Pular para o conteúdo principal

CASACOR SP 2024

Olá!😀 A CASACOR São Paulo é o principal evento e mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. Com o tema "De Presente, O Agora", a CASACOR SP procura repactuar o presente para construir um futuro inovador.

Este ano a mostra paulistana irá ocupar um espaço privilegiado em novas partes do Conjunto Nacional, icônico edifício na Av. Paulista. Serão aproximadamente 8 mil m² num circuito pouco menor que o de 2023, tornando a experiência mais confortável - porém, igualmente surpreendente. Ao todo, 68 ambientes estão divididos entre: lofts, estúdios, jardins, praças e ilhas de bem-estar; além de restaurantes, bar e café, banheiros unissex com espaço família, lojas, operações comerciais, ambientes funcionais (bilheteria/chapelaria e lounge), áreas de exposições, instalações artísticas e espaços variados. 

De 21 de Maio a 28 de Julho, o Conjunto Nacional será ocupado com espaços projetados por nomes como Fernanda Marques, Brunete Fraccaroli, David Bastos, José Roberto Moreira do Valle, Léo Shehtman, Rosa May Sampaio, Renato Mendonça, Ester Carro e profissionais de outros estados e países - confira 👉Aqui.

Serviço:
CASACOR SP 2024
"De presente, o agora"
21 de Maio a 28 de Julho
Conjunto Nacional, Avenida Paulista - São Paulo.
Veja mais detalhes do evento no site oficial CASACOR.

"De presente, o agora"

Que ancestrais queremos ser? Qual o legado que deixaremos para as próximas gerações e para o planeta? É com essa reflexão e provocação que toma forma o mote da CASACOR 2024. A mostra nos convida a desviar o olhar para um novo eixo criativo, menos eurocêntrico e mais autêntico. O momento é mais que oportuno, pois o mundo olha o Brasil com esperança e fascínio frente às ameaças de um colapso climático.

Mais do que alinhar expectativas em torno das mostras nacionais e internacionais, o tema é uma ferramenta que estimula criativamente os profissionais envolvidos na execução da CASACOR, ao mesmo tempo em que entra em contato com as questões do nosso tempo, posicionando-se como uma herança para o morar e para as sociedades, na intenção de inventar um futuro mais verde, mais igualitário e mais diverso. O tema também funciona como um mapeamento do setor, levantando as questões mais urgentes que permeiam a contemporaneidade. 

Mais um enorme esforço de curadoria Codlux® para o Lighting especialmente editado para você!

Nesta publicação mostraremos a nossa tradicional visita ao evento, com informações em imagens exclusivas capturadas pela Codlux® sobre tudo o que for mostrado de melhor para a Iluminação de Ambientes proposto nos espaços apresentados da mostra CASACOR SP 2024. 
Até lá! 👋🏻

ATUALIZAÇÃO EM 20/05/2024 

Olá!😃 Tudo bom com você? Terminamos hoje a nossa visita ao maior evento de design de interiores das Américas 🌎! E foi ótimo😍, recomendamos demais também a sua visita. Traremos aqui no Blog da Codlux® informações em ricas  imagens detalhadas sobre tudo o que foi mostrado de melhor em produtos técnicos, decorativos e tendências para o lighting💡 apresentados na mostra! Fique ligado!💡

ATUALIZAÇÃO EM 25/05/2024 

Olá!😃 Voltamos atualizando agora com uma importante dica para você acompanhar melhor esta nossa publicação especial sobre a CASACOR SP 2024: faça uso simultâneo do aplicativo CASACOR ao passear por aqui!



1-) Instale o aplicativo CASACOR no seu celular e abra a home do app.



2-) Ao passear/escolher um ambiente no app, com esta publicação já aberta no navegador do seu celular clique no link referente ao nome do profissional (lista logo abaixo). 



Por exemplo, se você estiver vendo informações do ambiente de Carla Felippi no app da CASACOR, 



clique no nome ⬩CARLA FELIPPI e pegue um atalho rápido aqui nesta mesma postagem para ver mais fotos da Codlux® sobre a iluminação apresentada neste ambiente - como a imagem relacionada abaixo: 



Deste modo, você ganha tempo para ir direto ao ponto e interage com o nosso blog para os melhores detalhes da Iluminação vistos por nós no evento! Aqui estão os atalhos de acesso rápido* para os ambientes com destaque na iluminação fotografados pela Codlux® na CASACOR SP 2024: 

