Pular para o conteúdo principal

Dando aquela luz no estudio de Stoned Yoda


Olá!

A Codlux® com seu corpo técnico de profissionais em luminotécnica - representado aqui por Marcos Britto - especificou* no projeto da empresa WZA para o estúdio de Felipe Noronha - o Stoned Yoda - fitas LED RGB com módulos de dimerização em rádio frequência.



Confira o resultado que agradou muito o "Yodinha", esta super fera campeã do game streaming.






ATUALIZAÇÃO EM 27/08/21 

Dois anos depois, em Agosto de 2021 Stoned Yoda continuou um belíssimo upgrade em seu estúdio - novamente, com iluminação LED controlável especificada pela Codlux®. Confira os depoimentos, seguidos pelas imagens.  

Sobre o novo projeto de Stoned Yoda

Felipe Noronha (Stoned Yoda)

"Nestes 9 anos de stream e 8 anos de canal, nosso novo estúdio reflete esse meu novo momento integrando a tecnologia com a natureza, mostrando o equilíbrio do corpo, mente e espírito." 

"No estúdio do Yoda foi feito um sistema diferente, não tão diferente assim do que fizemos no primeiro estúdio... mas neste agora, tivemos detalhes como o piso, num tom diferente do teto iluminado com fitas LED RGBs e 2 controles touch individuais fornecidos pela Codlux®. Neste novo estúdio, o mais complicado para nós (e nunca visto até então no mundo do streaming) foi a mesa giratória com todo o sistema de cabeamento feito por baixo: tivemos que evitar que a fiação enrolasse entre si ou fosse esmagada, preservando a integridade dos cabos de câmera, hdmi, cabo de rede, elétrica etc... Tudo passando separadamente para também não causar interferência com os cabos de comandos. Porém, todos eles girando juntos em 180º com a mesa. Este é no momento o único sistema no mundo gamer conhecido com esta solução giratória. Além disso, foi feito também na parte do banheiro uma porta acústica, por conta do som externo que passa pela sua janela. Uma porta de aço acústica de 100mm  foi instalada para que esse som não interferisse no estúdio. Todo o ambiente de transmissão e também a janela de vidro voltada para a área externa têm tratamento anti-vibração, com paredes e teto isolados acusticamente."

Luiggi Granieri 

"Eu sou um grande parceiro colaborador e responsável pelo projeto de engenharia e cálculos, onde a WZA faz a sua execução. Sou engenheiro civil, professor, músico pianista formado e especializado na área musical, com foco na tecnologia de audio e acústica"  


Marcos Britto, Codlux®


"Desde quando firmamos nossa primeira parceria com a WZA justamente para trabalhar no estúdio do Stoned Yoda, nós já tínhamos gostado muito desta questão lúdica que iria acrescentar expertise aos nossos projetos - coisas que não são tão comum assim de acontecer conosco aqui na Codlux®. E, quando nos pediram mais possibilidades e mais segurança na hora do streamer poder trocar as cores do palco sem que quem o estivesse visualizando percebesse a ação e mesmo, sem ele correr riscos de não conseguir trocar o tom porque teria que apontar um controle ou procurar um botão; foi indicado um sistema de dimerização touch por radiofrequência. Além desta vantagem de poder dar no controle um slide com o dedo na opção que você quiser, o controle remoto pode ficar próximo as mãos do gamer o tempo todo. Embaixo da mesa, ele também pode dominar as cenas com muita precisão. Então, colocar o sistema de sistema de dimerização touch no projeto de iluminação LED foi um grande achado para o primeiro estúdio - pequenino, mas já com muita personalidade: a luz LED RGB acontecia praticamente embaixo da mesa, em alguns cantos das prateleiras e em volta da logomarca de Yoda. 

2 anos depois, especificamos outro projeto bastante grande, ousado e muito interessante. Conforme o próprio Yoda fala acima, "refletindo o momento atual". Agora, ele atualizou todo o estúdio usando a mesma tecnologia de radiofrequência com um novo controle dimmer touch. Tivemos que individualizar onde ele queria o tom vermelho, onde ele queria o verde, o amarelo. O teto foi incluso no projeto cênico e, fora isso tudo, uma mesa giratória foi adicionada, numa grande sacada do Yoda ao trabalho solicitado e executado com maestria pela WZA. O desafio ficou então mais sério, mais ousado. Trabalhamos com mais sistemas dimmer, alguns se comunicando entre si, onde você tem a possibilidade de fazer esta integração através de cabo RJ45 e copiando o IP do master, onde todos os outros se tornam seus 'escravos', conseguindo a partir de um dimmer apenas controlar dois, três, quatro dimmers diferentes - levando em consideração que cada dimmer pode controlar até 288 Watts de potência em LED. Então, o gamer poderia até se desejasse, deixar todo o estúdio controlado ser por um só dimmer. Mas aí isto não aconteceu devido ao fato de alguns elementos no projeto serem controlados para determinados tons de cor diferentes - até na mesa giratória, "acesa" por um outro tom de cor. Então, dessa vez fomos com três dimmers touch para que o usuário pudesse ter então um estúdio totalmente em suas mãos, inclusive na iluminação, sem precisar ficar apontando o controle de radiofrequência e sem correr riscos em não atuar com a cor certa no exato momento da transmissão, dando todo charme as cenas exibidas online na hora do trabalho. Essa parceria firmada com a WZA foi bem proveitosa, está dando muito certo. Já tivemos outros projetos em estúdios, não necessariamente para gamers mas onde precisamos trabalhar com luzes tênues, luzes rebatidas, outros esquemas onde a luz em LED teve que entrar em sancas, nichos, também em perfis embutidos em paredes, embutidos em tetos. Agora aqui no caso do projeto do Yoda aconteceu também uma luz em LED embutida no solo, no tablado sob a mesa giratória... Então, temos enfim aproveitado bastante a experiência que obtivemos nas parcerias com a WZA em outros projetos que não foram tão lúdicos quanto o do 
Yoda mas, que foram muito interessantes e de muita apelo visual, como poderia ser aliás em um estúdio de gravação de áudio e video. É um trabalho bastante interessante e muito gratificante nas imagens abaixo e que demonstra toda a capacidade que nós temos em poder cada vez mais criar algo de diferente no projeto luminotécnico, inclusive naqueles residenciais como para um quarto jovem vibrante, uma área gourmet relaxante ou um home theater dramático e emocional por exemplo. Já sugerimos também ao cliente que, num próximo trabalho, ele também poderá optar em usar o seu wi-fi se quiser controlar a iluminação LED da mesma forma que a de hoje porém, através de tablets ou iPads, inclusive fazendo uso de fitas LED digitais, que tem melhor opções de cenas como ondas, intermitência, vãos vazados sem luz etc. Ou, numa opção bem mais moderna e atualizada ainda, trabalhar com controles de automação mais robustos e de acesso remoto, longe de casa. Mas isso, já será numa próxima história."  

Área Externa









Área Interna 




Palco Streaming










Teto 





Movelaria e Banheiro 








Assista ao video da finalização AQUI





A Codlux® tem a solução ideal para a iluminação de sua casa ou empresa. 
A Codlux® é para todos: projetos e produtos LED acessíveis.

Consulte-nos.

codlux.com/contato 

*Publicação originalmente postada em 12/04/2019. 

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.