Pular para o conteúdo principal

URGENTE: Níveis de carbono na atmosfera atingem números alarmantes!

A Terra está mais saturada com gases do efeito estufa do que em qualquer outro momento da história humana: pela primeira vez a quantidade média no ar de dióxido de carbono - principal gás responsável pelo aquecimento global - passou de 410 partes por milhão (ppm) em um único mês!



Os novos dados divulgados em 2 de maio ressaltam a rapidez com que os níveis de dióxido de carbono continuam aumentando, apesar das tentativas globais de reduzir as emissões como os ganhos em energia renovável e eficiência energética. Os gases do efeito estufa continuam a se acumular na atmosfera, alterando as chances e a intensidade de muitos eventos climáticos extremos, causando a elevação do nível do mar e uma infinidade de outros efeitos.

Desde a Revolução Industrial, todo o CO2 extra produzido pelo homem trata a atmosfera da Terra como lixeira, há mais de 150 anos. Por causa de sua estrutura molecular, o dióxido de carbono é um gás de efeito estufa - aprisiona o calor emitido pelo nosso planeta e o torna mais quente. A temperatura média global subiu cerca de 2 graus Fahrenheit desde o século XIX devido às atividades humanas, e não estamos desacelerando. É realmente chocante que esta marca de 410 ppm representa um aumento de 30% no dióxido de carbono desde o início dessas medições. Em 1958, estes níveis estavam em apenas 315 ppm e no início da Revolução Industrial, eram cerca de 280 ppm. 

Os níveis de dióxido de carbono nunca excederam 300 ppm em qualquer ponto nos últimos 800.000 anos! Este impacto é sem precedentes em nosso planeta, o único lar que temos. É como se descobríssemos que algo que comemos todos os dias está fazendo com que nosso corpo tenha febre e desenvolva todos os tipos de sintomas prejudiciais - e, mesmo assim, em vez de diminuir, continuamos a comê-lo. Teríamos que voltar de 5 a 10 milhões de anos atrás pelo menos para encontrar uma época em que os níveis de CO2 fossem naturalmente tão altos como os de hoje.

Uma das desastrosas consequências disso é o prejuízo as camadas de gelo do planeta, que podem derreter rapidamente, fazendo com que os mares subam mais rápido do que a sociedade pode adaptar-se prontamente e de maneira econômica. Os dados foram coletados no Observatório Mauna Loa, no Havaí.

Fonte: Mashable 

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Duplex no Morumbi

Olá! Neste projeto luminotécnico especificado por  Marcos Britto da Codlux® em Novembro de 2019, os constantes entraves pandêmicos e até alguns erros de projeto provenientes do longuíssimo 'delay' nos confinamentos demandou muito mais tempo que o previsto para um acompanhamento perfeito nas instalações dos equipamentos LED entregues. De fato, a pandemia de 2020 foi devastadora para muitas famílias, com perdas irreparáveis de entes queridos e readaptações drásticas no ritmo de vida urbano das populações globais - inclusive no que disse respeito a planos, metas e expectativas. Não poderia ser diferente neste caso. Como a Codlux® lidou com esta situação toda é o que você irá acompanhar daqui em diante.   Localizado no bairro do Morumbi em São Paulo, a especificação luminotécnica aplicada aos apartamentos deste conjunto de edifícios na verdade, atendeu duas unidades de 250 m² cada que agora, contam com a correta iluminação da Codlux®. O primeiro dos apartamentos já foi completamen

Projeto Ilhabela

Olá! 😃 A Codlux® apresenta para você mais um projeto de iluminação para uma bela residência de Verão localizada em Ilhabela, litoral norte de São Paulo.  Acompanhe todos os detalhes nas imagens exclusivas especialmente captadas pela Codlux® para este projeto luminotécnico especificado por Marcos Britto. E inspire-se😍, como nós💡!  Crédito de todas as fotos e videos:  Codlux® Projetos de Iluminação  O PROJETO A arquitetura responsável pelo projeto de edificação desta casa de Verão em Ilhabela já tinha uma idéia de como queria iluminar a residência de seu cliente. A Codlux® foi então corrigindo adequadamente as especificações como posicionamentos, temperaturas de cor e funções da luz como difusa, aberta, fechada, pontual etc.  Como o local de instalação é bem distante de nosso Showroom Técnico, trabalhamos com o arquivo DWG enviado pela arquitetura para as devidas medições, posicionamentos e sugestão de produtos de iluminação LED. Porém, o design de interiores não foi encomendado pelo