Pular para o conteúdo principal

Codlux® Explica: saiba o que é o S.A.D. (Transtorno Afetivo Sazonal)

O Transtorno Afetivo Sazonal (S.A.D.) 
Quando escurece e o humor se apaga.

Olá! O Inverno está chegando*. Para alguns isso é uma boa notícia. O Inverno traz dias de muito frio e a temporada de férias, com dias longos e noites mais longas ainda. A Codlux® já antecipou anteriormente aqui no Blog a chegada da estação com um post especial falando sobre o LED, o frio e a relação no seu funcionamento (clique na imagem abaixo para ler). 



O Inverno também esfria o nosso ânimo e até o nosso humor por causa da falta do Sol. E isso pode antecipar no Outono! S.A.D. (Seasonal Affective Disorder) é um termo inglês - também conhecido nos EUA como 'Blue Winter' (Inverno Azul) - para o Transtorno Afetivo Sazonal. Mas... 

E o que é realmente o S.A.D.?
É uma doença?
Como cuida?
De que jeito? 

Por que muitas pessoas sentem-se 'blue' (melancólicas) no Inverno? Elas estão acometidas pelo S.A.D., devido a muitas horas sem a boa luz do Sol em estações do ano mais curtas, como o fim do Outono e período de Inverno. Isto obriga o nosso cérebro a produzir mais melatonina do que o normal, causando letargias e sintomas leves de depressão. Se você está passando por um período de tristeza atípica, pode sim ser a falta da luz do dia a causadora disso.

Saiba agora tudo sobre o S.A.D.: relembre nesta publicação o efeito letárgico que a falta de luz solar nos ambientes em épocas frias e escuras causam nos seres humanos. E anime-se, utilizando o LED correto nestes dias escuros e frios que já se aproximam!

Leia após o nosso video intro: 



Muitos de nós já ouviu falar do 'azul de Inverno', um tipo leve de depressão que ocorre no Inverno e também em regiões do planeta com clima rigorosamente muito frio. Mas o que você pode não saber é que esta é uma condição médica mais real do que se imagina. O nome oficial é Transtorno Afetivo Sazonal (S.A.D., ou Seasonal Affective Disorder, em inglês) e afeta milhares de pessoas todos os Invernos - cerca de cinco por cento da população mundial a cada ano. Essa condição, é uma espécie de 'resquício da hibernação humana' que os nossos ancestrais praticavam milhões de anos atrás e, começa a se estabelecer hoje à medida que os dias vão ficando mais curtos e mais escuros. Muitos profissionais colocam uma grande culpa no S.A.D. pela falta da luz do dia. Isso é obviamente mais comum nos meses de Inverno, quando as pessoas passam mais tempo dentro de casa. Os dias de Inverno são cinzentos e tristes e, as noites de Inverno são bem longas. Muitas pessoas acordam no escuro, trabalham o dia todo em salas fechadas e voltam para as suas casa novamente no escuro, vendo raramente neste percurso a luz do Sol.

Como ocorre?

A falta de luz solar não compromete só a nossa saúde (como a conhecida falta de vitamina D) ou o seu bronzeado mas, pode sim arruinar principalmente o nosso bom humor. 



A explicação para isso está em nossos olhos: na retina estão os receptores que, não são os responsáveis pela nossa visão real mas fornecem uma maneira diferente de nos comunicarmos com o cérebro. Quando eles enviam determinados sinais, fazem com que o cérebro liberte a serotonina, o 'hormônio da felicidade' - uma razão pela qual você se sente tão bem na luz de um Sol de Verão por exemplo. Já num Inverno mal iluminado por outro lado, a melatonina (hormônio do sono) é produzida em maior quantidade, fazendo com que as pessoas se sintam cansadas e meio exaustas. 



Quando ficamos muito 'presos' dentro de casa, a responsabilidade pelos sintomas do S.A.D. também pode ser atribuída a uma iluminação muito fraca, que aumenta a produção dos hormônios 'nocivos' ao humor em nosso corpo e afeta também o sono. Com níveis muito mais altos de melatonina, dormimos menos, o que causa os sinais leves de 'depressão'. 

O que ajuda?

