Pular para o conteúdo principal

Duplex no Morumbi

Olá! Neste projeto luminotécnico especificado por Marcos Britto da Codlux® em Novembro de 2019, os constantes entraves pandêmicos e até alguns erros de projeto provenientes do longuíssimo 'delay' nos confinamentos demandou muito mais tempo que o previsto para um acompanhamento perfeito nas instalações dos equipamentos LED entregues. De fato, a pandemia de 2020 foi devastadora para muitas famílias, com perdas irreparáveis de entes queridos e readaptações drásticas no ritmo de vida urbano das populações globais - inclusive no que disse respeito a planos, metas e expectativas. Não poderia ser diferente neste caso. Como a Codlux® lidou com esta situação toda é o que você irá acompanhar daqui em diante.  



Localizado no bairro do Morumbi em São Paulo, a especificação luminotécnica aplicada aos apartamentos deste conjunto de edifícios na verdade, atendeu duas unidades de 250 m² cada que agora, contam com a correta iluminação da Codlux®.




O primeiro dos apartamentos já foi completamente entregue. O segundo, devido a uma nova formatação familiar e revisão no executivo, foi entregue meses depois. 


É sobre este primeiro apartamento que iremos nos referir aqui. Então, vamos lá! 



Com o decorativo contratado por uma empresa do interior de São Paulo, a Codlux® foi solicitada pela proprietária dos imóveis para atendê-la aqui na capital em uma completa revisão dos equipamentos de iluminação sugeridos. Não houveram porém, mudanças drásticas quanto as peças de iluminação decorativa inicialmente indicadas. Mas no que se referiu a "função da luz" nos ambientes - principalmente para os equipamentos de 'iluminação técnica' - foram aplicadas sim mudanças significativas de readequação de luz, bem como um auxílio ao destaque da iluminação no design de interiores e também, a devida 'humanização' do luminotécnico em todo o habitat funcional, por exemplo. 



MATERIAIS 

Todas estas caixas abaixo entregues a um dos apartamentos da cliente são apenas parte dos equipamentos de iluminação LED especificados no projeto luminotécnico fornecido pela Codlux®. 



Para evitar quaisquer danos aos equipamentos de iluminação decorativa devido a grande pausa pandêmica ocorrida em 2020, a Codlux® reservou (antes mesmo da entrega definitiva ao cliente) algumas destas peças especiais em depósitos do tipo self storage. Assim, as delicadas hastes destas colunas abaixo por exemplo mantiveram-se íntegras e bem seguras antes da sua instalação definitiva. 


Todos os produtos estão hoje totalmente instalados e conectados a uma robusta automação, fornecida por um de nossos integradores parceiros. 

 

Já pensou ter que fazer tudo isso funcionar de maneira inteligente, como um relógio? 


INSTALAÇÃO  

Os trabalhos de instalação nos apartamentos do Morumbi continuaram seguindo por todo o tempo pandêmico, com o nosso padrão de acompanhamento 'in loco' no pós venda sendo oferecido à esta cliente por mais de 3 anos seguidos! Isto garantiu assim a total fidelidade aos projetos luminotécnicos encomendados pela cliente à Codlux® para os seus 2 apartamentos. 


A comodidade inclusive, é mais um plus exclusivo Codlux® disponível a todos os clientes contemplados pelo nosso raio de abrangência 'in loco'. E, caso a localização desta cliente por exemplo ainda estivesse fora do nosso raio de cobertura padrão, o pós venda contínuo oferecido pela Codlux® ainda se daria prontamente pelos meios digitais. 

Abaixo você confere imagens dos ambientes finalizados no primeiro apartamento - algumas com 'antes e depois'. 

Os comentários são  de Marcos Britto, da Codlux®. 


HALL DE ELEVADOR
-Canaleta Scutum Codlux® sem aba com Fita LED de 9,6W em 2700K 

FINALIZAÇÃO AMBIENTE HALL DE ELEVADOR

Este espaço foi todo forrado com MDF imitando madeira em cedro, com a iluminação feita em perfil de sobrepor instalado no modo embutir - para não aparecerem as abas, muito comuns nos perfis embitidos. A iluminação com fitas LED está em 2700K, por causa deste tom amadeirado no revestimento. As fontes ficaram alojadas nos armários na parte de cima, onde pôde-se usar então os modelos convencionais tradicionalmente maiores - e mais baratos do que as fontes slims. 



