Pular para o conteúdo principal

Como evitar ERROS GROTESCOS na instalação?


Olá!

Hoje voltaremos a falar sobre Erros de Projetos. Agora mais precisamente, no tocante a instalação de alguns equipamentos especificados, principalmente aqueles que necessitarem de uma Adequação e Desenvolvimento por parte do profissional em luminotécnica quando da correta escolha dos produtos de iluminação artificial com tecnologia Led para o seu projeto !

Via de regra, grande parte das adaptações criadas pelo Light Designer responsável no projeto encomendado vão de encontro a um desejo pessoal do seu cliente. Isto consequentemente acarretará, por exemplo, em equipamentos que não harmonizarão com o desenho original da peça disponível no mercado: formas, cores, potência da luz, meios de fixação/instalação etc, tudo pode ter que ser mudado naquele equipamento "X" devido a uma escolha pessoal do proprietário do imóvel, tendo contudo que manter-se não só a qualidade na iluminação local como também, a garantia do produto. E é aí que a coisa pode começar a pegar: instaladores não familiarizados com possíveis adversidades no projeto podem se perder ou mesmo, comprometer o design e bom funcionamento de um equipamento de iluminação. Como previnir-se de erros grotescos em uma instalação?

Abaixo, você verá imagens de um projeto encomendado por um de nossos clientes, onde aplicamos uma adequação a um dos equipamentos especificados: novos suportes de fixação, estes mais diminutos, de hastes delicadas e na cor original do equipamento.



Sua instalação incorreta porém, quase ocasionou em um desastre completo na finalização! O que livrou este ítem da ruína?

O pós-venda incomparável da Codlux®, também disponível para a instalação dos equipamentos especificados nos projetos luminotécnicos encomendados. Este aliás, é o enorme diferencial da Codlux® em relação a concorrência: um atendimento sem igual! A Codlux® não executa nem terceiriza instalação elétrica, de gesso ou para equipamentos de iluminação - o que vai de encontro com o seu "Termo de Garantia" (leia mais a respeito AQUI). Para que os clientes atendidos possam ficar mais tranquilos quanto a instalação dos equipamentos especificados em seus projetos, os profissionais da Codlux® dispõem-se a orientar rigorosamente todos os instaladores responsáveis, no que for preciso: visita previamente agendada ao local de instalação ou suporte online via aplicativos, além de envio ao e-mail informado (junto a Nota Fiscal) da cartilha "Dicas de Garantia", onde as principais dúvidas para uma boa instalação são fornecidas. E as vezes, mesmo com todo este suporte, a coisa pode desandar... Como veremos agora no exemplo a seguir.



As peças especiais solicitadas pelo cliente aqui citado foram cuidadosamente
preparadas para a devida pintura, com fundo primer e tinta adequada,
preservando o rosqueamento:




Foram entregues ao cliente os acessórios especiais devidamente pintados e completos:



E o que vimos posteriormente na instalação, foi exatamente isto: 

Suportes instalados de maneira errada

Pintura dos acessórios danificada


Fiação inadequada: foi usado fio de audio (!) para substituir a
fiação correta - um risco a segurança elétrica.



Como resultado, o forro de gesso teve que ser quebrado para abrir
caminho a fiação necessária.


E a peça principal foi desmontada para a troca dos suportes (que estavam avariados) e colocação de novos parafusos (já entregues anteriormente!)


Tudo isso óbvio, com o apoio de um novo profissional contratado (ou seja, mais custos ao cliente!)


Enquanto isso, nossa equipe providenciava "in loco" a repintura dos
acessórios riscados e descascados durante a instalação anterior...


...para que tudo finalmante ficasse de acordo com o que foi planejado pelo
nosso diretor Marcos Britto, responsável por este projeto luminotécnico:
um lindo pendente linear de luz indireta com spots aplicados para luz direta!
Exatamente do jeitinho que o cliente imaginou.

Todos nós estamos sujeitos a erros durante o planejamento e execução de um projeto. Faz parte do aprendizado da vida. E com estes erros, vamos aprimorando nosso profissionalismo naquilo que amamos fazer! Mas devemos entender que certos erros, não saem baratos. Existem custos inadiáveis na recuperação daquilo que foi pensado com tanto cuidado. O que fazer então para evitar que tipos de ERROS GROTESCOS como estes que vimos acima ocorram? Vamos relembrar abaixo um pouco daquilo que já esclarecemos anteriormente em outras postagens aqui no Blog:

1-) ACOMPANHE O RECEBIMENTO E CONFERÊNCIA DOS EQUIPAMENTOS

Muitas vezes você não poderá estar na obra para receber as mercadorias entregues. Fique atento: já ocorreram muitos casos onde de parte dos acessórios entregues que acompanham os equipamentos simplesmente "sumiram" (em outros casos, até o próprio equipamento desapareceu na obra!). Você certamente arcará com este prejuízo.



No caso da sua ausência no recebimento das mercadorias, faça o possível para que a pessoa responsável por receber os ítens de montagem muito complexas, filme ou fotografe os produtos, enviando em seguida os arquivos a você por aplicativo, como prova da integridade das peças e garantia da sua correta instalação.

2-) NÃO ACEITE AS GAMBIARRAS!

Complementando a dica anterior, ao receber os seus equipamentos, NÃO JOGUE NENHUMA EMBALAGEM FORA enquanto a instalação não for completamente finalizada satisfatoriamente. Acessórios muito pequenos podem passar desapercebidos por alguns instaladores (parafusos minúsculos por exemplo) e acabam perdendo-se na bagunça da obra. Aí, o famoso "jeitinho" entra em ação: peça mal instalada, de visual horrível e com a sua segurança comprometida - quem lhe garante que o equipamento não vai desabar na sua cabeça? 



