Pular para o conteúdo principal

Oscar 2019: me dá um lencinho?!

Olá!

Domingo dia 24 de Fevereiro de 2019 é dia de Oscar!

Animados?



Bem, sabemos que, em muitas coisas da vida hoje, este nosso tempo atual não é mais o mesmo de antigamente. Como por exemplo no caso dos filmes de cinema e emissoras de TV - onde estas reinavam absoluta na telinha de casa com as novelas, a Sessão da Tarde (depois claro de ter passado nas telonas do cinema). Mas...

Realinhamento de forças

Estes tempos como bem sabemos mudaram! Hoje a TV aberta e por assinatura amargam, sangram com a perda de telespectadores dia-a-dia ante a "nova telinha" - agora repaginada tecnologicamente falando e irremediavelmente sacramentada em celulares e tablets poderosos que, via streaming de Netflix, YouTube etc, ditam os novos costumes: sé-ri-es (e produções exclusivas para a rede)!
A sede dos serviços de streaming em substituir os estúdios de Hollywood é tamanha que, própria Netflix já havia anunciado ano passado que até o final de 2018 estrearia três de seus novos filmes primeiro nos cinemas (e não mais simultaneamente com a sua plataforma) para justamente, permitir que alguns títulos pudessem concorrer aos prêmios no Oscar agora mesmo, em 2019.
A exigência foi da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza a premiação do Oscar (para poder concorrer a uma categoria, um filme deve ficar em cartaz por pelo menos sete dias seguidos com 3 sessões diárias). Neste sentido, "Roma" atendeu aos critérios e foi o primeiro longa da Netflix a ser indicado ao prêmio de melhor filme de 2018, enquanto do lado dos estúdios tradicionais de cinema, "Pantera Negra" se tornou o primeiro filme de super-heróis (e também super-herói negro) a ser incluído numa disputa.
A Amazon também ataca o nicho do streaming com o Amazon Prime, seu serviço de videos e a Apple, já tem na manga um orçamento bilionário para seu futuro serviço on-demand e produção de videos para plataformas digitais.
Por aqui no Brasil, a ex Vênus platinada TV Globo, luta contra o tempo para migrar aos poucos todo o  seu conteúdo e programação da TV aberta e por assinatura para o digital. As demais emissoras nacionais seguem este mesmo caminho sem volta.

O Oscar e a indústria se adaptam

Esta edição do Oscar é uma das (se não a mais) importantes em décadas por dar uma verdadeira sacudida nos meios tradicionais de se fazer cinema.

E não para por aí não!

Os fabricantes de hardware e gadgets voltados especificamente para conteúdo de mídia digital portátil, dão seu pulos também para acompanhar esta nova era na distribuição do entretenimento.
A Sony por exemplo, lendária fabricante de equipamentos para audio e video, lançará dia 31 deste mês um smartphone top de linha com dimensões de proporção de tela esticadas a absurdos 21:9, conforme imagem vazada recentemente na internet.



A foto acima mostra um dispositivo esguio e comprido, com o formato pouco convencional. Estamos falando do Xperia XZ4, que terá tela OLED de 6,5 polegadas com resolução 3360x1400 pixels. Um monstrinho que virá para tentar chamar a sua atenção para a exibição dos filmes e jogos em HD na palma da mão. Se ele couber nela, claro!

Home Theater também resiste

Onde vamos parar?... debaixo dos cobertores.
E adeus sala de TV!
É o fim do gigantismo na exibição de filmes e conteúdos de entretenimento?
Não. Na C.E.S. deste ano, apareceram telas de TVs gigantescas e até exclusivamente, a primeira tela de televisor completamente enrolável do mundo. Leia mais sobre o que publicamos da C.E.S. 2019 AQUI.

Só que, espere! Nem tudo está perdido!

