Pular para o conteúdo principal

Semana do CONSUMO CONSCIENTE

Começamos a semana com uma data muito importante iniciada último dia 15 de Outubro: o Dia do Consumo Consciente!
Estenderemos esta data para alertar as pessoas sobre a nossa responsabilidade com o planeta em que vivemos e compartilhamos com todos no que diz respeito aos nossos hábitos de consumo e, consequentemente, exploração acelerada dos recursos naturais da Terra.
A data foi instituída no Brasil em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente e reflete muito bem esta urgência.



Que tal uma pausa para pensarmos se tudo o que queremos é o que de fato precisamos e, tendo realmente que adquirirmos, se o bem, produto ou serviço que consumiremos estão de acordo com as atuais exigências ecológicas e sustentáveis para a manutenção da vida no planeta? 

Gestos simples como:

-Maior controle nos gastos supérfulos, 
-Combate ao desperdício de água, energia e alimentos,
-Uso somente de produtos em Led na iluminação,
-Apoio a reciclagem, reaproveitamento e doação do que não é mais usado,
-Maior atenção as instituições e empresas responsáveis pela produção e sua fiscalização de bens de consumo e
-Engajamento Comunitário para Ações Locais multiplicadoras quanto a conscientização de um consumo menos nocivo ao planeta

...são alguns exemplos do que se pode fazer AGORA por você e por nós mesmos.
Adaptamos uma imagem do Instituto Akatu para o tema que nos ajuda a entender em nosso dia-a-dia como podemos também fazer isto.



A dica agora é apagar o Led (veja o vídeo abaixo) toda vez que você não estiver usando-o.
Mesmo com um consumo muito menor que o das lâmpadas incandescentes e as lâmpadas cfl fluorescentes, desligar o Led preserva seus componentes eletrônicos e poupa ainda mais recursos naturais por pelo menos 10 anos, tempo médio para a sua vida útil.

No vídeo abaixo, você assiste dicas de como exercitar de maneira objetiva um consumo mais consciente. Clique também na hashtag #ConsumoConsciente e leia outros posts relacionados aqui no Blog Codlux®.



Por aqui, continuaremos celebrando a #SemanaDoConsumoConsciente para lembrar de nossas responsabilidades com o meio em que vivemos. Sem sisudisse, com alegria e de maneira simples e objetiva, podemos chegar lá! Porque #SóDependeDeNós!

Outros links interessantes sobre o Consumo Consciente para você ler e entender:

>Como funciona o cérebro dos acumuladores

>Um terço de todo alimento que é produzido acaba no lixo!


>Ainda não sabemos o quanto o planeta vai aquecer neste século, mas precisamos agir! 

>Foi em 2 de agosto que humanidade já consumiu todos os recursos de 2017!!


>O que você pode fazer para realmente reduzir a mudança climática, de acordo com a ciência

>Quem faz mais pelo clima na América Latina?

>Como os oceanos podem produzir energia infinita para o mundo todo

>Casa sustentável: ecologicamente correta e acessível com Led! 


Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Floresta Viva (Josefina)

Olá! A Codlux® apresenta para você nesta publicação, o projeto luminotécnico desenvolvido para o restaurante Josefina, hoje conhecido como Floresta Viva Pizza Bar e Restaurante . Acompanhe logo após o video intro, todo o desenrolar de mais este case Codlux® nas palavras de nosso lighting designer e responsável pelo projeto de iluminação,  Marcos Britto .  Veja, leia e inspire-se, como nós!  Marcos Britto, Codlux®   A Augusta de Andrade Arquitetura & Interiores solicitou a nossa colaboração neste projeto de iluminação. Ele não era de budget muito alto então, não tínhamos muita intervenção na especificação a ser aprovada pelo cliente. Porém no andar inferior, um teto em laje somado ao fato de se trabalhar com iluminação pontual foi de execução um pouco mais complicada, a princípio. Ali, tivemos que acrescentar alguns pontos de luz, mas não todos os que realmente gostaríamos de ver no ambiente: enquanto o profissional instalador trabalhava no local, encontrou obstáculos na infraestru

Duplex no Morumbi

Olá! Neste projeto luminotécnico especificado por  Marcos Britto da Codlux® em Novembro de 2019, os constantes entraves pandêmicos e até alguns erros de projeto provenientes do longuíssimo 'delay' nos confinamentos demandou muito mais tempo que o previsto para um acompanhamento perfeito nas instalações dos equipamentos LED entregues. De fato, a pandemia de 2020 foi devastadora para muitas famílias, com perdas irreparáveis de entes queridos e readaptações drásticas no ritmo de vida urbano das populações globais - inclusive no que disse respeito a planos, metas e expectativas. Não poderia ser diferente neste caso. Como a Codlux® lidou com esta situação toda é o que você irá acompanhar daqui em diante.   Localizado no bairro do Morumbi em São Paulo, a especificação luminotécnica aplicada aos apartamentos deste conjunto de edifícios na verdade, atendeu duas unidades de 250 m² cada que agora, contam com a correta iluminação da Codlux®. O primeiro dos apartamentos já foi completamen