Pular para o conteúdo principal

E a Iluminação nos Banheiros hoje?

Olá!
Hoje falaremos sobre banheiros.
E, acredite: OS BANHEIROS NÃO SÃO MAIS AQUELES! 

"A iluminação que era também extremamente funcional e pensada apenas nesse sentido volta a ser decorativa. As arandelas retornam triunfantes em modelos com desenho atual e usadas ora em par ao lado dos espelhos, ora apenas de forma unitária assimétrica; mas sempre em destaque. Esqueça aqueles modelos neutros “de banheiro” e prepare-se para peças com personalidade e desenho marcante." 

Diego Revollo, via Revista Casa e Jardim

Pegando um gancho nesta dica da Revista Casa e Jardim, ressaltamos hoje a importância da iluminação nos ambientes que tecnicamente chamamos de "áreas de serviço" como: cozinhas, lavanderias, banheiros (não sociais), escritórios (home offices), bibliotecas e salas de estudo (para filhos em idade escolar ou universitários), segurança em áreas externas (residências), linhas de produção (comércio e indústria), dentre outras. O uso da luz branca fria 6000k sempre será o mais indicado nestes ambientes por questões do que definimos como a Função da Luz - exemplos:
-concentração (trabalho),
-absorção da leitura (estudos),
-manipulação de alimentos (higiene/segurança alimentar),
-limpeza (higienização/combate a insetos),
-barbeamento (mais visibilidade a barbas e bigodes)
-dispersão/tráfego (segurança na circulação de pessoas em áreas públicas ou privadas),
-ambientes com pessoas em idade muito avançada (evitar acidentes)
-localidades de invernos rigorosos, com pouca luz solar (combate ao S.A.D.).

Já a luz em 3000K (branca quente) ou 4000k (branca neutra) podem (e devem) ser usadas nas áreas de conforto ou, naquelas que se queira dar destaque as cores e texturas "quentes" em elementos decorativos. Um banheiro social e um lavabo também pedem este tipo de temperatura de cor, seja para realçar:
-uma pastilha ou revestimento colorido,
-uma roupa de banho,
-a decoração ou
-a maquiagem,
"esquentando" (nos referimos no caso ao tom da luz e não a sua temperatura, pois o Led é sempre frio, literalmente não esquenta) a pele para cosméticos de pigmentação forte.

Marcos Britto, nosso Diretor acrescenta:

"Apenas complementando as informações e exaltando a tendência publicada por Diego Revollo, luz é função. Tendências, estilos, gostos pessoais sempre devem ser vistos e revistos pelos profissionais de iluminação e design, mas a função da luminária deve ser preservada para que um projeto não seja apenas bonito ou arrojado, mas acima de tudo eficaz. Saber exatamente o que acontecerá naquele ambiente e o quanto será determinante intensificar o IRC, a temperatura da cor, se luz focal ou difusa, ângulos abertos ou fechados, dimerizar, temporizar...tudo isso é tão importante quanto o design do seu projeto."


Marcos Britto foi responsável por desenvolver, a pedido de seu cliente, uma arandela linear em acrílico de medida específica, que emitisse uma luz suave e difusa em sua suíte. Todo o processo de pesquisa e adequação levaram a um equipamento em Led realmente muito bonito e eficiente! Acompanhe:


Imagens: PCB em Led de tira metálica da Codlux® 


O insumo escolhido para acender a luminária foi o PCB em Led de alumínio da Codlux®.
De uso diverso, sua luz emitida é forte e, aplicada com o devido filtro, proporciona uma iluminação difusa (ampla, aberta e de longo alcance) e bem confortável, podendo ser ligado direto na rede (110-220v). A potência deste PCB é de 20W por metro, com um fluxo luminoso excelente de 1.800 lumens, IRC de >80, ângulo de abertura de 120º e fator de potência em >0,9. A temperatura de cor em 6000K  é a ideal para banheiros, com duração de funcionamento na casa das  25.000h. Com barras de 1 metro ou 60 cm, seu uso interno pode ser aplicado também em tetos e vigas de aço ou concreto. A fixação pode ser feita com parafuso, rebite, cola ou fita dupla face.