Este é o acesso ao elevador, onde a iluminação avança até o hall de entrada.





LAVANDERIA

-Plafon sobrepor de 12 W em 4000K 
-Plafon sobrepor de 15 W em 4000K 
-Plafon sobrepor borda fina de 36 W em 4000K 
-Spot microborda para lâmpada dicróica de 7W em 4000K




Na lavanderia, os plafon sobrepor de 12W e 15W com luz em 4000K foram instalados no banheiro de serviço e na dispensa respectivamente. 



Os plafons de 36W foram instalados na lavanderia. 



Aqui houve uma mudança de planos nesta iluminação: estavam previstos painéis embutidos retangulares de modo linear em um teto de gesso. Porém, os varais atrapalhariam sua fixação neste tipo de forro com as contantes movimentações das roupas. Optou-se no caso em não rebaixar o teto e usar dois plafons sobrepores de 36W no pé direito, conservando a rigidez da laje para o sobe e desce seguro nos varais. 


COZINHA

-Lâmpada tubular T8 de 18W em 4000K 
-Spot para mini dicroica de 3,5W em 2700K 
-Spot para dicroica de 7W em 2700K 
-Canaleta Scutum Codlux® com Fita LED de 9,6W em 4000K
 




A canaleta Scutum da Codlux® foi aplicada nos armários, com Fita LED em 4000K. 







Spots com lâmpadas LED diocroicas e spots com lâmpadas LED mini dicroicas estão próximos à coifa. 






FINALIZAÇÃO AMBIENTE COZINHA  

Neste ambiente, profissionais da obra não reservaram espaço para a fonte do armário. A equipe de instalação contratada pela Codlux® teve que furar as costas do móvel, trazer a fiação no seu interior e alojar a fonte de alimentação - tudo porque não previram inicialmente esta necessidade. 






LAVABO

-Canaleta Scutum Codlux® com Fita LED de 9,6W em 2700K 
-Pendentes da Heavy 




Aqui no lavabo, uma ideia bem prática de como a Codlux® usou a canaleta Scutum de sobrepor que, acabou se tornando um 'no frame' em todos os vãos - como vê-se do elevedor até o hall de entrada. 



A canaleta Scutum entra no recorte, prende-se pelo fundo e dá esta sensação 'sem borda' à madeira. 





Esta pia no projeto inicial teria uma iluminação LED em seu rebaixo. E novamente, profissionais deixaram um local sem ponto de energia! Como toda a parede no entorno da pia é em mármore, para evitar um arriscado quebra-quebra neste caro revestimento, decidiu-se declinar da iluminação no rebaixo. Infelizmente... 



COPA GOURMET

-Spots microborda single e duplo para lâmpada AR70 de 5W em 2700K
-Canaleta Scutum Codlux® com Fita LED de 9,6W em 2700K 




Por conta da automação previu-se aqui caixas acústicas do sistema de som central. Só que este espaço gourmet tem um teto muito pequeno, onde está toda a iluminação simples e dupla; duas caixas de som mais o ar condicionado! É muita 'informação'. 



No armário foram usadas canaletas Scutum. 



Aqui novamente um exemplo de erro grotesco dos profissionais não contratados pela Codlux® que, desta vez, não instalaram corretamente os spots "no frame' no teto de gesso da copa gourmet: há bordas onde não deveria haver de modo algum bordas neste tipo de equipamento!...




FINALIZAÇÃO AMBIENTE COPA GOURMET  




SALA DE JANTAR

-Spots microborda single e duplo para lâmpada AR70 de 5W em 2700K 
-Pendente da Klaxon com lâmpada chama filamento LED de 5W em 2500K


Na sala de jantar, depois do projeto de iluminação especificado o cliente resolveu instalar ar condicionado central. Os dutos do equipamento passariam pelos endereçamentos do luminotécnico, de dados e de audio e video! O projeto teve que ser refeito neste sentido. 



