Pular para o conteúdo principal

Usando a Sua Beleza para falar de Temperatura de Cor

Michael Jackson, o Perfeccionista! 

Abaixo, no final dos anos 90 - cinco minutos antes de apresentar-se no Wembley Stadium: vê-lo em um pequeno camarim ao lado do palco, na frente de um espelho com lâmpadas redondas amareladas era uma clássica imagem do seu Zelo com tudo que cercava sua Arte.

Michael era o artista dos Detalhes!

E é com este exemplo máximo que damos a Dica de hoje para Iluminação na Maquiagem usada em Ambientes como Salões de Cabeleireiros, Camarotes, Estúdios de Fotografia, Camarins, Banheiros e Lavabos: use uma Temperatura de Cor quente.


Temperatura de Cor (K) Kelvin 

Quando falamos deste "quente", não estamos nos referindo a esquentar o Ambiente de modo literal - como um aquecedor elétrico - mas sim, a cor, ao tom da Luz que, no caso da Iluminação em Led tem na sua nomenclatura o Kelvin (K).
Uma Luz branca fria em led por exemplo tem variação em Kelvin entre 5000k a 7000k.
Conforme o número de Kelvin sobe, ele aproxima-se da cor azul, conforme desce, chega mais perto do vermelho.
O comprimento da variação nesta onda prismática é extenso e complexo.
E quem entende deste importante e crucial detalhe é o profissional de Luminotécnica.
Ele fará as devidas medições e analisará sua planta juntamente com as informações de ambientação e função do lugar fornecidas por você, para criar os pontos exatos de Luz.

"Mas gente, é só um banheiro!"
...
"Ah, eu não gosto de luz amarelada."
...
"É que uma pessoa me disse..."
...
Então, vamos lá:

A Luz muito fria lavará seu rosto com uma "nata" branca que apagará tons quentes de Maquiagem como o Vermelho, o Acobreado, Alaranjados e até os Nude. Make Up em Luz Branca tem que ser feito para tons de Maquiagem frios como o Azul, Preto, Cinza e certos tipos de Rosado ou mesmo alguns tons Lilás.
Ao maquiar o rosto com cores quentes numa Luz de Led Fria, você forçará e carregará o batom ou base por exemplo para poder ver o resultado, mas quando sair a rua, chegar a aquele bom Bar ou Restaurante (que muito provavelmente foram orientados a colocarem uma Luz Quente para realçarem e deixar mais confortáveis seus Ambientes), BUM! Seu Make explodirá com toda aquela luz local "quente" batendo na sua cara, denunciando assim o exagero. E também uma Luz em Led muito forte no seu rosto ao se maquiar, mesmo amarelada, pode causar distorções no efeito que você deseja.

O uso da "luz fria" 

A exceção no uso da Luz quente na Beleza existe e aplicar-se neste caso aos homens no Barbeamento.

Explicamos.

Repare nas Barbearias famosas; sua Luz é de temperatura branca fria por motivos óbvios: faz-se ideal para enxergar melhor o corte dos pêlos e manter a concentração do profissional.
O mesmo não se aplica a Salões de Cabeleireiros, que precisam da Luz branca quente (em suas mais variadas temperaturas ou mescladas) para fidelizar o tom de uma pintura no cabelo por exemplo.

O eficiente auxílio da poderosa Ring light Codlux® 

E quanto aos equipamentos em Led para ajudar na maquiagem? Existem muitas opções no mercado, nacionais e importadas. Algumas muito baratas e de qualidade questionável, outras muito caras e de resultados aquém do esperado.

Foi pensando nisso que a Codlux® incluiu em sua linha de produtos em Led, uma Ring Light super poderosa e eficiente tanto para o auxílio em sua Make, quanto outras aplicações.



São tantas as suas qualidades e incomparável o seu custo-benefício que, existe um mega post no blog feito especialmente para ela.

Você pode obter todas as informações sobre o produto AQUI.




Viu como o bom trato na Beleza requer a luz correta tanto para homens como para mulheres?
Estamos falando aqui de algo que pode parecer muito simples mas que é importantíssimo para você, consumidor que gosta de ficar bonito e bem maquiado ou profissional que tem na Luz uma ferramenta de trabalho: evitarem o famoso mico, tanto em público quanto com seus clientes.
Sair de casa mal maquiado ou do salão com o cabelo verde será algo que todos notarão.
Um Ambiente mal Iluminado corre este mesmo risco, mas este é um assunto para outra postagem.

Robson Giro
- especial para a Codlux® - Luz em Led

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Floresta Viva (Josefina)

Olá! A Codlux® apresenta para você nesta publicação, o projeto luminotécnico desenvolvido para o restaurante Josefina, hoje conhecido como Floresta Viva Pizza Bar e Restaurante . Acompanhe logo após o video intro, todo o desenrolar de mais este case Codlux® nas palavras de nosso lighting designer e responsável pelo projeto de iluminação,  Marcos Britto .  Veja, leia e inspire-se, como nós!  Marcos Britto, Codlux®   A Augusta de Andrade Arquitetura & Interiores solicitou a nossa colaboração neste projeto de iluminação. Ele não era de budget muito alto então, não tínhamos muita intervenção na especificação a ser aprovada pelo cliente. Porém no andar inferior, um teto em laje somado ao fato de se trabalhar com iluminação pontual foi de execução um pouco mais complicada, a princípio. Ali, tivemos que acrescentar alguns pontos de luz, mas não todos os que realmente gostaríamos de ver no ambiente: enquanto o profissional instalador trabalhava no local, encontrou obstáculos na infraestru

Duplex no Morumbi

Olá! Neste projeto luminotécnico especificado por  Marcos Britto da Codlux® em Novembro de 2019, os constantes entraves pandêmicos e até alguns erros de projeto provenientes do longuíssimo 'delay' nos confinamentos demandou muito mais tempo que o previsto para um acompanhamento perfeito nas instalações dos equipamentos LED entregues. De fato, a pandemia de 2020 foi devastadora para muitas famílias, com perdas irreparáveis de entes queridos e readaptações drásticas no ritmo de vida urbano das populações globais - inclusive no que disse respeito a planos, metas e expectativas. Não poderia ser diferente neste caso. Como a Codlux® lidou com esta situação toda é o que você irá acompanhar daqui em diante.   Localizado no bairro do Morumbi em São Paulo, a especificação luminotécnica aplicada aos apartamentos deste conjunto de edifícios na verdade, atendeu duas unidades de 250 m² cada que agora, contam com a correta iluminação da Codlux®. O primeiro dos apartamentos já foi completamen