Você confere a seguir, parte do processo de montagem do equipamento:





E como será que ficou a arandela instalada? Vamos ver nas imagens abaixo:



DESIGN INDUSTRIAL

Tijolos aparentes, piso em cimento queimado, tetos em lajes, hidráulica exposta, elétrica via perfilados ou eletrotubos, pendentes de concreto. Estas são algumas características do Design Industrial de ambientes (leia AQUI), mais na moda do que nunca também em 2020.



Neste projeto estrutural em eletrotubos feito por Marcos Britto, o conceito ganhou sentido e delicadeza com as peças em inox instaladas no banheiro do cliente. Leia mais a respeito do projeto AQUI. Você pode optar também pelos perfilados, de design mais hard porém, também com certa "leveza" no resultado final - leia AQUI. Em ambos os casos, observe rigorosamente as orientações dos profissionais qualificados na instalação, para não correr riscos como ESTE!

OS BANHEIROS E A LUZ - 16 SUPER DICAS!

Nos ambientes de modo geral, alguns designers de iluminação e mesmo pessoas comuns muitas vezes negligenciam um pouco os banheiros nos seus planos. É como se "apenas acender" bastasse. Por exemplo, alguns hotéis instalam uma única fonte de luz muito brilhante no banheiro para que um usuário noturno por exemplo não adormeça de imediato no local. Obviamente, isto não é um projeto de iluminação. Vamos mostrar algumas dicas de como planejar a luz correta para o seu banheiro.

1-) Faça uma análise 
Como em qualquer outro projeto de iluminação, uma análise deve perceber quais áreas funcionais e espaciais existem no banheiro, como elas serão acessadas, onde estarão localizados os acessórios sanitários, os tipos de materiais e superfícies existentes como móveis, esculturas ou plantas

2-) Para acentos em banheiros, lâmpadas de Leds devem ser usadas para uma iluminação mais difusa

3-) A luz de arandelas dão vida aos materiais de uma parede como azulejos, madeira, pedra natural, elemento vazado etc

4-) Spots focais devem girar 360° e inclinar em pelo menos 30° em seus alvos

5-) Use um feixe estreito (≤ 25°) para iluminação de realce

6-) Use a temperatura de cor certa. A cor de uma fonte de luz deve estar sintonizada com o seu propósito, o que é importante para que a pele por exemplo, pareça saudável

7-) Existem diferentes temperaturas de cor para os Leds. Em questões de materiais de temperatura de cor, a cromaticidade e o tempo de utilização do banheiro devem ser levados em consideração. Por via de regra, as fontes de luz brancas quentes recomendam-se para banheiros sociais

8) As luminárias LED devem ser sempre testadas previamente. Isso significa que o luminotécnico deve verificar, por exemplo, se as fitas Led estão visíveis ou, se a aparência da pele fica saudável com um produto especificado

9) Quando as lâmpadas incandescentes são escurecidas, sua temperatura de cor é reduzida até uma atmosfera à luz de velas. No Led no entanto, a temperatura da cor permanece constante quando eles são esmaecidos. O luminotécnico deve usar produtos Led especiais que se tornam mais quentes quando escurecidos. Isto é conseguido por luminárias ou lâmpadas que contêm temperaturas de cor diferentes e são controladas independentemente umas das outras

10) Não use nenhuma luz ofuscante nos banheiros! A iluminação baixa é a necessária para melhor orientação. Deve-se ter cuidado para que o usuário do banheiro não olhe diretamente para luzes fortes de lâmpadas ou luminárias: iluminação abruptamente excessiva ou incorreta causam fadiga ocular e desarranjo no ritmo circadiano

11) Combine sempre as 2 temperaturas de cor (6000K e 3000K) com acendimentos independentes para que você tenha por exemplo, uma luz fria forte para higienizar melhor o banheiro (e também afastar os pernilongos na praia ou no campo) e uma luz quente suave para se maquiar e dar charme e conforto no uso do toilete

12) O uso de fontes de luz reguláveis ​​manualmente é hoje uma solução um pouco mais barata que aquelas conectadas (controle remoto, Bluetooth, automação) ou hiper-conectadas (apps, Internet das Coisas etc). Mas é preciso ter cuidado: nem todo equipamento projetado para dimerizar mecanicamente (tipo interruptor) funciona em toda lâmpada/equipamento Led - para isso, verifique se elas estão claramente rotuladas na embalagem como dimerizáveis e também, se estão na voltagem correspondente a rede elétrica de sua casa/empresa! 

