Pular para o conteúdo principal

Sem Acordo, mas mantendo a Esperança!



Sexta-feira, 02 de Junho de 2017

A recente retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris, que tem o objetivo de impedir o aumento da temperatura do planeta em mais de 2 graus Celsius, de certa forma não pegou o mundo de surpresa mas esfriou um pouco nossas esperanças em ver o mais rápido possível uma solução para o problema inadiável do aquecimento global.
Nesta semana em que celebramos o Meio Ambiente, é uma triste notícia para todos nós.
A BBC listou 5 possíveis consequências deste fato para o planeta, que resumidamente são:



1. O acordo fica mais fraco para evitar que a temperatura global suba mais de 2ºC - 2016 bateu recorde na emissões de dióxido de carbono. O acordo prevê limites à emissão de gases e que países ricos ajudem os mais pobres financeiramente a se adaptar às mudanças climáticas e na adoção de energias renováveis.
Os EUA contribuem com cerca de 15% nestas emissões, mas também financiam tecnologicamente o seu combate.

2. A China ganha protagonismo
É possível também que, além de aumentar a influência chinesa, a decisão americana abra espaço para que Canadá e México ascendam como influenciadores significativos nas Américas no esforço de impedir o aumento das temperaturas globais.

 3. Lideranças empresariais globais se sentirão contrariadas
Centenas de empresas como Google, Apple e até mesmo produtoras de combustíveis fósseis como Exxon Mobil haviam pedido a Trump que se mantivesse nas negociações climáticas.

 4. É improvável que o carvão volte a ter protagonismo
Uma das forças eleitorais de Trump no pleito de 2016 é região americana produtora de carvão - que gera 50% menos empregos que a indústria de energia solar - em Estados como Virgínia Ocidental, Ohio e Pensilvânia, à qual o presidente prometeu incentivos e empregos durante a campanha . A queda dos preços da energia renovável também tem levado nações como a Índia a adotar fontes mais verdes de combustível.

 5. Ainda assim, as emissões devem cair
Mesmo com a saída americana, as emissões de carbono devem continuar a cair nos EUA - isso por causa do crescimento do gás como fonte de energia em substituição ao carvão.
O uso do gás de xisto - que também é alvo de polêmicas ambientais por sua extração "suja" - cresceu com o aumento da produção e queda de preços.

Esperança na Economia

Apesar da birra de Trump, as empresas americanas não estão empenhadas em seguir as orientações do presidente: Microsoft, Facebook, Apple, Coca-Cola, Exxon Mobil e bancos como o Goldman Sachs abriram guerra contra a decisão polêmica de retirada do Acordo de Paris e seguirão suas políticas para a Economia de Baixo Carbono.
US$1,4 trilhão é o que ela movimenta, praticamente toda a riqueza que o Brasil produz durante 1 ano inteiro!

As indústrias americanas já estão em pleno processo de troca da energia gerada pelo carvão por alternativas renováveis ou mesmo pelo gás.
Muitas empresas já internalizaram as mudanças climáticas em seus processos de produção como a Coca-Cola, que logicamente depende da água por exemplo para o mantenimento de seu negócio. Já a indústria automobilística está mais lenta neste processo, mas sofre também forte influência para adaptar-se aos inadiáveis tempos.

Na verdade, o tiro do presidente pode sair pela culatra: a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris irá forçar ainda mais toda a Comunidade Internacional a desnudar a sujeira escondida por debaixo do tapete em relação ao Aquecimento Global.

Aí então, Trump terá dado a sua grande e maior parcela de contribuição, mesmo sem ele querer... 


Codlux® - Luz em Led

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica...

CASACOR SP 2025

Olá!😀 A CASACOR São Paulo, maior evento de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas acontece este ano de 20 de Maio a 27 de Julho em um novo local: o Parque da Água Branca. TEMA  O tema "Semear Sonhos" deste ano será exibido em novo local, o Parque da Água Branca - um belíssimo espaço de arquitetura preservada e com muito verde. E se sonhar fosse um ato coletivo? A CASACOR SP 2025 nos convida a refletir sobre a força dos sonhos compartilhados com o tema “Semear sonhos”. Inspirado pela natureza, nele aprendemos que a vida prospera com cooperação, adaptação e equilíbrio. Assim como líquens, musgos e corais trabalham em harmonia, podemos construir futuros onde o urbano e o natural se integram, criando ecossistemas vivos e sustentáveis. O tema da CASACOR SP 2025 se apoia em três pilares:  1-) * sonhos coletivos,  2-) ** ecossistemas em cooperação e  3-) *** confluência de saberes.  O * primeiro, nos convida a refletir sobre a capacidade de ...

Opus Entretenimento

Olá! Tudo bom com você? Esperamos que sim!  Hoje falaremos de mais um projeto luminotécnico realizado pela Codlux® ao complexo de entretenimento Vibra São Paulo - também conhecido anteriormente com Credicard Hall.  Você aliás, já pôde conferir também aqui no blog outro projeto da Codlux® para o Vibra São Paulo, executado no bar externo anexo ao estacionamento: o 👉 Bar Super Bock - Vibra São Paulo . Nesta publicação, vamos agora mostrar o projeto de iluminação da Codlux® para dentro da área corporativa na edificação, onde toda especificação luminotécnica - projetada pelo arquitetônico contratado à empresa responsável pela administração deste espaço de shows e grandes eventos, a Opus Entretenimento - ficou a cargo da nossa equipe de lighting designers.  CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE O VIBRA SÃO PAULO A Vibra (ex BR Distribuidora) e a Opus Entretenimento fecharam um acordo de quatro anos pelo naming rights de uma das maiores casas de shows e eventos da capital paulista....