Muito exercício ao ar livre, recomendam os médicos. E qualquer pessoa que não tenha tempo, oportunidade e mesmo apresente dificuldades para fazê-lo, pode obter a ajuda realmente considerável da luz artificial em LED, as chamadas lâmpadas de luz do dia e assim, aumentar o seu bem-estar. Os médicos também são conhecidos por receitar 'caixas de luz' em alguns casos, para oferecer artificialmente aos pacientes os benefícios reais de uma 'luz do dia' compacta e móvel. Juntar a: 
- terapia da luz a
- exercícios físicos 
e
- sair de casa o máximo possível durante o dia,

está na lista de dicas para combater este problema típico do Inverno. Segundo o Dr. Andreas Wojtysiak, especialista sênior em luz e saúde na Osram

"Essas lâmpadas simulam o espectro da luz do dia e contêm mais luz do espectro azul para o verde. Na iluminação convencional, especialmente em casa, muitas vezes a luz "quente" é preferida e nela, os comprimentos de onda curtos da faixa azul-ciano não são tão fortemente representados como na luz natural do dia. Embora isso seja confortável, afeta o corpo mas não é particularmente danoso. As lâmpadas de luz natural realmente oferecem benefícios médicos, afinal de contas, o ritmo biológico dos seres humanos é significativamente influenciado pela luz durante o dia. A luz certa nos torna mais eficientes durante o dia, sem atrapalhar o nosso sono. Pelo contrário, quem recebe a luz correta suficientemente boa durante o dia é mais apto para as atividades diárias e geralmente consegue dormir melhor à noite. A luz artificial 'quente' prepara-nos bem para uma boa noite de sono. Mas, se você passa muito tempo no interior de casa durante o dia com esta luz amarelada (3000K), deve considerar a luz natural de alta qualidade, mais fria (6000K), que também ajuda a ativar mais rapidamente o corpo de quem estiver sempre muito cansado, tedioso pela manhã e tiver problemas para se levantar ou mesmo, executar as suas atividades normais dentro de casa", explica.


Para o Dr. Wojtysiak, o que distingue as 'lâmpadas de luz do dia' das lâmpadas convencionais é que

"... A partir de certos comprimentos de onda, a luz natural pode ser replicada muito bem. Isto é especialmente possível com boas lâmpadas em LED. A dinâmica (diferenças na emissão) da luz do dia porém é muito maior: não só o brilho do alvorecer e do crepúsculo variam contínua e fluentemente mas também, até mesmo uma grande e 'pesada' nuvem pode de repente filtrar, 'escurecer' esta luz do dia a qualquer momento e, uma interrupção assim tão grande obviamente não é desejada na iluminação dentro de uma casa", conclui.

Hoje estamos olhando mais atentamente para as lâmpadas LED que curam a 'depressão de Inverno'. E a temperatura da sua cor é crucial.



Lâmpadas e luminárias são classificadas de acordo com a sua temperatura de cor correta, que é classificada em Kelvin (K) e fornece a medida 'colorida' da fonte de luz emitida.
Por exemplo: as lâmpadas de 'luz natural' têm uma temperatura de cor entre o 5300 ao 6500 Kelvins. Em termos simples, quanto menos Kelvin a luz de um equipamento LED emitir, mais 'quente' será o tom, a cor desta luz. A cor da 'luz quente' - que percebemos como 'confortável' - está entre o 2000 ao 3300 Kelvins. Lâmpadas comerciais (vitrines de lojas de roupas) têm uma temperatura de cor branca quente em de cerca de 2700 Kelvin. Já a cor da 'luz neutra' para a iluminação em escritórios é de cerca de 3300 ao 5300 Kelvins.

As lâmpadas de 'luz natural' - usadas por exemplo em fábricas e supermercados - são de 5300 Kelvin ou ainda mais altas, em 6500K. E é essa luz a mais recomendada para terapia no combata a S.A.D.
Mas, na dificuldade em achar um equipamento LED com temperatura de cor na casa dos 5300 K, pode-se usar as de temperatura de cor entre o 6.000 e o 6.500K. Se você deseja obter mais 'energia' de luz, pode recorrer também aos chamados 'painéis de luz do dia'. Estes dispositivos irradiam um brilho de até 10.000 lux (para comparação: uma luz correta para escritório deve fornecer cerca de 500 lux.) e ajudam a distribuir melhor os 'raios azuis da manhã' nos ambientes desejados. O National Treatment Guide Depression recomenda estas temperaturas de cor como auxílio na terapia do S.A.D..