   ⬩DENILSON BANIWA 
   CARLA FELIPPI  
   GABRIELA PRADO  
   MARCELO SALUM  
   GISELE TARANTO   
   CACAU RIBEIRO   
   LEO SHEHTMAN   
   STUDIO ROCA  
   TIAGO BORGES   
   FATIMA CAMPOS   
   AD-VIP ARQUITETURA   
   BRUNO MORAES   
   RENATO MENDONÇA  
   JULIANA CASCAES   
   ALINE BORGES   
   GUSTAVO SCARAMELLA  
   DB ARQUITETOS   
   ROSA MAY SAMPAIO   
   GABRIEL ROSA  
   RODOLFO CONSOLI   
   WEISS ARQUITETURA  
   PAULO AZEVEDO   
   LETÍCIA NANNETTI   
   PAOLA RIBEIRO  
   ANA WEEGE   
   MELINA ROMANO   
   ALEXANDRE SALLES  
   ALTERA ARQUITETURA   
   LAURA ROCHA   
   FERNANDA RUBATINO  
   GABRIEL FERNANDES   
   ELIANE KALIL PAISAGISMO   

*devido a uma limitação técnica do Blogger, não conseguimos linkar mais ambientes do que estes nesta publicação. Porém, role a sua tela depois de Eliane Kalil Paisagismo para continuar vendo também os belíssimos projetos de: 

 -ELOY FICHBERG E FELIPE FICHBERG
 -EDUARDO BALDELOMAR   
 -ZENARDO PAISAGISMO   
 -LP+A   



Então, vamos finalmente agora aos ambientes conferidos pela Codlux® na CASACOR SP 2024! Programe melhor a sua visita na mostra: leia, veja e inspire-se, como nós! (ah, e tem ainda um video extra lá no final da publicação😉!)


   DENILSON BANIWA                                                                                
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Esta é a intervenção de Denilson Baniwa, artista e ativista indígena. Ele interpreta a cosmologia baniua para elaborar a obra Segurar o Céu especialmente para a CASACOR, que propicia aos visitantes uma conexão com outras formas de viver, compreender e sustentar o mundo. 






   CARLA FELIPPI                                                                                          
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Carla Felippi apresenta o Lounge Bar Happiness Alfa Realty onde a iluminação, com seu efeito no humor, desempenha papel de peso ao longo dos 85 m² do espaço. Muxarabi, tela tensionada de efeito 'luz natural' e cenários luminosos estroboscópicos sensoriais se alternam entre a calma e a excitação. Os espelhos dispostos no espaço chamam para um 'olhar para trás'. 












   RED SQUARE ARQUITETURA                                                                
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

O espaço Ilhas de Reflexão tem circulação fluida e iluminação bem pensada no banheiro funcional de 48 m². A cabine central disposta como ilha, realçada por meio de fontes de luz direcionadas do alto, carrega o conceito de introspecção e guarda uma inteligência projetual ao abrigar discretamente o ponto do hidrante, que não pôde ser deslocado. A biofilia também marca presença com o bom uso das chapas de pedra que dão forma à bancada, além das plantas que a povoam.
















   GABRIELA PRADO                                                                                    
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Refúgio Ancestral de Gabriela Prado lembra os vitrais modernos, onde fitas LED acendem e iluminam o ambiente de 152 m² com piso misto de cerâmica e porcelanato, paredes ripadas curvas, móveis de linhas retas e sofá oval na entrada.







   NAVARRO ARQUITETURA                                                                       
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Materiais refletivos posicionados nos 130 m² do lounge Reflexos Banco BRB da Navarro Arquitetura traz a fugacidade das coisas com “valorização do tempo e das memórias afetivas”, segundo o profissional. Ele mesmo desenhou todo o mobiliário com reaproveitamento: a poltrona azul tem encosto feito de descartes da fábrica.











   MARCELO SALUM                                                                                     
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Marcelo Salum no espaço As Rosas Falam teve seu processo criativo direcionado às flores, com exaltação ao feminino. Tons de azul e rosa com madeira clara preenchem a casa de 260 m². O mobiliário traz itens de artistas e designers diversos. 




























   GISELE TARANTO                                                                                      
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Memórias Deca da Gisele Taranto Arquitetura busca conectar a marca com o público nos fragmentos da sua história, onde ao longo dos 390 m² vemos desde croquis originais feitos à mão até projetos com inteligência artificial; itens de impressão 3D e instalações sensoriais. A sustentabilidade se nota no piso com resíduos de louças da fábrica, luz LED no teto e uso racional de água. 














   JOSÉ ROBERTO MOREIRA DO VALLE                                                
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Loft do Jovem Executivo por José Roberto Moreira do Valle é contemporâneo e clássico em seus 113 m². Paleta neutra entre preto, beges e terrosos sugerem atmosfera serena, com mobiliário moderno contrastando itens tradicionais como uma cômoda bombê curvilínea e lustre de cristais. Mosaico na parede e painéis amadeirados revestem o espaço - para depois, serem reutilizados na sustentabilidade. 


















   CACAU RIBEIRO                                                                                        
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Nosso Próprio Tempo da Cacau Ribeiro Interiores sugere aproveitar-se melhor os dias, amigos e viagens na vida de um casal maduro. Nos 120 m² "está valorizado o conforto e bom design ante o desejo de se viver rodeado das boas lembranças”, segundo a profissional. Peças de mobiliário assinadas pela designer acompanham outras obras artísticas, num espaço de atitudes sustentáveis: tintas à base d’água, lâmpadas LED e rede elétrica eficiente. 
























