Pular para o conteúdo principal

Módulo Linear para Trilho Eletrificado

Olá! 😃 A Codlux® continua a sua série de publicações sobre Iluminação Linear aqui no Blog. 
Desta vez, falaremos de uma moderna e econômica solução em LED linear com pegada super atual e muita potência luminosa: o Módulo Linear para Trilho Eletrificado


Já de cara, conheça antes no video abaixo mais detalhes do módulo para iluminação linear em trilhos eletrificados, disponibilizado pela Codlux®. 



Agora, Robson Giro e Marcos Britto da Codlux® detalham para você em um bate-papo rápido, mais características dos módulos lineares para trilhos eletrificados, comercializados pela empresa. 

ROBSON:
 
"Marcos, estas peças são sobrepor para trilho eletrificado né? Gostaria que você falasse um pouquinho mais sobre elas por gentileza."

MARCOS:

"Bom, nosso supplier parceiro trouxe agora ao mercado uma tendência que a gente já tem hoje nos modernos perfis magnéticos - que, necessariamente não são perfis comuns e sim, soluções lineares em vários sistemas de conexões diferentes adotadas pelas marcas como engate magnético ou via fricção mecânica, que energizam os cabos de cobre presentes nos perfis por onde irá passar a rede elétrica e irá ligar o LED." 



"Já os módulos lineares a serem usados nos trilhos eletrificados comuns possuem o mesmo sistema de fixação mecânico do tipo "click" presente nos spots convencionais para trilho." 






"Estes módulos lineares para trilho comum podem vir com luz focal (ângulo fechado) ou luz difusa (ângulo aberto), de maior ou menor tamanho para respectiva potência luminosa." 






"A grande sacada dos módulos lineares para trilhos eletrificados comuns é a incrível versatilidade e baixo custo quando aplicados no projeto de iluminação. Comparado ao custo de um sistema de iluminação tracklight completo - seja ele mecânico ou magnético - o benefício dos módulos para trilhos eletrificados comuns é incomparável, mantendo-se porém praticamente o mesmo design de uma moderna e eficiente iluminação LED linear. Ao mesmo tempo em que eles se parecem com uma iluminação linear magnética, na verdade são uma iluminação linear fixada em trilhos comuns!" 

"Outra boa surpresa nos módulos lineares para trilhos eletrificados é que eles são orientáveis para esquerda ou para a direita, não são de iluminação fixa como vemos na maioria dos módulos magnéticos tracklight. E ainda, as peças orientáveis disponíveis em alguns modernos modelos de iluminação linear tracklight são muito volumosas, bem maiores e avançadas no perfil do que é nos módulos lineares para trilhos comuns. E, este 'volume' todo pode tirar dos sistemas de iluminação tracklight a característica de linearidade proposta inicialmente pelo seu design."








ROBSON:

"Se você fosse usar estes módulos lineares para trilhos eletrificados comuns em um projeto seu de iluminação, os especificaria para quais ambientes e em quais funções?"

MARCOS:

"Hoje uma pessoa tem um spot trilho simples na sala. Na sala de TV ou na sala principal da casa dela, seu living por exemplo pode ter um só ponto de energia. Hoje infelizmente ela fica pondo vários 'spotzinhos' de lâmpada dicroica ou PAR 20 e fica buscando onde irá ou não iluminar, fugindo a luz da tela da TV para evitar o ofuscamento, certo? Então, ela acaba ficando meia perdida em como fazer isso com as muitas soluções do mercado."

"Com os módulos lineares para trilhos eletrificados comuns por exemplo, a pessoa pode usar na sala de visitas, no meio da área um módulo difuso 100% voltado para baixo e sem direcionar ele para lugar nenhum. Automaticamente naquela região quando a pessoa acendê-lo, terá uma excelente luz difusa como seria se estivesse usando uma forte lâmpada LED bulbo. Sem reflexos na TV e sem ofuscamento nos olhos de quem assiste."

"Já à esquerda ou à direita nesta sala de visitas, um pouco mais longe da sala de TV, a pessoa pode usar o módulo linear focal em seu trilho eletrificado comum e direcioná-lo para o 'alvo' que desejar como um aparador, um vaso de flores, uma escultura, um quadro, uma cortina e tantos outros elementos decorativos presentes no design de interiores em sua casa ou empresa. A luz direcional neste módulo linear focal para trilhos comuns, diferentemente dos spots tradicionais usados neles é mais concentrada, linear e 'fechada' - cerca de 30º para a direita e para a esquerda - sem reverbação/retorno luminoso como seria numa luz difusa. Módulos lineares focais para trilhos comuns também são ótimos para lavar de luz áreas de estudo ou de trabalho, sem a necessidade de ficar 'cruzando fachos' com outros produtos de iluminação distintos para evitar possíveis sombras no campo de visão do usuário pois, estes módulos para trilhos são muito abrangentes tanto no alcance quanto na abertura da sua luz." 



