Pular para o conteúdo principal

Dia do Decorador - Post Especial

Olá! Hoje é o Dia do Decorador!

Parabéns a todos os Profissionais da área, nossos grandes parceiros que contribuem com o conforto e encantamento para os ambientes das pessoas e empresas ao redor do mundo!



O design de interiores inclui, além de iluminação ampla e difusa, também uma iluminação especial e iluminação de destaque, juntamente com uma escolha cuidadosa de cores, móveis, pisos, tecidos e texturas para, de modo geral, criar um local atraente tanto para residências quanto empresas que sejam visitadas por  seus clientes. A boa iluminação é um dos elementos que fornece cena e também infunde a sua verdadeira função com o ambiente.

Para a Luminotécnica, a função da Luz deve sempre estar acima da estética. Ou no mínimo, em perfeita harmonia com os elementos decorativos. Exemplo:

-Áreas de conforto: Use sempre a temperatura (cor) de luz amarela (3.000K) ou neutra (4.000K). Isto gera o relaxamento necessário exigido em ambientes como quartos (de bebês inclusive), salas de jantar, home theaters etc.
Veja a postagem especial sobre iluminação em Home Theaters AQUI.
É provado por várias pesquisas recentes que a luz amarela descansa e desconecta o cérebro do nosso estresse diário, contribuindo imensamente para o bom funcionamento do  ciclo circadiano. A exceção é para ambientes onde há uma decoração destacada com muitas cores frias: preto, cinza, azul, prata, alguns tons de rosa ou lilás, etc - nestes casos, a temperatura de cor branca fria 6.000K é a mais indicada, pois não descaracteriza o tom da parede, do móvel ou elemento decorativo com uma luz amarelada incidindo sobre estes tons. E como fazer com o conforto do ambiente? A dica é usar luz focal sempre voltada diretamente para o alvo "frio", desviando-a do observador e também fazendo uso de luz branca quente 3.000k ou 4.000K posicionadas nas áreas onde as pessoas estarão mais a vontade. Com isso, há uma maior harmonia entre a luz e a decoração sem afetar a função da iluminação como um todo. Um bom Projeto Luminotécnico resolve com eficiência estas questões.

-Áreas decoradas/cênicas: Também deve-se fazer sempre o uso da temperatura (cor) de luz amarela (3.000K) ou neutra (4.000K). Principalmente para os tons pigmentados quentes como vermelho, marron, amarelo, verde etc encontrados em almofadas ou cortinas e tapetes, quadros e esculturas, vasos floridos, madeiras de móveis, texturas e papéis de parede - a luz amarela reforça estas cores, dando mais vida e trazendo um IRC (Índice de Reprodução de Cor) mais fiel a realidade do que se expostos a temperaturas de cor acima dos 5.000K (branco frio).

-Áreas de destaque: A iluminação pontual proporcionada por spots focais em um determinado elemento decorativo valoriza o alvo desejado e dá verdade a aquela peça que parecia estar escondida e sem razão de ser no ambiente, mantendo o seu entorno com a penumbra adequada para uma boa iluminação indireta - que contribui também com o relaxamento. Objetos de Arte encaixam-se bem neste conceito. Você pode ler mais a respeito do Led na Arte AQUI.

-Cockpit e cozinha: Áreas de serviço, como já muito abordado neste blog, devem necessariamente ter a sua iluminação fornecida pela temperatura de cor branca frio (6.000K). É o caso da cozinha, banheiro, lavanderia, áreas externas (por questões de segurança) e até home offices e áreas de estudo quando for o caso (a luz branca fria força o cérebro a ter mais atenção nos afazeres diários, a reter melhor as informações absorvidas e concentrar-se adequadamente em estados de alerta). Porém, para um preparo adequado dos alimentos (que inclui a observação visual do estado e mudanças das cores durante o seu cozimento), é recomendado o uso de um ponto amarelado no fogão - algo muito usado por maitres de restaurantes famosos para maior fidelização de suas receitas. Na pia onde o pré-preparo de alimentos exige maior atenção quanto a higienização, uma luminária linear de luz branca fria 6.000K atende perfeitamente esta necessidade. Já na parte estética, pode haver uma combinação entre a necessidade de luz de serviço local e o destaque dos móveis caso estes apresentem cores quentes ou elementos amadeirados: o certo é manter sempre a luz principal (central) de serviço na temperatura de cor branca fria 6.000K e, para não cobrir com uma "nata branca" as superfícies coloridas, pontuar estrategicamente com spots na temperatura de cor branca quente 3.000K, voltados diretamente para a movelaria.

Lavabo: A situação padrão de um lavabo podemos definir como uma parede texturizada em vermelho carmim, espelho com moldura dourada e vaso de flores. Apesar de ser uma área de higiêne, toda a sua ambientação exige uma temperatura de luz na cor branco quente 3.000K (ou 4.000K) que, além de valorizar a decoração, contribui nos retoques de maquiagem de suas convidadas caso necessitem.
Mais detalhes sobre iluminação em banheiros você pode ver AQUI.