Lembramos ainda que, a maioria dos acessórios não são vendidos separadamente para uma possível reposição e até, não são encontrados no mercado comum para compra. Um simples parafuso de tamanho errado pode não só desalinhar uma peça como também, impedir o encaixe perfeito de uma lâmpada (imagem acima) ou parte complementar do equipamento. No caso deste atendimento, teve que se refazer toda a instalação do equipamento - o que incluiu um custo extra com outro instalador (este mais experiente) e também repintura de partes da peça.

3-) RESPEITE O TEMPO DAS COISAS

E, falando em pintura de equipamentos, o tempo para que esta seja feita da maneira mais adequada possível deve ser rigorosamente respeitado. A pintura das partes pequenas da peça aqui citada foi feita manualmante (apesar das devidas advertências quanto a sua delicadeza) porque o cliente em questão não quis de modo algum aguardar o prazo correto de entrega do fornecedor (ideal para este tipo de serviço), alegando ter muita pressa! O que aconteceu?



Muita torção exercida nas junções pintadas a mão (mesmo sendo usado fundo primer e tinta correta) durante a instalação abrupta do profissional contratado, arranharam (e até descascaram) a pintura, tendo esta que ser retocada "in loco". Por se tratar da cor preta, o reparo foi relativamente simples. E se fosse um pantone de cor específica? Sem chance: a peça toda teria que voltar ao fornecedor para ser novamente pintada na cor original. Seria mais dinheiro e tempo perdidos. Por isso, seja paciente: se você deseja pintar equipamentos já acabados ou acessórios "crús" com cores que estejam fora do catálogo de determinado fornecedor, saiba que este procedimento exige um maior tempo de entrega. Em compensação, eles ficarão infinitamente mais resistentes que aqueles pintados a mão.

4-) CADA UM NO SEU QUADRADO

Por fim, como já dissemos 1, 2, 3 vezes e repetiremos sempre: cada profissional da obra tem que cuidar (e muito bem!) de sua parte:
-pedreiro na alvenaria (pedreiro não é encanador);
-eletricista na elétrica (eletricista não é instalador);
-encanador na hidráulica (encanador não é gesseiro);
-gesseiro no forro (gesseiro não é pedreiro);
-instalador no equipamento em Led - porém, instalador de Led deve ter profundo conhecimento de elétrica, eletrônica (em alguns casos) e montagem, como o do video;



No caso do "instalador" responsável por estes danos todos no equipamento citado, era um profissional de elétrica apenas, sem conhecimento de equipamentos de iluminação em Led e suas respectivas montagens complexas.

5-) CUIDADO COM A MÁ-

"Profissionais" despreparados ou mau intencionados sempre tentarão colocar a culpa de seus erros no equipamento em si ou no fabricante (quando não, no especificador)! E as desculpas serão sempre muito "técnicas", justamente para tentar induzir você a pensar que eles realmente entendem do assunto. Mas nada que um simples laudo técnico não dê jeito, pois absolutamente coisa alguma pode justificar uma instalação como esta:






Imagens de laudo técnico enviado pela Codlux® ao cliente, depois da verificação de uma instalação completamente inadequada! Assista no video abaixo, a reinstalação do equipamento com Marcos Britto e Bartolomeu. 




A Codlux® especifica e acompanha todo o seu Projeto, protegendo o seu Investimento do início ao fim. Como no caso deste cliente atendido. Saiba no entanto que, dicisões pessoais que fujam daquilo que é altamente recomendado por nossos profissionais poderão trazer alguma dor de cabeça a você se, por exemplo, uma terceira pessoa não qualificada integrar a finalização do seu projeto de iluminação - afetando assim o orçamento originalmente previsto na obra (budget) e até mesmo o escopo como um todo. A Codlux® irá então, mediante a sua solicitação, intervir com o seu pós-venda justamente durante este delicado processo de instalação, a fim de preservar tudo aquilo que foi originalmente planejado no projeto luminotécnico encomendado. Porque a sua idéia, é o nosso projeto: tem que ser perfeito!

Consulte-nos:

codlux.com/contato 

Codlux®. Projetos e produtos em Led acessíveis.

Robson Giro, especial para a Codlux® - Luz em Led

Codlux®

Luz em Led 

LEIA TAMBÉM:
Erros de Projeto

Precisamos conversar sobre isso

Postagens mais visitadas deste blog

O Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo. Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava matéria especial sobre um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata, região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o Faria Lima Plaza


O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) e, tem potencial para se tornar um grande ícone do mercado imobiliário.









A localização, trata-se do último terreno vazio no Largo da Batata: com  9.000 metros quadrados (imagens abaixo) e bem ao lado do metrô Faria Lima (linha 4 …

Trilho Suspenso: Solução simples e sofisticada

Olá!



#AdequaçãoEdesenvolvimentoqual empresa em iluminação oferece isto a todos os seus clientes de maneira incondicional?
Seja em sua casa ou empresa, a Codlux® vai aonde nenhuma outra pode (ou não quer) ir: solução para aquilo que está em sua mente, adaptada as disponibilidades atuais do mercado e sem custos exorbitantes - você simplesmente não tem que pagar a mais por isto.Nosso Atendimento e Pós-venda estão fazendo a diferença para centenas de clientes atendidos, como o do caso deste video, que queria também em seu projeto um simples trilho eletrificado, pousado longe do teto, acima de sua mesa de jantar no terraço mas com sofisticação, sem cabos ou fios aparentes.

O expertise dos profissionais da Codlux® no mercado da iluminação foram fundo: do design a fabricação do produto, passando pelo conhecimento certo dos insumos para encontrar a finalização perfeita, de bom gosto e com muita resistência.

Esta é a Codlux®. Luminotécnica e design acessível a você!


Veja agora a preparação de…