Pular para o conteúdo principal

A Luz em LED no Outono 2019

Olá!

O Outono brasileiro começa oficialmente dia 20 de Março às 18H58.



A estação terá influência do fenômeno El Niño, cuja expectativa é de que persista até o fim de Junho, enfraquecendo cada vez mais. O Outono no Brasil tem redução no nível de chuvas no país. Porém, os dois primeiros meses do Outono são os mais chuvosos na região Norte e no litoral do Nordeste. A inclinação no eixo do planeta durante o outono cria a famosa "temporada dourada". E não é sua imaginação: a luz de outono realmente é diferente e muda muito rapidamente durante o dia quando então, vem uma luz 'grossa', luxuosa e dourada que invade a nossa casa.
Dale Durran, presidente do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de Washington, explica: 

"...no Outono a posição do Sol no céu está mudando nesta estação. Isso, por sua vez, altera a forma como percebemos a cor e a luz. No auge do Verão, o Sol está tão alto quanto parece, mas ele cai e continua caindo durante o Outono - e essa mudança se acelera no meio do Inverno."

Espaços acolhedores

Com a luz natural cada vez mais curta no Outono, é tentador compensarmos isto enchendo nossa casa com acessórios de iluminação extra para inundar os cômodos com a maior quantidade possível de iluminação artificial interna. No entanto, isto pode vir a causar um exagero incômodo, devido a um possível excesso de nitidez e brilho sem controle nos ambientes, causados pela compra equivocada de equipamentos LED muito 'fortes' que farão nos sentir fora de sintonia com a estação. 
Ajustar a iluminação da sua casa ou empresa no Outono não precisa ser algo tão complexo. 
Simplesmente mantenha em mente a "ideia de calor" (que antes vinha da luz natural no Verão passado) escolhendo lâmpadas em LED de tonalidades mais quentes (em 3.000K, 4.000K ou 5.000K). 


Exemplo da incidência de luz quente no ambiente 

Para esta "iluminação quente" com matiz de Outono, introduzir luzes de cor metálica como cobre, ouro ou bronze, faz com que as tonalidade quentes fiquem ainda mais perfeitas em acessórios elegantes, tanto em interiores urbanos contemporâneos quanto em casas de campo tradicionais. 

Que tal então considerar adicionar mais calor e dimensão a seus espaços com uma iluminação local em ED?

Luminárias tipo Colunas verticais por exemplo, são ótimas para uma pausa relaxante em poltronas, criando um recanto de leitura aconchegante, enquanto um abajur ou candeeiro de mesa de foco reverso produzem luzes surpreendentemente versáteis e eficazes para uma sala de jantar. 


Na imagem: Abajur Grion, Coluna Spitzer e Abajur Cetus disponíveis em codlux.com/abajur

Assim, você estará criando um brilho aconchegante, manterá a penumbra típica de Outono e, ao mesmo tempo, fará com que seus hóspedes ou funcionários se sintam realmente em casa.
E ainda terá uma perfeita transição do Outono para o Inverno, com uma iluminação adequadamente eficaz e saudável ao ritmo circadiano de todos.

Converse com os profissionais da Codlux® sobre estas alternativas ao seu projeto de iluminação, acessando-nos em: 

codlux.com/contato

Leia mais sobre a estação de Outono na iluminação de ambientes AQUI.



Fontes: Climatempo, The Seattle Times, Engel & Voelkers 

Robson Giro, especial para a Codlux® 

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.