Pular para o conteúdo principal

Donnie's Burger & Fries

Olá! Hoje a Codlux® mostra a você mais um projeto luminotécnico de Marcos Britto para uma empresa do setor de alimentação: a Donnie’s Burger & Fries

A Donnie’s Burger & Fries nasceu de uma ideia de Gustavo Roque em trazer o simples e artesanal sabor das melhores hamburguerias americanas da California para o Brasil. Foram testes e mais testes para se chegar até a proporção perfeita de Smash Burger ideal, com o blend de carnes mais incrível e desenvolvimento da melhor receita para um american cheese já provado pela equipe da empresa. 
Em sua busca de referências, Gustavo Roque inspirou-se na década de 60, com a alegria da geração desta época onde as músicas e costumes embalaram os primeiros amantes dos bons hambúrgueres - saboreados sempre com as famílias e amigos. A Donnie’s resgatou esse conceito, adaptando-o aqui no Brasil para uma comida de alta qualidade e com serviço rápido e prático! Em Janeiro de 2021 a marca inaugurou sua primeira loja em Alphaville, seguida pela primeira loja na cidade de São Paulo no bairro do Itaim, na rua João Cachoeira: também agora em Sampa, todos podem encontrar e saborear estes simples smash burgers, feitos como nos velhos tempos e na proporção certa entre pão, carne e queijo!

More than burger, its a family! 





O belo projeto de arquitetura desenvolvido pela arquiteta 👉Larissa Dece para a Donnie’s Burger & Fries tem em seu interiores referências bem americanas no espaço, que é tomado pelo tom vermelho e intercalado por inspirados objetos de sua cultura esportiva como pranchas, capacetes de futebol americano, bolas de basquete etc.



A iluminação solicitada para a Codlux® visou destacar estes elementos e, ao mesmo tempo, infundir com luz LED acertiva tanto a circulação quanto o serviço nas mesas de forma bem aconchegante e, com o lighting design na pegada industrial, vintage e moderna. 

Veja agora os detalhes deste belo projeto luminotécnico nos comentários de Marcos Britto, da Codlux®. 


Quando a arquitetura nos procurou para a especificação lumionotécnica deste projeto, ela queria nos ambientes uma iluminação moderna, linear. Estavam vendo muita coisa na internet nesta época - final de 2022. Queriam uma iluminação que fosse tranquila, que fosse moderna, linear e ainda, que levássemos em consideração que nós não teríamos nem gesso e nem laje para as instalações dos equipamentos LED. 

📐RENDERS  

Veja abaixo a proposta dos renders originais criados pela arquiteta Larissa Dece para o projeto arquitetônico: 





Mais abaixo, você vê os materiais LED usados no luminotécnico do projeto especificado pela Codlux®: 


📦MATERIAIS 


 
🔨OBRA    

As obras na Donnie’s Burger & Fries tiveram o seu início em 27/09/2022, com o executivo a cargo da arquitetura. Observe abaixo como era este espaço e o andamento da obra: 





Em toda a parte aérea da Donnie’s Burger & Fries, teríamos como base apenas uma longa extensão de chapa metálica treliçada fazendo a vez de um entreforro - o que foi ótimo para guardarmos tudo da instalação no espaço 'escondido' do teto. Nesta área comum, trabalharíamos com trilhos e spots em linearidade. 



Na área comum logo na entrada da Donnie’s Burger & Fries teríamos a disposição um rebaixo com gesso. Então, daria sim para trabalhar nele com uma linearidade embutida. Ainda nesta parte ficaria a cozinha, também em teto de gesso. 




💡FINALIZAÇÃO 

Aqui, você pode conferir a finalização do projeto de iluminação especificado pela Codlux® para a Donnie’s Burger & Fries. 




CORREDOR  

Neste espaço existe quatro grandes mesas. Porém em duas delas, nos pediram para colocarmos pendentes vintage personalizados. Não encontramos os pendentes no tom de vermelho original usado nas paredes da Donnie’s Burger & Fries e então, nós os compramos em cor diferente e depois, pintamos no tom da paleta adequada. 



Este é o pendente vintage finalizado para a Donnie’s Burger & Fries - aliás, foram três pendentes vintage - já repintados com a tinta especialmente preparada pelo nosso fornecedor para atender a este projeto da Codlux®. 