   LEO SHEHTMAN                                                                                        
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação 

Dell Anno Global Living da Leo Shehtman Arquitetura e Design remete aos lofts nova-iorquinos sedutores nos seus 130 m². Design e obras de arte contemporâneas convivem com acabamentos industriais, tijolinhos pretos nas paredes, pedras brutas no piso da cozinha e vidro e serralheria no closet. As "formas, texturas, luz e sombras trazem personalidade e sofisticação”, descreve o profissional.






















   STUDIO RO+CA                                                                                          
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Studio Ro+Ca apresenta o Loft Celmar - 2064 conjugando ancestralidade e tecnologia, onde “materializa-se ideias num espaço-cápsula sob medida para hoje ou daqui a 40 anos”, explicam seus criadores. Materiais rústicos e outros modernos combinam inox, pedra bruta e maneira de modo nada convencional. A abertura no teto traz luz natural ao loft de 193 m² repleto de mobiliário de designers famosos.


























   NILDO JOSÉ ARQUITETOS                                                                     
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação 

A Casa LG by Nildo José mostra caules de bambu partidos ao meio perpassando os 340 m² do ambiente. Indígenas guaranis ensinaram ao profissional os termos Ñe’é (alma) e Mbya (o princípio da pessoa) para que ele interpretasse o tema 'De Presente, o Agora' e “criasse uma casa em homenagem à alma, possível de respirar calma, positividade, delicadeza e minimalismo”, segundo suas próprias palavras. Paleta leve neutra, rosada e verde exuberante ganha peso nas obras de arte de povos originários. 

































   BIA ABREU PAISAGISMO                                                                        
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação 

Bia Abreu e seu Jardim o Tom do Amanhã nos questiona sobre qual tom gostaríamos para o futuro. A automação generalizada a fez refletir sobre relações humanas e assim, projetar um lugar marcado pelo 'fazer manual', com “ jardins que refletem o trabalho das pessoas e o poder da transformação”, diz a profissional. Há no espaço espécies do Cerrado e vegetações tropicais em contribuição a um efeito estético/olfativo provocador e incrível! O espelho escultural amplia essa percepção nos 50 m². 











   TIAGO BORGES                                                                                         
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação 

Jardim dos Quatro Elementos da Thiago Borges Arquitetura da Paisagem é um vasto passeio de 250 m² que equilibra água, fogo, terra e ar. Espelhos d’água com sons agradáveis de corredeiras; lareiras com calor para aconchego nas chamas de perto; vegetação exuberante com tamareiras e estrutura de bambus ditando sustentabilidade se aliam ao projeto luminotécnico especificado com belas peças em LED.













 
   GIL FIALHO PAISAGISMO                                                                        
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação 

Temos no Jardim Funcional Peugeot criado pela Gil Fialho Paisagismo um ambiente sob medida para a avifauna - com refúgio, frutos e néctar para aves e polinizadores, num “microecossistema onde borboletas, beija-flores e outros bichos se sintam bem em uma área urbana rodeada de prédios”, defende o profissional responsável por projetar este abrigo para o carro elétrico da Peugeot. É uma garagem com teto retrátil e também, um lugar de convivência ao longo dos 200 m² desta densa massa vegetal com espécies tropicais.












 

 
   NATAN GIL ARQUITETURA                                                                      
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação 

A Natan Gil Arquitetura criou a Casa do Silêncio Peugeot em contraponto a uma enorme era de volume e fluxo de informações às quais todos estamos expostos - e, por isso mesmo, ofertar silêncio agora é algo valioso. Paletas neutras e design minimalista no mobiliário promovem uma experiência multissensorial no espaço de 142 m². A instalação artística do próprio profissional suspensa no teto - uma grande esfera inox refletindo o verde do jardim - é o destaque neste abrigo para o modelo elétrico da Peugeot. 















 
   FATIMA CAMPOS                                                                                       
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação 

A Instalação Casulos e Marimbondos de Fátima Campos - uma própria expressão da natureza: mulher, nordestina, arrojada, solta, livre - é como a sua arte. Pequenas peças cerâmicas se encaixam e criam formas femininas ao mesmo tempo sensuais e agressivas, com figuras que se dissolvem na busca do abstrato se transformando em elementos nebulosos e estranhos. De maneira quase sagrada, as esculturas de barro são devaneios que buscam recriar texturas, cheiros e sons da natureza que a rodeiam a artista desde menina. 










 
   PEDRO ARIEL SANTANA E RODRIGO AMBRÓSIO                           
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação 

Instalação Ecos Armoriais de Pedro Ariel Santana e Rodrigo Ambrósio sintetiza o Movimento Armorial na imagem atual do Nordeste. Ecos Armoriais agrega diversos artistas e designers em atividade que, 50 anos depois, mantêm viva a união de elementos ancestrais da cultura nordestina na linguagem contemporânea, formando um panorama atual desta região tão plural, viva e respeitosa em suas tradições. 














