incêndio de 1890, permanece e está exposto no Museu Henry Ford em Greenfield Village, em Dearborn, Michigan. O local da estação de Pearl Street hoje é um estacionamento público.

Em 1917, a American Scenic e Historic Preservation Society e a New York Edison Company (agora Con Edison) colocaram uma placa de bronze (imagem abaixo) no local para comemorar a conquista seminal que ocorreu naquele local. A imagem no topo da placa é um desenho da sala do dínamo de Pearl Street.



 Você pode ler mais a respeito do que foi publicado no Blog sobre Iluminação Externa e Iluminação Pública AQUI.


Compilação by Robson Giro, especial para a Codlux® - Luz em Led



Fontes: Tecmundo, New York Post, ethw.org


Comentários

AS MAIS LIDAS

Como evitar ERROS GROTESCOS na instalação?

Olá!
Hoje voltaremos a falar sobre Erros de Projetos. Agora mais precisamente, no tocante a instalação de alguns equipamentos especificados, principalmente aqueles que necessitarem de uma Adequação e Desenvolvimento por parte do profissional em luminotécnica quando da correta escolha dos produtos de iluminação artificial com tecnologia Led para o seu projeto !

Via de regra, grande parte das adaptações criadas pelo Light Designer responsável no projeto encomendado vão de encontro a um desejo pessoal do seu cliente. Isto consequentemente acarretará, por exemplo, em equipamentos que não harmonizarão com o desenho original da peça disponível no mercado: formas, cores, potência da luz, meios de fixação/instalação etc, tudo pode ter que ser mudado naquele equipamento "X" devido a uma escolha pessoal do proprietário do imóvel, tendo contudo que manter-se não só a qualidade na iluminação local como também, a garantia do produto. E é aí que a coisa pode começar a pegar: instaladore…

Ring Light Codlux® - Poderosa, Exclusiva e Edição Limitada!

Olá! Beauty Light, Makeup artist, MakeUp, Maquiagem, Youtuber, Cabeleireiros...
Estas são as hashtags que mais bombam na internet atualmente.
E isso é resultado do sucesso absoluto alcançado pelos chamados Influenciadores.
São eles agora que ditam as regras não só do que você vai usar mas, principalmente, como usar! Tutoriais e mais tutoriais se espalham de graça pela rede para quem quiser atualizar-se rápido com as últimas tendências. Porque o tempo voa. E você não quer esperar.

Foi pensando nisso que o expertise da Codlux® em Adequação e Desenvolvimento encontrou a solução ideal e, principalmente, mais econômica para a falta de uma Ring Light verdadeiramente de qualidade e com preço imbatível no mercado:

Apresentamos a poderosa RING LIGHT CODLUX®



Uma solução em Led profissional para um equipamento surpreendentemente eficaz!

O alcance potente e difuso da luz emitida pela Ring Light Codlux® deixa suas makes e videos com o efeito ideal, fazendo com que a sua ideia ganhe Vida e Brilho …

Coronavírus: informações, precauções, mercado e Led disponível

Olá. O mundo não fala (nem teme) outra coisa senão a ameaça do coronavírus. Muito você já deve ter lido por aí sobre o assunto para se prevenir - e isso é um excelente sinal! Mas, e quanto ao mercado, a economia e o bom andamento de nossos projetos em 2020? Como e o quanto essa doença afetará na prática nossas vidas mundo afora e aqui no Brasil? Por exemplo, poderá faltar equipamentos em Led num período próximo? Fomos atrás destas e outras respostas - em virtude da importância do tema, informamos que esta publicação (originalmente postada no dia 3 de Fevereiro de 2020) será periodicamente ATUALIZADA. Fique atento!
A PRODUÇÃO DE LED ESTÁ PARADA NA CHINA?



Sim. Devido ao surto de coronavírus na China, o governo central estendeu o feriado de ano novo até o dia 3 de fevereiro de 2020: todas as províncias da China registraram ao menos um caso de coronavírus, o que desencadeou medidas excepcionais como quarentenas em dez cidades, incluindo Wuhan, o epicentro do surto, onde vivem 11 milhões d…

Trilho Suspenso: Solução simples e sofisticada

Olá!



#AdequaçãoEdesenvolvimentoqual empresa em iluminação oferece isto a todos os seus clientes de maneira incondicional?
Seja em sua casa ou empresa, a Codlux® vai aonde nenhuma outra pode (ou não quer) ir: solução para aquilo que está em sua mente, adaptada as disponibilidades atuais do mercado e sem custos exorbitantes - você simplesmente não tem que pagar a mais por isto.Nosso Atendimento e Pós-venda estão fazendo a diferença para centenas de clientes atendidos, como o do caso deste video, que queria também em seu projeto um simples trilho eletrificado, pousado longe do teto, acima de sua mesa de jantar no terraço mas com sofisticação, sem cabos ou fios aparentes.



O expertise dos profissionais da Codlux® no mercado da iluminação foram fundo: do design a fabricação do produto, passando pelo conhecimento certo dos insumos para encontrar a finalização perfeita, de bom gosto e com muita resistência.

Esta é a Codlux®. Luminotécnica e design acessível a você!


Veja agora a preparação d…

Carnaval 2019 em Pinheiros

Olá!

Abram alas para a Alegria!
O Carnaval 2019 já pede passagem hoje aqui em Pinheiros e em toda a cidade de São Paulo!