Existem ainda aqueles que não abrem mão de um bom Home Theater para assistir, em grande estilo, as produções feitas especialmente para telas enormes!
Nada de minúsculas telinhas LCD - a não ser que sejam para servir como controle remoto dos equipamentos via aplicativo. E por mais que as fabricantes de celulares hoje se esforcem como a Sony, tem coisas que só uma tela de cinema de verdade (acompanhada de um espetacular som envolvente) pode oferecer não é mesmo? E se você ainda perder a temporada daquele filme novo no Cinemark, pode até ficar tranquilo porque, se tiver um bom Cinema em Casa, pelo menos isto te confortará um pouquinho quando o título que você quiser estiver disponível, com a última palavra em imagem e som digital domésticos sendo reproduzidos no seu equipamento via streaming de video em HD.

Viu como tudo não está perdido?


Então vamos lá resumir esta edição do Oscar.

Oscar 2019: as principais categorias

A maratona de concorrentes a melhor filme e outras importantes categorias do Oscar 2019 para você assistir é a seguinte:


Melhor Filme 

-"Bohemian Rhapsody"
-"A Favorita"
-"Green Book - O Guia"
-"Infiltrado na Klan"
-"Nasce uma Estrela"
-"Pantera Negra"
-"Roma"
-"Vice"

Concorrem a melhor ator e melhor atriz:


Melhor ator 

-Bradley Cooper - "Nasce Uma Estrela"
-Christian Bale - "Vice"
-Rami Malek - "Bohemian Rhapsody"
-Viggo Mortensen - "Green Book - O Guia"
-Willem Dafoe - "No Portal da Eternidade"


Melhor atriz 

-Lady Gaga - "Nasce uma Estrela"
-Glenn Close - "A Esposa"
-Olivia Colman - "A Favorita"
-Melissa McCarthy - "Poderia Me Perdoar?"
-Yalitza Aparicio - "Roma"

O melhor som concorre com:


Melhor Trilha Sonora

-"Pantera Negra"
-"Se a Rua Beale Falasse"
-"Ilha dos Cachorros"
-"Infiltrado na Klan"
-"O Retorno de Mary Poppins"

E a melhor canção?


Melhor Canção Original

-"All The Stars" - "Pantera Negra"
-"I'll Fight" - "RBG"
-"The Place Where Lost Things Go" - "O Retorno de Mary Poppins"
-"Shallow" - "Nasce Uma Estrela"
-"When a Cowboy Trades His Spurs For Wings" - "The Ballad Of Buster Scruggs"

E pra encher os olhos:


Melhor Efeitos Visuais 

"Vingadores: Guerra Infinita"
"Christopher Robin - Um Reencontro Inesquecível"
"O Primeiro Homem"
"Jogador N. 1"
"Solo: Uma História Star Wars"

Plus:


Melhor Maquiagem e Penteados

-"Border"
-"Vice"
-"Duas Rainhas"

Uma boa iluminação para assistir filmes

Bem, estando tudo certo para você se organizar nesta maratona de filmes a assistir comodamente no sofá, lembramos: e a iluminação? ... Sim, a iluminação do ambiente onde você passará horas e horas consecutivas assistindo aos filmes em uma tela de TV em led de, no mínimo, 40 polegadas? Como está esta iluminação?

A Codlux® já orientou seus leitores aqui no Blog a respeito da iluminação adequada para assistir a conteúdos de video, como os jogos de futebol da Copa do Mundo ano passado na Rússia.
Você pode ler o post completo AQUI.

Basicamente, o conceito para o "Home Theater Lighting" é o mesmo do citado nesta postagem sobre a Copa 2018 - nela, você encontrará dicas sobre janelas, projeção do video, tamanhos de telas (e seu posicionamento) além de dicas rápidas para iluminar corretamente o ambiente de exibição com a tecnologia Led.

Mas vamos acrescentar aqui agora, algumas outras dicas muito especiais sobre iluminação em Home Theaters para esta semana de Oscar, onde todos os amantes da sétima arte só falarão disso. São matérias de várias fontes com informações muito legais para você ter uma boa experiência imersiva ao assistir filmes na tela da TV.



