Pular para o conteúdo principal

Vai Brasil! Copa América!!


Olá! Neste domingo às 17H00, Brasil e Peru fazem a final da Copa América-2019 no Maracanã depois de a seleção brasileira vencer a Argentina por 2 a 0 na terça-feira, dia 2 de Julho no Estádio do Mineirão em Belo Horizonte.

Com este comecinho de Inverno no Brasil, já será noite no estádio da decisão. Logo pensamos na visibilidade em campo com a iluminação local - que atualmente, é moderna, poderosa e eficiente energeticamente. Mas, sempre foi assim? Não...



Atualização: O que pode ser melhor que ACREDITAR? Ir lá e VENCER!! Brasil CAMPEÃO da Copa América 2019!! Obrigado Seleção! Como dissemos antes, pra nós já ganhamos! E o troféu 🏆 chegou! 

Ontem: sombra na bola

Numa breve pesquisa relacionada no Google, fomos levados a um curioso jogo entre Palmeiras e Mogi em fevereiro de 2013. Nele, a má iluminação do estádio atrapalhou o Verdão que saiu na frente na partida, mas tomou virada do adversário para, só depois no finalzinho, conseguir um empate com gol de Souza. A culpa do mau desempenho? A iluminação, que estava posicionada apenas de um lado do campo, ocasionava 2 sombras em quem estava no gramado e, consequentemente, "escondia" a bola com um efeito "lua quarto minguante", fazendo sombra de um lado só e sendo difícil de ser observada nos toques rápidos - segundo os próprios jogadores. Veja no video abaixo.

Hoje: sombra na arquibancada 

Erros como este indicam exemplos a serem evitados no futuro não é mesmo? Pois então, parece que nem sempre. Passados 6 anos do ocorrido com os jogadores do Palmeiras, do lado do torcedor hoje em partidas de outros times no estádio do São Paulo por exemplo, a reclamação é a mesma: sombra! Só que agora, nas arquibancadas do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, que conta atualmente com uma novíssima iluminação, totalmente modificada e entregue em março de 2019 com a tecnologia Led: refletores em com potência de 3.000 lux cada (ante os 700 lux dos antigos) - o São Paulo investiu quase R$ 3 milhões nela. O problema está na adequação do projeto luminotécnico as torres laterais que sustentam os equipamentos e que foram herdadas do projeto de iluminação antigo. Os fachos direcionais dos projetores em led buscam o campo e devolvem parte da luz refletida do gramado as arquibancadas abaixo das mesmas torres, não contemplando as "pontas" escuras do estádio. Vários torcedores do São Paulo reclamam disso, além da falta de uma cobertura no estádio para os dias de chuva - o que também auxiliaria na refletância, lançando mais luz de cima para baixo, minimizando a escuridão. E não são só os torcedores que reclamam: a nova iluminação do estádio do Morumbi foi alvo de críticas dos jogadores do São Paulo e do Palmeiras, que saíram de um clássico disputado em 13 de julho de 2019 com muitas reclamações da iluminação do estádio. Para os são-paulinos, o gol palmeirense, no empate por 1 a 1, só saiu graças ao posicionamento dos refletores. O goleiro palmeirense Weverton foi quem fez as mais duras críticas.

“Aqui, eu vejo e pouca gente fala, mas o Morumbi na minha opinião é o pior refletor pro goleiro que existe... O refletor vai direto no rosto do goleiro. Talvez isso tenha atrapalhado ele (goleiro do São Paulo)” 

O próprio técnico do clube do São Paulo, Cuca, declarou em entrevista que

"Tiago Volpi (goleiro do São Paulo) foi atrapalhado pela luminosidade no lance do gol de empate do Palmeiras".
Tiago Volpi por sua vez deixou claro que o refletor o atrapalhou na jogada:

“Eu perdi ela (a bola) no refletor, mas um jogador profissional não pode dar uma desculpa que tomou um gol por causa do refletor. Muitas vezes o refletor tá na nossa cara e quando eu virei eu perdi ela. Ela já estava batendo na trave e nas minhas costas” 

A coisa está tão feia que até o diretor de infraestrutura do Morumbi, Eduardo Rebouças admitiu que a luminosidade no estádio do Morumbi atrapalha. Ele deu um desastrado conselho a quem reclama - que só reafirma o equívoco do projeto luminotécnico:

"Realmente, em um escanteio se você olha para cima, fica cego. Agora, você tem que aprender o timing, ele sabe que tem uma hora que dá para abaixar a cabeça e enxergar normalmente" (tsc..)

