Pular para o conteúdo principal

Onde está o Poder de Iluminar no Led?


Olá! Nossa resposta para esta pergunta é:

No Fator de Potência.

Consumidores comuns que irão as suas compras em Led para iluminar ou destacar os seus ambientes, normalmente não terão o menor conhecimento técnico dos produtos que estiverem levando.
Existem importantes aspectos a serem considerados em um projeto de iluminação e, isto vale tanto para os mais simples como aos de maior complexidade.
São muitas as informações a serem confrontadas - e de compreensão difícil para um leigo no assunto - que devem constar na embalagem do produto.
Só que nem sempre o que está descrito nas caixas é o suficiente ou de fato corresponderá a verdade, como o Kelvin (K), que representa a cor/tom (temperatura) da Luz e os Watts (W) - este por muito tempo sendo associado nos outros tipos de lâmpadas a potência, mas que no caso agora da iluminação em Led, refere-se mais ao seu consumo de energia por hora de funcionamento (Wh). 
Para haver uma relação correta entre Watts e Potência no Led, é importante associar o driver (parte do equipamento que energiza a peça, transformando a energia 110/220 volts que entra da rede elétrica para 12 volts, acionando o seu funcionamento) com fatores de potência iguais ou superiores a 0.90. 
O bom Fator de Potência aliás, equalizará o consumo do Led com o poder de iluminação da peça.
Existem por aí lâmpadas Led de qualidade baixa que consomem por exemplo 12W (o equivalente ao gasto de uma lâmpada incandescente de 60w), mas que não iluminam nem como uma Led de 7W, devido a um fator de potência muito ruim.
Este é o cerne, o "pulo do gato" das vantagens na iluminação em Led: consumir menos iluminando muito mais.
Uma torradeira de pães de forma consome cerca de 1.800W/h e, não ilumina absolutamente nada.
Uma antiga lâmpada incandescente consumia 60W/h e não iluminava nem um banheiro 1,5mX1,5m. 
Com o Led, esta comparação chega a ser absurda de tão econômico e eficiente que ele é: uma lâmpada bulbo de 60W em Led é uma peça enorme, feita para iluminar áreas comerciais ou industriais como grandes galpões industriais/comerciais com pé direito (piso ao teto) muito altos, só para exemplificar.

Como um consumidor comum pode diferenciar tudo isso sem ser mal orientado ou mesmo enganado? 

Acompanhado ou representado por um Profissional de Luminotécnica e especialista em luz em Led.
Este técnico é o mais indicado em sugerir/especificar os produtos corretos para o seu projeto pois, ele não cometerá equívocos (geralmente ocorridos por vendedores ou balconistas sem a experiência necessária). E o profissional especializado muitas vezes, só de olhar para o tipo de luz emitida pelo equipamento consegue distinguir sua força e tonalidade/temperatura de cor. Então, ele testará todo e qualquer modelo antes de sugerir o ideal para você. Este é o seu trabalho. 

Então, nunca aceite opiniões de quem não tem nenhum embasamento técnico quando se tratar de equipamentos de iluminação em Led. Um ambiente pode ficar muito mal iluminado sem estas e outras importantes orientações, que trataremos a seguir em outras postagens.

Robson Giro
especial para a Codlux® - Luz em Led

Codlux® - Luz em Led

Luz é Função! Estamos empenhados nisso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chuva e Led combinam? Sim e não...

Olá! É época de chuvas fortes em boa parte do Brasil. Inclusive no nordeste este ano, as águas caíram em Alagoas por exemplo enchendo regiões inteiras e desabrigando milhares de famílias. Com todo o respeito as vítimas, é um momento também para lembrarmos da fragilidade do Led em relação a uma possível exposição constante a umidade e água. Basicamente, o uso da iluminação em Led deve primeiramente considerar o seu local de aplicação: se o equipamento será de interno ou externo. Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão. Estas são regras básicas que, obrigatoriamente, devem ser aplicadas as Lâmpadas para soquetes diversos, aos plafons para embutir em gesso ou laje, as fitas em Led etc. Para uso fora de ambientes fechados como um Refletor Led por exemplo, existe a devida norma técnica

Perfilados: o detalhe essencial no Design Industrial de ambientes

Olá! Hoje vamos continuar a linha de postagens para o design arquitetônico industrial no interior de ambientes residenciais e corporativos. E o destaque agora vai para ele, um equipamento simples e de custo acessível, mas que faz toda a diferença para literalmente sustentar e dar "leveza" a iluminação: o perfilado! O QUE É? Imagens: Pinterest Criados originalmente para a suspensão e alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, ventilação, som ambiente ou, passagem de outros fios e cabos elétricos, telefônicos, dados etc nas construções industriais e comerciais, são destinados a instalações fixas ou suspensas justamente por terem uma aplicação muito flexível. COMO SÃO? Fabricados em chapa de aço pré galvanizado, pintura eletrostática, galvanização à fogo, alumínio ou aço inoxidável, eles são conhecidos tecnicamente como "eletrocalhas". Os melhores para o uso em design de interiores são aqueles mais resistentes, livres de rebarbas e que també

Codlux® no Pinterest: inspire-se como nós!

Olá! Está pensando em um projeto de iluminação e quer ir direto ao ponto, sem textão? Então, filtre o que você quer por imagens: acesse ideias e outros pins sobre Iluminação Led salvos na pasta "Luz em LED",  no Pinterest da Codlux®.  São muitas imagens para você consultar e se inspirar.  https://br.pinterest.com/codlux/luz-em-led/ Inspire-se, como nós! Siga o pincode abaixo e aproveite! Pincode Codlux® Codlux® - Luz em Led Luz é Função! Estamos empenhados nisso.