Estes são apenas alguns pontos que devemos observar junto ao profissional em Luminotécnica na harmonização da Luz nos ambientes com a sua decoração.

Replicamos agora uma matéria especial do NYT sobre as peculiaridades de quem vive do "garimpo moderno" que é, descobrir mundo afora, as maravilhas produzidas pelo homem esquecidas em um lugar qualquer a espera do merecedor resgate por heroicos desbravadores de antiquários, galerias especializadas ou anônimas.

Boa leitura!

O DIA DE UM DECORADOR NA CAÇA A BARGANHAS (1985)

De ANNE-MARIE SCHIRO

Alguns decoradores se especializam em antiguidades. Outros especializam-se no ultramoderno. Tony Moses tem um tipo diferente de especialidade: ele tenta economizar dinheiro para seus clientes. Isso ele faz ao pentear brechós, lojas de móveis de segunda mão e mercados de tecidos de desconto. Suas incursões o levam ao Bronx, ao Harlem, ao Upper West Side e ao Lower East Side. Ah, ele vai a um showroom de atacado se for absolutamente necessário, mas acha muito mais desafiador e muito mais interessante procurar por barganhas.

"Eu posso olhar para um móvel antigo e ver as possibilidades", diz ele com orgulho. '' Eu comecei em Baltimore com um decorador muito conservador e nós lidamos com Scalamandre e Schumacher e Edward Fields e tal. A exposição a isso me fez ciente do que vejo. Ao viajar pelo Harlem, vejo coisas que não vejo há 15 anos. Eu posso ver o potencial. Nada é impossível. Você pode encontrá-lo ou consertá-lo.

Muitas vezes, torna-se uma questão de consertar isso. Ele pode sugerir retirar a tinta ou remover o excesso de decoração ou simplesmente estofar e repintar.

Quando o Sr. Moisés se mudou para Nova York, oito anos atrás, ele não tinha idéia de que seu negócio seguiria a direção que ele tinha. "Quando cheguei aqui", ele disse, "eu não tinha clientes, então aceitei um emprego na Tiffany's. Então um dia eu conheci Grace Jones ”.

Ela o contratou para decorar seu apartamento e logo ele conheceu outras pessoas no show business que queriam seus serviços de decoração. Ele trabalha em seu apartamento em uma pedra do Harlem que ele acha conveniente para muitas das lojas que são suas fontes.

Um dia típico na vida de Tony Moses envolve ir de loja em loja à procura de itens específicos para clientes específicos, mantendo os olhos abertos para algum tesouro inesperado que possa caber em um trabalho que ele está fazendo. Se ele já encontrou o que ele acha ser a peça certa de mobília, ele pode fazer com que o cliente o encontre na loja.

Em uma manhã recente, ele estava se encontrando com Janet League, uma atriz, no Harlem Restoration Project Thrift Shop. Mas no caminho até lá, ele fez uma rápida viagem de reconhecimento para a New and Used Furniture de Scotty. Lá, em meio a dezenas de sofás e armários de porcelana que enchiam o espaço, ele viu um armário de canto de mogno com portas. Custou US $ 900.

"Seria US $ 1.200 por atacado se fosse novo", disse ele. Ele examinou minuciosamente e decidiu que estava em excelente estado. "É uma boa compra para quem procura móveis tradicionais", disse ele e fez uma anotação no livrinho que carrega.

No brechó, ele e Miss League olhavam para as mesas de jantar de carvalho para usar com as cadeiras que ela havia comprado ali na semana anterior.

"Minha mesa de coquetel vem de John Stuart", ela disse, "mas achei que poderia compensar essa despesa vindo aqui".

Ela não decidiu em nenhuma das mesas de jantar, mas foi tomada com uma pequena mesa redonda com preço de US $ 20.

"Posso tirar essa pequena mesa e usá-la entre as cadeiras na sala de estar?", Perguntou Miss League. "Por US $ 20, você não pode superar isso", respondeu o sr. Moses. '' É uma forma bonita. Você pode tirá-lo e colocar um pedaço de vidro aqui embaixo para fazer uma prateleira.

"Eu gosto de trabalhar com Tony", disse Miss League, "porque ele toma seu gosto e elabora sobre ele. Ele não impõe seu gosto.

Mas ele falou para ela manter um conjunto de cadeiras de mogno em que ela se cansara. "Tony me convenceu a despojá-los e a fazer novos assentos", disse ela. '' Eu não queria porque eu tinha ido odiar as cadeiras. Mas agora eles são lindos ”.

Com isso, ela se despediu e o Sr. Moses foi para a E & G Antiques, onde anotou um sofá de veludo cortado (US $ 400) e uma cadeira com encosto em forma de coração e moldura de madeira esculpida (US $ 450).