  
   FRAGMENTO ARQUITETURA                                                                 
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação 

A Fragmento Arquitetura criou o Terra Vinum para o Bardega, bar de 230 m² sobre o vinho: arquitetura de adegas tradicionais em paredes de pedra, teto de madeira certificada e estruturas de serralheria. Os profissionais abordam a conexão da natureza no enológico onde a bebida, reúne pessoas em momentos de convívio e celebração. No paisagismo optou-se por plantas nativas e iluminação intimista.









  
   FERNANDA MARQUES ARQUITETURA                                                
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação  

Fernanda Marques Arquitetura projetou o Terrae Brasilis Hunter Douglas, bar-galeria de 160 m² com mobiliário de sofá Landscape, poltronas Maxx e vegetação exuberante. Sob a abóbada de madeira, símbolo de união e transcendência, uma belíssima luminária de luz direta difusa exibe todo o seu elegante design pendular.












  
   AD-VIP ARQUITETURA                                                                             
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

A AD|VP Arquitetura explica o conceito para seu Estúdio Refúgio de Memórias:  “Trouxemos à tona a essência da nostalgia como celebração do presente enriquecido pela bagagem das experiências vividas.” O estúdio de 88 m² tem piso de formato orgânico, painel retroiluminado atrás do sofá e revestimento com base de argila e resíduos de brita, rejeitados pela indústria. 












  
   BRUNO MORAES                                                                                       
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Bruno Moraes e o seu Acalanto e Encontros: sala de estar de 59 m² onde se usufrui uma ilha de conforto. A decoração com artistas brasileiros de diferentes épocas dialoga o antigo com o novo: um  tapete de fibras recicladas celebra  ancestralidade incorporando ondulações sonoras de uma cantiga de ninar tupi transcritas em desenhos, linhas e cores através da inteligência artificial.






  
   JOHNNY VIANA ARQUITETURA                                                             
📷 Foto by Codlux® - Projetos de Iluminação 

Colmeia com Mel é um projeto da da Johnny Viana Arquitetura que enaltece o trabalho ecológico das abelhas para esta versão do restaurante Badebec, de 346 m². Design alusivo ao universo das colmeias com mobiliário, tapeçaria e esculturas harmonizando perfeitamente com o ambiente. 



📷 Foto: CASACOR 



  
   RENATO MENDONÇA                                                                               
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

A Casa Átimo de Renato Mendonça quer reconhecer a história ansiando pelo futuro e com foco no agora nos 110 m² do living integrado à cozinha, dormitório com home office e varanda. Com uma pintura de grandes proporções e pé-direito que alcança os 5 m, a madeira escura na marcenaria e móveis contemporâneos acolhem a escultura 'homem inclinado' em direção à tela do celular, parecendo criticar a nossa incapacidade de nos desligarmos.











  
   JULIANA CASCAES                                                                                    
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

A Galeria de Arte Martins&Montero de Juliana Cascaes é um loft de 150 m² imaginado para um colecionador.  Peças clássicas e itens surpreendentes como um belo móvel-escultura dividem espaço com uma pintura site-specific azul e trabalhos de diversos designers. O ar nova-iorquino emana do piso de madeira de demolição. 







  
   ALINE BORGES                                                                                           
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

A Aline Borges Arquitetura propõe para O Sertão é Dentro da Gente um encontro da beleza no agreste que há em cada um de nós. Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa inspira Aline Borges no projeto do banheiro unissex com espaço família e para amamentação; paredes revestidas de terra; jardim minimalista e mural. Os 55 m² aguçam os sentidos na estética árida com inserções contemporâneas para a identidade brasileira.







  
   GABI PILEGGI E LUCIANA BACHESHI                                                  
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Gabi Pileggi e Luciana Bacheschi têm no Pátio Brasileiro inspiração em pátios europeus trazidos ao Brasil pelos colonizadores, com um novo olhar no jardim de 50 m² planejado pelas profissionais. Biofilia, vegetação nativa, estética natural, beleza exuberante e a flora biodiversa atualizam as áreas externas como elementos que relembram o âmago do conforto térmico, acolhimento visual, paz e privacidade. 








  
   GUSTAVO SCARAMELLA                                                                          
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Gustavo Scaramella e o belo Hall do Apartamento. Garimpo, lembranças, ecletismo do universo criativo e alternância de peças novas e antigas criam histórias em camadas do profissional para a área de 44 m². “O mundo e as pessoas são plurais, e os espaços também devem ser”, diz Gustavo. Como resultado, o ambiente entrelaça passado, presente e horizonte futuro - como no piso de madeira tauari bicolor com círculos de mármore nacional ou, no teto pintado de verde-amarelado.