Para ajudar a combater o Transtorno Afetivo Sazonal - também chamados de 'azuis de Inverno' - considere também outras alternativas como:

COZINHA 

O Inverno é uma época popular para cozinhar e assar muito na cozinha. Se isso também é uma verdade em sua casa, então este período é uma ótima oportunidade para substituir as suas lâmpadas antigas por LEDs branco frio 6.000 K. A melhor maneira de combater a irritante falta de energia e o desejo de se aconchegar com carboidratos é simplesmente obter mais luz natural! 
Coma bem: é imperativo que você mantenha uma dieta saudável e equilibrada e não ceda toda hora ao desejo por comida "pesada" ou industrializada quando o clima está muito frio. 
Fique em movimento! Exercícios e atividades físicas ativas podem ajudar a combater os sinais de depressão leve. Um bônus adicional é que, isso faz você ficar do lado de fora de casa e exposto a mais luz solar, mesmo que escassa. 

LUMINÁRIAS

Ficar em frente a um abajur, uma luminária de leitura ou uma ring light de luz branca fria por cerca de 30 minutos enquanto você faz a sua rotina normal (aplicar maquiagem, tomar café da manhã, ler as notícias etc) ajudar a aliviar sintomas sazonais de depressão leve. O truque, é obter essa exposição extra de luz logo no início do dia para fazer o seu corpo 'pensar' que ainda estamos em um ciclo de Primavera e Verão, baixando assim os sintomas da depressão e ajudando-nos a voltar gradativamente a um seu estado de bom humor. As melhores lâmpadas LED para combater a S.A.D. são as aquelas de espectro de luz do dia. Por isso, não se contente com menos. 

VENTILADOR DE TETO

Outra coisa que causa um 'blue de inverno' é a queima constante de lâmpadas e a vibração excessiva, como a do seu aparelho de ventilação com iluminação embutida instalado no teto por exemplo. Quando uma pá do ventilador se desequilibra, o ventilador começa a tremer. Essa vibração o agita e, com o passar do tempo, danifica os componentes da lâmpada (normalmente uma do tipo bulbo ou 'espiga milho'), levando sua vida útil a diminuir consideravelmente. O mesmo problema é comum com lâmpadas em abridores de portas de garagem. Você pode trocar estas lâmpadas por equivalentes em LED para corrigir estes problemas pois, elas suportam um pouco melhor as vibrações do que as incandescentes e fluorescentes. 

SOQUETES

A pequena aba de metal na parte inferior de um soquete de lâmpada é a conexão que fornece a corrente elétrica para ela. Chamadas de casquilho, são conhecidas como popularmente soquete E27, E14 etc, dependendo o tipo de lâmpada. Se o soquete for empurrado demais para baixo, ele pode falhar ao tentar fazer o contato elétrico com a lâmpada. Para remediar esta situação, desatarraxe a lâmpada, desligue-a da energia e então use uma madeira de palito de picolé para dobrar a guia até cerca de 1/8 de polegada. Caso não surta efeito, troque o soquete por um de melhor conexão.

JARDIM

Depois de um Verão com intensos jogos de bola no gramado, é chegada a hora de inspecionar a iluminação do seu jardim. Você pode verificar se os equipamentos nele instalados ainda estão posicionados corretamente, inspecionar a fiação, substituir as lâmpadas defeituosas e assegurar-se que todos os temporizadores estão configurados corretamente.

LIMPEZA

Dê uma boa limpeza na sua iluminação em LED. Luminárias bem limpas projetam melhor a sua luz e operam com maior eficiência energética. Antes de limpar porém, desligue a energia da unidade. Antes de trabalhar em um equipamento, certifique-se também de que nenhum inseto como vespas construíram a sua casa nela. Se for o caso, chame um profissional para a remoção adequada do inseto. Use limpador de vidros para limpar todos os globos decorativos. Puxe as teias de aranha ou sujeira da lâmpada e use um pano macio e úmido para limpar o acabamento ao redor - normalmente em termoplástico. 

SUBSTITUIÇÃO

Cheque todos os equipamentos de iluminação para se certificar de que eles ainda estão funcionando como o desejado. Caso contrário, agora é o momento certo para mudar estas lâmpadas por equivalentes em LED, que duram um tempo extremamente maior e são substituídas a cada 10 anos em média (para um produto de alta qualidade instalado em um ambiente/rede elétrica adequadamente compatíveis). E não se preocupe com as baixas temperaturas de Inverno: os LEDs realmente funcionam melhor no frio! 