A próxima parada foi Bruckner Antiques, no Bronx, onde avistou um conjunto de quatro cadeiras de carvalho na calçada. Eles eram pintados de verde e tinham assentos de couro, e ele achava que eles estavam com bons preços por US $ 175 para o set.

Dentro da loja, ele tomou nota de um break de mogno por US $ 550. "Seria bom para um cliente meu na East End Avenue que quer viver no estilo do Velho Mundo", disse ele.

Depois, partiu para a Nalu Clothing and Furniture, no East Harlem, onde havia móveis empilhados em cima de móveis e um buraco na parede levava a uma segunda loja com mais do mesmo. Não havia sinal do lado de fora e o Sr. Moisés observou que certa vez ele havia enviado um cliente que vagava pelas ruas e nunca encontrou a loja. "Agora, eu sempre venho aqui com eles", ele disse.

Além disso, ele é bastante flexível na maneira como trabalha com os clientes, disse ele. Às vezes ele trabalha em uma taxa horária (US $ 75 a US $ 125) para compras e consultas, às vezes em uma taxa fixa (de US $ 450 por quarto), às vezes em um retentor se o trabalho for grande.

Sua próxima incursão de reconhecimento foi a Ação Preferencial no Upper West Side, que ele encontra como uma boa fonte para antiguidades do século XX e acessórios de banheiro de porcelana. Naquele dia, ele admirava uma cadeira de baralho pintada de ouro com uma placa de latão que dizia "Premiere Classe" (US $ 500); uma mesa de jantar de mogno em uma base cromada (ele achava que seria provavelmente três vezes o preço de US $ 1.500 em um showroom) e reproduções de cadeiras Mies van der Rohe (US $ 500 cada).

Ele então entrou em um táxi para buscar seu próximo cliente, Willa Scott. Eles iriam comprar tecidos na Inter Coastal Textiles na parte inferior da Broadway, onde os preços começam em US $ 3 a jarda.

"Eu sempre achei que deveria trabalhar com decoradores", disse Scott, "mas achei que estaria descartando minhas responsabilidades e eles estariam impondo o gosto deles em mim." Mas com o Tony sinto que fiz tudo.

'' Ele começou apenas rearranjando minha mobília. Então ele disse: "Parece tão maravilhoso que há algumas coisas que você poderia usar." Lentamente, ele mudou minha vida inteira.

Ele reorganizou seu pequeno apartamento, disse ela, para que o quarto também funcionasse como vestiário e escritório, e o escritório também funciona como um escritório para o marido. Hoje, eles estavam procurando um tecido transparente para fazer cortinas romanas coletadas para sua casa de campo.

A srta. Scott deu uma olhada na imensa loja de tecidos com seus milhares de parafusos e disse: - Estou tão feliz por você não ter me trazido aqui para o tecido do sofá. Eu teria realmente enlouquecido ”.

"É por isso que normalmente não gosto de levar clientes comprando tecidos", disse Moses. "Quanto mais eles vêem, mais confusos ficam e mais tempo leva".

Até mesmo a seleção de armadilhas surpreendeu a srta. Scott, por isso, não houve escolhas e decidiram encerrar o dia. O Sr. Moses enfiou o caderno na pasta, colocou a Srta. Scott em um táxi e se dirigiu ao metrô e à longa viagem de volta ao Harlem.

Entre as fontes que o Sr. Moisés verifica para seus clientes, estão as seguintes. Como os estoques da loja mudam com frequência, alguns itens mencionados podem não estar disponíveis. É uma boa ideia ligar antecipadamente para o horário de funcionamento e os dias.

Bruckner Antiques, 37 Bruckner Boulevard (Avenida Alexander), Bronx, 212-292-6028.

Móveis novos e usados ​​da Scotty, 358 West 125th Street (St. Nicholas Avenue), 212-865-3500.

Projeto de Restauração Harlem Thrift Shop, 461 West 125th Street (Avenida Amsterdam), 212-864-6992 e 662-8186.

Antiguidades E & G, 2030 Fifth Avenue (125th Street), 212-427-2744.

Nalu Vestuário e Mobiliário, 2231 Third Avenue (122d Street), 212-289-9739.

Ações preferenciais, 672 Amsterdam Avenue (92d Streets), 212-799-0356.

The Other Store (para iluminação), 160 Bowery (Broome Street), 212-966-1965.

Primeiros 1/2 Artefactos do século XX (acessórios e mobiliário), 169 Thompson Street (West Houston Street), 212-533-2519.

Indústrias Goodwill (móveis), 2196 Fifth Avenue (135th Street), 212-862-0020.

Exército de Salvação, 536 West 46th Street (móveis), 212-757-2311.

Rose Antiques (móveis) de segunda mão, 573 Hudson Street (11th Street), 212-989-9776.

Inter Coastal Textiles, 480 Broadway (Broome Street), 212-925-9235.

Fonte:
The New York Times Archives
ARQUIVOS | 1985

Codlux® - Luz em LED

Luz é Função. Estamos empenhados nisso.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.