Pular para o conteúdo principal

São Paulo: afetada pela Poluição Luminosa

Ao falarmos constantemente em Erros de Projetos aqui no Blog quando citamos os cálculos equivocados para a potência bruta da iluminação em Led, não estamos brincando: estudos sérios de 2016 feitos pela Science Advances e o Instituto Cooperativo para Pesquisa do Meio Ambiente (CIRES) mostram as cidades de Paris, Nova Iorque e São Paulo (imagem abaixo) com os maiores níveis de poluição luminosa no planeta.



A iluminação em geral é responsável hoje por 19% de toda eletricidade usada no mundo e, portanto, é responsável também por uma parte substancial das emissões de CO2 no planeta, causadoras do Efeito Estufa na atmosfera e o conhecido Aquecimento Global, que muda radicalmente o clima na Terra. E além desta contribuição nas emissões de CO2, temos ainda a Poluição Luminosa, que afeta o céu das metrópoles, ocultando a visibilidade local de estrelas e da Via Láctea como um todo.

Na saúde, a Poluição Luminosa prejudica o ciclo circadiano de alguns seres vivos, causado confusões mentais e podendo até fazer muito mal, dependendo o horário e tempo de exposição a este tipo de poluição.

Nos países de renda média, a iluminação noturna em Led cresceu muito rapidamente nos últimos anos, ao mesmo ritmo que os seus PIBs, sugerindo assim que uma economia em alta impulsiona agressivamente o uso aleatório do Led - por este ser proveniente de uma fonte de luz que consome pouca energia e dura muito mais que a iluminação vinda das lâmpadas convencionais.

E é aí que está o perigo: erros gravíssimos de projetos vem fazendo um uso indiscriminado do diodo emissor de luz (como é conhecido o Led) na maioria das vias públicas mundo afora.
Epecialistas já defendem por este motivo que não haveria a necessidade de se iluminar uma via inteira se os próprios veículos já contam com faróis e lanternas (hoje em dia também de Led) para uma iluminação mais que satisfatória nas estradas bem conservadas.

Estes mesmos estudos revelam também que as luzes refletidas à noite para o céu é que causam a poluição luminosa, resultando no chamado efeito SkyGlow, como visto na cidade de Istambul (imagem abaixo).

Este efeito também prejudica as imagens de satélites, causando gastos desnecessários em constantes updates em software e hardware que poderiam ser melhor aproveitados para aprimoramento na tecnologia da indústria espacial.



Do outro lado da questão estão Groelândia (imagem abaixo), a República Centro-Africana e a Somália, todas com céu 100 por cento limpo, livres de poluição luminosa devido à pequena densidade populacional e PIB nem tanto expressivo.



Mas mesmo estas localidades poderão ser afetadas indiretamente, como por exemplo está previsto acontecer com a forte iluminação de Las Vegas: sua poluição luminosa atingirá quem mora na Califórnia, que está a mais de 160 quilômetros de distância.

Os animais também são fatalmente afetados: desorientam-se na reprodução e imigração (insetos, anfíbios, peixes, aves, morcegos e outros), ocasionando consequências negativas para a flora, fauna, e saúde humana. Esta poluição também ameaça cerca de 30 por cento dos animais vertebrados e mais de 60 por cento dos animais invertebrados que são noturnos, incluindo plantas e microrganismos.
E oito em cada dez pessoas vivem em zonas com poluição luminosa no mundo.

Fonte: RTP Notícias


Queremos aproveitar este atual e importantíssimo gancho dado pela RTP para alertar a todos que desejam iluminar seus lares ou empresas: como diziam os nossos avós: "Costume de casa vai a praça".

Pessoas acham que podemos lidar bem com os exemplos de exageros luminosos vindos de fora para dentro dos ambientes que frequentamos (casa, trabalho ou lazer).

Não se vai as compras em Led como se vai a feira, ao supermercado, em busca apenas do menor preço e maior potência: isto vale também para as política públicas!

Como sempre dizemos aqui no Blog, menos é sempre mais.

Led tem que ter Projeto.

Projeto tem que ter Especificação.

Especificação tem que ter Profissionais sérios em Luminotécnica.

E na Codlux®, você tem tudo isso sem pagar um centavo a mais.

Porque a Codlux® é para todos.

Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Consumo Consciente são metas inclusivas que estão na razão de ser de nossa empresa.

Consulte-nos.

codlux.com/contato

Robson Giro, especial para a Codlux® - Luz em Led


Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Duplex no Morumbi

Olá! Neste projeto luminotécnico especificado por  Marcos Britto da Codlux® em Novembro de 2019, os constantes entraves pandêmicos e até alguns erros de projeto provenientes do longuíssimo 'delay' nos confinamentos demandou muito mais tempo que o previsto para um acompanhamento perfeito nas instalações dos equipamentos LED entregues. De fato, a pandemia de 2020 foi devastadora para muitas famílias, com perdas irreparáveis de entes queridos e readaptações drásticas no ritmo de vida urbano das populações globais - inclusive no que disse respeito a planos, metas e expectativas. Não poderia ser diferente neste caso. Como a Codlux® lidou com esta situação toda é o que você irá acompanhar daqui em diante.   Localizado no bairro do Morumbi em São Paulo, a especificação luminotécnica aplicada aos apartamentos deste conjunto de edifícios na verdade, atendeu duas unidades de 250 m² cada que agora, contam com a correta iluminação da Codlux®. O primeiro dos apartamentos já foi completamen

Projeto Ilhabela

Olá! 😃 A Codlux® apresenta para você mais um projeto de iluminação para uma bela residência de Verão localizada em Ilhabela, litoral norte de São Paulo.  Acompanhe todos os detalhes nas imagens exclusivas especialmente captadas pela Codlux® para este projeto luminotécnico especificado por Marcos Britto. E inspire-se😍, como nós💡!  Crédito de todas as fotos e videos:  Codlux® Projetos de Iluminação  O PROJETO A arquitetura responsável pelo projeto de edificação desta casa de Verão em Ilhabela já tinha uma idéia de como queria iluminar a residência de seu cliente. A Codlux® foi então corrigindo adequadamente as especificações como posicionamentos, temperaturas de cor e funções da luz como difusa, aberta, fechada, pontual etc.  Como o local de instalação é bem distante de nosso Showroom Técnico, trabalhamos com o arquivo DWG enviado pela arquitetura para as devidas medições, posicionamentos e sugestão de produtos de iluminação LED. Porém, o design de interiores não foi encomendado pelo