"Se próximo ao trilho eletrificado comum usado neste módulo focal tiver ainda por exemplo uma mesa de jantar, a pessoa poderá então usar para iluminá-la um módulo linear difuso para trilho em LED híbrido, como se fosse uma lâmpada PAR 20 comum, sem complicações ou custo alto. Truque impossível de se conseguir numa iluminação linear track light."

"Em armários de cozinha, os módulos lineares focais ou difusos para trilhos comuns também são excelentes por não criarem halos redondos de luz como fazem os spots LED para trilho: nos módulos a linearidade (um atrás do outro) evita que uma parte dos móveis fique iluminada e a outra, não." 



"Os diodos aparentes nos módulos focais para trilho eletrificado por exemplo, são bem próximos um do outro igual aos módulos tracklight, o que evita perda luminosa, sombras etc. Há então um ganho em 100% na lavagem de luz, sem que com isso ela se estenda a outras áreas na cozinha." 



ROBSON:

"Eu percebi que no tampo da mesa de nossa sala de reuniões, o modelo de módulo linear focal instalado no trilho do café jogou muita luz. De quantos watts é esta peça?"




MARCOS:

"Este modelo que está ali é o de 20W." 

"Na questão da temperatura de cor, o 3000K presente no Módulo Linear para Trilho Eletrificado comum não só é excelente na iluminação geral como também, no destaque às texturas bem pigmentadas de tons quentes no interiores, como por exemplo nos tijolinhos aparentes aqui na Codlux®." 



"Observe abaixo como os tijolinhos na Codlux® se comportam muito bem sob efeito da luz LED em 3000K do Módulo Linear para Trilho Eletrificado comum."



"Agora, veja o comportamento dos mesmos tijolinhos sob o efeito da luz fria 6000K vinda de um Sol de Outono, às 13H00 do dia 5 de Maio." 



"O 3000K proporcionado pelo Módulo Linear para Trilho Eletrificado comum elimina toda nata branca vinda tanto de uma luz fria como a do próprio Sol em determinadas estações do ano como também, naquela iluminação artificial em 6000K ou 6500K que desbota cores e prejudica o IRC (índice de reprodução de cor) nos projetos luminotécnicos em residências e empresas." 

ROBSON:

"Ele poderia ser aplicado numa vitrine também, não?"

MARCOS:

"Numa vitrine ele é perfeito porque, ela normalmente é estreita, comprida e muitas vezes, nem tão profunda. A pontuação com um módulo linear para trilho comum em 10W - que tem cerca de 30cm - não criará halos redondos de luz e nem sombras na cena ali montada." 


"Foi isso o que você percebeu na sala de reuniões. E, quando viramos o módulo linear focal para a mesa do café, da mesa de reuniões não se notou a direção da luz, é como se nem tivesse uma peça acesa! Porém o café estava muito iluminado."

ROBSON:

"Isso é verdade, o módulo linear focal é bem fechado e quando ele atinge o alvo, inunda de luz. Outra vantagem que eu percebi nele é a sua grande flexibilidade, por ele se conectar a um trilho eletrificado comum que todo mundo tem em casa, dando mais opções de harmonização e aproveitamento com outras peças do tipo que também podem ser encaixadas junto a eles!"


"Você manipula a linearidade com criatividade, colocando ou tirando a luz que desejar. Numa iluminação tracklight isto já não ocorre pelo fato desta solução já vir pronta, com as suas lentes cobrindo os 'vãos' em alguns modelos e ainda, sendo incompatíveis com as conexões de trilhos eletrificados comuns. E a possibilidade também de, na mesma 'linha' de trilho eletrificado comum podermos também colocar outros equipamentos do tipo como por exemplo spots, spots difusos, spots para lâmpadas, ou seja..."

MARCOS:

"Até um pendente conseguimos colocar hoje em um trilho eletrificado né? Usando um adaptador especial que o mercado vende avulso, fica bem bacana!"

ROBSON:

"Podemos assim dizer que, depois da iluminação linear T5 com calha e, antes mesmo da própria iluminação tracklight moderna, os módulos para trilhos eletrificados comuns são uma das opções de iluminação linear mais em conta que existe hoje?"

