Pular para o conteúdo principal

Onde está o Poder de Iluminar no Led?


Olá! Nossa resposta para esta pergunta é:

No Fator de Potência.

Consumidores comuns que irão as suas compras em Led para iluminar ou destacar os seus ambientes, normalmente não terão o menor conhecimento técnico dos produtos que estiverem levando.
Existem importantes aspectos a serem considerados em um projeto de iluminação e, isto vale tanto para os mais simples como aos de maior complexidade.
São muitas as informações a serem confrontadas - e de compreensão difícil para um leigo no assunto - que devem constar na embalagem do produto.
Só que nem sempre o que está descrito nas caixas é o suficiente ou de fato corresponderá a verdade, como o Kelvin (K), que representa a cor/tom (temperatura) da Luz e os Watts (W) - este por muito tempo sendo associado nos outros tipos de lâmpadas a potência, mas que no caso agora da iluminação em Led, refere-se mais ao seu consumo de energia por hora de funcionamento (Wh). 
Para haver uma relação correta entre Watts e Potência no Led, é importante associar o driver (parte do equipamento que energiza a peça, transformando a energia 110/220 volts que entra da rede elétrica para 12 volts, acionando o seu funcionamento) com fatores de potência iguais ou superiores a 0.90. 
O bom Fator de Potência aliás, equalizará o consumo do Led com o poder de iluminação da peça.
Existem por aí lâmpadas Led de qualidade baixa que consomem por exemplo 12W (o equivalente ao gasto de uma lâmpada incandescente de 60w), mas que não iluminam nem como uma Led de 7W, devido a um fator de potência muito ruim.
Este é o cerne, o "pulo do gato" das vantagens na iluminação em Led: consumir menos iluminando muito mais.
Uma torradeira de pães de forma consome cerca de 1.800W/h e, não ilumina absolutamente nada.
Uma antiga lâmpada incandescente consumia 60W/h e não iluminava nem um banheiro 1,5mX1,5m. 
Com o Led, esta comparação chega a ser absurda de tão econômico e eficiente que ele é: uma lâmpada bulbo de 60W em Led é uma peça enorme, feita para iluminar áreas comerciais ou industriais como grandes galpões industriais/comerciais com pé direito (piso ao teto) muito altos, só para exemplificar.

Como um consumidor comum pode diferenciar tudo isso sem ser mal orientado ou mesmo enganado? 

Acompanhado ou representado por um Profissional de Luminotécnica e especialista em luz em Led.
Este técnico é o mais indicado em sugerir/especificar os produtos corretos para o seu projeto pois, ele não cometerá equívocos (geralmente ocorridos por vendedores ou balconistas sem a experiência necessária). E o profissional especializado muitas vezes, só de olhar para o tipo de luz emitida pelo equipamento consegue distinguir sua força e tonalidade/temperatura de cor. Então, ele testará todo e qualquer modelo antes de sugerir o ideal para você. Este é o seu trabalho. 

Então, nunca aceite opiniões de quem não tem nenhum embasamento técnico quando se tratar de equipamentos de iluminação em Led. Um ambiente pode ficar muito mal iluminado sem estas e outras importantes orientações, que trataremos a seguir em outras postagens.

Robson Giro
especial para a Codlux® - Luz em Led

Codlux® - Luz em Led

Luz é Função! Estamos empenhados nisso.

Postagens mais visitadas deste blog

Faria Lima Plaza: o Batata floresce!

Olá! Dia 17 de Agosto é o Aniversário de nosso amado bairro de Pinheiros aqui na cidade de São Paulo . Preparamos este super post especialmente para você que deseja morar, trabalhar, se divertir ou mesmo conhecer um dos primeiros bairros da segunda maior cidade da América Latina em 2020, onde a população já passa dos 20 milhões e a riqueza gerada, beira a casa dos US$530 bilhões ao ano. E Pinheiros hoje ilustra bem este progresso todo: uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacava em matéria especial, um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata , região do bairro de onde está localizada a Codlux®: o  Faria Lima Plaza .  O projeto arquitetônico em questão é assinado pelo famoso escritório de arquitetura  Kohn Pedersen Fox Associates  (KPF), que tem vários outros 'skyscrapers' marcantes ao redor do mundo - imagens abaixo.  O Faria Lima Plaza tem o mesmo potencial em se tornar um grande e marcante ícone arquitetônico do mercado imobiliário pa

Lar Inteligente 360º

Olá! Durante quatro semanas, especialistas e fornecedores vão apresentar virtualmente temas inéditos e soluções tecnológicas. É o  Lar inteligente 360º , um projeto online da  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial . O objetivo é difundir conhecimento e promover debates com uma audiência seletiva e de forte influencia nos processos decisórios de projetos residenciais, tanto novos como na sua adequação de uso. Em todos os dias de palestras, haverão também apresentações de projetos, produtos e soluções para casas inteligentes e conectadas.  UM ENCONTRO VIRTUAL SOBRE TECNOLOGIA E O FUTURO DE NOSSAS CASAS! De 15 de setembro a 8 de outubro   Palestrantes:  Para conhecer melhor o programa e fazer sua inscrição gratuita, visite:   https://larinteligente.com.br/evento-online A Codlux® está acompanhando tudo e atualizará oportunamente esta postagem com as novidades mais importantes mostradas no evento, aguarde! ATUALIZAÇÃO EM 14/10/20 Acesse o resumo rápido do que j

Verão Codlux®

Olá!  😀  " Tava aflita já né minha filha?"   Pois ele chegou!!  Estamos no VERÃO ! 🌞 ✈️🏖🌊🤽‍♀️⚽️🏊‍♂️🍉🍸  Mesmo com a pandemia, Sabendo se Cuidar ,  dá para Aproveitar 👍🏻 E não se preocupe: a tecnologia Led economiza energia e também, não esquenta a iluminação de sua casa ou empresa. Mas, lembre-se de poupar toda água que puder nesta época de veraneio. Assim, não faltará recursos para continuar mantendo a sua higienização e de todos em dia. Rapidamente então, vamos aproveitar e lembrar aqui as melhores DICAS DE VERÃO  - novas ou já publicadas pelo Blog - para você se cuidar e cuidar bem de tudo na estação mais vibrante do ano. Também, atualizaremos esta postagem sempre que houverem mais informações e novidades. Acompanhe!  Como me previno do coronavírus no Verão? Estudos e especialistas especularam em Novembro de 2020 que o coronavírus teria mais dificuldade de se espalhar com a temperatura alta, resistindo bem menos tempo no calor. Isso porém foi colocado em dúvida n