Pular para o conteúdo principal

Vândalos cortam árvores de Floresta de Bolso em São Paulo

Estas duas últimas semanas não estão sendo nada fáceis para nós brasileiros.

O desastre ambiental de Brumadinho  chocou  por completo nós brasileiros, por ter sido uma tragédia totalmente evitável, principalmente depois do que ocorreu em Mariana em 2015.

Não só o infinito lamento pelas preciosas vidas perdidas ficarão em nossa memória, como agora também o alerta vermelho acionado em nossas mentes quanto a consciência ecológica.
Depois de vermos a real e gigantesca devastação que estes dois desastres fizeram em Minas Gerais, chamou a nossa atenção (e também do mundo inteiro) a responsabilidade do Brasil no zelo e trato do meio ambiente no país.

Ações cidadãs como as Florestas de Bolso, plantadas em várias regiões da cidade de São Paulo por Ricardo Cardim e sua heróica equipe voluntária, deram um alento e criaram verdadeiros oásis no concreto cruel que persiste nos espaços urbanos da capital paulista.

Aqui no bairro de Pinheiros temos uma Floresta de Bolso deslumbrante, rica, que rapidamente cresceu e hoje dá abrigo a pequenos animais silvestres, além de refrescar os transeuntes no passeio público. Você pode ler mais a respeito AQUI.

Pois bem.

Uma postagem no Instagram oficial de Ricardo Cardim denunciou esta semana:

"Um vândalo está quebrando as árvores da Floresta de Bolso do Bosque da Batata em Pinheiros. Já foram mais de 12 árvores nativas da Mata Atlântica e algumas com porte já protegido por lei. Como evitar?"




Você pode conferir o post original e fazer seus comentários clicando na imagem abaixo:




A Codlux® repudia totalmente essa "desatitude" de alguns tipos de pessoas, lamenta profundamente o ocorrido e solidariza-se com todos aqueles bravos que doaram seu amor, seu tempo e seu dinheiro para deixar nosso querido Largo da Batata muito mais verde, mais florido, mais sustentável, mais humano e mais amado!

E pede: DENUNCIE todo tipo de vandalismo e violência contra a biodiversidade em nossa cidade pelos meios:

Prefeitura de São Paulo: 156 ou (11) 3396-3285

e-mail: respeiteasarvores@prefeitura.sp.gov.br

Ouvidoria do Município: (11) 0800-175717

Ministério Público Estadual: (11) 3119-900

Polícia Civil do Meio Ambiente em São Paulo:
1º Delegacia de Polícia de Crimes contra o Meio Ambiente: (11) 3214.6553 / 3259.2801
Geral: (11) 3338-2152
Na região sul da Cidade: (11) 5517-6673 ou 5517-6744

Comando de policiamento ambiental: (11) 5082-3330

Departamento de Controle de Qualidade Ambiental: (11) 3396-3285

Polícia Militar – 190


A Força da Natureza 

Ontem - dia 30 de Janeiro de 2019 - uma rápida mas violenta tempestade de verão arrancou árvores aqui no Largo da Batata (imagem abaixo).



Do mesmo modo que a Natureza demonstra toda a sua força no reflorestamento rápido de áreas degradadas como nas Florestas de Bolso, ela pode também ser imparcial se certos tipos de plantio não forem feitos da maneira correta. Esta árvore derrubada pela tormenta de ontem por exemplo, não suportou os ventos fortes devido ao seu enraizamento frágil e vasto descampado em seu entorno. Se a área verde no Largo da Batata fosse mais densa e o plantio e manutenção fossem mais adequados, a árvore da foto talvez resistisse melhor a tempestades de verão.

O cidadão deve cobrar das sub-prefeituras a devida conservação de toda área verde disponível nas cidades, em benefício não só da biodiversidade local mas também, da sua própria qualidade de vida em centros urbanos!

Participe deste chamado!

Robson Giro - especial para a Codlux® Luz em LED

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.