Pular para o conteúdo principal

O Charme e discrição da Luz Indireta

Luz Indireta.

O que é isso?



Para entendermos o conceito de luz indireta, devemos nos remeter ao passado, onde a atual poluição luminosa nem era algo pensado para as pessoas daquelas épocas.
A tecnologia para a geração da luz artificial no planeta não tinha até então a capacidade de gastar menos energia e iluminar mais para tornar assim, o acesso a iluminação pública ou privada viáveis economicamente e, por consequência, mais abrangentes geograficamente a toda população. Candeeiros eram, tempos atrás, abastecidos por óleo animal e, posteriormente, óleo mineral, gás natural e lâmpadas incandescentes - que cederam espaço atualmente para as modernas lâmpadas de Led, as campeãs definitivas em eficiência energética.

A iluminação indireta reinava nos tempos antigos, com suas pontuações esparsas de luz, fossem nas ruas ou dentro dos ambientes. A penumbra sempre acompanhava os espaços iluminados de outrora não por gosto próprio de seus usuários mas sim, porque simplesmente gastaria-se muitos insumos para conseguir-se a época iluminar tão bem os locais como fazemos hoje através do led (que tem pouquíssima potência e consequentemente, menor gasto). Pontuava-se então tudo: uma entrada ou pórtico, uma mesa, um quadro, um corredor ou o que queria destacar-se, além claro de iluminar precariamente a visão noturna de modo geral.


Luz indireta era a real iluminação do passado. 

A luz indireta nos dias de hoje mudou um pouco a sua definição. Ninguém mais vive com aquela deficiente iluminação de nossos antepassados. Os ambientes agora são melhor iluminados e, caso queira-se continuar destacando elementos como antigamente, faz-se o uso da iluminação indireta e pontual. Em última análise, se você pode ver a lâmpada real que está produzindo a luz, então a área iluminada em que você está é definida por "iluminação direta". E se você não consegue ver a lâmpada real, é mais provável que você esteja sob o efeito de uma "iluminação indireta".

Que tipos de iluminação indireta existem?

Existem duas categorias básicas de iluminação indireta. Cada uma com o seu próprio estilo.

Indiretas Fixas - Este é, de longe, o tipo mais comum de iluminação indireta. Pense em uma lâmpada. Quase qualquer lâmpada produzirá luz diretamente.
O que você vê? A própria luz, é claro. Pense agora em um abajur ou qualquer outro revestimento semi-transparente em que a luz direta da lâmpada ou fonte luminosa se transforme em uma luz indireta. Isso ajuda a diminuir a radiação da luz e ao mesmo tempo, dá ao seu espaço um aumento no seu brilho. É uma  maneira versátil de injetar alguma iluminação indireta em sua casa sem ter que se preocupar com reformas e instalação de acessórios complicados. Afinal, o que poderia ser mais fácil do que conectar uma lâmpada na tomada? 



Indiretas Reflexivas - Embora não seja tão popular quanto a outra categoria de iluminação indireta, o efeito visual da iluminação reflexiva pode ser incrivelmente poderoso. Este tipo de iluminação indireta normalmente usará uma superfície estrutural, um tipo de difusor de luz. Assim, enquanto indiretas fixas podem iluminar ambientes junto ao seu gabinete anexado diretamente à própria fonte de luz, indiretas reflexivas usam uma parede ou o teto para isso. Esta é uma das melhores maneiras de se criar uma iluminação linda e discreta em sua casa ou empresa. É a iluminação mais indicada para Home Theaters e Auditórios. Pendentes ou candelabros voltados para cima e estruturados em gabinetes são apenas alguns exemplos das indiretas reflexivas.

Nenkar

Um acessório com luz direta pode arruinar a atmosfera de um ambiente inteiro. Da mesma forma, uma luz indireta mal colocada pode simplesmente se perder na decoração, ou não fornecer a função que você espera. Outra diferença característica entre os dois tipos de iluminação é que as áreas com luz direta terão tons mais dramáticos e variações de brilho, enquanto as luzes indiretas sempre proporcionam uma iluminação mais suave com menor variação de iluminação em toda a área.

As luminárias que definem a iluminação indireta são as indicadas para uma iluminação mais ambiente e freqüentemente podem ser usadas para espaços comuns da casa como áreas de conforto, onde os residentes possam relaxar.



Outra maneira de aplicar um tipo de iluminação ambiente indireta é colocar luzes de fitas Led na parte superior da cozinha e em espelhos e armários do banheiro.


Veja alguns exemplos de Projetos da Codlux® para Iluminação Indireta.


Nenkar

A residência localizada no Bairro Butantã pôs abaixo todas as suas paredes e reergueu-as com blocos aparentes para manter o estilo rústico desejado pelo proprietário. Tetos em lajes rígidas de concreto pediram sobrepores e pendentes estruturais que, a pedido do dono da casa, deveriam ter menos luz possível. A solução foi buscar em peças com luz indireta um equilíbrio estético e funcional que agradasse e, ao mesmo tempo, usasse de toda a eficiência energética que o Led propicia, sem exageros na luminância. 

