Pular para o conteúdo principal

G20 - Osaka 2019: a roda da economia mundial continuará a funcionar


Olá!

Neste fim de semana, temos finalmente boas notícias para a economia brasileira e mundial: o encontro das 20 maiores economias do mundo ocorrido esta semana na cidade de Osaka (Japão), culminou com o fechamento de um acordo de livre comércio entre Mercosul e União Européia e, logo em seguida, o anúncio do fim (ou, de pelo menos parte) da crise comercial entre Estados Unidos e China.



Do lado brasileiro, um dos maiores acordos comerciais da atualidade foi conquistado, segundo as palavras do presidente francês Emmanuel Macron, "...devido ao compromisso do presidente Jair Bolsonaro em lutar pela biodiversidade". Segundo ele, a garantia do presidente brasileiro neste sentido foi a chave para o entendimento no acordo. Vale lembrar que o presidente francês ameaçou abandonar as negociações com o Mercosul se o Brasil deixasse o "Acordo de Paris". Por outro lado, o presidente do Brasil jogou na mesa de negociações, números conflitantes que demonstravam que também a Alemanha por exemplo - assim como o Brasil em outros pontos - não poderia cumprir todas as suas metas no Acordo de Paris, como aquelas relacionadas aos combustíveis fósseis.



Só no Brasil, o acordo com a União Européia (que durou 20 anos para ser finalizado e até levou o chanceler argentino Jorge Faurie as lágrimas) pode representar um aumento em vendas externas na ordem de US$9,9 bilhões nos primeiros anos vigência. O Ministério da Economia prevê um aumento nos investimentos na casa dos US$113 bilhões pelos próximos 15 anos.

Já a boa notícia por parte da China vem com o fim do bloqueio americano aos negócios da Huawei nos Estados Unidos. A empresa caminha a largos passos para se tornar a maior vendedora de smartphones do mundo e, também se posiciona muito confortavelmente na vanguarda da implantação de tecnologia 5G no planeta. Apesar de um belo estrago já ter sido feito (devido a uma proibição anterior de não poder continuar usando o Android em seus produtos) com a antecipação nos planos da empresa chinesa de lançar um sistema operacional próprio, dependendo assim menos de tecnologias estrangeiras no futuro, tanto americanos quanto chineses disseram que o acordo fechado foi favorável a ambos.



No final, entre ameaças, "toma-lás dá-cás", cocaína a bordo do avião de apoio a representação brasileira e um Estados Unidos ainda fora do Acordo de Paris, parece-nos que salvaram-se todos.

E a roda da economia mundial continuará enfim - mesmo que meio capenga - a funcionar em benefício de seus 20 maiores players. Que a sustentabilidade e eficiência energética estejam também - e cada vez mais - inseridas neste dinâmico cenário.

Robson Giro - especial para a Codlux® - Luz em Led

Fontes: TargetHD, Terra, BBC Brasil

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica...

CASACOR SP 2025

Olá!😀 A CASACOR São Paulo, maior evento de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas acontece este ano de 20 de Maio a 27 de Julho em um novo local: o Parque da Água Branca. TEMA  O tema "Semear Sonhos" deste ano será exibido em novo local, o Parque da Água Branca - um belíssimo espaço de arquitetura preservada e com muito verde. E se sonhar fosse um ato coletivo? A CASACOR SP 2025 nos convida a refletir sobre a força dos sonhos compartilhados com o tema “Semear sonhos”. Inspirado pela natureza, nele aprendemos que a vida prospera com cooperação, adaptação e equilíbrio. Assim como líquens, musgos e corais trabalham em harmonia, podemos construir futuros onde o urbano e o natural se integram, criando ecossistemas vivos e sustentáveis. O tema da CASACOR SP 2025 se apoia em três pilares:  1-) * sonhos coletivos,  2-) ** ecossistemas em cooperação e  3-) *** confluência de saberes.  O * primeiro, nos convida a refletir sobre a capacidade de ...

Opus Entretenimento

Olá! Tudo bom com você? Esperamos que sim!  Hoje falaremos de mais um projeto luminotécnico realizado pela Codlux® ao complexo de entretenimento Vibra São Paulo - também conhecido anteriormente com Credicard Hall.  Você aliás, já pôde conferir também aqui no blog outro projeto da Codlux® para o Vibra São Paulo, executado no bar externo anexo ao estacionamento: o 👉 Bar Super Bock - Vibra São Paulo . Nesta publicação, vamos agora mostrar o projeto de iluminação da Codlux® para dentro da área corporativa na edificação, onde toda especificação luminotécnica - projetada pelo arquitetônico contratado à empresa responsável pela administração deste espaço de shows e grandes eventos, a Opus Entretenimento - ficou a cargo da nossa equipe de lighting designers.  CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE O VIBRA SÃO PAULO A Vibra (ex BR Distribuidora) e a Opus Entretenimento fecharam um acordo de quatro anos pelo naming rights de uma das maiores casas de shows e eventos da capital paulista....