São Paulo, 4 de setembro de 2018
Proteste, entidade de defesa ao consumidor analisou produtos
Uma blitz do INMETRO em 2017 retirou do mercado brasileiro todo o lote de um modelo de lâmpada bulbo legalmente certificada pela instituição, por ter sido constatado que ela burlava em sua linha de produção, as exigências quanto aos parâmetros de fabricação para a obtenção do selo, colocando nas lojas um produto realmente ruim, que agia mal em relação a compatibilidade eletromagnética em outros aparelhos eletrônicos presentes no ambiente causando interferências, além de apresentar um fluxo luminoso não condizente com o descrito na embalagem, e ainda ter ainda um fator de potência prejudicial a rede elétrica.
Pois bem.
Também agora em setembro de 2018, testes feitos pelo Proteste apontaram que algumas marcas iluminam menos do que prometem e tem o seu tempo de vida menor do que o descrito nas embalagens. No teste de luminosidade das lâmpadas de Led ao longo do tempo, onde o órgão avaliou a depreciação luminosa durante 3 mil horas (quase dois anos), foi constatado perda de até 18% da luminosidade declarada na embalagem em alguns modelos. Nos testes, também foram analisadas as potências indicadas, de um total de 8 marcas analisadas. A maioria foi reprovada, sendo que algumas consomem até 5,26% a mais de energia que a declarada na sua embalagem. No quesito potência, algumas entregam 7,2% menos do que prometido.
As informações são do site IG.
Não só as lâmpadas, mas as luminárias e demais equipamentos em Led devem ser tanto testadas pelos órgãos competentes quanto também aprovadas por quem realmente entende do assunto.
Todo o investimento em iluminação em Led pode ser perdido por um produto "mal intencionado", que não correponda a verdade - mesmo para marcas respeitadamente conhecidas.
A tecnologia em Led ainda é muito nova, e está se acomodando as normas internacionais em termos de qualidade aqui no Brasil.
O Led é comprovadamente mais eficiente e sustentável energeticamente que qualquer outro tipo de iluminação hoje.
Mas vários fatores contribuem para que sua durabilidade seja comprometida, não só a má fabricação mas também a "sujeira" nas rede elétricas, passando por fiação inadequada, disjuntores ruins e instaladores sem conhecimento necessário.
Um bom projeto luminotécnico ajuda a evitar este prejuízo.
Por isso, fique bem atento!
Você pode ler mais a respeito de certificação para lâmpadas em Led no Brasil AQUI.
Fonte: IG
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu recado