Para efeito de comparação, a iluminação da Arena Corinthians tem potência de 5.000 lux, enquanto isso, o Allianz Parque tem refletores com potência de 2.100 lux no plano vertical e 2.800 lux no plano horizontal. Eduardo garante que o clube está procurando alternativas para que a luminosidade não atrapalhe diretamente o jogo, porém não acredita que exista alguma solução.

"Nós estamos tentando ver no que é possível melhorar. Pela minha experiência, acho muito pouco provável que consigamos fazer alguma coisa", concluiu o executivo.

O Led entrando em campo  

Outro problema é uma grande cobertura em estádios novos, geralmente muito fechada, que traz enorme falta de luz natural aos gramados. Isto foi muito notado por exemplo em alguns estádios que sediam a Copa América este ano no Brasil: jogadores e técnicos condenaram o mau trato da grama nos campos em que ela se soltava com facilidade - um indício inequívoco de fotossíntese insuficiente pela falta de luz solar. O gramado da Arena do Grêmio está recebendo um reforço em sua iluminação para driblar a falta de sol e ajudar a melhorar o gramado, com 4 novas plataformas de iluminação artificial emprestadas da Arena da Baixada (Athletico-PR). Chamadas de "sol falso", são utilizadas para compensar a falta da luz natural. A Arena Corinthians em São Paulo está num meio termo. Sua iluminação em Led prevista no projeto da Copa 2014 no Brasil resolveu as áreas escuras, assim como a cobertura do estádio não afeta tanto assim o gramado, já que este tem cuidados específicos para que não amarele nem enfraqueça. Especialistas também usam luz em Led com comprimentos de onda específicos, que suprem parte da perda de luz solar em algumas áreas do campo, evitando assim o desgaste prematuro da sua cobertura verde.

Acidente 

Um jardineiro francês morreu depois que um equipamento de iluminação caiu sobre ele. O fato aconteceu dia 21 de Dezembro de 2020.  



O homem era voluntário não foi identificado do clube britânico FC Lorient, e teria sofrido um ataque cardíaco após ser atingido por uma estrutura de aço do equipamento de iluminação usado para estimular o crescimento da grama no campo do Estádio Moustoir, oeste da França. Membros da equipe médica e bombeiros lutaram para ressuscitar o homem de 38 anos e realizaram massagem cardíaca, mas sem sucesso. Os jogadores e equipe do clube mantiveram um minuto de silêncio no campo de treinamento Lorient no dia 21. 

Não economizou? Corta a luz... 

O Led contribui infinitamente na economia de energia em nossas casas e empresas, e não poderia ser diferente também com os clubes esportivos. Contas muito altas, iluminação com equipamentos antigos e inadequados e ainda, erros de projeto podem acarretar em prejuízos e desarranjo nas contas, como nos recentes casos de clubes que sofreram com cortes no fornecimento de energia. Foi o exemplo do Vasco no dia 10 de setembro de 2019:  a sede clube em São Januário teve a luz cortada por atraso no pagamento. O Botafogo foi outro time que sofreu o mesmo incômodo em julho, assim como o Fluminense (também no mesmo mês), com seus jovens da base tendo inclusive que dormir fora do Centro de Treinamento devido a este problema de ausência de luz. E se você acha que os pesadelos financeiros dos clubes acabaram, leia essa: a Arena Corinthians acaba de entrar na lista de inadimplentes do SERASA! Sim, isso mesmo que você leu: a Caixa Econômica Federal pediu no dia 27 de Agosto a inclusão do estádio no cadastro negativo do órgão, devido a uma dívida do clube com o banco que hoje passa dos R$500 milhões. Será que vai faltar luz também na casa do Timão?...

Como vemos, a iluminação em Led avança cada dia mais em nossas casas e também modo de vida, sempre de maneira eficiente e saudável, em benefício da eficiência energética e sustentabilidade. Onde quer que ela se faça necessária e presente.



Um excelente jogo para você, sua família e amigos. E, VAI BRASIL!!

Robson Giro - especial para a Codlux® - Luz em Led

Leia também:



A Copa do Mundo acabou, mas não as dicas de iluminação em home theaters para quando você for assistir a seus jogos de futebol. Acesse AQUI.

Robson Giro, especial para a Codlux® - Luz em LED

Fontes: Globo Esporte SP, Lance, Gazeta Web, Isto É, Lux Review 

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.