Veja as orientações em matérias salvas no Instapaper da Codlux® (com tradução do Google). Você deve estar logado no serviço Instapaper - feito isso, logo abaixo clique em AQUI para acessar ou na imagem correspondente para o texto original do site em inglês. Dica: caso preferir, instale uma extensão do Google Tradutor ao navegador Chrome ou compatível para que a página aberta seja traduzida automaticamente.



-Não consegue ver o que está na tela da sua TV? Pode ser a iluminação do seu quarto. Leia AQUI.


-Lâmpadas Hue Philips - Dicas de como sincronizar com seus filmes e jogos AQUI.


-O que é iluminação de viés e por que você deve usá-la. Saiba mais AQUI.


-Quais são os melhores exemplos da iluminação aplicada nos filmes? Veja AQUI.


-Reduza o cansaço visual ao assistir televisão à noite com iluminação de polarização. AQUI.







Agora sim! Com estas super dicas, você já pode pegar o lencinho, ajeitar o coração e sentar na poltrona. Boa diversão, e que domingo vença o melhor no Oscar 2019!


Fontes: Tecmundo, UOL, G1, The Ambient.com, Lifewire, How to Geek, Quora, C/Net 



Codlux® - Luz em Led
Luz é Função! Estamos empenhados nisso. 

Postagens mais visitadas deste blog

Faria Lima Plaza: o Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo . Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava em matéria especial, um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata , região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o  Faria Lima Plaza .  O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo famoso escritório de arquitetura  Kohn Pedersen Fox Associates  (KPF, que tem vários 'skyscraper' marcantes ao redor do mundo) e, tem potencial para se tornar um grande ícone do mercado imobiliário. O edifício conta com 40.937 m2 (440.643 pés quadrados) de área BOMA, dis

Lar Inteligente 360º

Olá! Durante quatro semanas, especialistas e fornecedores vão apresentar virtualmente temas inéditos e soluções tecnológicas. É o  Lar inteligente 360º , um projeto online da  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial . O objetivo é difundir conhecimento e promover debates com uma audiência seletiva e de forte influencia nos processos decisórios de projetos residenciais, tanto novos como na sua adequação de uso. Em todos os dias de palestras, haverão também apresentações de projetos, produtos e soluções para casas inteligentes e conectadas.  UM ENCONTRO VIRTUAL SOBRE TECNOLOGIA E O FUTURO DE NOSSAS CASAS! De 15 de setembro a 8 de outubro   Palestrantes:  Para conhecer melhor o programa e fazer sua inscrição gratuita, visite:   https://larinteligente.com.br/evento-online A Codlux® está acompanhando tudo e atualizará oportunamente esta postagem com as novidades mais importantes mostradas no evento, aguarde! ATUALIZAÇÃO EM 14/10/20 Acesse o resumo rápido do que j

Refletores em Led: na medida para a sua calçada

Olá! Muitas pessoas se perguntam quantos Watts em Led são necessários para iluminar sua calçada. Bem, aqui no Showroom Técnico da Codlux® por exemplo (que está localizado em uma área muito movimentada do Bairro de Pinheiros - bem ao lado do coração da região, o badalado "Largo da Batata") optamos por usar em nossos mais de 5 metros de calçamento, duas peças de refletores em Led branco frio 6000K com 30W cada (em detalhes nas imagens abaixo), voltados para baixo, com a intenção de iluminar bem o passeio e dar mais segurança e visibilidade, tanto aos pedestres quanto aos frequentadores dos Bares locais. Se fosse uma residência, apenas uma peça deste refletor bastaria para iluminar a entrada de uma garagem por exemplo. Mas em áreas comerciais, quanto mais iluminação a noite melhor. Se a sua casa tiver os mesmos 5,60 metros de nossa frente, você pode optar (se desejar espalhar melhor a luz), por dois refletores de 20W cada, posicionados um em cada lado do imóvel. Vo