No Fator de Potência.
Consumidores comuns que irão as suas compras em Led para iluminar ou destacar os seus ambientes, normalmente não terão o menor conhecimento técnico dos produtos que estiverem levando.
Existem importantes aspectos a serem considerados em um projeto de iluminação e, isto vale tanto para os mais simples como aos de maior complexidade.
São muitas as informações a serem confrontadas - e de compreensão difícil para um leigo no assunto - que devem constar na embalagem do produto.
Só que nem sempre o que está descrito nas caixas é o suficiente ou de fato corresponderá a verdade, como o Kelvin (K), que representa a cor/tom (temperatura) da Luz e os Watts (W) - este por muito tempo sendo associado nos outros tipos de lâmpadas a potência, mas que no caso agora da iluminação em Led, refere-se mais ao seu consumo de energia por hora de funcionamento (Wh).
Para haver uma relação correta entre Watts e Potência no Led, é importante associar o driver (parte do equipamento que energiza a peça, transformando a energia 110/220 volts que entra da rede elétrica para 12 volts, acionando o seu funcionamento) com fatores de potência iguais ou superiores a 0.90.
O bom Fator de Potência aliás, equalizará o consumo do Led com o poder de iluminação da peça.
Existem por aí lâmpadas Led de qualidade baixa que consomem por exemplo 12W (o equivalente ao gasto de uma lâmpada incandescente de 60w), mas que não iluminam nem como uma Led de 7W, devido a um fator de potência muito ruim.
Este é o cerne, o "pulo do gato" das vantagens na iluminação em Led: consumir menos iluminando muito mais.
Uma torradeira de pães de forma consome cerca de 1.800W/h e, não ilumina absolutamente nada.
Uma antiga lâmpada incandescente consumia 60W/h e não iluminava nem um banheiro 1,5mX1,5m.
Com o Led, esta comparação chega a ser absurda de tão econômico e eficiente que ele é: uma lâmpada bulbo de 60W em Led é uma peça enorme, feita para iluminar áreas comerciais ou industriais como grandes galpões industriais/comerciais com pé direito (piso ao teto) muito altos, só para exemplificar.
Como um consumidor comum pode diferenciar tudo isso sem ser mal orientado ou mesmo enganado?
Acompanhado ou representado por um Profissional de Luminotécnica e especialista em luz em Led.
Este técnico é o mais indicado em sugerir/especificar os produtos corretos para o seu projeto pois, ele não cometerá equívocos (geralmente ocorridos por vendedores ou balconistas sem a experiência necessária). E o profissional especializado muitas vezes, só de olhar para o tipo de luz emitida pelo equipamento consegue distinguir sua força e tonalidade/temperatura de cor. Então, ele testará todo e qualquer modelo antes de sugerir o ideal para você. Este é o seu trabalho.
Então, nunca aceite opiniões de quem não tem nenhum embasamento técnico quando se tratar de equipamentos de iluminação em Led. Um ambiente pode ficar muito mal iluminado sem estas e outras importantes orientações, que trataremos a seguir em outras postagens.
Robson Giro especial para a Codlux® - Luz em Led
Luz é Função! Estamos empenhados nisso.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu recado