A 'terapia da luz' também pode ajudar aqueles que trabalham em turnos ou experimentam o jet lag (descompensação ou disritmia circadiana, alteração do ritmo biológico do corpo causado por exemplo nas longas viagens de avião).
Produtos LED para terapia de luz incluem:
- lâmpadas de mesa,
- lâmpadas de assoalho,
- caixas de luz,
- simuladores de amanhecer,
- lâmpadas especiais e até mesmo,
- viseiras iluminadas 

A ideia por trás da terapia da luz - também conhecida como 'fototerapia' ou 'terapia de luz brilhante' - é bastante simples: a exposição a luzes internas especiais que emitam luz de espectro total simulando a luz do sol, ativa certas substâncias químicas no cérebro que desempenham um papel fundamental na regulação do humor. Esta luz também ajuda a ajustar os ritmos circadianos (ou, senso das 24 horas) no corpo. 


Em uma entrevista com Alfred Lewy, MD, PhD e professor emérito de psiquiatria na Oregon Health & Science University (OHSU) ele explica que, embora a luz solar natural seja geralmente melhor para manter o "blues" do SAD sob controle, durante os dias mais curtos do solstício de Inverno você pode precisar aumentar a luz necessária com a ajuda da tecnologia. Ele diz que, para a maioria das pessoas, a manhã é o momento mais importante para obter a exposição à essa luz. Como o interesse no campo da terapia da luz crescendo a cada dia, o mesmo acontece com o número de produtos disponíveis.



A maioria das luzes em LED não exigem aprovação ou regulamentação pela Food and Drug Administration (FDA), para uso no tratamento do S.A.D.. Mas, é importante entender bem as opções disponíveis no mercado antes de fazer inadvertidamente por aí uma compra errada. Muitas luzes LED que emitem uma 'luz branca' em 6000K, às vezes o fazem com um brilho azulado ou amarelado demais. Alguns oftalmologistas avisam ainda que, fitar diretamente uma fonte de luz LED azul em 6000K pode causar danos futuros na retina. E, embora nenhuma pesquisa séria tenha confirmado com precisão esta alegação, é recomendado sim evitar expor prolongada e diretamente a nossa visão a quaisquer produtos LED que emitam luz azul altamente concentrada - incluindo aí smartphones, TVs, luminárias onde o diodo do LED fica externamente aparente etc. 




Conclusão.


Nós não estamos aqui 'profetizando' que a iluminação LED irá tratar milagrosamente todos os sintomas do S.A.D. mas, é positivo ver que ela pode ajudar e muito as pessoas de forma bem eficaz: mudar para o LED contribui, além de animá-las mais no Inverno, também em diminuir as suas contas de energia e ainda, reduzir as emissões de carbono no planeta, tornando-o mais sustentável. 

Então, você estará indo muito bem em todos os aspectos ao seguir por este caminho. Consulte sempre para isso, a orientação profissional de um especialista em luminotécnica para produtos de iluminação LED . A Codlux® te ajuda neste processo. 

Robson Giro - especial para a Codlux®

Fontes: Lane Tech Sales, Led Hut, High Lights Electrical, kichler, Notre-Planete, smart-wohnen.de

*postagem originalmente publicada em 13 de Junho de 2018

Codlux®


Baixe o arquivo em PDF desta postagem: 


Baixe o arquivo em MHTML desta postagem:

LEIA TAMBÉM 
'Codlux® Explica' de Inverno

Saiba mais sobre o Led na estação! 
O Led e o Sabor

Veja como os seus pratos podem ficar ainda mais destacados
Led UV-C:

Tudo o que você precisa saber!
Varíola dos Macacos e o LED UV-C
Proteção eficaz?
As Vantagens da Luz em Led Para a Sua Saúde

A aplicação de equipamentos Led no trato de nosso corpo e bem estar
Cérebro

O efeito do Led em nosso órgão
A Iluminação CÉU AZUL está chegando!

Saiba mais sobre os equipamentos lançados para esta nova tendência no Lighting 
Escritório, Home Office e a Iluminação em Led 

A COVID-19 mudará os escritórios para sempre? 
Volta às Aulas Codlux®

A importância da luz correta no ensino 
Quais produtos em Led você pode aplicar agora?

No distanciamento social, as dicas para o que é fácil ou exige um profissional na instalação de Led

Informações importantes e os produtos Led que já existem para prevenção 
Insetos

Eles não gostam de Led!
Led: quando a desinformação vira Fake News!

No ano em que as fake news foram destaque, nem o Led ficou de fora da desinformação. A Codlux® ajudou você a entender melhor todas as mentiras contadas sobre a Iluminação em Led, disseminadas de maneira irresponsável em 2019 

Siga o marcador SAÚDE CODLUX para mais postagens relacionadas no Blog. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.