Pular para o conteúdo principal

Segurança no Trabalho é com o LED!

Olá!

Dia 27 de novembro comemoramos o "Dia do Técnico de Segurança no Trabalho".



A Codlux® parabeniza a todos os profissionais da área, agradecendo a enorme contribuição que o bom desempenho de suas funções proporciona aos trabalhadores em geral.

Profissional importantíssimo para as empresas de médio e grande porte, o técnico de segurança no trabalho têm como principal responsabilidade garantir a segurança e proteção do quadro de colaboradores - contratados ou terceirizados.
Trabalhando com o foco no coletivo, ele está sempre alerta para os perigos e possíveis armadilhas localizadas tanto nas áreas de produção como nos demais ambientes das empresas, evitando-as antecipadamente.
A implantação da C.I.P.A. (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), a organização de cursos para correta utilização dos E.P.Is. (Equipamento de Proteção Individual) e também desenvolvimento de palestras sobre prevenção de acidentes no local de trabalho, fazem parte das atribuições do técnico de segurança no trabalho.



A O.I.T. (Organização Internacional do Trabalho) apontou o Brasil como o quarto país do mundo com maior número de acidentes durante atividades em 2017, atrás apenas da China, Índia e Indonésia. Só o estado de São Paulo teve uma morte a cada 20 horas. De 2012 a 2016, houve 3,5 milhões de casos de acidentes com 13,3 mil mortes, gerando um impacto negativo na Previdência Social de R$ 25,4 bilhões. Dados do Ministério Público do Trabalho apontaram que em 2017 as maiores vítimas de acidentes com lesões incapacitantes foram trabalhadores com menor remuneração, sendo que o principal agente causador dos acidentes de trabalho no Brasil foram máquinas e equipamentos.


E para ajudar a diminuir estes alarmantes números, vamos lembrar aqui neste post a enorme importância que a iluminação em Led tem nos ambientes de trabalho para a manutenção de sua segurança e também conforto:

-VISÃO

O Led bem implantado nas linhas de produção deixa os operadores de máquinas e fiscais de produção mais atentos em seus postos devido ao seu eficiente poder de iluminação, que comparado a algumas lâmpadas e equipamentos convencionais pode ser superior a 90%. Uma luz mais eficiente ajuda a evitar acidentes, como:-  
1-) poder limpar e higienizar melhor os ambientes
2-) observar possíveis anormalidades com mais facilidade
3-) identificar rapidamente a sinalização auxiliar para as atividades correspondentes nos locais de trabalho como:
-indicações de operação, manuseio e dicas
-alcance de primeiros socorros  
-localização de hidrantes
-saídas de emergência

-CONCENTRAÇÃO

O espectro de luz "modificável" - que dependendo do equipamento em led pode ser pré ou pós adaptado para temperatura de cor mais adequada a cada necessidade - é responsável por alterar o ciclo circadiano de operários noturnos por exemplo, fazendo-os ter muito mais atenção nas suas atividades, sem ocorrência de sono repentino. O mesmo vale para escritórios: a luz em led bem especificada em um projeto luminotécnico dará mais estímulo ao cérebro de seus ocupantes, além de preencher os ambientes com uma luz difusa (espalhada) de maior refletância - contribuindo assim para que a visão espacial periférica relaxe mais na tarefa de "estar alerta ao redor", direcionando então este esforço para a retenção e processamento de toda informação que o cérebro está recebendo. 

-CONFORTO

A luz em led não é quente, ou seja, ela sempre permanecerá na temperatura do ambiente que se encontrar. Diferentemente de lâmpadas incandescentes, halógenas e outros equipamentos (que contém gases no interior de seus invólucros e não dissipam o calor gerado pela eletricidade usada para criar a luz), o Led não esquenta ao iluminar. E ainda possui dissipadores especiais, para que o calor da energia elétrica que corre em seus circuitos e diodos seja redirecionado, tornando a luz tão fria que é possível tocar uma lâmpada Led sem se queimar - algo impossível de fazer nas convencionais.
Tudo isso em larga escala (muitas lâmpadas/equipamentos em Led instalados num mesmo local), contribui infinitamente para tornar áreas de produção e ambientes corporativos (além de comércios fechados) muito mais confortáveis, arejados e acolhedores. E a produtividade dos funcionários agradece!

-SEGURANÇA

O Led consome menos energia e ilumina com maior eficiência que qualquer equipamento inventado até hoje. E isto também significa menos riscos de curtos-circuitos, já que ele preserva não só os seus componentes internos como também a fiação (que aliás para ligá-lo, será sempre mais fina) e quadros de energia. Se o projeto luminotécnico estiver bem amarrado ao projeto de elétrica, a possível "queima" de uma lâmpada em led com defeito em nada afetará o resto do sistema devido ao seu consumo mínimo. E se houver uma pane elétrica no local de trabalho, o uso de luzes de emergência em Led é a solução mais econômica em iluminação auxiliar prolongada, pois poupa melhor a bateria destes equipamentos. Outra vantagem é que, por não usar gases em seu interior, o Led não explode como uma lâmpada incandescente nas trocas abruptas de temperatura - algo comum em equipamentos convencionais instalados por exemplo nas áreas externas, principalmente no inverno e regiões geladas. O Led por usar plástico na sua construção, também evita acidentes com cacos de vidros espalhados inadvertidamente. Ele também não possui produtos químicos nocivos, como os usados em lâmpadas fluorescentes - de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de um trabalhador morre a cada 30 segundos no mundo devido a exposição a produtos químicos tóxicos, pesticidas, radiação e outras substâncias prejudiciais. Importante: Led não emite raios UV (ultra violeta) como algumas lâmpadas comuns, nocivos a pele humana. São usados inclusive em tratamentos a recém nascidos com icterícia. E caso uma lâmpada Led caia de seu bocal por exemplo, não quebrará - o máximo que pode ocorrer é a parte plástica de seu bulbo soltar-se, deixando o diodo aparente, mas sem perigo de contaminação química.

-SUSTENTABILIDADE

Equipamentos de iluminação em Led são considerados eletrônicos comuns. Logo, podem ser descartados como um "reciclável de eletrônico" nos locais apropriados - sua construção contém muito plástico e alumínio. Quando bem divulgado, isto ajuda a formar na equipe de trabalho um maior senso ao coletivo e atenção ao "Consumo Consciente", reforçando a sensação de satisfação ao "estar fazendo a coisa certa" - o que corrobora para também dar mais valor as demais normas da empresa, como as referentes a própria segurança no trabalho.

Robson Giro - especial para a Codlux® - Luz em Led

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.