  
   DB ARQUITETOS                                                                                        
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

A DB Arquitetos optou no Living por David Bastos os tons de cinza em contraste com cores primárias – como as da pintura que retrata quatro orixás – para o espaço de 173 m² que mescla o estilo minimalista clássico com a rica história urbana brasileira. Escolhas sustentáveis se deixam notar nos livros reaproveitados e na opção de poucas soluções construtivas, que destacam as instalações originais do prédio tombado do Conjunto Nacional na Avenida Paulista. 















  
   ROSA MAY SAMPAIO                                                                                 
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Rosa May Sampaio Decoração de Interiores e o colorido Movimento, Espaço, Tempo: o projeto tem duas mesas próximas à sala de jantar planejadas para funcionar confortavelmente como escritório em certos períodos do dia. Unidas, elas acomodam até 12 pessoas. Iluminado pelos pendentes de vidro soprado, o ambiente misto de 50 m² é forrado com tapete de fibra natural e delimitado por paredes de tijolos.









  
   GABRIEL ROSA                                                                                           
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Gabriel Rosa nos mostra em Lavabo Terra Sagrada sua estreia em uma CASACOR. Inspirando-se na tradição e na espiritualidade dos himbas (norte da Namíbia), que são profundamente conectados com o território e suas referências culturais. Texturas, cores terrosas, cerâmicas artesanais, padrões geométricos e materiais naturais criam a experiência sensorial no lavabo de 27 m² dessa cultura que reverencia os antepassados, a gratidão e a natureza.









  
   RODOLFO CONSOLI                                                                                     
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

O projeto de Rodolfo Consoli para Home Office foi planejado para um jovem carioca que trabalha em São Paulo se sentir bem acolhido na área de 46 m². Painéis no padrão carvalho em tom claro nas paredes, persianas de madeira e diversas plantas “deixam a ambiência mais leve”, diz o profissional. Destaque para o sofá estofado com veludo mostarda, a cadeira e o baú no interiores. 







  
   WEISS ARQUITETURA                                                                              
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

A Weiss Arquitetura define a Galeria Essere como "as memórias afetivas de antigas casas de fazenda no imaginário" ao propor um ambiente de passagem aos quartos como uma galeria íntima. O cômodo de 70 m² comporta lareira central e mesa de jogos. Papel de parede com aparência envelhecida compõe o cenário clássico no pé-direito baixo e forro 'saia e blusa'. 
















  
   PAULO AZEVEDO                                                                                       
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Paulo Azevedo criou a Cabana do Lago para um casal de biólogos inaugurar a nova fase após emancipação dos filhos: um refúgio de fim de semana com estética folk (padrões xadrez, floral e listras). O hall com sala nos 70 m² remete a um passado com sua decoração em piso de madeira, móveis de antiquário, tapetes orientais antigos e óleos sobre tela.












  
   STUDIO MARCA ARQUITETURA                                                            
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

O Studio Marca Arquitetura e Engenharia visa em o Refúgio para Gabi um estudo de diferentes pedagogias aplicadas ao design e arquitetura infantil como homenagem à filha de um casal. “Priorizar o desenvolvimento da criança de maneira saudável e em contato com a natureza é deixar um bom legado para o futuro”, diz o escritório. Para ser confortável, seguro e livre de telas, o quarto de 38 m² privilegia móveis soltos, brinquedos de madeira e materiais naturais como vime, ratã e algodão.
















  
   LETÍCIA NANNETTI                                                                                    
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Letícia Nannetti no ambiente EnCantos quer retomar o que nos constitui para mantermos o movimento da vida e seguir sempre em frente. A lavanderia de 35 m² com detalhes encantadores acolhe no conforto e na tecnologia os cuidados com a casa. “o espaço resgata e valoriza a cultura de Minas Gerais como um tesouro a ser exaltado e protegido”, diz a profissional que reuniu na proposta materiais naturais, arte, história e peças artesanais de saberes e ofícios antigos como o tear, o bordado e a cerâmica.






  
   MANDRIL ARQUITETURA                                                                        
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

A Mandril Arquitetura demonstra a Cozinha Torno. Uma proposta de cozinha e sala de almoço para encontros em família com 55 m². A Mandril aproveita neste espaço sua experiência em criar vasos e bases de luminárias modeladas em torno - instrumento milenar que exije atenção plena em sua atividade manual - uma homenagem à matéria-prima e sua história. Os arquitetos da Mandril também desenharam os azulejos artesanais que compõem o tampo da mesa e empregam um pigmento azul 100% natural. 











  
   PEDRO ALVES, ANA BRANDÃO E AMANDA ZILLIG                         
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Pedro Alves, Ana Brandão e Amanda Zillig criaram o Espaço Zenith - distribução entre spa, academia e banheiros num espaço wellness de 95 m². Uma elevada experiência de bem-estar e autocuidado que valoriza a mente sã em equilíbrio com o corpo e o espírito. Nos acabamentos, pedras naturais, espelhos d’água, vegetação e brises de macramê artesanal que refletem aconchego e luxo. “A estética agradável proporciona uma vivência sensorial profunda”, diz Pedro. 