13) Por outro lado, na automação de alguns Leds pode-se utilizar circuitos separados para que, por exemplo à noite, não seja necessário ligar todos eles de uma vez. Uma opção a isso (escurecimento manual, cenas de luz) pode ser obtida com a configuração através de sistemas como o DALI ou DALI com KNX, onde a regulação de intensidade da luz pode ser ativada automaticamente, de acordo com a data e hora em que a luminária for programada

14) Considere também a Iluminação Inteligente para o seu banheiro ou lavabo. Ela faz uso da IA (Inteligência Artificial) e IoT (Internet das Coisas) no gerenciamento de sua Iluminação em Led compatível. Saiba mais sobre o Led Inteligente na série especial sobre o assunto postada no Blog da Codlux®. Acesse AQUI.

15) Empresas que tenham muitos funcionários fazendo uso diário de chuveiros, devem utilizar luminárias em Led do tipo herméticas (ou anti-explosão), que foram projetadas para não serem afetadas pelo vapor, pela condensação e umidade excessivas! Caso contrário, qualquer outro equipamento em Led não protegido contra este tipo de intempérie, por melhor que seja durará menos da metade do seu tempo de vida útil - simplesmente pelo fato da água ser inimiga número 1 do Led!

16) Por falar em vapor, deixar sempre que possível as portas e janelas de banheiros e lavabos abertas para circulação do ar fresco, ajuda e muito a prolongar a vida útil do seu equipamento em Led - que adora um geladinho (não a umidade!)

CONHEÇA ALGUNS EQUIPAMENTOS 
DISPONÍVEIS NA CODLUX®

Veja agora imagens de alguns produtos de nosso Catálogo, especificados e instalados (imagens reais) em projetos luminotécnicos realizados pelos profissionais da Codlux®.

O embutido Aurora é spot perfeito para banheiros e lavabos pequenos. Tem foco fixo em Led com 5W de potência (20W de uma lâmpada convencional) e luz em 6.000K (branca fria), ideal para iluminação geral e auxílio na limpeza. Se o teto (pé direito) do banheiro for alto, ele abrirá mais ainda sua luz, iluminando a área amplamente. Outra grande qualidade do equipamento é a proteção em seus diodos contra umidade severa, que preserva a vida útil do equipamento. Projetos: Hangar Pinheiros, apartamento na Bela Vista.





Já o embutido Pandora tem as mesmas qualidades do embutido Aurora, com a vantagem de ser mais potente: são 12W em Led (60W de uma lâmpada convencional) também em 6.000K. Grandes banheiros (compartilhados ou particulares) ficam muito bem iluminados com ele. Projetos: Hangar Pinheiros, Simbalaê Bar, Tarso Advogados.





As Fitas Led dispensam maiores apresentações. São muito usadas também na iluminação de destaque em Banheiros e Lavabos, principalmente em nichos, espelhos e elementos 3D de revestimentos. A Codlux® possui uma enorme variedade de Fitas Led com proteção contra umidade severa para o seu Toilete - coloridas, cores frias, cores quentes, dimerizáveis, com controle remoto e muito mais! É só especificar em seu projeto de iluminação. Projetos: apartamento no Pacaembu, apartamento na Aclimação, apartamento na Freguesia do Ó.


Olhando assim para a Arandela Portia, você nem imagina que ela pode dar um destaque incrível ao seu Banheiro ou Lavabo com uma Luz tão difusa. Você pode usar uma lâmpada Led para bocal E27 na cor que preferir e depois, trocar pela que quiser. Projeto: sobrado no Butantã.



