Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Diabetes e a importância da Luz

Olá! 😀

Dia 14 de Novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes (DMD). 


A data foi criada em 1991 pela IDF e pela Organização Mundial da Saúde em resposta às ameaças à saúde representada pelo diabetes. O Dia Mundial do Diabetes foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas em 2006 na Resolução 61/225 da organização. É celebrado anualmente todo dia 14 de Novembro em memória ao aniversário de Sir Frederick Banting, descobridor da insulina junto com Charles Best em 1922.

O Diabetes é uma doença crônica causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante a energia para o nosso organismo. A insulina é a responsável por quebrar as moléculas de glicose transformando-as em energia para manter as células do corpo em funcionamento. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e, as altas taxas, podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.

O Diabetes é uma doença também causada pelo excesso de consumo de açúcares, falta de atividades físicas, má alimentação e também, predisposição genética. Os tratamentos para os diversos tipos de diabetes incluem, além do controle da insulina no sangue, o consumo de alimentos como legumes, folhas, frutas e cereais integrais que agreguem grande quantidade de fibras consumidas diariamente para um melhor controle da doença. 


O bom hábito de se exercitar com pelo menos 7.000 passos diários de caminhada contribuem ainda para o controle e resposta do organismo às crises hipoglicêmicas severas que, quando graves, baixam rápida e absurdamente os níveis de açúcar no sangue para muito aquém do normal. Este quadro clínico pode então levar o diabético a maus súbitos como derrames ou infartos, devido a estes portadores normalmente já carregarem consigo outras doenças como hipertensão arterial, colesterol alto e obesidade/peso acima do ideal. Por isso que o exercício físico é tão importante para o combate e prevenção do diabetes. 

A Luz e o Diabetes

Um estudo de 21 de Setembro de 2023 da American Diabetes Association - que inclui no rol dos pesquisadores a renomada brasileira especializada em lighting design na área médica Mariana G. Figueiro - mostrou que pessoas cujos padrões diários estavam menos alinhados com o ciclo biológico natural para o claro/escuro (o que significa que elas podem estar ativas na escuridão ou descansando quando é dia claro) eram mais propensas a ter diabetes. 



O estudo investiga como os nossos padrões diários de descanso e atividade (como dormir e estar acordado) combinam com ciclos naturais de luz e escuridão e como isso afeta a capacidade do nosso corpo de gerenciar os níveis de açúcar, o que é importante para prevenir o diabetes. A análise incluiu 7.000 adultos com idade entre 20 e 80 anos do National Health and Nutrition Examination Survey (2011-2014) com dados de atividade e luz medidos em vários dias e 24 horas por actigrafia (exame não invasivo realizado por dispositivo durante um período que detecta padrões de vigília e sono). Eles usaram um tipo especial de análise para medir o quão forte e intimamente alinhado o ciclo de atividade/descanso em uma pessoa estava sincronizado com o ciclo claro/escuro natural. Aqueles que tinham umalinhamento menos adequado com o ritmo circadiano, tinham mais de 70% de probabilidade em ter diabetes, comparado com aqueles cujo um melhor alinhamento noite-dia era mais respeitado e de acordo com as suas atividades e repousos diários. Clique na imagem abaixo para ampliar o gráfico original da pesquisa transcrito pela Codlux®: 


Você pode acessar o site da pesquisa com mais dados relevantes a respeito
👉AQUI

Conclusão 

Nenhum outro estudo anterior havia investigado este alinhamento da luminosidade em relação ao controle glicêmico em populações humanas. O padrão de alinhamento entre os ciclos atividade-repouso de 24 horas e claro-escuro, pode sim ser um fator crítico na saúde metabólica humana. 

Esta pesquisa só corrobora com o que falamos anos aqui em nosso blog no sentido de que, cuidar bem da sua saúde como um todo, envolve também muita responsabilidade no trato de coisas que podem até parecer muito simples de se realizar a princípio mas, ao longo prazo, se forem executadas de maneira equivocada lhe trazem prejuízo não só financeiro como principalmente, prejuízos à sua SAÚDE! 

É, estamos sim falando aqui do Projeto Luminotécnico mal feito! 
CUIDADO! 
Especificações de projeto e mesmo produtos de iluminação LED que prejudiquem o seu ritmo circadiano, repouso, concentração, humor e bem estar são, a longo médio prazo, catalizadores desta e muitas outras doenças relacionadas! 

Consulte a Codlux® para evitar estes problemas quando for dar início ao seu Projeto de Iluminação: 

👉https://codlux.com/contato 

Robson Giro para a Codlux® 

Fontes: World Diabetes Day.org, Diabetes Journals.org, Edison Report  

Codlux®
Projetos de Iluminação💡 ️para a sua vida! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.