  
   PAOLA RIBEIRO                                                                                         
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

A Casa Coral Lugar de Afeto de Paola Ribeiro tem 244 m2 e emerge afetividade: objetos antigos sugerindo ser herança (pratos, bules, luminárias retrô, um dossel) e grande variedade de tecidos com releituras de estampas clássicas despertam memórias, raízes, referências de infância e acolhimento. Salas de estar, jantar, quarto, banheiro e cozinha ostentam geometria com listras no teto, nos tecidos, tapetes, luminárias e móveis. 






















  
   ANA WEEGE                                                                                         
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Ana Weege tem no Estúdio Âmago um living com copa de 67 m² que transcende o tempo e mergulha no cerne do presente, com escolha de materiais sustentáveis produzidos por artesãs do interior paulista - que zelam a natureza, o ambiente intimista e a reflexão sobre a herança que deixaremos para as próximas gerações. O décor com mobiliário de época destaca o biombo de palha de taboa e as paredes revestidas em fibra de côco. 















  
   CAROL MILUZZI ARQUITETURA                                                            
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Carol Miluzzi Arquitetura ambientou a Casa Legado (sala e cozinha) com fogo de lareira, pintura digital nas paredes e itens reaproveitados herdados de mobiliários como o brasileiro dos anos 1950 e o francês do século 19. Em 56 m² uma mobília de família junto a peças com design contemporâneo ressaltam esta lembrança aos antepassados e ao desejo de um futuro em que se retire da natureza apenas o necessário. 
















  
   BARBARA DUNDES ARQUITETURA                                                     
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Casa Tao de Barbara Dundes procura compreender o universo, a natureza e a constância de seus ciclos nos 60 m² inspirados na filosofia chinesa 'tao', conceito onde a jornada de cada coisa a torna o que ela é, inclusive a história da sua matéria-prima e mão de obra. “A respiração de cada pessoa envolvida nesses processos construtivos também contribui para a singularidade de um ambiente”, explica a profissional. 





  
   MONIK ARQUITETURA E INTERIORES                                                 
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

A Monik Arquitetura e Interiores trouxe o espaço Raízes,  com desenho pintado à mão nos azulejos e o painel amadeirado orgânico para as cabines deste banheiro funcional de 36 m². Biofilia com traços em formas da natureza resgatam origens e criam contemplação, instigando uma reflexão para que a sociedade multicultural tenha raízes, tornando os seres individuais e, ao mesmo tempo, plurais.





  
   FLÁVIA BURIN E BRUNA MORETTI                                                       
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Flavia Burin e Bruna Moretti são as autoras do Café Isabela Akkari de 215 m². "Que ancestrais queremos ser?" Com esse questionamento, elas valorizam o belo e oferecem sentimento de esperança nos tons de rosa acolhedores, nos formatos fluidos, no forro de tecido e nos cenários que estimulam proximidade com o outro. “Gostaríamos de ser lembradas por gerar olhares maravilhados que propagam verdade, beleza e que aquecem corações”, exlicam as profissionais. O café possui cozinha, sala privada, salão com mesas, área de serviços e atendimento.






  
   MELINA ROMANO                                                                                     
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Melina Romano é a responsável pelo Caminhos Portinari de 200 m²: uma instalação sensorial assinada que ocupa o centro do jardim de inverno, com utilitários feitos à mão em formato orgânico que preenchem a cozinha e esculturas que decoram o quarto. Tudo para proporcionar na mostra mais um circuito cultural ao visitante, em consonância com o histórico artístico da Portinari, que apoia o espaço. 


















  
   SABUGOSA ARQUITETURA                                                                    
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

A Sabugosa Arquitetura criou a Steel House, “casa que amplifica diversas vozes, sejam indígenas, científicas ou poéticas”, explica o profissional. A morada de 89 m² com área de banho externa foi erguida em steel frame, estrutura leve de aço galvanizado que agilizou a montagem, viabilizando uma construção seca com pouco consumo de água e baixa geração de resíduos - além de poder ser movida para qualquer outro lugar. Destaques para o óculo (janela redonda) no living e a luminária de papel no quarto.

























  
   SALA2 ARQUITETURA                                                                               
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

A SALA2 Arquitetura com a sua Casa Urucum é inspirada na planta nativa da região amazônica e utilizada como corante, o urucum (vermelho em tupi-guarani). No desenho desta casa de 71 m² temos a arquitetura vernacular como uma maneira de honrar a herança indígena do Brasil. Sua abóbada remete a uma oca, a padronagem trançada do forro de madeira evoca as técnicas artesanais e o granito avermelhado, ressalta a riqueza dos recursos naturais. Já o volume inox representa a visão futurista, a inovação e o progresso.