O painel embutido quadrado Drako é uma daquelas peças técnicas "coringa" na iluminação com tecnologia Led. Ele fica bem em qualquer ambiente e, nos Banheiros e Lavabos não seria diferente. Sua versão redonda é o embutido Orion. Para uso em tetos de gesso, a potência a ser aplicada neste equipamento varia de acordo com o tamanho do seu Toilete. Por exemplo, um Lavabo com teto de gesso medindo 2m X 2m com pé-direito de 2,80m, não pede mais que um embutido Drako de 12W, devido ao seu amplo ângulo de abertura (180º) que garante uma iluminação sem desperdícios e na medida certa. Projeto: apartamento em Perdizes.



Sofisticação, charme e força são algumas das características do embutido recuado no-frame Safir III. Com potências em 3W, 7W ou 12W, aqui o vemos em Toilet ao lado do embutido Drako,



e abaixo, em Lavabo junto a um pendente Cassini, no mesmo projeto. A vantagem das peças no-frame é sua ausência de bordas, que valoriza muito o teto de gesso. Veja mais detalhes sobre embutidos no-frame AQUI. Projeto: apartamento na Aclimação.



E pendentes também podem ser muito práticos nos banheiros, como os do tipo bola. Se forem de vidro transparente, use uma lâmpada leitosa. Se forem foscos ou coloridos, pode usar uma lâmpada halopin com o diodo aparente (um pouco mais forte). Projeto: apartamento na Zona Sul. 



O spot quadrado Vostok tem o seu corpo orientável e pode vir single, duplo, triplo ou quádruplo. Aqui, instalado em uma empresa de investimentos mineira, deu o tom certeiro na decoração fria do Toilete. Ele aceita lâmpadas Led  GU10, Par20, AR70 ou AR111. Uma das vantagens de optar-se por spots não híbridos (ou seja, aqueles que não acompanham o Led) é que você pode trocar a lâmpada sempre que ela apresentar defeito ou desejar mudar a potência ou tom de cor na luz, preservando a carcaça do spot (e assim economizando também dinheiro). E o que é mais legal: o modelo de seu spot saiu de linha e você gostaria de repintá-lo ou trocar sua cor? Gostaria de dar um UP em seu painel embutido ou sobrepor? A Codlux® executa este tipo serviço com os melhores fornecedores. Saiba mais a respeito AQUI. Projeto: empresa em Belo Horizonte.




O pequenino e poderoso spot redondo Monoceros tem 3W em Led com 220 lumens e 24º de abertura, sendo assim o ideal para destacar sua pia e também, auxiliar em sua maquiagem. Abaixo você o vê instalado no Toilete da Codlux®. Projetos: showroom técnico da Codlux®, apartamento na Zona Sul.

  

O teto do Banheiro ou Lavabo são de lage? Então você precisa do sobrepor quadrado Drako. As características e uso deste equipamento são exatamente as mesmas do embutido Drako, podendo também se você preferir, ser instalado em forros de gesso, caso não se queira furação, sujeira ou poeira. Ele possui um pequeno suporte de fixação do tipo "pé-de-galinha" que se ajusta a caixinha de energia no teto. É só parafusá-lo e pronto: você terá a mesma luz que a de um painel embutido. Abaixo, o vemos instalado em banheiro junto a um spot sobrepor focal Cannone. Projeto: apartamento no Brooklin.



Aqui, nosso painel sobrepor para lages na versão redonda, a Orion, fazendo a vez de uma pequena arandela de 6W na parede, acima de um espelho, cuja função é auxiliar o seu usuário no barbeamento. Projeto: sobrado no Butantã.



Gostou das dicas? A Codlux® leva a sua Adequação e Desenvolvimento para todos os projetos luminotécnicos. Consulte os profissionais da Codlux®.

codlux.com/contato


Robson Giro especial para a Codlux® - Luz em Led

Fontes: Revista Casa & Jardim, 
G1, Dial.de 


Codlux® - Luz em Led

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.