Por conta do ar condicionado central, o rebaixo no teto foi muito grande. E o que isto acarretou de mais problemas? 



O belo pendente da Klaxon com sua altura toda simplesmente não caberia mais na mesa de jantar. Com o novo teto, ele baixaria para menos de 60 cm na mesa, o que desagradou a cliente. 



A Codlux®, para não permitir que se perdesse a peça, resolveu então cortá-la 30 cm a menos, de maneira que ela ficasse adequadamante bem posicionada sobre o tampo da mesa de jantar - algo em torno de 75/80 cm. Isto evitaria inclusive que a família - de pessoas altas - batesse a cabeça nele ao sentar-se às refeições, por exemplo. 



Mas, alterar o tamanho da haste do pendente não foi uma tarefa fácil! Foi complicado cortá-lo porque, seu delicadíssimo banho cromado em rose gold marca demais os dedos na superfície. Tanto que, na própria fabricante, o primeiro banho cromado no produto foi rejeitado e refeito pois, haviam constatado manchas que reprovaram o resultado e atrasou a entrega inicialmente prevista. 

Abaixo você vê a posição final do pendente com o novo corte da Codlux®: agora, ele está alto o suficiente - mesmo com a mudança na infra estrutura que rebaixou o teto. Anteriormente a posição deste pendente ficava bem abaixo do quadro posicionado na parede de trás.   



Esta seria realmente uma peça perdida, não fosse o expertise da Codlux® em encontrar em São Paulo o parceiro correto para realizar este corte preciso na haste - já que o fabricante do pendente é de Santa Catarina. 

FINALIZAÇÃO AMBIENTE SALA DE JANTAR  


HALLS DE ACESSO

💡Hall Íntimo:
-Lâmpada tubular T8 de 18W em 3000K 
-Spot microborda para lâmpada dicroica de 7W em 2700K 
-Sensor de presença 
💡Hall Social:
-Canaleta Scutum Codlux® com Fita LED de 9,6W em 2700K 


Este hall de acesso tem dois sensores de presença que, devido ao seu comprimento, acendem primeiro metade do caminho e depois, o percurso restante. 





O hall termina, a iluminação finda para então, seguirem as portas dos quartos - que não previam iluminação pelo arquitetônico. A Codlux® acrescentou spots com mini dicroicas, para um reforço visual aos usuários. 





FINALIZAÇÃO AMBIENTE HALL ÍNTIMO

No hall a iluminação projetada pelo arquitetônico nas sancas não destacava os quadros nas paredes, onde a Codlux® incluiu então no luminotécnico spots com mini dicroicas estrategicamente posicionados para 'acender' estas belas imagens de família em preto e branco. 


FINALIZAÇÃO AMBIENTE HALL SOCIAL   



ESCRITÓRIO

-Spots microborda single e duplo para lâmpada AR70 de 5W em 2700K 
-Canaleta Scutum Codlux® com Fita LED de 9,6W em 2700K 
-Pendente da Usina Design com lâmpada bulbo G45 de 5W em 2700K 




Este spot duplo para lâmpada LED AR70 na estante do escritório estava meio fora de propósito, tanto na sua função quanto no design da iluminação no arquitetônico. 



Proporcionalmente à sua posição, foi colocado pela Codlux® mais um spot single para lâmpada LED AR70. 




FINALIZAÇÃO AMBIENTE ESCRITÓRIO  





E sabe aquele spot duplo para lâmpada LED AR70 meio perdido? Reposicionamos ele como um auxílio ao tampo da mesa do escritório - apesar de, novamente, ter acarretado 'muita informação' ao teto. 



CLOSET

-Spot microborda duplo para lâmpada AR70 de 5W em 2700K 
-Pendente da Starlux com lâmpada vela de 5W em 2700K 
-Spot de embutir no-frame de 18W em 2700K 
-LED neon de 10W em tom âmbar  



No arquitetônico do closet, optaram por rebaixar e nichar o teto com embutidos para lâmpadas LED AR70. Porém, o modelo de lâmpada escolhido foi o recuado. Esta decisão de afastar ainda mais no teto a lâmpada da peça, criou sombras nesse 'recuo no recuo do recuo', onde o foco de luz rebatia no plano mas não tinha ângulo de abertura suficiente para uma luz de serviço satisfatória na escolha e trocador de roupas e acessórios pelo usuário, por exemplo. O design no teto ficou muito bom mas, a praticidade na sua luz não. Para amenizar um pouco toda essa situação, a Codlux® acrescentou dois spots redondos 'no frame' de 12W cada que agora, complementam esta luz faltante no closet. 