MARCOS:

"O tracklight magnético realmente é muito mais caro. O tracklight mecânico (encaixe por fricção) é de custo intermediário. Já a iluminação linear no trilho eletrificado está com um preço bom, porque o seu perfil não é caro e os novos módulos lineares compatíveis a ele estão chegando agora."


"Muito provavelmente, conforme o abastecimento do mercado for gerando volumes e consequentemente, concorrência, a sua aplicação nos projetos irá aumentando, colocando-o como uma terceira e ótima opção, onde as T5 com calha ficarão em quarto lugar como uma solução linear simples, barata e engessada justamente por não ter como fazer conexões em L, T ou X como os trilhos eletrificados por exemplo têm. Nas T5 com calha é só uma lâmpada atrás da outra. E só!"

ROBSON:

"É mais opção né Marcos?"

MARCOS:

"É mais opção!"

ROBSON:

"Obrigado Marcos."

MARCOS:

"Eu quem agradeço." 


Módulo Linear para Trilho Eletrificado Comum 
Especificações Técnicas

-LED incluso: SIM 
-tipo de conexão: mecânica para trilho eletrificado comum compatível 
-funcionamento: bivolt automático direto na rede em 110v ou 220v 
-corrente elétrica: 0.40A-0.16A 
-driver: interno 
-potência luminosa/consumo de energia (por hora quando ligado): 20W
-frequência: 50/60 Hz 
-temperatura na operação: -20ºC a +40ºC 
-eficiência luminosa: 66 lm por Watt
-fator de potência: >0.5 
-fluxo luminoso (lumens): 1.320 lm 
-temperatura de cor: 3000K 
-IRC (índice de reprodução de cores): >80
-ângulo de abertura: 110º  
-orientável: SIM, para direita e para a esquerda 
-uso: interno 
-índice de proteção: IP20 
-material na construção: policarbonato e alumínio 
-cor do corpo: preto ou branco 
-dimensões: 33,7cm X 3,3cm X 5,5cm 
-peso: 274g 
-redução da vida útil: a partir das 15.000 horas 
-garantia: 2 anos pela fábrica 
-demonstração: Showroom Técnico da Codlux® 
-comercialização: Codlux® 
-disponibilidade e valor: sob consulta 

Convidamos você a conhecer pessoalmente o Módulo Linear para Trilho Eletrificado Comum, disponível para demonstração no Showroom Técnico da Codlux®! Saiba como chegar em: 

codlux.com/contato 🌎

Conheça💡, inspire-se😍 e consulte-nos💻 para o seu projeto de iluminação!

Robson Giro, especial para a Codlux® 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Floresta Viva (Josefina)

Olá! A Codlux® apresenta para você nesta publicação, o projeto luminotécnico desenvolvido para o restaurante Josefina, hoje conhecido como Floresta Viva Pizza Bar e Restaurante . Acompanhe logo após o video intro, todo o desenrolar de mais este case Codlux® nas palavras de nosso lighting designer e responsável pelo projeto de iluminação,  Marcos Britto .  Veja, leia e inspire-se, como nós!  Marcos Britto, Codlux®   A Augusta de Andrade Arquitetura & Interiores solicitou a nossa colaboração neste projeto de iluminação. Ele não era de budget muito alto então, não tínhamos muita intervenção na especificação a ser aprovada pelo cliente. Porém no andar inferior, um teto em laje somado ao fato de se trabalhar com iluminação pontual foi de execução um pouco mais complicada, a princípio. Ali, tivemos que acrescentar alguns pontos de luz, mas não todos os que realmente gostaríamos de ver no ambiente: enquanto o profissional instalador trabalhava no local, encontrou obstáculos na infraestru

Duplex no Morumbi

Olá! Neste projeto luminotécnico especificado por  Marcos Britto da Codlux® em Novembro de 2019, os constantes entraves pandêmicos e até alguns erros de projeto provenientes do longuíssimo 'delay' nos confinamentos demandou muito mais tempo que o previsto para um acompanhamento perfeito nas instalações dos equipamentos LED entregues. De fato, a pandemia de 2020 foi devastadora para muitas famílias, com perdas irreparáveis de entes queridos e readaptações drásticas no ritmo de vida urbano das populações globais - inclusive no que disse respeito a planos, metas e expectativas. Não poderia ser diferente neste caso. Como a Codlux® lidou com esta situação toda é o que você irá acompanhar daqui em diante.   Localizado no bairro do Morumbi em São Paulo, a especificação luminotécnica aplicada aos apartamentos deste conjunto de edifícios na verdade, atendeu duas unidades de 250 m² cada que agora, contam com a correta iluminação da Codlux®. O primeiro dos apartamentos já foi completamen