Pular para o conteúdo principal

Os desafios na vulnerabilidade das mega estruturas

Olá. Triste notícia para o Urbanismo em 2021: a famosa escadaria em espiral Vessel, instalada na cidade de Nova York, foi palco de 3 suicídios no intervalo de menos de um ano. 

2021

Na última terça-feira do dia 12/01/21, a atração foi fechada temporariamente. Não há previsão para seu retorno. De acordo com o The New York Times, um porta-voz de uma das empresas responsáveis pela atração declarou que estão consultando especialistas em prevenção ao suicídio para impedir que novos casos aconteçam. Naquela fatídica segunda-feira, um homem de 21 anos se jogou do alto da instalação. 



O caso ocorreu em um intervalo de menos de um mês, quando uma mulher de 24 anos também se suicidou na estrutura no dia 21 de Dezembro de 2020. Um funcionário do local comentou testemunhar os suicídios de segunda-feira e de Dezembro, dias em que o local estava quase deserto, com poucos visitantes.



A instalação Vessel (erroneamente chamada de 'edifício' por alguns) é um empreendimento privado com 154 lances de escadas interligadas com cerca de 46 metros de altura, 80 patamares e quase 2.500 degraus (veja imagem ampliada AQUI). A estrutura tem vista para o Rio Hudson e cidade de Nova York, onde os visitantes são incentivados a caminhar pelas escadarias para obter diferentes vistas da megametrópole americana. Seus criadores descrevem a instalação como "uma obra de arte”, o que trouxe alguns impasses (irresponsáveis por sinal!) sobre eventuais 'interferências' para melhorar a sua segurança. O presidente do conselho comunitário local, Loward Ken, comentou que buscou as empresas responsáveis desde o primeiro caso. A barreira de segurança na altura do peito, que separa a plataforma da borda, segundo Ken, é considerada baixa e a melhor forma de prevenção é aumentando a sua altura. 

2020

A atração turística foi inaugurada em Março de 2019. O primeiro caso de suicídio no local aconteceu em Fevereiro de 2020, quando um jovem de 19 anos saltou da estrutura. Um visitante disse à Revista People na segunda-feira (12/01/21) estar discutindo com amigos suas preocupações sobre as precauções de segurança da estrutura quando soube do incidente ocorrido com o adolescente Peter DeSalvo, que saltou da estrutura por volta das 17h30 do sábado, seguno informações do porta-voz a Polícia de N.Y.. 



Apesar das atuais medidas de segurança serem declaradas suficientes pela empresa responsável, o incidente chocou visitantes por elas não prevenir tais incidentes.

Michele Kennedy, artista que vive em Nova York, visitou o local em 2020 com um amigo. Embora ela não tivesse ouvido sobre o acidente naquele ano, disse não estar surpresa agora:  

“Eu estava olhando para lá e disse [ao meu amigo]: 'Não posso acreditar que eles deixaram as pessoas ficarem penduradas assim... 'Alguém vai pular, alguém vai morrer' [E ele ficou muito bravo comigo]... Mas é verdade.” 

A instalação Vessel recebeu em Julho de 2020 um dos 14 Prêmios Internacionais de Mérito para Design de Iluminação, concedidos pela IES NYC (leia mais AQUI) - reconhecida como a maior, mais antiga e prestigiada competição de prêmios de iluminação no mundo. O júri na época declarou seu voto baseado em que:

"A iluminação [da Vessel] aumenta a experiência de mudar continuamente as perspectivas, à medida que os visitantes 'navegam' na instalação. Subir e descer estas escadas, cria um ritmo pessoal em cada visitante, uma reverberação que ecoa no equilíbrio da luz e da escuridão." 

Contudo parece-nos agora que, depois de toda euforia inicial, o minimamente necessário para garantir a segurança à vida nesta fantástica experiência foi solenemente esquecido pelos responsáveis da instalação, em nome da 'arte'... Triste! 

Fontes: People, CNN 

Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

Postagens mais visitadas deste blog

Faria Lima Plaza: o Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo . Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava em matéria especial, um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata , região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o  Faria Lima Plaza .  O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo famoso escritório de arquitetura  Kohn Pedersen Fox Associates  (KPF, que tem vários 'skyscraper' marcantes ao redor do mundo) e, tem potencial para se tornar um grande ícone do mercado imobiliário. O edifício conta com 40.937 m2 (440.643 pés quadrados) de área BOMA, dis

Lar Inteligente 360º

Olá! Durante quatro semanas, especialistas e fornecedores vão apresentar virtualmente temas inéditos e soluções tecnológicas. É o  Lar inteligente 360º , um projeto online da  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial . O objetivo é difundir conhecimento e promover debates com uma audiência seletiva e de forte influencia nos processos decisórios de projetos residenciais, tanto novos como na sua adequação de uso. Em todos os dias de palestras, haverão também apresentações de projetos, produtos e soluções para casas inteligentes e conectadas.  UM ENCONTRO VIRTUAL SOBRE TECNOLOGIA E O FUTURO DE NOSSAS CASAS! De 15 de setembro a 8 de outubro   Palestrantes:  Para conhecer melhor o programa e fazer sua inscrição gratuita, visite:   https://larinteligente.com.br/evento-online A Codlux® está acompanhando tudo e atualizará oportunamente esta postagem com as novidades mais importantes mostradas no evento, aguarde! ATUALIZAÇÃO EM 14/10/20 Acesse o resumo rápido do que j

Refletores em Led: na medida para a sua calçada

Olá! Muitas pessoas se perguntam quantos Watts em Led são necessários para iluminar sua calçada. Bem, aqui no Showroom Técnico da Codlux® por exemplo (que está localizado em uma área muito movimentada do Bairro de Pinheiros - bem ao lado do coração da região, o badalado "Largo da Batata") optamos por usar em nossos mais de 5 metros de calçamento, duas peças de refletores em Led branco frio 6000K com 30W cada (em detalhes nas imagens abaixo), voltados para baixo, com a intenção de iluminar bem o passeio e dar mais segurança e visibilidade, tanto aos pedestres quanto aos frequentadores dos Bares locais. Se fosse uma residência, apenas uma peça deste refletor bastaria para iluminar a entrada de uma garagem por exemplo. Mas em áreas comerciais, quanto mais iluminação a noite melhor. Se a sua casa tiver os mesmos 5,60 metros de nossa frente, você pode optar (se desejar espalhar melhor a luz), por dois refletores de 20W cada, posicionados um em cada lado do imóvel. Vo