FINALIZAÇÃO AMBIENTE CLOSET    



A Codlux® teve também que fazer toda a instalação de fita LED no closet depois dos armários prontos pois, a marcenaria, alegava não ter sido contratada para entregá-los iluminados. 




BANHEIROS

-Painel semi embutido de 18W em 4000K 
-Spot microborda para lâmpada PAR20 em 4000K 






A escolha de lâmpadas PAR20 nos banheiros foi por conta do IP (Índice de Proteção) necessário aos boxes e, a dos painéis semi-embutidos, por causa da sua excelente luz difusa. 










QUARTOS

-Spots microborda single e duplo para lâmpada AR70 de 5W em 2700K 
-Pendente da Starlux com lâmpada vela de 5W em 2700K 
-LED neon de 10W em tom âmbar 
-Pendentes Starlux com lâmpada bulbo bolinha de 5W em 2700K 
-Pendente de acrílico da Stiloclean para lâmpadas bulbo de 9W em 3000K 
-Spot sobrepor orientável para lâmpada dicroica de 7W em 2700K 
-LED neon de 10W em tom âmbar  
-Abajur da Golden Art para lâmpada bulbo de 9W em 3000K 
-Coluna da Nova Home para lâmpada bulbo de 9W em 3000K 



Neste 'quarto da vovó' ao colocarem a cama, notaram que os interruptores estavam muito mal posicionados: a cabeceira cobria os dois. O eletricista parceiro da Codlux® ajudou a resolver mais este problema.  





Este é o quarto do casal. 








FINALIZAÇÃO AMBIENTES QUARTOS     



O ar condicionado no quarto de casal usa a tabica lateral no teto para puxar o ar e soltá-lo pelo equipamento. Este processo gera uma umidade que, notamos, estava descolando e deteriorando as fitas LED instaladas. A solução foi trocá-las posteriormente por LED neon, mais emborrachados e de maior proteção contra intempéries. 







MEZANINO

-Spots microborda single e duplo para lâmpada AR70 de 5W em 2700K 
-Coluna da Golden Art para lâmpada bulbo de 9W em 3000K


No mezanino, algumas posições de spots muito rentes às paredes tiveram que ser trocadas, para melhor efeito nas futuras prateleiras. 





Também foram trocadas as posições dos espots rentes a viga no teto que, na verdade, deveriam estar ao centro do mezanino, lugar de uma futura mesa de trabalho. 






FINALIZAÇÃO AMBIENTE MEZANINO   










LIVING 

-Spots microborda single e duplo para lâmpada AR111 de 12W em 2700K com ângulo aberto de 26º 
-Spots microborda single para lâmpada AR70 de 5W em 2700K 
-Pendente Vertigo para lâmpada bulbo baloon de 15W em 3000K  



















FINALIZAÇÃO AMBIENTE LIVING  









AUTOMAÇÃO


Os projetos desta cliente incluem a automação completa de nosso integrador parceiro não só para o LED instalado como também, para as cortinas, audio, video, ar condicionado, acessos, segurança etc. 













A cliente ficou muito impressionada com a qualidade dos produtos, o acompanhamento no projeto luminotécnico e toda assistência extra oferecida sem custos algum entre o período pré e pós pandêmico: de todas as equipes inicialmente envolvidas nos projetos dos dois apartamentos, apenas a Codlux®, a automação parceira e marcenaria permaneceram os mesmos, sem ônus ou substituições prejudiciais como ocorrera com outros profissionais!

Esta, é a nossa grande diferença em relação inclusive às grandes redes varejistas de iluminação: atendimento e pós-venda sem igual e para todos. 

Contate os profissionais da Codlux® para o projeto de iluminação da sua casa e empresa: 

👉 codlux.com/contato

Codlux®
Projetos de Iluminação💡 ️para a sua vida! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.