O atendimento foi de Marcos Britto.

Portia


Nenkar

Drako


Este apartamento no Bairro de Perdizes também fez uso da iluminação indireta em seus ambientes. A família de advogados - exposta a excessiva luz do dia vinda tanto naturalmente das janelas quanto das lâmpadas led 6000K no seu escritório empresarial - optou por uma luz de descanso a mais discreta possível para ajustar o ciclo circadiano de seus integrantes.

O atendimento também foi de Marcos Britto.





Nenkar

Giotto

A Codlux® atende a sua casa com a mesma excelência para projetos luminotécnicos residenciais ou empresariais. Já são 2 anos de sucesso absoluto no atendimento diferenciado e exclusivo que só a Codlux® oferece no mercado da iluminação em Led. Não importa o tamanho na planta: a indicação, qualidade e garantia dos produtos especificados no projeto luminotécnico serão sempre fiéis aos nossos princípios de dar Função a luz!

Abaixo, mais um atendimento de Marcos Britto para um cliente Codlux® em sua residência de Pinheiros, São Paulo - que também já havia feito conosco a iluminação de sua empresa. A luz indireta está presente no corredor de acesso e no quarto do casal.








O Showroom da Codlux® também faz uso da luz indireta em seu escritório.

Lâmpadas Led tubulares estrategicamente pousadas em perfis pendurados no teto rígido (lage) dão um "descanso" no excesso de luz que poderiam "agitar" a equipe por causa da temperatura de cor 6.000K.


Pendente Cirius, Lâmpadas T8 (perfis) e Bulbo (ventilador de teto) 



Quando há necessidade de mais iluminação, as luzes do ventilador de teto e do pendente Cirius são acionadas.






Fontes: Codlux®, Farreys, Flux Smart, Homify 

Postagens mais visitadas deste blog

Como evitar ERROS GROTESCOS na instalação?

Olá!
Hoje voltaremos a falar sobre Erros de Projetos. Agora mais precisamente, no tocante a instalação de alguns equipamentos especificados, principalmente aqueles que necessitarem de uma Adequação e Desenvolvimento por parte do profissional em luminotécnica quando da correta escolha dos produtos de iluminação artificial com tecnologia Led para o seu projeto !

Via de regra, grande parte das adaptações criadas pelo Light Designer responsável no projeto encomendado vão de encontro a um desejo pessoal do seu cliente. Isto consequentemente acarretará, por exemplo, em equipamentos que não harmonizarão com o desenho original da peça disponível no mercado: formas, cores, potência da luz, meios de fixação/instalação etc, tudo pode ter que ser mudado naquele equipamento "X" devido a uma escolha pessoal do proprietário do imóvel, tendo contudo que manter-se não só a qualidade na iluminação local como também, a garantia do produto. E é aí que a coisa pode começar a pegar: instaladore…

Trilho Suspenso: Solução simples e sofisticada

Olá!



#AdequaçãoEdesenvolvimentoqual empresa em iluminação oferece isto a todos os seus clientes de maneira incondicional?
Seja em sua casa ou empresa, a Codlux® vai aonde nenhuma outra pode (ou não quer) ir: solução para aquilo que está em sua mente, adaptada as disponibilidades atuais do mercado e sem custos exorbitantes - você simplesmente não tem que pagar a mais por isto.Nosso Atendimento e Pós-venda estão fazendo a diferença para centenas de clientes atendidos, como o do caso deste video, que queria também em seu projeto um simples trilho eletrificado, pousado longe do teto, acima de sua mesa de jantar no terraço mas com sofisticação, sem cabos ou fios aparentes.



O expertise dos profissionais da Codlux® no mercado da iluminação foram fundo: do design a fabricação do produto, passando pelo conhecimento certo dos insumos para encontrar a finalização perfeita, de bom gosto e com muita resistência.

Esta é a Codlux®. Luminotécnica e design acessível a você!


Veja agora a preparação d…

Coronavírus: informações, precauções, mercado e Led disponível

Olá. O mundo não fala (nem teme) outra coisa senão a ameaça do coronavírus. Muito você já deve ter lido por aí sobre o assunto para se prevenir - e isso é um excelente sinal! Mas, e quanto ao mercado, a economia e o bom andamento de nossos projetos em 2020? Como e o quanto essa doença afetará na prática nossas vidas mundo afora e aqui no Brasil? Por exemplo, poderá faltar equipamentos em Led num período próximo? Fomos atrás destas e outras respostas - em virtude da importância do tema, informamos que esta publicação (originalmente postada no dia 3 de Fevereiro de 2020) será periodicamente ATUALIZADA. Fique atento!
A PRODUÇÃO DE LED ESTÁ PARADA NA CHINA?



Sim. Devido ao surto de coronavírus na China, o governo central estendeu o feriado de ano novo até o dia 3 de fevereiro de 2020: todas as províncias da China registraram ao menos um caso de coronavírus, o que desencadeou medidas excepcionais como quarentenas em dez cidades, incluindo Wuhan, o epicentro do surto, onde vivem 11 milhões d…