São dezenas de Blocos de Rua que irão esquentar o pré-carnaval para a Grande Folia de Fevereiro.
No destaque, teremos o famoso evento "Minha Luz é de Led", festa criada no Rio e que vem a São Paulo pela primeira vez para agitar o nosso Carnaval de uma maneira única.



A ideia mistura boa música com um espetáculo visual de luzes, iluminando a noite da metrópole e animando os foliões com muito pop e funk. Também é uma ótima opção para quem capricha no visual carnavalesco! O encontro acontecerá no pós-Carnaval de sábado, dia 9 de março, a partir das 19h, na Praça Dom José Gaspar.

Então não esqueça:
-Prepare Corpo e Mente
-Não deixe de comer
-Use roupa leve
-Beba muita água
- E RESPEITE os colegas ao lado!



Dito isso, simbóra cair na Alegria!

Abaixo, você confere toda a programação carnavalesca para o nosso querido bairro de Pinheiros e, no final do post, uma d…

O Batata floresce!

Olá!
Uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava matéria especial sobre um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata, região do bairro de Pinheiros - onde está localizada a Codlux®. O Faria Lima Plaza.



O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) e, tem potencial para se tornar um grande ícone do mercado imobiliário.








A localização, trata-se do último terreno vazio no Largo da Batata: com  9.000 metros quadrados (imagens abaixo) e bem ao lado do metrô Faria Lima (linha 4 Amarela), abrigará uma torre comercial de 40.900 metros quadrados com 20 andares, num investimento aproximado de 1 bilhão de reais. A entrega é prevista para 2021. 


O terreno onde irá ser construída a nova torre (imagem acima) estava abandonado em seu uso. Esta revitalização só trará benefícios a todos que trabalham, moram, investem ou se divertem no Largo da Batata. Veja as imagens do ritmo das obras do Faria Lima Plaz…

CES 2020

Olá! A Consumer Electronics Show está chegando! Ela ocorrerá agora, de 7 a 10 de Janeiro de 2020 em Las Vegas, Nevada (EUA).


A CES® é o maior e mais influente evento tecnológico do mundo - verdadeiro campo de provas para tecnologias inovadoras e players globais, onde as maiores marcas negociam e conhecem novos parceiros. A Feira atrai os maiores líderes empresariais e pensadores pioneiros do mundo nas tendências tecnológicas disruptivas, que estão mudando o consumo de conteúdo, entretenimento e comportamento nas pessoas. Como o maior e mais influente evento tecnológico do planeta, a CES® 2020 representa todo o escopo do mercado global de tecnologia:

- IA
-IoT
-5G
-Casa Inteligente
-Cidades Inteligentes
-Saúde Digital
-Tecnologia de Veículos
-AR / VR
-Robótica e outros.

Com participação de 61% de todas as marcas globais da Fortune, a CES 2020 quer migrar as indústrias para além do seu espaço tecnológico tradicional, reforçando a ideia de que todas as empresas são agora "uma só emp…

Furto de LED

Antes de começarmos a falar sobre o assunto, preste bem atenção nestas notícias:


Pega ladrão de led!!!
23/05/2017



Um homem de 21 anos foi preso pela Polícia após ter furtado lâmpadas de led em dois estabelecimentos comerciais da cidade de Manhuaçu na madrugada de terça-feira dia 23/05 em uma loja do Centro da cidade. O autor foi identificado pelos policiais conduzido à delegacia, mas a lâmpada já havia sido vendida. Na madrugada seguinte ele agiu novamente mas, desta vez, policiais estavam de patrulha no bairro e viram que o indivíduo portava-se de forma suspeita ao perceber a presença da PM, sendo abordado e uma luminária de led encontrada com ele, que afirmou que havia retirado a lâmpada de um poste que fica em frente a um hotel. O autor foi preso novamente e conduzido à delegacia onde foi autuado.


Ciclovia em Curitiba tem iluminação Led roubada!
09/08/2017



Bandidos serraram os postes (!!!) para levarem as peças de um lote furtado (36 unidades até agora) avaliado em R$64,4 mil.
A solu…

Força Brumadinho!

A Codlux® demonstra todo o seu pesar e sentimento as famílias vitimadas pelo trágico acontecimento em #Brumadinho. Esperamos nas atitudes das autoridades competentes a devida criminalização dos responsáveis, suporte e indenização a população afetada e, acima de tudo em Deus, o conforto a imensa tristeza pela perda de seus entes queridos.

Lâmpada Led com INMETRO vale a partir de hoje para todos!

Hoje é dia 17 de janeiro de 2018.

Uma data importante para o mercado da iluminação e principalmente para você consumidor: a partir de hoje, lâmpadas em led não poderão mais ser comercializadas para o consumidor final sem o selo e respectiva certificação do INMETRO, segundo sua portaria de nº144/2015. Esta medida vem sendo anunciada desde 2015 e implementada ao londo de 2016 e 2017 para aí sim, ser finalizada neste ano de 2018.

Visando maior segurança e confiabilidade do produto para o consumidor/usuário final, seguiu-se um cronograma rígido para o fim da comercialização de lâmpadas led sem o selo do INMETRO e as seguintes datas limites tiveram que ser seguidas:

- 17 de fevereiro de 2016 - prazo máximo para colocar as mercadorias no porto de origem rumo ao Brasil

- 17 de outubro de 2016 - prazo máximo para o fabricante/importador vender para o lojista

- 17 de setembro de 2017 - prazo máximo para o grande lojista/atacadista vender para o pequeno lojista/consumidor final

- 17 de janeir…