E, como as arandelas em linha nas mesas nós encontramos apenas em cor preta - sendo que o preto também faz parte da cor da marca - foi pedido para que não os pintássemos pois eles permaneciam no mesmo design dos pendentes vermelhos, fortalecendo a identidade visual da empresa. Em cada arandela foi usada uma lâmpada LED baloom. Assim, nós temos pendentes vermelhos e arandelas pretas no mesmo design trabalhando a luz LED no corredor e no grande salão - onde basicamente, toda iluminação difusa provém deles. 


No auxílio à estas arandelas e pendentes trabalham os spots trilho focando como alvo o piso do corredor e também, marcando bem a decoração da Donnie’s Burger & Fries. 



Deste modo, criamos um charminho em cima de cada mesinha que, a princípio,  seria só um acesso de corredor técnico. Mas, o design de iluminação conseguiu transformar muito bem este espaço em um ótimo corredor de atendimento. 



Isso deu um efeito muito bacana. Nós usamos lâmpadas LED tipo 'milky', que são aquelas bem redondas, bem leitosas e bem abertas, valorizando então o design vintage. Trouxemos modernidade e herança para uma lanchonete com proposta de estilo bem americano.




SALÃO PRINCIPAL 

Minha sugestão neste espaço da Donnie’s Burger & Fries foi trabalharmos com trilhos e spots para lâmpadas LED AR70 e, em alguns outros momentos, com lâmpadas LED GU10 e MR16 (dicroicas) para poder trazer mais brilho e foco aos ambientes. Porque eles teriam muita decoração específica nas paredes - é uma hamburgueria temática - e também, poderíamos focar bem o centro das mesas. E como as cores para uma reflexão da luz LED seriam escuras, criar essas cenas, fazer uma coisa bem cenográfica com os focos de iluminação em alguns ângulos mais fechados, era o mais interessante a se fazer. 





Nos banheiros fizemos uma iluminação linear - teto e parede - junto a um mini jardim. Como o banheiro era quadrado, o perfil o formatou em L, pegando os dois lados desse quadrado. 




STAND (ARQUIBANCADA)

Logo de cara, bem na entrada da Donnie’s Burger & Fries tem uma charmosa arquibancada onde os clientes podem aguardar o lanche ou delivery para a entrega do seu pedido - até mesmo inclusive para quem estiver comprando desejar comer rapidamente por ali mesmo, não andando com o lanche na rua ou esperando uma mesa do salão vagar para usá-la. Então, na parte de cima da arquibancada colocamos ali uma iluminação linear com perfil embutido mais lavada porque trata-se de um lugar de espera, onde você tem que enxergar tudo. 



Colocamos ainda aqui mini módulos LED a uma distância precisa do perfil embutido, onde os seus ângulos de abertura nivelam um com o outro e assim, dão uniformidade, lavando de luz a arquibancada. 



Sob o pé do segundo lance colocamos fita LED para facilitar o seu acesso e também, para destacar a madeira usada no stand. 




COZINHA 

Aqui aplicamos painéis embutidos quadrados para a luz difusa. Devido ao maquinário geral dos equipamentos de cozinha usarem este teto, a disposição das luminárias embutidas teve que seguir um design mais robusto para a eficiente iluminação de serviço - sempre desviando da infra estrutura local. 
Trabalhou-se de maneira com que estes painéis LED dessem facilidade ao acessar qualquer um dos equipamentos para a sua manutenção através dos nichos - estes aliás também usados por nós para guardarmos as devidas fontes de perfis no stand (aquibancadas). 






ÁREA TÉCNICA 

O corredor técnico à direita é um espaço reservado para os pedidos por WhatsApp, por telefone, Uber Eats, iFood etc. Dentro desta área de trabalho e serviços, trabalhamos com spots LED posicionados linearmente para o acesso ao delivery na cozinha. 



Nesta parede verde colocamos uma iluminação com potentes mini módulos LED focando o jardim vertical. 






Gostou? Faça uma visita e siga a 👉Donnie's no Instagram para acompanhar de pertinho ou online, maiores detalhes das suas sempre deliciosas promoções! 
DONNIE’S BURGERS & FRIES
American Smash Burger 🍔🍟🥤
📍Itaim Bibi - 👉Rua João Cachoeira 856
📍Alphaville - 👉Rua Bonnard 980
Seg a Dom - das 11:30 às 00:00




Contate os profissionais da Codlux® para o projeto de iluminação da sua casa e empresa

👉 codlux.com/contato

Visite o Intagram da arquiteta 👉Larissa Dece para destaques e informações:  

Codlux® 
Projetos de Iluminação💡 ️para a sua vida! 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.