  
   ALEXANDRE SALLES                                                                                 
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Instalação Ocupação Terreiro de Alexandre Salles é uma estrutura circular, coberta com bandeirolas dos terreiros de Umbanda e Candomblé que convidam a pisarmos no chão de terra batida, jogar capoeira e fazer batucada. Entre as obras no espaço estão objetos de candomblé e peças contemporâneas assinadas por diversos artistas brasileiros, que reforçam a importância das mulheres e da energia feminina num futuro ancestral. 









  
   LETÍCIA GRANERO INTERIORES                                                            
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Em Um Dia de Cada Vez da Letícia Granero Interiores, a realidade onde pessoas enfrentam estresse e ansiedade fez a designer de interiores propor uma 'ilha de conforto' de 148 m², onde se desfruta o instante com tranquilidade. Pedras em diferentes tons representam a complexidade das emoções diárias. A paleta de cores evoca ao aconchego. A madeira estabelece ligação com a natureza, reforçada pelo quadro que retrata o oceano e pelo lustre inspirado nas ondas do mar. Destaque para esta linda luminária LED linear orgânica com luz direta e indireta, que dá direção e movimento na percepção do espaço! 










  
   ALTERA ARQUITETURA                                                                            
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

A Altera Arquitetura exibe o espaço Ecos do Passado como uma linha do tempo no legado arquitetônico da humanidade desde a pré-história para este loft de 71 m². Texturas remetem às cavernas, arcos da Roma antiga e vitrais da idade média. A simetria neoclássica na cozinha dialoga com elementos de diferentes eras e tradições. A claraboia introduz a luz natural de maneira suave e difusa. No jardim, uma intenção em aportar saúde e bem-estar. 













  
   LAURA ROCHA                                                                                           
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Laura Rocha no seu Living Piano Casa Cosentino nos convida, em meio à agitação da vida urbana, a um estímulo ao relaxamento e apreciação, a uma pausa nos 156 m² do espaço com lounge, cozinha, bar e jardim de inverno. Você pode ser surpreendido com uma repentina trilha sonora tocada ao piano Steinway. Ao redor, revestimentos da Cosentino nos pisos, paredes e peças do mobiliário. Um painel de linho com uma paisagem pintada à mão completa o paisagismo.









  
   FERNANDA RUBATINO                                                                            
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Fernanda Rubatino assina o Home Cine Noir, home cinema de 80 m². A tela de 163”, as bancadas de inox, poltronas estofadas com couro berinjela e mesas de centro em quartzito ditam o futuro high-tech. A tapeçaria de 5 m em formato orgânico usa ráfia e folhas de bananeira. Fibras naturais também aparecem nas estruturas circulares pendentes no teto junto aos equipamentos de ar condicionado.







  
   DANI GUARDINI E ADRIANO STANCATI                                              
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Dani Guardini e Adriano Stancati compuseram no Ristorantino Caffè um ambiente realmente impossível de entrar e não olhar para cima: projetado com técnicas paramétricas e inteligência artificial, o imponente forro em MDF sobrevoa os 339 m² como uma nuvem geométrica gigantesca, capturando toda a atenção. As bancadas e tampos de quartzito blue deep dão clima futurista com toques de maximalismo, regado a abundante luz natural e princípios biofílicos. 









📷 Foto: CASACOR 



  
   GABRIEL FERNANDES                                                                             
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Casa Veredas Simonetto de Gabriel Fernandes desperta o imaginário rural nesta casa de 120 m² que homenageia a vida caipira. O hall de entrada se conecta a obra-instalação 'A Costura do Erro'; o fogão é a lenha; um oratório lembra a importância do agradecer. Na estante que vai até o forro, blocos modelados por mulheres do Instituto Maria do Barro em Brasília representam a maneira como se enxerga a casa. Atrás do sofá, uma joia: painel montado com antigo piso cerâmico. 





📷 Foto: CASACOR



  
   ELIANE KALIL PAISAGISMO                                                                    
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Clúsia, palmeira rabo-de-raposa, costela-de-adão, barriga-de-sapo e musgos são algumas plantas selecionadas para este jardim tropical que serve de entrada e contorno à tiny house vizinha, numa composição que acena alegria e simplicidade da natureza. Repleta de tons verdes vibrantes, aromas sedutores e texturas exóticas, a área de 36 m² expõe rochas cenográficas que originam uma paisagem única.



📷 Fotos: CASACOR




  
   ELOY FICHBERG E FELIPE FICHBERG                                                 
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Eloy Fichberg e Felipe Fichberg demonstram em Casaviva o uso de materiais naturais na vida cotidiana: terra, fibras, pedra e madeira funcionando como ferramentas que integram a arquitetura. Em 109 m², madeira de reflorestamento, vasos e lustres de barro junto a tapetes de sisal e couro reciclado compõem o ambiente aconchegante, que funcionará durante o evento como o escritório da plataforma de entretenimento Aviva. Destaque para a grande tela atrás do sofá. 









  
   EDUARDO BALDELOMAR                                                                       
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação
 
Ceiba Camba de Eduardo Baldelomar emerge a diversidade cultural e natural da Bolívia, irrompendo na ótica de 54 m² montada para a Gustavo Eyewear. A árvore emblemática de sua flora como ponto de partida é vestida com a paleta de cores da Ceiba Camba - uma espécie de paineira - que tinge de rosa e amarelo o mobiliário. Um mosaico em cerâmica aparece em dois painéis. Ao fim do evento, eles serão doados para uma ONG que trabalha pela preservação da biodiversidade do país andino.







📷 Foto: CASACOR



  
   ZENARDO PAISAGISMO                                                                           
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

Em guarani, Tekohá significa 'o lugar onde somos o que somos': terra, floresta, campos, cursos d’água e plantas. Enfim, o território onde o modo de vida indígena se desenvolve. Dessa noção emerge a Praça Tekohá da Zanardo Paisagismo, com 129 m². Ela conta com hall de entrada e um grande living, onde a natureza se dá por meio do mobiliário feito de árvores caídas; do lustre confeccionado de um galho; do muxarabi de madeira e, claro, do painel fotográfico 'O Tronco'. Há também exemplares de bancos esculpidos, que representam os animais nativos do Território Indígena do Xingu.










  
   LP+A                                                                                                              
📷 Fotos by Codlux® - Projetos de Iluminação

A LP+A responde por este coworking de 143 m²: o Conexão by Minimal Design. A escolha do poder feminino como linguagem foi natural, “assim como o útero abriga e nutre a vida, nosso espaço é um santuário do afeto, um ventre acolhedor que celebra a energia da mulher e a força da criação”, explicam as profissionais da empresa que empregou formas curvas e orgânicas, cores quentes e neutras e um mural com arte urbana. O mobiliário é da Minimal Design.












📷 Foto: CASACOR







CASACOR São Paulo 2024
21 de maio a 28 de julho
Horário de Funcionamento
Terça a sábado: 12h às 22h
Domingo e feriados: 11h às 21h
Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073,
Consolação - São Paulo - SP
Acesso pelo 2º andar


ATUALIZAÇÃO EM 06/06/2024

Video Extra by Codlux®



Robson Giro, especial* para a Codlux®

*Créditos do anúncio; textos dos ambientes; imagens, video e artes oficiais do evento: site CASACOR. Publicado originalmente em 26/05/24. 

LEIA TAMBÉM

👉CASACOR SP 2023
Mostramos só o melhor para a Iluminação
👉CASACOR SP 2022
A Codlux® registrou tudo para você!
👉CASACOR SP 2021
Veja o que foi destaque nesta edição para a iluminação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Floresta Viva (Josefina)

Olá! A Codlux® apresenta para você nesta publicação, o projeto luminotécnico desenvolvido para o restaurante Josefina, hoje conhecido como Floresta Viva Pizza Bar e Restaurante . Acompanhe logo após o video intro, todo o desenrolar de mais este case Codlux® nas palavras de nosso lighting designer e responsável pelo projeto de iluminação,  Marcos Britto .  Veja, leia e inspire-se, como nós!  Marcos Britto, Codlux®   A Augusta de Andrade Arquitetura & Interiores solicitou a nossa colaboração neste projeto de iluminação. Ele não era de budget muito alto então, não tínhamos muita intervenção na especificação a ser aprovada pelo cliente. Porém no andar inferior, um teto em laje somado ao fato de se trabalhar com iluminação pontual foi de execução um pouco mais complicada, a princípio. Ali, tivemos que acrescentar alguns pontos de luz, mas não todos os que realmente gostaríamos de ver no ambiente: enquanto o profissional instalador trabalhava no local, encontrou obstáculos na infraestru

Duplex no Morumbi

Olá! Neste projeto luminotécnico especificado por  Marcos Britto da Codlux® em Novembro de 2019, os constantes entraves pandêmicos e até alguns erros de projeto provenientes do longuíssimo 'delay' nos confinamentos demandou muito mais tempo que o previsto para um acompanhamento perfeito nas instalações dos equipamentos LED entregues. De fato, a pandemia de 2020 foi devastadora para muitas famílias, com perdas irreparáveis de entes queridos e readaptações drásticas no ritmo de vida urbano das populações globais - inclusive no que disse respeito a planos, metas e expectativas. Não poderia ser diferente neste caso. Como a Codlux® lidou com esta situação toda é o que você irá acompanhar daqui em diante.   Localizado no bairro do Morumbi em São Paulo, a especificação luminotécnica aplicada aos apartamentos deste conjunto de edifícios na verdade, atendeu duas unidades de 250 m² cada que agora, contam com a correta iluminação da Codlux®. O primeiro dos apartamentos já foi completamen